Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Recentemente troquei o óleo do motor e comprei Motul3000 (20W50), mas porque achei à bom preço. Na troca anterior, eu usei Mobil Super Moto 4T (20W50). São óleos mineirais similares, pois além da mesma classificação SAE (20W50), atendem ou excedem as normas API-SG, que são superiores à recomendação da Honda, que é SAE 20W50 API-SF.

Se você estiver em uma região muito fria, pode usar um óleo que suporte uma faixa de temperatura mais baixa, como 10W40. Ele é um óleo um pouco mais fino e isso facilitará a lubrificação em épocas de baixa temperatura, especialmente durante a partida do motor.

Na Mirage250 usei o óleo da BR e até hoje com mais de 70.000km o motor está ótimo, dando partida no primeiro acionamento.

E mais importante que essas pequenas variações de tipo de óleo, é o NÍVEL do óleo.
Imagem
dagão
Mensagens: 68
Registrado em: 25 Jun 2013, 08:24
Localização: Figueira

fala Guilherme. o original que você se refere é o 10W30 lançado recentemente pela honda(mencionado pelo hemerson) ou é 20W50 ? abraços.
" Seja temente a Deus, faça e deseje o bem a todos, e os seus dias serão abençoados. "
dagão
Mensagens: 68
Registrado em: 25 Jun 2013, 08:24
Localização: Figueira

fala jirschik. esta ai exatamente a minha duvida. fui comprar o mobil super moto 4T (20w50) para dar uma completada ate a troca e o cara da auto peça me indicou o BR, pois segundo ele o mobil esta atrasado uma norma em relação ao BR e não tem mais a recomendação da honda na embalagem. como disse, utilizo o BR na ybr 125 que utilizo para trabalhar e meu filho andar, já fiz 04 trocas e gostei bastante. com relação ao frio, apesar de ser no sul do pais, a minha região (norte pioneiro do paraná), não é muito frio, somente quando veem as famosas massas polares, ai esfria um pouco, mas por poucos dias. abraços.
" Seja temente a Deus, faça e deseje o bem a todos, e os seus dias serão abençoados. "
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Dagão, segundo informação do site da Petrobrás:

LUBRAX ESSENCIAL 4T: Óleo lubrificante multiviscoso mineral para uso em motores quatro tempos de alta rotação de motocicletas, conforme especificações API SL e JASO MA. Disponível no grau SAE 20W/50.

Se é API-SL, então é superior à API-SF, o recomendado pela Honda.

Alguns links que achei interessantes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante
http://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/similaridade/
http://www.br.com.br/wps/portal/portalc ... ificantes/
Imagem
dagão
Mensagens: 68
Registrado em: 25 Jun 2013, 08:24
Localização: Figueira

fala jirschik. cara, foi exatamente isto que o cara da auto peças me falou. como já tem 02 pontos a favor, acho que vou mesmo de lubrax. valeu pela ajuda. abraços.
" Seja temente a Deus, faça e deseje o bem a todos, e os seus dias serão abençoados. "
Dresley
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Ago 2013, 23:44
Localização: Frutal

Olá Pessoal!

Tudo Justo?

Boa noite!

Meu nome é Dresley e acompanho o Fórum há algum tempo e fiquei impressionado com a irmandade aqui presente!

Tenho certa experiência com motos custons, pois, já tive uma Intruder 800 (1995) duas Shadow 600 (2002 e 2004) e uma Dragstar (2005) numa carreira de mais de 20 motos possuídas até agora entre custons, trail e esportivas.

Contudo, em minhas veias correm mesmo o amor pelas custons.

Adquiri há pouco mais de um mês uma Shadow 750 ano 2006 preta com 14500 km.

Trouxe minha Sheila (assim batizada) para minha cidade rodando cerca de 200 km com tocadas variadas, inclusive chegou a marcar facilmente 170 km/h em alguns trechos de Ribeirão até Barretos.

Estava equipada com escape esportivo e achei a moto muito redonda e econômica no percurso.

Ela veio toda equipada com sissy-bar, alforges laterais, mala traseira, protetores de radiador, cárter, reservatório de água do radiador, bolha givi e escape esportivo duplo reto.

Mandei fazer uma revisão na semana seguinte no meu mecânico de confiança, que voltou o escape original que estava zerado, sendo feita a troca do óleo pelo Mobil 20w50 e filtro Fram compatível.

Ocorre que após esta revisão, minha moto começou a vibrar muito.

Vibra mais após 100 km/h e sinto principalmente nas manoplas.

O acionamento da alavanca de câmbio também piorou.

OBS: Quando aciono a manete da embreagem na rodovia a vibração para.

Senti que após a revisão ficou mais amarrada e foi difícil atingir 150 km/h, além de mais ruidoso o som do motor e ouvir mais o choro das engrenagens.

Como já possuí Shadow 600, sempre ouvi dizer que a 750 era praticamente livre das vibrações da 600.

Estou muito chateado com a situação, já rodei uns 900 km nela, pois, peguei a moto redondinha e após a revisão ficou quadrada.

Será que o óleo anterior era o 10w30 ou melhor e por isso ela estava redonda?

Ou talvez, com a retirada do escape esportivo e retorno do original seria necessário nova regulagem da mistura do carburador?

Estou pensando em mandar para a concessionária para fazer a revisão geral por lá mesmo ou até mesmo vendê-la.

Ficarei muito satisfeito com as opiniões acerca do caso.

Fraternal Abraço!

Dresley .:
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Seja bem vindo, Dresley.

Inicialmente, sugiro a você conversar com o proprietário anterior para saber qual o óleo que ele usava.

Nunca ouvi falar nesse tipo de problema. A minha moto está em torno dos 40.000 km e nada de diferente.

Outra sugestão é escrever o teu relato para o Bitenca, no site www.motonline.com.br. Já resolvi algumas coisas pelas dicas, sempre corretas, que ele passou.

Vender a moto? Calma. A Shadow é uma máquina muito confiável e certamente deve ser uma situação simples.

Boa sorte e nos remeta o andamento do seu problema.

Abs.
Jonir
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Dresley escreveu:Olá Pessoal!

Tudo Justo?

Boa noite!

Meu nome é Dresley e acompanho o Fórum há algum tempo e fiquei impressionado com a irmandade aqui presente!

Tenho certa experiência com motos custons, pois, já tive uma Intruder 800 (1995) duas Shadow 600 (2002 e 2004) e uma Dragstar (2005) numa carreira de mais de 20 motos possuídas até agora entre custons, trail e esportivas.

Contudo, em minhas veias correm mesmo o amor pelas custons.

Adquiri há pouco mais de um mês uma Shadow 750 ano 2006 preta com 14500 km.

Trouxe minha Sheila (assim batizada) para minha cidade rodando cerca de 200 km com tocadas variadas, inclusive chegou a marcar facilmente 170 km/h em alguns trechos de Ribeirão até Barretos.

Estava equipada com escape esportivo e achei a moto muito redonda e econômica no percurso.

Ela veio toda equipada com sissy-bar, alforges laterais, mala traseira, protetores de radiador, cárter, reservatório de água do radiador, bolha givi e escape esportivo duplo reto.

Mandei fazer uma revisão na semana seguinte no meu mecânico de confiança, que voltou o escape original que estava zerado, sendo feita a troca do óleo pelo Mobil 20w50 e filtro Fram compatível.

Ocorre que após esta revisão, minha moto começou a vibrar muito.

Vibra mais após 100 km/h e sinto principalmente nas manoplas.

O acionamento da alavanca de câmbio também piorou.

OBS: Quando aciono a manete da embreagem na rodovia a vibração para.

Senti que após a revisão ficou mais amarrada e foi difícil atingir 150 km/h, além de mais ruidoso o som do motor e ouvir mais o choro das engrenagens.

Como já possuí Shadow 600, sempre ouvi dizer que a 750 era praticamente livre das vibrações da 600.

Estou muito chateado com a situação, já rodei uns 900 km nela, pois, peguei a moto redondinha e após a revisão ficou quadrada.

Será que o óleo anterior era o 10w30 ou melhor e por isso ela estava redonda?

Ou talvez, com a retirada do escape esportivo e retorno do original seria necessário nova regulagem da mistura do carburador?

Estou pensando em mandar para a concessionária para fazer a revisão geral por lá mesmo ou até mesmo vendê-la.

Ficarei muito satisfeito com as opiniões acerca do caso.

Fraternal Abraço!

Dresley .:
Se for carburada, a regulagem dela estava para os escapes esportivos, refaça a regulagem para novo escape e veja como ela se portará, acredito que tudo irá passar.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Dresley, se você aciona a alavanca de embreagem na estrada (desacopla motor da roda) e a vibraçao pára, significa que não deve ser problema de balanceamento das rodas e esse é um bom teste.

Algumas ações podem ser feitas e vale o estudo.

Revise com o mecânico onde é que ele atuou. O importante agora é isolar o problema, sem questionar a capacidade do mecânico.
Eu daria foco inicial no escapamento, então, revise a instalação do escapamento nos pontos de fixação no chassis, no motor, e se todas as peças foram utilizadas, como juntas, porcas e parafusos. O passo seguinte seria a troca do atual escapamento pelo anterior e constatar se a vibração continua ou não.

Se for para mexer no carburador, os itens à revisar seria a agulha e giglê, pois o parafuso de mistura só serve para baixa rotação. Então, se for para revisar mais alguma coisa de motor, eu indicaria uma revisão na regulagem das válvulas.

Mas antes de mexer em carburador e válvulas, tem que saber se o mecânico alterou alguma coisa nesses pontos. Se ele não mexeu, não faça isso ainda, pois isso só iria aumentar as variáveis desse problema, dificultando a solução.
Imagem
Dresley
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Ago 2013, 23:44
Localização: Frutal

Olá pessoal!

Obrigado pelas dicas.

A marcha lenta está boa, mas balança muito o tanque.

A questão da regulagem das válvulas despertou minha curiosidade, pois, parece que ela tem que ser verificada aos 12000km. Vou mandar verificar.

Outra questão é que as velas por serem duas por cilindro, caso uma delas esteja falhando pode ocasionar vibração também?

O cabo da vela direita do cilindro dianteiro estava solto dentro do cachimbo.

Então hoje rosqueei o cachimbo no cabo corretamente e parece que ficou bem firme, pois dentro dele tem um tipo de parafuso soberbo que fixa no cabo.

Também estou achando a embreagem muito estranha. Talvez o mecânico regulou errado deixando muito justa a manete. Poderia influenciar na vibração do conjunto de embreagem ao exigir mais potência do motor?

Amanhã vou dar uma volta e posto o resultado.

Abraço fraterno!

Dresley
Responder