Shadow 750: Tutorial - Bomba de combustível

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
orlando
Mensagens: 1063
Registrado em: 08 Mai 2009, 17:13
Localização: Curitiba
Contato:

Shadow 750: Tutorial - Bomba de combustível

Então amigos, acredito que este tutorial seja de grande ajuda para aqueles assim como eu tiveram a moto falhando, acendendo a luz da injeção e cortando a gasolina quando acelerava um pouco mais. Estas bombas são muito parecidas para todas as motos, inclusive carros, então se vc tem outro veículo com injeção, este tutorial pode ser de grande valia.
O Problema:
A moto começou a ficar ficar meio estranha, as vezes meio amarrada para dar a partida, e neste fim de semana a bicha começou a encrencar, pois é 02 ela ficou fanfarrona.
Hoje após ter retirado as velas para dar uma conferida, vi que elas estavam sujas de óleo, ou seja, não estava funcionando direito a queima, então lustrei com uma lixa fina os contatos internos e fechei o contato de fora para a medida padrão, ou seja 0,8 a 0,9 mm de folga entre o eletrodo.
Daí resolvi sair para ver se havia resolvido o problema 02, e para minha surpresa a moto já começou a demonstrar problemas assim que dei a partida e acelerei.
Voltei para dentro de casa e feliz da vida peguei a caixa de ferramentas e comecei a desmontar a moto:
Como achei a causa do problema:
Simples, como a moto estava difícil para dar a partida e já havia mexido nas velas, estas estavam sujas, quando a moto acelerava ela dava problema, mas em rotações mais lentas não dava, a bomba com um empuxo maior na gasolina fazia com que a sujeira gruda-se no filtro, impedindo a sua passagem, algo que não acontecia quando ela estava puxando menos gasolina, dedução pura.
Material necessário:
Chaves 08, 10, 12
Kit chaves allen para retirar o banco e o hodômetro de cima do tanque.
Chave de fenda para soltar a tampa da bomba e chave philips para retirar a bateria.
Alicate bico de pato.
Mangueira e galão para esvaziar o tanque.
Acho que é isso.

Vamos começar:

Imagem
By [URL=http://profile.imageshack.us/user/
Após retirar o banco, vc terá acesso ao compratimento da bateria e ao parafuso de fixação do tanque. Remova a bateria e toda a gasolina do tanque e em seguida retire o parafuso do tanque, assim ele está solto.
Imagem
A seta está mostrando a presilha da mangueira que liga a injeção eletronica com a bomba, vc terá que com cuidado abrir ela, pois se quebrar este conector, meu amigo, vc tá ferrado, após liberar a presilha, deite abaixo da moto e veja as outras mangueiras do lado onde está a chave de igniçao:
Imagem
Conector de alimentação da bomba, para liberá-lo aperte a parte de cima para ele destravar.
Imagem
Com um alicate de bico de pato, solte as duas presilhas para baixo. à frente das duas presilhas exitem dois conectores, solte-os também.
Em seguida pegue a chave allen e solte o hodometro de cima do tanque, cuidado com os espaçadores dos parafusos para não perder, puxe-o para frente e suavemente deixe-o pendurado ao lado. Solte as duas mangueiras que vc liberou as presilhas para baixo, do outro lado tem outra mangueira fina,mas sem presilha, solte-a e puxe o tanque para trás,ele sai suavemente
Imagem
Agora vc terá que remover os dois parafusos que fixam a bomba no quadro com uma chave de boca 10, após soltar estes parafusos vc também terá que soltar a mangueira da injeção e puxar as duas mangueiras do tanque para sacar a bomba, como tem muitos chicotes ao lado da bomba vc terá que puxar os do lado da ignição para puxar a bomba e assim que liberar este lado, puxe a bomba do outro lado do chicote principal, tudo com muito cuidado para não danificar nada, pronto bomba liberada.
Vire a bomba para baixo e "jogue fora toda" a gasolina que sair.
Imagem
Vista lateral da bomba
Imagem
Vista das conexões
Imagem
Após ter esvasiado a bomba, vc irá soltar todos os parafusos que a prendem no bojo do copo, em seguida com muito cuidado, vá soltando ela com a chave de fenda pelas laterais do copo.
Imagem
Imagem
Bomba solta e a visão do filtro que fica na parte de baixo dela, ainda existia uma gasolina no copo, ela parecia chá de camomila de tanta sujeira.
Imagem
Este filtro pode ser retirado girando ele no sentido horário, e puxando.
Imagem
O limo que estava acumulado no filtro, com o dedo eu puxei um pouco para o lado. Em seguida peguei a mangueira e abri na boca do filtro, depois coloquei detergente dos dois lados e esfreguei até fazer espuma e enxaguei, sequei com um pano limpo(que não solte pequenos fiapos, tipo uma camiseta velha).
Imagem
Filtro já lavado.
Agora é so encaixar o filtro no seu lugar e girar para prendê-lo. Para recolocar a bomba vc terá que colocar o anel de vedação nela e encaixar nas furações certa dos parafusos, (exitem guias para evitar que ela esteja encaixada errada) em seguida aperte os parafusos com a mão até todos estarem ja encaixados no anel de metal. Agora com a chave 8 vc irá dar meia volta em cada um deles em sequencia até ela fechar totalmente, veja as imagens:
Imagem
bojo limpo

Imagem
Anel metálico e a bomba já nos encaixes, note a marcação que fiz com caneta para não confundir
Imagem
Vista do anel de vedação na bomba, ele tem um tamanho um pouco maior que seu encaixe no copo.
Imagem
A medida que vc for apertando ele irá encaixar, se um lado não encaixar, solte um pouco todos os parafusos e reposicione o anel de metal.
Imagem
Bomba lacrada, quando vc for abrí-la, vc verá que ela está berm apertada, deixe da mesma forma.
Agora faça o procedimento inverso, posicione ela encaixando antes pelo lado do chicote principal e depois suba um pos um os outro chicotes da outra lateral para cima da bomba, não esqueça de colocar as mangueiras para o tanque para depois posicioná-la no seu lugar e a da injeção para a bomba depois que ela estiver fixada. Também não esqueça de apertar a presilha da mangueira da injeção, com muita cautela para não danificar a sua saída da bomba.
Recoloque o tanque de combustível no lugar, antes dê uma limpada no quadro e adjacencias, sabe deus quando vc terá que tirar ele de novo, e assim tira a sujeira acumulada que pode começar a dar ferrugem nas partes de metal que molharem por ali
http://peregrinosdaestrada.com.br/
Moto Amigos!! Biker Friends!!
Eventos MC'S atualizado
DehCarmo
Moderador
Mensagens: 910
Registrado em: 30 Out 2010, 12:18
Localização: Blumenau
Contato:

Parabéns pelo tutorial Orlando, ficou muito bom!!

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Abraço!!
André

Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Dúvidas dúvidas dúvidas!!!

- Esse procedimento se dá também nas carburadas?

- Quantos quilômetros tem a sua moto?

- Você já reparou no seu posto de gasolina? Está usando aditivada?

- Você usa a moto diariamente ou só nos fins de semana? Ela fica parada muito tempo?

Achei estranho pois a minha é carburada, já tem 57 mil quilômetros e nunca apresentou esses sintomas que a sua está apresentando...

A sua, pelo fato de ser injetada, creio ser mais nova que a minha... então não seria o caso de você mudar de posto também?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Outra dúvida...

a sua por ser injetada não possui a torneirinha pra fechar o tanque?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
orlando
Mensagens: 1063
Registrado em: 08 Mai 2009, 17:13
Localização: Curitiba
Contato:

Weelrod, a minha é 2009 e ta com 9000km, foi algum posto que abasteci e veio muito sujeira, pois tenho andando por diversos lugares e acabei sendo "premiado".
Como não conheço a mecanica das carburadas, não posso te dar muitas informações a respeito, mas a limpeza ou troca do filtro de gasolina é algo importante de se fazer.
http://peregrinosdaestrada.com.br/
Moto Amigos!! Biker Friends!!
Eventos MC'S atualizado
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Parabéns pelo tutorial parceiro!!!

ficou bem legal mesmo!

:D
Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

orlando escreveu:Weelrod, a minha é 2009 e ta com 9000km, foi algum posto que abasteci e veio muito sujeira, pois tenho andando por diversos lugares e acabei sendo "premiado".
Como não conheço a mecanica das carburadas, não posso te dar muitas informações a respeito, mas a limpeza ou troca do filtro de gasolina é algo importante de se fazer.
Pois é... achei mesmo q fosse algum posto batizado que te presenteou com essa sujeira toda... 9000km ela ainda tá um bebê pra estar com tanta sujeira assim...

Se me permite uma sugestão... não dê mole com esses postos... se a bomba está assim imagine como está todo o restante do motor da sua moto?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
orlando
Mensagens: 1063
Registrado em: 08 Mai 2009, 17:13
Localização: Curitiba
Contato:

Na verdade well, eu procuro manter ela sempre em ordem, e ainda bem que tem este filtro, assim impediu que toda essa sujeira fosse para o motor.
http://peregrinosdaestrada.com.br/
Moto Amigos!! Biker Friends!!
Eventos MC'S atualizado
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Tirando-se por base q isso foi o q o filtro conseguiu impedir né...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
dfelipe
Mensagens: 283
Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
Localização: Barueri
Contato:

Orlando, material digno de um excelente profissional, duvido que na concessionária fariam tal serviço! Seria sugerida a troca da bomba toda.

Parabéns Orlando.
Ac.
Douglas
Responder