Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Regadas
Mensagens: 54
Registrado em: 18 Set 2013, 11:54
Localização: Atibaia

beryalves escreveu:Com relação a filtro de óleo, uso o filtro do palio fire, é o mesmo, só que custa R$ 12,00, o beneficio é idêntico, só não dói no bolso.
Olá Breyalves... O filtro da Shadow 600 é o mesmo da Shadow 750?
César Regadas
MCBDA - Facção Bragança Paulista/SP
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

É o mesmo, Regadas.
O da FRAM a especificação é PH6017A para as duas motos.
Inclusive é o que eu uso.
Abs.
Jonir
Regadas
Mensagens: 54
Registrado em: 18 Set 2013, 11:54
Localização: Atibaia

Jonir escreveu:É o mesmo, Regadas.
O da FRAM a especificação é PH6017A para as duas motos.
Inclusive é o que eu uso.
Abs.
Então a dica do Beryalves é muito valiosa. Resta saber se um filtro desenvolvido para um automóvel tem a mesma dinâmica numa moto já que o óleo numa moto tem um espectro de utilização maior do que apenas a lubricação das peças internas do motor.
Eu já tinha lido essas dicas de filtro que o Jirschik passou no outro tópico.
Esse modelo da FRAM PH6017A é o que estava em uso na moto.
77 paus num filtro só por conta da logotipo. Fui "roubado", sim... Mas foi de vontade própria. Como era a primeira vez que iria trocar o óleo da moto, preferi levar numa concessionária Honda pois queria questionar algumas coisas, inclusive detalhes da própria moto, desgaste de componentes, pedir sugestões, dicas, um reaperto aqui, outro ali, dá uma olhada nisso, outra naquilo, etc e tal...
Mas foi a última vez que paguei 77 paus por um filtro de óleo! :D
Agora minha "luta" vai ser achar uma oficina de confiança na minha cidade. Oficina tem bastante, mas tudo com cara de "boca de porco só sei dar jeito em CG". Até há pouco tempo eu tinha máquina da Suzuki e existia um revendedor (na verdade era mais uma oficina bem organizada que vendia algumas B125 e coisa do tipo) em Atibaia que era de confiança e praticava preços razoáveis (como não era exatamente uma concessionária, conseguia praticar melhores preços de MO e não se prendia apenas a peças originais). Mas, coitado, fechou as portas e, hoje no lugar, funciona uma academia.
César Regadas
MCBDA - Facção Bragança Paulista/SP
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Tranquilo Regadas, também já paguei filtro em "autorizada" a meter a mão no nosso bolso!

O bom das nossas motos é que precisam muito pouco de mecânica mais específica.

Estou procurando fazer um curso de mecânica básica(trocar pastilhas, lona de freio, etc).

Alguma coisinha já meto a mão, mas fico inseguro quando vou fazer um serviço e penso; vou chegar ao final? - Aqui no Rio, principalmente hoje, o melhor meio de transporte é a moto. Ficar sem ela pra ir trabalhar é inimaginável pra mim, então prefiro pagar e ter certeza que vou ter a moto.

Autorizada só para comprar o imprescindível. Serviços não faço. Já me dei muito mal por querer fazer uma carburação preventiva na minha 600cc. Fizeram uma M, gastei uma grana depois em oficina particular.

Emfim, o Motoscustom serve justamente para nos ajudar.

Abs.
Jonir
frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

É onde eu costumo comprar, Frango.

Já utilizei o site várias vezes e foi tranquilo.
Jonir
Regadas
Mensagens: 54
Registrado em: 18 Set 2013, 11:54
Localização: Atibaia

Jonir escreveu:Estou procurando fazer um curso de mecânica básica(trocar pastilhas, lona de freio, etc). Alguma coisinha já meto a mão, mas fico inseguro quando vou fazer um serviço e penso; vou chegar ao final? - Aqui no Rio, principalmente hoje, o melhor meio de transporte é a moto. Ficar sem ela pra ir trabalhar é inimaginável pra mim, então prefiro pagar e ter certeza que vou ter a moto.
Pois é, amigo Jonir... Também tenho essa mesma vontade de, pelo menos, saber fazer a manutenção básica. Tanto é que fiquei de olho no trampo da concessionária e já aprendi a trocar o óleo e o filtro da máquina. :D
Da mesma forma que você, eu também prefiro não colocar a mão em coisas mais complexas como, por exemplo, trocar o fluído do freio ou fuçar no sistema de arrefecimento... Não tenho a coragem do Jirschik que fuça em tudo e ainda faz uns tutoriais bem legais prá nos ajudar. Prefiro pagar e ter certeza do serviço bem feito. O duro é ter a tal certeza do bem feito. :?
Mas penso que é fundamental conhecermos como a coisa funciona e qual os procedimentos que dever ser feitos e o que exatamente tem que ser trocado. Tem vezes que economizar não vale a pena da mesma forma que outras vezes estão querendo apenas sangrar nossos bolsos.
E, vc tem razão, concessionária não é garantia de serviço bem feito. A única garantia que concessionária tem é de preço salgado. Infelizmente... Por isso é tão importante a gente conhecer uma oficina aonde se pode confiar. E, olha... Se na minhca cidade achar isso prá uma Honda já não é tarefa fácil, imagina se fosse uma Harley Davidson ou uma Triumph! Fora dos grandes centros é tarefa quase impossível.
Por conta do trabalho, vou com certa frequência ao Rio de Janeiro. E vou te dizer... Até com motocicleta tá difícil encarar a Brasil ou a Rio Niterói. E vai ficar pior porque até agora não entendi o que é que vão fazer com a perimetral. É muito carro prá pouca rua, meu brother. Tá parecendo São Paulo!
Abraço!
César Regadas
MCBDA - Facção Bragança Paulista/SP
Regadas
Mensagens: 54
Registrado em: 18 Set 2013, 11:54
Localização: Atibaia

frango veloz escreveu:Achei na net. http://www.rcamoto.com.br/info_prod
Valeu Frango! Foi pro bookmark!
César Regadas
MCBDA - Facção Bragança Paulista/SP
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Regadas escreveu:...Não tenho a coragem do Jirschik que fuça em tudo e ainda faz uns tutoriais bem legais prá nos ajudar. Prefiro pagar e ter certeza do serviço bem feito. O duro é ter a tal certeza do bem feito. :?
Mas penso que é fundamental conhecermos como a coisa funciona e qual os procedimentos que dever ser feitos e o que exatamente tem que ser trocado. Tem vezes que economizar não vale a pena da mesma forma que outras vezes estão querendo apenas sangrar nossos bolsos...
Hehehe...
Obrigado pelo reconhecimento, camarada!
Nunca fiz nenhum curso de mecânica, mas sempre procurei ter intimidade com ferramentas. Tenho várias. Mas antes de começar à desmontar a moto, eu estudo o manual de serviços, procuro por dicas na internet, converso com amigos. Durante o processo, fotografo cada fase antes de soltar parafusos, pois assim crio uma história de "como estava", e na dúvida da montagem, consulto as fotos.
Lembro que no início eu tinha muito receio de esticar a corrente de transmissão da Mirage250. Se você procurar aqui no Motoscustom, tenho fotos da moto desmontada quase pela metade! Outro receio foi com a Shadow600, pois tinha refrigeração à água. E assim continua sendo.
8)
Imagem
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

jirschik,

Ratifico o que o Regadas escreveu.

Você é um daqueles companheiros que faz o Motoscustom ser diferenciado e o melhor que já acessei.

Valeu por mais essa simples dica de como começou a fazer.

Abs.
Jonir
Responder