Shadow 750: Opinião de proprietários

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Avatar do usuário
Beto Giacomo
Mensagens: 24
Registrado em: 16 Jun 2013, 17:02
Localização: São Paulo
Contato:

Mas é exatamente isto. Customs não são projetadas para uso urbano, são geneticamente estradeiras. Então é normal e acho que todos que usam na cidade passam por este "problema", algumas marchas tem a relação distante.

Abraços
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Andre, vou reproduzir o que diz o manual do proprietário, folha 5 - 10. Sei que o caso não é de amaciamento do motor, mas vale para a condução da moto em qualquer período:

“Os cuidados com o amaciamento durante os PRIMEIROS 500 km de uso, prolongarão consideravelmente a vida útil da motocicleta, além de aumentar seu desempenho.

AS RECOMENDAÇÕES ABAIXO APLICAM-SE A TODA VIDA ÚTIL DO MOTOR E NÃO APENAS AO PERÍODO DE AMACIAMENTO:

a) Não force o motor:

- evite acelerações bruscas;
- use as marchas adequadas;
- não opere o motor em rotações muito altas ou baixas, nem com aceleração total em baixas rotações;
- não pilote por longos períodos em velocidade constante.
ATENÇÃO: SE O ΜOTOR FOR OPERADO EΜ ROTAÇÕES ΜUITO ALTAS SERÁ(o manual não fala poderá, ele faz uma afirmação) SERIAΜENTE DANIFICADO.

b) Acione os freios de modo suave para aumentar a durabilidade e garantir sua eficiência FUTURA. Evite frenagens bruscas.”

Abs.
Jonir
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Andre, complementando, peguei na internet as informações abaixo(o importante é ver a velocidade):


"Suavemente, acelere a motocicleta até que pare de ganhar velocidade ou até que as rotações por minuto atinjam um alto valor, usualmente entre 19 e 24 km/h (o fabricante recomenda 19 km/h).
7

Puxe totalmente a alavanca da embreagem e mude para a segunda marcha, soltando o acelerador, colocando o pé sob a alavanca de câmbio e levantando-a até ouvir e sentir um notável "clique". Lembre-se, o padrão de mudança para esta motocicleta é uma à baixo, quatro à cima, fazendo a segunda marcha ser um "clique" para cima. Solte a alavanca da embreagem de uma forma moderadamente rápida, porém suave, para engatar a segunda marcha e em seguida dê aceleração à moto.
8

Acelere da mesma forma na terceira, quarta e quinta marchas. O fabricante recomenda mudança para terceira marcha aos 30 km/h, quarta marcha aos 40 km/h e quinta marcha aos 50 km/h. Estas velocidades podem variar dependendo do terreno e do tráfego em que você estiver. Use seu melhor critério, mas certifique-se de não deixar o funcionamento do motor em uma rotação muito alta por muito tempo antes de mudar de marcha."

Eu faço assim:

1ª marcha - Até 20 km
2ª marcha - Entre 30/40 km
3ª marcha - Entre 40/50 km
4ª marcha - Entre 50/60 km
5ª marcha - Fui....
Jonir
Avatar do usuário
Beto Giacomo
Mensagens: 24
Registrado em: 16 Jun 2013, 17:02
Localização: São Paulo
Contato:

Jonir. Boa tarde.

Qual o site que você pegou as últimas informações sobre velocidade de troca de marchas?

Estou achando meio baixas, quinta a 50 por hora a moto vai engasgar, a rotação estará moto baixa.

Vou testar mais tarde, mas não concordo com troca de marchas considerando velocidade.

Abraços

Beto
Jr.araras
Mensagens: 20
Registrado em: 11 Jun 2013, 03:48
Localização: Araras

Beto Giacomo escreveu:Jonir. Boa tarde.

Qual o site que você pegou as últimas informações sobre velocidade de troca de marchas?

Estou achando meio baixas, quinta a 50 por hora a moto vai engasgar, a rotação estará moto baixa.

Vou testar mais tarde, mas não concordo com troca de marchas considerando velocidade.

Abraços

Beto
utilizo minha 750 diariamente para um deslocamento de 10km de cidade até o trabalho e considerando ruas secundárias e avenidas, toco geralmente entre a 2ª e 3ª até uma 4ª para uma máxima de 50/60km/h meu critério é a rotação mais baixa que consigo rodar sem que a transmissão de trancos ou o motor engasgue por estar em baixa rotação. cada um tem uma tocada mas concordo com os colegas com relação a não forçar o motor com altas rotações, salvo uma situação de retomada que vc precisa encher o motor para uma ultrapassagem ou coisa parecida.
"Quando viajo de carro, aprecio a paisagem.
Quando viajo de moto, faço parte dela."
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

André, foi no www.ehow.com.br.

Vamos ver de outra forma. No manual ele sugere para não se andar em rotações elevadas e também não andar em rotações muito baixas.

Como já foi mencionado anteriormente motos como a Shadow tem um torque que aceitam bem andar em rotação baixa, mas baixa rotação sem comprometer o esforço do motor. Se você está a 30 km não deve andar em 5ª marcha, pois estará forçando principalmente a transmissão(cardã). De outra forma, andando em 2ª marcha a 80 km/h, estarás forçando o motor. Nessas motos não se deve fazer reduções de marchas bruscas, como se faz nas esportivas que trabalham com alta rotação do motor.

Na cidade eu faço a relação de trocas que te apontei acima. Já na estrada a desenvoltura das marchas é outra, pois a progressão da velocidade me permite ir a uma aceleração maior para ter uma velocidade final mais rápida o que não acontece no trânsito, certo.

Então, na estrada a minha passagem de marchas varia muito. Se parei para abastecer e vou sair tranquilo da parada a minha 5ª marcha passo entre 70 km e 80 km.

Se vou sair de forma mais ágil, acelero bem para chegar a minha velocidade de estrada(110/130 km) o mais rápido possível, dando um giro mais alto na rotação, mas não "esguelando" o motor.

Não sei de sua moto anterior, mas a "tocada" de uma esportiva é totalmente diferente de uma custom. Quando escuto o ronco de uma esportiva, os pelos do braços ficam em pé, daí eu não pensar em ter uma, pois o reflexo já não me permite andar na velocidade que certamente eu colocaria na pilotagem de uma.

Abs.
Jonir
Avatar do usuário
Beto Giacomo
Mensagens: 24
Registrado em: 16 Jun 2013, 17:02
Localização: São Paulo
Contato:

Jonir, bom dia.

Perfeita a sua explanação.

Concordo plenamente com você.

Ontem testei as velocidades que vc disse trocar as marchas na cidade e realmente ficam em uma faixa confortável e segura.

Eu também arrepio quando ouço o ronco de uma speed, e também tenho consciência que para mim não dá mais e olha que eu tive uma 7 galo.

Good times, hehe.

Abraços

Beto
Regadas
Mensagens: 54
Registrado em: 18 Set 2013, 11:54
Localização: Atibaia

Jonir escreveu: 1ª marcha - Até 20 km
2ª marcha - Entre 30/40 km
3ª marcha - Entre 40/50 km
4ª marcha - Entre 50/60 km
5ª marcha - Fui....
Vou fazer um papelzinho e colar do lado do velocímetro! :mrgreen:
Mudando de assunto... Adoro estar no RJ, mas cada vez que venho aqui no fórum me dá desespero prá voltar prá casa e dar uma voltinha com a Rabugenta! E ontem, então, que no táxi entre Charitas e Fonseca (Niterói), vi duas Shadows 750 passando por mim... Que vontade que deu de mandar o motorista tocar direto pro Santos Dumont! :lol:
César Regadas
MCBDA - Facção Bragança Paulista/SP
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Regadas escreveu:
Jonir escreveu: 1ª marcha - Até 20 km
2ª marcha - Entre 30/40 km
3ª marcha - Entre 40/50 km
4ª marcha - Entre 50/60 km
5ª marcha - Fui....
Vou fazer um papelzinho e colar do lado do velocímetro! :mrgreen:
Mudando de assunto... Adoro estar no RJ, mas cada vez que venho aqui no fórum me dá desespero prá voltar prá casa e dar uma voltinha com a Rabugenta! E ontem, então, que no táxi entre Charitas e Fonseca (Niterói), vi duas Shadows 750 passando por mim... Que vontade que deu de mandar o motorista tocar direto pro Santos Dumont! :lol:
Essa condição de pilotagem é mais ou menos a mesma que eu faço com minha shadow, com isso na cidade estou fazendo 23km/l, bem mansinho, assim curto mais a moto.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Valeu pessoal!
Beryalves, muito legal a sua postura. Mesmo nao concordando inicialmente foi testar o que mencionei. Parabens, pois se permitindo ao diferente encontraste uma nova pilotagwm. Eh assim que eu faco tambem.
Regadas, volte para o Rio quando as obras acabarem, ou seja, apos as Olimpiadas.
Abs a todos.
Jonir
Responder