Shadow 750: Fazendo a própria manutenção

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Avatar do usuário
aktu
Mensagens: 60
Registrado em: 21 Mai 2012, 10:32
Localização: Nova Odessa

Opa!

Galera, vocês fazem (ou mandam fazer) a regulagem das válvulas das suas motocas?

Pelo manual é legal checar a cada 12000. A minha está com 17000 e ainda não fiz.

Os dois mecânicos que consultei, falaram para eu não esquentar a cabeça. Só fazem mesmo se a moto começar a perder desempenho ou apresentar algum barulho estranho.

Isso procede? É melhor fazer mesmo a regulagem ou não compensa?

É certo que minha moto não sofre tento, pois mais da metade da km que eu rodo, é na pista. Ao que tudo indica também, não há perda de performance nem barulhos estranhos.

E aí, o que vocês acham?

Abraços
===================
Shadow 750 2008
jeffsilveira
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Ago 2012, 14:00
Localização: Umuarama

Pessoal, pela imagem abaixo posso considerar que o óleo do cardã está baixo?
Estava lendo esse tópico hoje e fiquei curioso a respeito desse item. Até porque estou sentindo alguns barulhos diferentes na troca de marcha, ou quando engatado e com a embreagem toda acionada passando em lombadas.
O manual diz que o nível tem que estar na parte de baixo do gargalo, mas parece que está um pouco mais abaixo e com uma cor acinzentada.
A moto estava apoiada no pezinho lateral e o motor estava frio, conforme reza o 'manuel'.
Desculpem as fotos celuláricas...
O que acham? Devo efetuar a troca?
Abraços.
Imagem
Jefferson Silveira
Fat Boy Special 2014
MCBDA
Sérgio Soares
Mensagens: 216
Registrado em: 07 Dez 2010, 15:33
Localização: Rio de Janeiro

jeffsilveira escreveu:Pessoal, pela imagem abaixo posso considerar que o óleo do cardã está baixo?
Estava lendo esse tópico hoje e fiquei curioso a respeito desse item. Até porque estou sentindo alguns barulhos diferentes na troca de marcha, ou quando engatado e com a embreagem toda acionada passando em lombadas.
O manual diz que o nível tem que estar na parte de baixo do gargalo, mas parece que está um pouco mais abaixo e com uma cor acinzentada.
A moto estava apoiada no pezinho lateral e o motor estava frio, conforme reza o 'manuel'.
Desculpem as fotos celuláricas...
O que acham? Devo efetuar a troca?
Abraços.
Imagem
Caro Jeffsilveira,

Troque logo esse óleo.

O manual recomenda "óleo para engrenagem hipóide SAE 80".
É um óleo barato e usa bem pouquinho 160cm3.
Não deixe de utilizar a ferramenta certa para abrir a tampa lateral, pois caso contrário você poderá criar marcas indesejáveis.

Um abraço,

Sérgio
Moto é lazer.
jeffsilveira
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Ago 2012, 14:00
Localização: Umuarama

Sergio, agradeço a atenção!
Como o tópico ficou abandonado e não tive resposta, acabei fazendo a troca mesmo, mais por precaução.
Senti melhora na troca de marchas, não sei porquê, mas ficou mais suave.
Valeu!
Jefferson Silveira
Fat Boy Special 2014
MCBDA
Sérgio Soares
Mensagens: 216
Registrado em: 07 Dez 2010, 15:33
Localização: Rio de Janeiro

jeffsilveira escreveu:Sergio, agradeço a atenção!
Como o tópico ficou abandonado e não tive resposta, acabei fazendo a troca mesmo, mais por precaução.
Senti melhora na troca de marchas, não sei porquê, mas ficou mais suave.
Valeu!
Vamos esquentar o tópico.

Não vi nenhum filtro de combustível na Shadow 750.
Será que estou errado, ou não há mesmo filtro de combustível?

Sérgio
Moto é lazer.
dfelipe
Mensagens: 283
Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
Localização: Barueri
Contato:

Exatamente Sérgio, a sombra não possui filtro de combustível externo, somente o filtro dentro da bomba de combustível.

Um pepino quando começar a dar problemas... (tive esse problema)...

Att
Ac.
Douglas
Sérgio Soares
Mensagens: 216
Registrado em: 07 Dez 2010, 15:33
Localização: Rio de Janeiro

Hoje notei um barulho na minha Shadow ao tocar no assento traseiro. O motivo, a maioria já deve saber, foi aquele parafuso que fixa o banco traseiro.

Já vi um comentário de alguém no forum que perdeu aquele parafuso. Então fica a dica: de vez em quando fazer a verificação do seu aperto, evitando cair na estrada.

Se estivesse em um longo trajeto, provavelmente ele iria frouxando até cair.

Sérgio
Moto é lazer.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

dfelipe escreveu:...a sombra não possui filtro de combustível externo, somente o filtro dentro da bomba de combustível...
Dica: Abrir a bomba e limpar/trocar esse filtro de vez em quando. Filtro sujo força o funcionamento da bomba e ela pode queimar. Já vi isso acontecer na estrada e a manutenção foi em Caxias do Sul. O preço da bomba é um absurdo.
Imagem
Sérgio Soares
Mensagens: 216
Registrado em: 07 Dez 2010, 15:33
Localização: Rio de Janeiro

jirschik escreveu:
dfelipe escreveu:...a sombra não possui filtro de combustível externo, somente o filtro dentro da bomba de combustível...
Dica: Abrir a bomba e limpar/trocar esse filtro de vez em quando. Filtro sujo força o funcionamento da bomba e ela pode queimar. Já vi isso acontecer na estrada e a manutenção foi em Caxias do Sul. O preço da bomba é um absurdo.
Caro Jirschik,

Existe alguma periodicidade no manual da Shadow?
Por acaso você encontrou algum filme dessa manutenção no youtube?
Tem alguma foto que possa esclarecer a manutenção?
Existe algum sintoma que identifique o mau funcionamento causado pelo filtro sujo?

Um abraço,

Sérgio
Moto é lazer.
dfelipe
Mensagens: 283
Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
Localização: Barueri
Contato:

Amigo Sérgio,

Da uma olhada nesse tópico: viewtopic.php?t=7083

Caso precise efetuar a troca, eu já passei por isso e utilizei uma bomba de titan.... funcionou perfeitamente, o tamanho e marca exatamente iguais.

viewtopic.php?p=179118#179118
Ac.
Douglas
Responder