Shadow 750: Carburador, Torneira e Tanque de Combustível

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

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Celso José
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Registrado em: 30 Dez 2009, 22:01
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Antes tinha uma falcon, e sempre controlei a lenta dela direto no parafuso.
Minha duvida: A shadow me parece que trabalha muito acelerada depois que esquenta, tentei baixar um pouco, e ela treme muito quando esta em ponto morto parada. É normal trabalhar meio acelerada, sem tremiliques, ou melhor baixar um pouco? vou levar ainda um mes pra levar na autorizada pra revizão de 6000 km. Abraço.
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Prado
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cara, a minha shadow eh uma bost* nesse sentido, mudou a temperatura do dia eu tenho que mecher na lenta... dai tem momento que eu paro na sinaleira e ta mto acelerada, ae eu diminuo a lenta, dalhe a pouco paro em outra sinaleira e ela apaga ¬¬
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Celso José
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Registrado em: 30 Dez 2009, 22:01
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Prado,
me informei com outros proprietarios da shadow 750, e me informaram, que realmente ela trabalha com a lenta meio acelerada; dizem que é normal isso. Principalmente quando esta no movimento arranca para, hora do rush. Dizem que quer ver ela feliz, leva pra estrada com asfalto bom. rsssss Quem pode leva, quem não pode como eu no momento tem que se virar assim mesmo. Abraço.
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Prado
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Registrado em: 24 Nov 2008, 15:50
Localização: Porto Alegre

o meu bruxo, nao tenho shadow 750, eu comentei aqui de inxerido mesmo...

mas o negocio é o seguinte, falei com meu mecanico, como minha moto tem seca suvaco e uma manopla psicodelica que nao tinha como por o cabo de retorno, dai a lenta pode ficar meio alterada em alguns momentos...

é isso... falo
jirschik
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Um dia, logo pela manhã, tive problemas para dar partida na Shadow750 carburada. A bateria chegou à arriar e precisei de uma bateria auxiliar. Tirei a tampa do filtro de ar e ao acelerar (mesmo com o motor desligado), eu não vi o spray de combustível+ar sendo injetado no carburador. Então, para ter certeza que era problema de injeção de combustível (elétrica ok), injetei um pouco de CAR80 (produto inflamável para limpeza de carburador) durante nova tentativa de partida e o motor passou à funcionar.

Fiquei desconfiado da torneira de combustível e fui inspecioná-la. Tirei o tanque, escoei o combustível e segue a foto do início da inspeção:

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A) Saída de combustível da torneira. Segue para a entrada do carburador;
B) Tomada de vácuo, que fecha a passagem de combustível, assim que o motor é desligado (motor parado => sem vácuo);
C) Diafragma que ao ser sugado, libera a passagem de combustível.

Mais uma foto do diafragma da tomada de vácuo:

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A) Diafragma. Sobre ele fica o disco de plástico, que é base para a mola.
B) Tubo metálico onde o diafragma de ambos os lados é preso.

Eis o defeito:

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Veja a rachadura na base do ponto de fixação do diafragma com o tubo metálico.

Esse é o kit de reparos completo, comprado com facilidade na concessionária Honda. Custou ~R$30,00. Encontra-se também apenas o diafragma, mas de marca paralela, pela metade do preço:

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Esta é a visão da parte interna da torneira no tanque de combustível.

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A) Entrada de combustível - ON
B) Entrada de combustível - RES
C) Filtro de combustível.

Se esse problema acontecer na estrada, é possível um reparo de emergência: Remova o diafragma e feche a tomada de vácuo (B) da torneira para que não vaze gasolina por ali. Afinal, o diafragma foi removido, certo? Use um palito de fósforos ou o que tiver para isso. Você não terá mais o efeito "automático" de fechamento de torneira, mas conseguirá chegar em casa.
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Guilherme Orlando
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
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Caro Jirschik

o que posso dizer... EXCELENTE e DIDÁTICO tópico, parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos mecânicos.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
jeffsilveira
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Registrado em: 27 Ago 2012, 14:00
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jirschik, isso aconteceu comigo duas vezes e só agora descobri a razão!
Na primeira a moto até pegou, mas 'do nada' morreu e daí não pegou mais. A bateria zerou e tive que dar tranco (era meia noite, legal né!).
Na segunda vez foi em casa. Voltei de viagem e no dia seguinte nada de pegar. Quase arriou a bateria de novo, mas chamei o mecânico que levou a moto 'guinchada' (pelo pé do piloto que tava em outra moto). Depois ele me disse que era uma sujeirinha no tanque que obstruiu o vácuo.
Dias antes disso acontecer eu reparei que mesmo em OFF a moto continuava ligada e andando normal, ou seja, não cortava. Vou copiar seu texto e levar pra ele ver, quem sabe não ajuda!?
Parabéns pela sua dica, com certeza ajudou muito! Parabéns a você por ser tão prestativo e caprichoso nas informações.
Não é igual a gente que só fica jogando conversa fiada fora...
Jefferson Silveira
Fat Boy Special 2014
MCBDA
dagão
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Registrado em: 25 Jun 2013, 08:24
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fala jirschik. primeiramente, como tantos outros colegas, quero agradecer por tem compartilhado conosco esta importante informação sobre o carburador. segundamente (brincadeira), pelo que você escreve, todos que tem shadow carburada irão passar por este problema um dia. pois bem, dessa forma, acho interessante se fazer uma manutenção preventiva, principalmente quem tem viagem programada (se liga ai, Guilherme). com qual quilometragem sua moto apresentou o problema ? lógico que isto não será uma regra, mas apenas para podermos ter um parâmetro e ficarmos espertos. obrigado novamente e abraços.
" Seja temente a Deus, faça e deseje o bem a todos, e os seus dias serão abençoados. "
jirschik
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Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
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Amigos, obrigado pelos elogios. Acredito que a vontade de registrar as atividades, fotografando cada passo, tenha 2 fatores: Garantir a remontagem para deixar tudo como estava nos mínimos detalhes e o fato de ter trabalhado como professor técnico por 6 anos! Assim foi com a Mirage, tendo mais de 400 fotos das 10 paradas para manutenção até os 70.000km e assim será também com a Shadow750.

Comprei essa Shadow750, 2007/2008 em Maio/2012 com 7.500km e hoje está com ~35.000km. Só neste ano foram 7.500km na viagem até o Atacama, então preciso sempre ter certeza de que a manutenção dela está "em dia", e para isso eu não espero ela quebrar. Faço inspeções em pontos que considero críticos. Com a Mirage, isso é mais fácil, por ser mais leve, ter o motor mais simples. Mas desde que você estude o manual de serviços com atenção, é possível fazer muita coisa na garagem de casa.

Dagão, o desgaste dessa peça é relativa ao tempo de vida (~6 anos) e quilometragem (~35.000km). As peças de borracha devem ser avaliadas com parcimônia, pois o contato com gasolina e demais derivados de petróleo, levam-nas ao desgaste.

Ainda sobre o reparo, eu comprei esse kit da Honda porque achei barato. Eu já tinha encontrado e comprado apenas o diafragma para substituição pela metade do preço, mas achei prudente comprar o kit original. Então, limpei e poli as peças metálicas antigas e agora tenho um kit para levar nas viagens e substituir em caso de problemas comigo ou companheiro de viagem. Esse reparo é o mesmo utilizado nas motocicletas CBR450, CBX750, Shadow750 e Shadow600.
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frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
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Jeff meu ídolo kkkkkk. Parabéns pela aula. Por acaso comecei a ler este tópico e quase me deu uma luz. A pretona em 3 anos me deu canseira 5 vezes na parte da manhã, 5 hrs, pra pegar. A historinha é assim: coloco pra fora da garagem, dou partida, dou umas três aceleradas tipo vrum vrum vrum, não vão começar dar risada da sonoplastia. Desço pra fechar o portão, depois da 15 segundos mais ou menos, subo nela e dou mais uma aceleradinha e a pretona morre. Dou mais uma partida ela pega não afirma e morre daí não pega mais, puxo o afogador e ela pega mas ao dar uma acelerada ela morre e aí tchau. Pode fazer chupeta, arriar a bateria que não há meio de fazer funcionar. Já tirei uma das velas e percebi que estavam úmidas. Em outras vezes deixei ela quieta e só a tarde tentei novamente e aí sim pegou normalmente. Na última vez o mecânico conhecido meio disse que tem umas motos que são enjoadas. Mas acredito que deve estar ocorrendo algo que ainda não descobri. Na última vez, duas semanas atrás, troquei a velas 29000km, demonteio tanque porque não estava saindo gasolina pelas torneira com o motor desligado, burrão antigo, não sabia da história deste tal de vácuo. Tanque cheio, fui assoprar pra ver se com pressão saia gasolina pela torneira, imagina o banho de gasolina na boca, delicia. Esvaziei os 14 litros com uma mangueirinha de 5 mm, imaginem o tempo que levou. Desmontei a torneira e o diagrama aparentava estar normal. Estes problemas não ocorreram seguidos, sempre ocorram naa parte da manhã. Agora é com os mestres, alguma sugestão??? Abraços a todos.
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
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