Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Dresley escreveu:...Outra questão é que as velas por serem duas por cilindro, caso uma delas esteja falhando pode ocasionar vibração também? O cabo da vela direita do cilindro dianteiro estava solto dentro do cachimbo...
Sim, pois este modelo utiliza 2 velas por cilindro para melhorar a queima do combustível. Se uma vela estiver falhando, poderá haver falha na queima do combustível e dessa forma um desequilíbrio na força exercida em cada motor/pistão. Esse desequilíbrio gera vibração. Ainda pensando nesse desequilíbrio, pode ser desde a vela mal encaixada (muito provável, pois deve ter sido mexida durante a manutenção) até uma bobina queimada. Se for isso e ficar assim por muito tempo, poderá encharcar as velas de combustível que não foi queimado e também precisará limpá-las ou trocá-las.
Dresley escreveu:...Também estou achando a embreagem muito estranha. Talvez o mecânico regulou errado deixando muito justa a manete. Poderia influenciar na vibração do conjunto de embreagem ao exigir mais potência do motor?...
O cabo da embreagem não pode ficar muito esticado, pois seria como você pilotasse acionando um pouco da embreagem. Até mesmo ao fazer uma curva, poderia influenciar nessa tensão mecânica. A moto pareceria fraca, pois os discos estariam patinando, sem transferir toda a energia gerada no motor para a roda. Isso levaria à desgaste prematuro dos discos de embreagem, aquecimento do óleo, aquecimento do motor e fundiria motor, em uma sequencia exagerada de problemas.
Regule a embreagem no parafuso e contra-porca perto do manete, de forma que o cabo fique um pouco frouxo, deixando um gap (espaço) de ~3mm entre a alavanca e seu suporte.
Imagem
Guilherme Orlando
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
Localização: Belo Horizonte

Dagão, respondendo a sua pergunta, o óleo original da honda é o 10w30, SJ, com as seguintes características, segundo a Honda:

Semissintético 10W30;
Aumenta o desempenho do motor;
Melhora a partida;
Reduz a emissão de poluentes;
Reduz o desgaste do motor, embreagem e transmissão;
Maior limpeza dos componentes do motor;
Melhor custo x benefício;
Aplicação em todas as motos novas ou usadas;
Gasolina ou etanol;
Testado e aprovado pela Honda Brasil e Japão;

Um abraço.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
dagão
Mensagens: 68
Registrado em: 25 Jun 2013, 08:24
Localização: Figueira

valeu Guilherme. agradeço a colaboração. abraços.
" Seja temente a Deus, faça e deseje o bem a todos, e os seus dias serão abençoados. "
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Camaradas, eu "revivei" um tópico sobre a Shadow750 carburada, relacionado à carburador, torneira e tanque de combustível.

viewtopic.php?f=41&t=5043

A dica que postei é importante, pois as modelos carburadas que ainda não sofreram com pane na torneira de combustível, estão na "lista de espera". Essa dica também vale para outros modelos da Honda.
Imagem
frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

Guilherme Orlando escreveu:Dagão, respondendo a sua pergunta, o óleo original da honda é o 10w30, SJ, com as seguintes características, segundo a Honda:

Semissintético 10W30;
Aumenta o desempenho do motor;
Melhora a partida;
Reduz a emissão de poluentes;
Reduz o desgaste do motor, embreagem e transmissão;
Maior limpeza dos componentes do motor;
Melhor custo x benefício;
Aplicação em todas as motos novas ou usadas;
Gasolina ou etanol;
Testado e aprovado pela Honda Brasil e Japão;

Um abraço.
Guilherme, quando comecei usar este óleo me falaram que não seria indicado começar usar em motores mais rodados, pois este óleo faria com que se soltasse a boa dos óleos minerais que se impregnam dentro do motor. Não sério se é verdade.
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
Guilherme Orlando
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
Localização: Belo Horizonte

Frango, me falaram que não seria recomendado para motores rodados, ouvi falar (da boca do mecânico da Honda) que seria por conta da folga maior do motor e, por isso, o óleo seria muito fino. Eu coloquei na minha com 2800 rodados, ainda era uma criança, que o pai rejeitou e eu comprei, por isso não tive problemas, ao contrário, melhorou bastante a passagem de marchas, mas de qualquer forma, é bom confirmar se para motores mais vividos este óleo seria recomendado. Um abç.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
adrianogabiru
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jul 2013, 14:07
Localização: Sorocaba

Bom dia!

Troquei hoje óleo e filtro da Shadow 750, aqui em Sorocaba na Honda usam óleo 20W50.
filtro de óleo R$ 72,00
troca do óleo R$ 50,00
Regadas
Mensagens: 54
Registrado em: 18 Set 2013, 11:54
Localização: Atibaia

adrianogabiru escreveu:Bom dia!

Troquei hoje óleo e filtro da Shadow 750, aqui em Sorocaba na Honda usam óleo 20W50.
filtro de óleo R$ 72,00
troca do óleo R$ 50,00
E eu na Honda em Atibaia... 77,00 o filtro e mais 60,00 por 3 litros de óleo 10W30 (embalado e não a granel que tentaram me empurrar - colocam 2,7 litros e querem te cobrar 3).
César Regadas
MCBDA - Facção Bragança Paulista/SP
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Sobre filtros de óleo:
viewtopic.php?p=196851#p196851
Imagem
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Regadas escreveu:
adrianogabiru escreveu:Bom dia!

Troquei hoje óleo e filtro da Shadow 750, aqui em Sorocaba na Honda usam óleo 20W50.
filtro de óleo R$ 72,00
troca do óleo R$ 50,00
E eu na Honda em Atibaia... 77,00 o filtro e mais 60,00 por 3 litros de óleo 10W30 (embalado e não a granel que tentaram me empurrar - colocam 2,7 litros e querem te cobrar 3).
Com relação a filtro de óleo, uso o filtro do palio fire, é o mesmo, só que custa R$ 12,00, o beneficio é idêntico, só não dói no bolso.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
Responder