Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

a marca do macaco hidráulico que comprei é Vonder

Site:
http://www.vonder.com.br

ele é portátil e custou cerca de 100 reais... ótimo custoxbenefício...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Troca das velas:

no tempo recomendado pelo manual, eis que chega o momento da troca das velas...

a motoca vai ficando meio que cansadinha... as arrancadas já ficam um pouco mais lentas, ela demora pra responder... (creio que seja um fator das velas... se eu estiver errado me corrijam...)

bem... dei uma lida nos manuais, dicas, sites...

mas não encontrei muita dificuldade...

utilizei a chave de vela que vem com a Shadow... ela é fundamental para a troca... pois além de ter o tamanho ideal, possui uma borrachinha no interior que faz o contato com a cabeça da vela e serve de pinça para puxar a vela de dentro dos orifícios do cabeçote...

a remoção é tranquila... virar para o lado certo, com muita calma, movimentos leves... cuidado e carinho absoluto (coisa que concessionária nenhuma vai fazer por vc!!!)

após a retirada das velas verificar o estado delas, pois elas podem dizer muito sobre o estado do motor... para isso acessem os sites dos fabricantes de velas que eles tem a explicação exata para cada situação...

analisadas as velas, é a hora da substituição...

muitos utilizam o torquímetro, mas como ainda não tenho esse equipamento, prefiro seguir as dicas que encontrei em alguns manuais...

passe um pouco, um pouquinho só, de óleo de motor na rosca da vela...

ao colocar a vela nova com a chave de vela no orifício, gire lentamente, muito lentamente a vela no sentido contrário e sinta quando que a rosca vai cair na valeta do cabeçote... aí é só girar no sentido correto muito calmamente, observando que este procedimento não requer força alguma... pois se vc danificar a rosca do cabeçote, adeus... é uma baita dor de cabeça... então gire lentamente até o fim sem qualquer tipo de força para que ela não entre enjambrada...

ao chegar no fim do caminho, dê uma leve apertada e volte com a vela... esse procedimento é para assentar o anel de pressão que vem na vela...
depois aperte novamente a vela mas não com força... vc notará que ela chegará num limite, sem ter que fazer força...

feito isso é só colocar os cabos em sua ordem correta e tá feito!!!
(se eu estiver errado, me corrijam)
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
Bruno Forti
Mensagens: 92
Registrado em: 12 Jan 2010, 14:25
Localização: Rafard

Boa noite galera!!

Eu acho que tenho sorte nessa parte de manutenção..

O pessoal da Honda da minha cidade e de Piracicaba são mto atenciosos comigo e com minha moto.. fazem tudo direitinho, comprovam que foi realmente feito.. etc!

Tenho tb um mecânico de confiança.. o cara é f*dido, manja meeeeeesmo. Se vc olhar a oficina dele, não deixa lá nem aquela caloi 10 velha q todo mundo tem jogada no quintal... mas o cara é fod* mesmo!!

Sempre que preciso deixo a moto com ele sem medo.. ele faz tudo direitinho.. e sempre que dá, acompanho o serviço com ele!!

Pra vc ter uma idéia de como o cara é bom, meu pai levou a Gold na Honda pra trocar as pastilhas de freio.. lá pediram pra ele um dia pra estudar o sistema dela pra desmontar e trocar. Como o véio tava com pressa pq ia vijar, ligou pro mecânico e avisou que iria deixar a moto pra ele trocar as pastilhas.. o mecânico simplismente fez o trampo em rápidos 25 minutos!!

Ou seja, to bem servido aqui na minha cidade.. graças a Deus!!

Grande abraço a todos!!
Bruno Forti.
[EDITADO: PROIBIDO DIVULGAR EMAIL OU MSN EM ASSINATURAS]
Honda CG Fan 125 2010
Honda Shadow 750 2009
Honda Gold Wing 1800 2008
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

no meu caso foi a necessidade e a vontade de fazer... sempre me amarrei em mecânica... e vi na mecânica de motos uma chance de eu futucar... ela é mais simples que a de carros...

as únicas partes que ainda não mexi na motoca foi a sangria do freio, troca do óleo das canelas, carburador e motor... fora isso já desmontei a criança por inteiro... é muito maneiro... o primeiro passo pra isso é vencer o medo de quebrar... rsrsr depois é moleza... ela passa a fazer parte da sua rotina... é bom não depender de mecânicos... aqui no Rio, quando vc leva no mecânico, o cara dá o orçamento de acordo com o tamanho da sua moto... e não pelo tamanho do serviço... acha logo que a gente tem dinheiro...

então tudo que eu puder fazer por mim mesmo será melhor... além de economizar, será um grande aprendizado... tenho intenção de no futuro montar algum negócio com motos... falta só dar o pontapé inicial...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

wellrod escreveu:Dica para troca de pneu:

Vamos começar pelo pneu dianteiro...

...após a colocação da roda no lugar, não esquecer NUNCA ESQUECER!!! de bombear a manete do freio dianteiro para ela pegar pressão novamente...
...e também não pressionar a alavanca de freio sem a roda/disco de freio, pois corre o risco dos pistões de freio pularem fora! :wink:
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Estou gostando deste tópico WellRod! Eu também estou nessa atividade de manutenção por conta própria. Importante é ter espaço, paciência, estudar antes de executar, usar ferramentas certas e da forma certa. Os problemas aparecem quando isso não é seguido, pois a ansiedade em fazer rápido vai te instigar a usar uma chave de fenda para soltar um parafuso philips, irá usar um pano sujo para limpar um compartimento de óleo do motor, irá esquecer de lubrificar um o-ring e terá vazamento de óleo...

Boa sorte e continue em sua manutenção! :wink:

PS.: Você falou sobre o Bozo? Cara, devemos ter a mesma idade... Faz o seguinte: Liga pro BOZO: 236-0873 !!! :lol:
Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

bem... eu já to dobrando o cabo da boa esperança... rsrs to com 34 (olha eu desvirtuando meu próprio tópico... rsrs) e sobre o bozo é que o pneu só tinha cabelinho dos lados... no meio tava lisinho... aí eu tava esperando os cabelinhos do lado acabarem pra eu trocar de pneu... rsrsr mas eles não resisiram... rsrsrs

agora meus próximos desafios são:

- trocar pastilha, mangueira e fluido do freio (se o aerokip chegar essa semana, vou tentar no sábado...)

- trocar o óleo das bengalas... (já li a respeito mas preciso ver as fotos... e aqui no meu trabalho alguns sites que hospedam fotos são proibidos... aí tenho que aguardar pra chegar em casa e ver as fotos dos tutoriais...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
paulo386
Mensagens: 65
Registrado em: 07 Out 2009, 22:37
Localização: Campos dos Goytacazes

jirschik..... caaaaraaaa.... cê lembrou o telefone do boso.... kkkkk.....
Também pretendo dar manutenção na minha Shadow (600). Preciso de um macaco pois a maiorias das outras ferramentas eu tenho.

Abração
Avatar do usuário
paulo386
Mensagens: 65
Registrado em: 07 Out 2009, 22:37
Localização: Campos dos Goytacazes

opppaaaa... é bozzzzzo hehehehe
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

sistema de frenagem trocado com sucesso!!! rsrs

na sexta chegou meu kit do aerokip e no sábado mesmo fiz a troca... bem simples... fiz primeiro a retirada de todo o fluido do sistema...

depois retirei a pinça do disco, fiz a retirada das pastilhas e depois a limpeza da pinça... ela armazena muita sujeira, sedimentos, etc...

colocadas as novas pastilhas, fiz a substituição da mangueira... a aerokip é bem mais fininha que a original, mas não apresentou problema algum quanto a isso... (um conselho... comprem a escura mesmo... a transparente suja facilmente...)

feita a instalação da mangueira, pinça no lugar, hora de colocar o fluido novo... algumas apertadas na manete do freio (várias... rsrs) pra bombear o fluido pra dentro do sistema... deixei a válvula de drenagem na pinça um pouquinho aberta... aí depois de alguns minutos o óleo começou a escoar pela válvula... não sei se foi uma sangria correta...
apertei a válvula depois de algumas apertadas na manete e logo a manete ficou endurecida...

resultado... o freio tá muito mais eficiente que antes da ultima vez que fiz somente a troca somente da pastilha... tá respondendo legal... até mesmo na chuva...

até o presente momento estou satisfeito com o sistema aerokip... mas não tenho nem 1 semana de uso... vamos ver no que dá...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Responder