Shadow 600: Opinião de proprietários

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Meu nobre, seja bem vindo.

Vou tentar responder tuas dúvidas de forma objetiva, mas recomendo a leitura deste tópico se estiver a fim de adquirir uma 600.
Chronow escreveu:porque elas estão num preço tão acessível?
Acho que o mercado de Shadow, principalmente a 600 é bem flexível, acho que isso tem haver muito mais com o estado geral da moto do que outras coisas. Realmente você acha entre 10 e 20 mil, considerando que a Shadow 600 nacionalizada foi fabricada entre 1998 e 2005.

E nem vou palpitar um preço que considero justo, porque realmente depende do Estado da moto, da localização, dentre outras coisas! Mas por R$ 18.000,00 eu consideraria outra moto, uma Shadow 750, Boulevard M800 ou até mesmo uma HD 883r. Aí depende do teu gosto e bolso!
Chronow escreveu:São ruins de manuteção e quebram muito??
Moto bem cuidada e com manutenção em dia não da pau. E a Shadow é um trator de 600 cc, foi feita para durar.

Quanto a mmanutenção básica se você tiver alguma experiência consegue você mesmo fazer (troca de óleo, líquido radiador, pastilhas, ajustes etc), agora, quanto aos ajustes mecânicos e de carburação, não é qualquer oficina furreca que consegue fazer. Já vi oficina xexelenta quase fundir motor de Shadow, tem vários exemplos aqui neste tópico!
Chronow escreveu:São frequentemente alvo de roubos?
Custom ainda é menos visada do que motos esportivas e afins, mas de uma forma geral, é bom não dar mole, aqui em SP por exemplo, vivem roubando Shadow no centro. Então peças de procedência duvidosa, nem pensar!

Chronow escreveu: o consumo de gasolina supera o de um carro 1.0 por exemplo?
Se os carburadores (para as que tem 2) são bem regulados, não. A minha redondinha com filtro de ar limpo, vela, carburação em dia, faz de 22 a 24 por litro, depende muito da mão do piloto.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Chronow
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Fev 2015, 01:30
Localização: Maceió

RenanSP, obrigado pela atenção.
entendi tudo o que você falou, eu moro em maceió/al e fiquei bem animado com suas respostas. Pretendo juntar uma grana pra comprar uma motoca dessas. brigadão cara \o
Avatar do usuário
Keller
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Jan 2015, 11:35
Localização: Porto Alegre

Consegui tirar muitas dúvidas que eu tinha lendo este fórum e já me decidi em pegar uma Shadow 600 (estava na dúvida entre ela e a Virago 535).
Mas eu ainda tenho uma dúvida quanto ao ano. Lendo, descobri que as Shadow's até 2002 possuem 2 carburadores e a partir de 2003 ela tem 1 só, correto? Sou leigo quanto a isso ainda, qual diferença vou sentir entre elas?
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Keller escreveu:Consegui tirar muitas dúvidas que eu tinha lendo este fórum e já me decidi em pegar uma Shadow 600 (estava na dúvida entre ela e a Virago 535).
Mas eu ainda tenho uma dúvida quanto ao ano. Lendo, descobri que as Shadow's até 2002 possuem 2 carburadores e a partir de 2003 ela tem 1 só, correto? Sou leigo quanto a isso ainda, qual diferença vou sentir entre elas?
Isso mesmo.

A principal diferença relatada é que as Shadows com 2 carburadores são mais "torcudas", porém em contrapartida quando do ajuste dos carburadores se requer uma mão de obra mais qualificada, pois há de ser feita uma equalização.

Da uma checada nesse tópico aqui para maiores informações: viewtopic.php?t=9530
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
nnogarole
Mensagens: 37
Registrado em: 27 Mai 2012, 23:31
Localização: Rio de Janeiro

RenanSP, bastante interessante as suas colocações com relação as dúvidas.

Deixa eu aproveitar e pegar uma carona no exposto para poder sanar também uma dúvida minha ?

Vendi minha Mirage 250 e estou procurando outra moto.
Devo levantar um total de 18.000 aprox. para comprar a outra.
Vi suas considerações quanto a esse valor falando da Shadow 750, Boulevard M800 e HD 883...

Minha dúvida é que meu uso é diário - cerca de 90km por dia para ir e voltar do trabalho (45km por trecho). Vou com sol, chuva ou tempestade (tudo melhor que o ônibus, aperto e tempo que o transporte publico me rouba!!!)
Nessas condições, teria alguma observação quanto a esses modelos em aguentar o tranco ??
Nesse ritmo de tocada troco de óleo praticamente a cada 2 meses ou menos (se pensar nos 3.000 km pra troca)

Pensei até em mudar para uma trail - bmw g 650 - pelo uso continuo e mais o conforto.

As que vc citou - aguentam ? outro ponto quanto ao conforto.. alguma dessas acha melhor nesse quesito ?;... Ultimamente por conta da mirage minha coluna andava "conversando" comigo direto (rodei quase 2 anos com a mirage) !!! huahuauahau

Já agradeço antecipadamente pela ajuda !
A
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

nnogarole escreveu:RenanSP, bastante interessante as suas colocações com relação as dúvidas.

Deixa eu aproveitar e pegar uma carona no exposto para poder sanar também uma dúvida minha ?

Vendi minha Mirage 250 e estou procurando outra moto.
Devo levantar um total de 18.000 aprox. para comprar a outra.
Vi suas considerações quanto a esse valor falando da Shadow 750, Boulevard M800 e HD 883...

Minha dúvida é que meu uso é diário - cerca de 90km por dia para ir e voltar do trabalho (45km por trecho). Vou com sol, chuva ou tempestade (tudo melhor que o ônibus, aperto e tempo que o transporte publico me rouba!!!)
Nessas condições, teria alguma observação quanto a esses modelos em aguentar o tranco ??
Nesse ritmo de tocada troco de óleo praticamente a cada 2 meses ou menos (se pensar nos 3.000 km pra troca)

Pensei até em mudar para uma trail - bmw g 650 - pelo uso continuo e mais o conforto.

As que vc citou - aguentam ? outro ponto quanto ao conforto.. alguma dessas acha melhor nesse quesito ?;... Ultimamente por conta da mirage minha coluna andava "conversando" comigo direto (rodei quase 2 anos com a mirage) !!! huahuauahau

Já agradeço antecipadamente pela ajuda !
A

nnogarole,

Eu também sai de uma Mirage 250 (2011) e fui para uma Shadow (1998).

Assim como você, também faço uso diário da motoca, faça chuva ou faça sol, além das viagens curtas de final de semana e as longas de feriado rs.Então é coisa de 70% na cidade e 30% na estrada.

Fazendo os cálculos, mesmo que com as despesas de um motor maior, é mais barato no lápis do que amargar no terror do transporte público!

Quanto aos modelos que você citou, eu não tenho muita propriedade para falar deles porque só tenho conhecidos que os tem mas nunca tive nenhuma destas motos, mas basta você ver as opinioes gerais dos proprietarios nos fóruns especificos para que vc chegue em uma opinião propria, do que lhe serve melhor.

Porém acredito que aguentar o tranco, todas aguentam sorrindo, o que vai pesar, na verdade, é o custo de manutenção destas motos que também são parecidos porém pode variar considerando ano do modelo, se é injetada ou carburada, etc...


Conheço muita gente (por ex. o Doug Gandini daqui do fórum) que toca a Shadow 750 dele todo dia no trânsito de SP felizão da vida.

A 750 é uma moto pesada, com pneu dianteiro e tanque mais largo, no melhor estilo long & low, então em lugares apertados você vai ter que ter paciência e deixar a maioria passar no corredor. Em corredores largos ela vai numa boa.

A refrigeração dela é liquida, igual a minha 600, embora seja uma coisa a mais para se cuidar o motor não esquenta a ponto de fritar os ovos.

Essa mesma observação vale para a Boulevard 800, só que a Boulevard tem um torque muito forte e qualquer triscada no acelerador ela "te joga para trás" e dizem ser beberrona, pelo menos a de um amigo é, porém acho que isso varia muito com a forma que ela é conduzida, e isso vale para qualquer moto.

Já a HD 883, eu acredito ser a menos confortável do que os dois modelos citados acima, mas para trânsito urbano é a que se sai melhor. Inclusive eu acho um estilo "parecido" com a minha Shadow, tanque pequeno, "magrela" e vai no corredor numa boa. Só que ela tem um motor de quase 900cc com um torque de quase 60cv e é refrigerada a ar (esquenta pacas), a troca de óleo se não me engano, é a cada 6000 kml, porém são dois tipos de óleo o que no final deve sair quase na mesma comparado com as outras.

Assim, qualquer uma das 3 você está bem ser servido de moto e motor, vai depender mesmo, além de quanto vc dispõe para comprar o quanto vc dispõe para manter e qual a proposta da moto além do uso diário, tocada, etc.

Na tua Mirage você usava o banco original? Se sim, não tem banco original que preste, seja de qualquer moto, a melhor opção seria trocar por um Erê, Gilberto Bancos, Peninha, etc...da para tocar longe sem ter incômodos...

Com relação a Bmw, vou ficar te devendo, não conheço nada do modelo, só sei dizer que são bastante versáteis porém não me agradam pelo estilo.

Enfim, resumindo a opera, você tem de fazer o test drive em todas, e dentro das que lhe agradarem mais escolher a com melhor estado de conservação.

Espero poder ter ajudado.

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
nnogarole
Mensagens: 37
Registrado em: 27 Mai 2012, 23:31
Localização: Rio de Janeiro

Obrigado Renan :)

Vou ver os comparativos e opniões individuais de cada modelo..

A dúvida sobreo tranco é também devido a ter que comprar uma usda por conta do R$...
como crei que devo estar investindo uns R$18.000 para a compra, pelo que vi as motos dependendo do modelo seriam na faixa de ano de 2006 a 2008 nos casos desses modelos..
Como seriam de 7 a nova anos de uso fico preocupado com o uso diário e a manutenção.
Já li de usuários de Shadow que é como um trator.. tratando bem o motor dura eternidade..
As harley tem essa fama mas não ouvi nada especifico da 883. A M800 vi muitos elogios de usuários e li sobre consumo perto de 20km/l.. com a minha Mirage fazia 24.. achei perto.. (Não sei se o que colocaram sobre a M800 era uso na cidade) O que me preocupou na M800 é qu muita gente falou em cuidado em curvas de baixa velocidade... não sei se é um cuidado normal ou uma preocupação a mais...
A 883 parece realmente a melhor para o transito do RJ.. corredor e tal.. mas li muito sobre desconforto..não sei se dá para melhorar com troca amortecedores, etc..

Camarada valeu :) vou ver se consigo testar os modelos (é dificil né ?... teria que ver em alguma loja que permitisse isso e tal...)

Sobre a mirage, eu usava o banco original mesmo.. não sei se adiantaria a troca de banco e se poderia usar o memso artificio se optasse por uma 883 para melhorar o conforto..
O desconforto dela era com as imperfeições do asfalto e áreas de paralelepípedo que pego.. como se em um desnível eu sentisse direto na coluna rsrsrsrsr saca ?

Já tenho um ponto com seu feedback positivo sobre a shadow :) pelo ano que eu podera estar pegando seria uma 600 tb..
Esse fds fou em algumas lojas para no minimo montar em cada um destas para sentir a ergonomia para mim.
Qualquer dica adicional de todos é mto bem vinda !!!

Abração
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Ah cara,

Se sua preocupação era pelo fato de ser usada não aguentar o tranco, aguenta sim. Te falar que moto mais rodada é até melhor porque eventuais problemas iniciais já foram sanados.

Só para ilustrar, a minha que é ano 1998 já passou dos 70 mil km e rodo com ela todos os dias (peguei ela com 30 mil km).

Na época que troquei a Mirage 2011, injetada, toda cheia das tecnologias por essa Shadow 98, com dois carburadores, pessoal achou que eu tava maluco, apesar do upgrade de CC. Hoje não me arrependo nem um pouco, apesar de que no início sofri algumas mazelas da moto ter ficado parada e o antigo dono não cuidar muito da manutenção (tem relato nas páginas aí atrás, mas basicamente foram problemas relacionados ao sistema de arrefecimento, falta equalização de carburador e ressecamento de mangueiras, tem de ficar ligeiro no estado geral da moto, mesmo de loja).

Agora peguei uma Intruder 125 para dar uma aliviada no bolso. A Shadow mesmo sendo econômica para o motor de 600 cc essa alcolina com 27% de alcool vendida a 4 reais está doendo mesmo, mas não vou deixar de rodar com a shadow pelo menos de 2 a 3 x na semana...

Só lembrando que a 600 foi fabricada só até 2005.

A troca do banco, em qualquer modelo melhora 100% na condução e coluna, mas com relação as imperfeições do asfalto, não tem jeito, custom sofre mesmo, infelizmente. A Shadow 600 por ex. em "buracão" te joga para o alto, quando estou sem garupa e vejo que vai espancar minha coluna dou uma de "trailzeiro" e levanto do banco e deixo a moto sofrer todo o impacto...

Acho que de particular é mais fácil você conseguir fazer um teste efetivo do que em loja...
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
nnogarole
Mensagens: 37
Registrado em: 27 Mai 2012, 23:31
Localização: Rio de Janeiro

Vlw mesmo pelo auxílio !!

Com esse feedback da resistência dos modelos e com sus experiência direta com a Shadow já fico tranquilo quanto a esse quesito :)

Agora vou focar no consumo - considerando que o maior uso é urbano e na que me der mais conforto com relação as imperfeições do caminho (nossos governantes são brincadeira com as ruas..fora os buracos, nem bueiro nivelam com o asfalto huahauauha - rindo pra não chorar)

Mais um ponto que preciso ver tb é dica de oficina boa no RJ para esses modelos.. com a Mirage sofri com mcânicos sem experiência... a melhor mecânica esmo foram as informações aqui do forum :)

Outra ação seguindo as colocações é indente do modelo vou investir também em um banco melhor ! Aqui no Rio tem o Erê...só vi elogios..
pedrohaa
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Abr 2010, 22:49
Localização: Fortaleza

Olá, estou procurando uma Shadow 600 aqui em Fortaleza/Cê. Encontrei essa http://www.olx.com.br/vi/72023777.htm e gostaria de saber o que acham. Venho lendo esse tópico e estou gostando muito. Obrigado pela ajuda. Espero logo logo postar aqui na condição de proprietário.
Pedro Aragão
Responder