Shadow 750: Problemas elétricos

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
johnbonham
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Nov 2013, 21:20
Localização: Campo Grande

No passado, tinha cadastro aqui, postei os manuais da Shadow de serviços e de proprietário. Mas acho que com a falta de uso, fui excluído. Assim, registrei novamente. Nenhuma reclamação a respeito disso, sei que há a necessidade de revisar os associados por espaço nos servidores.

Senhores, busquei o site inteiro e achei o tema o mais adequado para o problema que minha Shadow 2006 apresentou.

É o seguinte, hoje liguei a shadow, abri o portão, a coloquei para fora, coloquei-a em neutro e fui fechar o portão (tudo com o motor ligado) e, ao engatar, esqueci-me de levantar o descanso. A moto afogou na hora - pelo sistema de segurança.

Contudo, na hora deu pau geral no sistema elétrico da moto. Apagou tudo! Quando aperto o engine stop no on, aperto o freio e o botão de partida, o Hiss a luz neutra e de óleo acendem, mas nada de sinal de ligar. Se solto, apaga tudo. Nem farol funciona. A bateria tá em ordem.

Estou achando que deve ser algum fusível... seria possível isso?

Alguém já teve esse problema com a shadow?

Em tempo: Shadow 2006 750 cc.

Aquele abraço a todos.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

johnbonham escreveu:No passado, tinha cadastro aqui, postei os manuais da Shadow de serviços e de proprietário. Mas acho que com a falta de uso, fui excluído. Assim, registrei novamente. Nenhuma reclamação a respeito disso, sei que há a necessidade de revisar os associados por espaço nos servidores.
O admin não costuma excluir ninguém, a não ser por alguma falta no forum, coisa rara...
johnbonham escreveu: Senhores, busquei o site inteiro e achei o tema o mais adequado para o problema que minha Shadow 2006 apresentou.

É o seguinte, hoje liguei a shadow, abri o portão, a coloquei para fora, coloquei-a em neutro e fui fechar o portão (tudo com o motor ligado) e, ao engatar, esqueci-me de levantar o descanso. A moto afogou na hora - pelo sistema de segurança.

Contudo, na hora deu pau geral no sistema elétrico da moto. Apagou tudo! Quando aperto o engine stop no on, aperto o freio e o botão de partida, o Hiss a luz neutra e de óleo acendem, mas nada de sinal de ligar. Se solto, apaga tudo. Nem farol funciona. A bateria tá em ordem.

Estou achando que deve ser algum fusível... seria possível isso?

Alguém já teve esse problema com a shadow?

Em tempo: Shadow 2006 750 cc.

Aquele abraço a todos.
Não poderia ser um curto no pézinho de descanso??
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Cabos da bateira soltos ou partidos?
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
frango veloz
Mensagens: 373
Registrado em: 04 Ago 2009, 21:52
Localização: Limeira

rubens escreveu:
cros escreveu:
rubens escreveu: Meu pedido para o pessoal mais experiente é: Podem descrever como proceder em tal situação emergencial?
Até onde sei, todas as motos usam bateria 12 volts, 2 polos, positivo e negativo (raras usam 6 volts, mas conseitualmente é a mesma coisa).

Então não importa se é honda ou yamaha, bateria é bateria.
Liga-se o positivo (vermelho) de uma bateria (reserva ou não) no positivo da bateria descarregada.

Liga-se o negativo (preto) da mesma bateria reserva no negativo da bateria descarregada, podendo ser usado o chassis da moto (um parafuso que seja).

Se for uma bateria reserva (como já fiz) basta enconstar o cabo positivo ligar a moto e quando pegar desencostar o positivo, não convém deixar mais que o necessário (a partida).

Normalmente eu uso uma fonte de 12 volts, usada para ligar um auto rádio, que normalmente puxa bastante corrente, já é o suficiente para fazer isso, e existe nas lojas aparelhinhos para dar carga na bateria e fazer o papel da ligação direta. Custa barato até.

Ola Cros, obrigado pelas dicas. Fiquei curioso com relação a utilizar uma fonte de 12Volts no lugar de uma bateria reserva.... poderia me dar mais detalhes da que você usa e como adaptou? Agora fiquei empolgado em comprar uma adapta-la o necessário e deixar na caixa de ferramentas da moto para uma emergência... melhor que ficar dependendo da boa vontade de alguem com carro ou moto parado para fazer a ponte. Uma tomada eu acho em todo lugar né :wink:

A sim... já tenho um carregador lento para baterias, só que fica em casa, o que eu quero é algo que sirva para fazer a moto pegar em caso de emergência.
Eu sei que o post é antigo mas estive conversando com dois mecânicos e eles me informaram que não seria correta esta maneira de fazer chupeta, pois quando o motor pegar pode voltar uma amperagem ou voltagem maior e queimar o cdi. Acho que seria melhor investigar mais este assunto. Não conheço a veracidade.
Ame seus pais e filhos e sempre diga-lhes que os ama. Não tenha vergonha.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

johnbonham escreveu:...liguei a shadow, abri o portão, a coloquei para fora, coloquei-a em neutro e fui fechar o portão (tudo com o motor ligado) e, ao engatar, esqueci-me de levantar o descanso. A moto afogou na hora - pelo sistema de segurança.

Contudo, na hora deu pau geral no sistema elétrico da moto. Apagou tudo! Quando aperto o engine stop no on, aperto o freio e o botão de partida, o Hiss a luz neutra e de óleo acendem, mas nada de sinal de ligar. Se solto, apaga tudo. Nem farol funciona. A bateria tá em ordem.

Estou achando que deve ser algum fusível... seria possível isso?

Alguém já teve esse problema com a shadow?

Em tempo: Shadow 2006 750 cc...
Fusíveis são fáceis de inspecionar. Então, faça isso primeiro.

O botão de parada de emergência do motor (engine stop, o botão vermelho do manete direito) serve exclusivamente para controlar o motor. Todos os outros sistemas elétricos funcionam, independente da posição deste botão. Se houver mal contato neste botão, o funcionamento do motor pode ser prejudicado. Sugiro verificar se há oxidação nos terminais deste interruptor, desmontando-o e limpando com polidor de metais (brasso, kaol). Já precisei fazer essa manutenção na Mirage250, Shadow600 e Shadow750.

O interruptor do descanso lateral também atua diretamente no CDI para impedir o funcionamento do motor, caso ele esteja estendido e tente engatar o motor. Apesar de eu desconhecer casos de falha neste interruptor da Shadow750 (acontece com frequência na Mirage250), a inspeção também é recomendada. Para isso, verifique a continuidade (multímetro na escala de resistência elétrica) entre os terminais do conector no lado do interruptor. Deve haver continuidade com o cavalete lateral recolhido e nenhuma continuidade com o ele abaixado. Se houver falha no interruptor, você pode isolar seu funcionamento, colocando esses terminais em curto, que habilitará o funcionamento do motor.

Achei estranho sobre "apaga tudo, nem farol funciona. A bateria está em ordem". Quando a bateria não tem mais capacidade de carga, ela pode até ter tensão de ~12V em seus terminais, mas não há capacidade de girar o motor. Se tiver dúvidas sobre a capacidade da bateria, leve-a em um auto-elétrico, pois há equipamento que testa esta capacidade.

Outros interruptores que podem influenciar na partida do motor são o interruptor da embreagem e do ponto morto.

Faça as verificações e nos informe dos resultados.
Imagem
ALBERT
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Jan 2015, 21:45
Localização: Fortaleza

AMIGOS ESTOU COM UM PROBLEMA ROUBARAM O CDI DA MINHA SHADOW 750 2006/2007, AGORA PRECISO COMPRAR OUTRO CDI, MAS COMO FAÇA PARA COMPRAR COM ESSE NEGOCIO DO CODIGO DA CHAVE? POSSO COMPRAR UM CDI E COLOCAR OU TENHO QUE FAZER O QUE ? :?: :?: :?: :?: :?:
Aanndreyy
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Jan 2020, 11:20

Boa noite pessoal!

Tenho uma Shadow 750 2013 com ABS, comprei com 36 mil rodados... Ela apresenta um problema que ninguém até agora achou o que seria... Ela simplesmente não pega.. o motor de partida gira normal mas ela não pega.. na verdade pega quando quer, tem hora que pega de primeira, tem hora que preciso forçar um pouco e por aí vai...

Atualmente moro em Rio Claro-SP, mas sou de Sumare-SP

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Aanndreyy escreveu: 26 Fev 2020, 18:59 Ela apresenta um problema que ninguém até agora achou o que seria... Ela simplesmente não pega.. o motor de partida gira normal mas ela não pega.. na verdade pega quando quer, tem hora que pega de primeira, tem hora que preciso forçar um pouco e por aí vai...
Eu diria que é bateria, mas como ninguém que já viu não descobriu, então não sei dizer.
Imagem
Aanndreyy
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Jan 2020, 11:20

Então Cros, eu troquei a bateria, coloquei uma original nova e mesmo assim apresenta o problema...
Responder