Shadow 600: Cambio & Embreagem

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
lucianoreed
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Dez 2009, 21:32

PESSOAL ESTOU COM UM PROBLEMA NA MINHA SOMBRA QUE É O SEGUINTE

QUANDO EU LIGO A MOTO PELA MANHÃ NO NEUTRO E PUXO A EMBREAGEM FAZ UM BARULHO DE TEC TEC (TIPO FOLGA) NA LATERAL DIREITA QUE ACREDITO SER O PLATÔ, MAS QUE QUANDO O MOTOR ESQUENTA O BARULHO SOME (ACREDITO POR SER DILATAÇÃO DO MATERIAL) MAS OUTRO PROBLEMA ACONTECE QUANDO EU ANDO ACELERO A PRIMEIRA MARCHA, FAZ UM SOM TIPO (RASPANDO METAL) MAS QUANDO EU ACELERO MAIS SOME
E NAS MARCHAS SEGUINTES ISSO NÃO ACONTECE MAIS.

ALGUEM JÁ TEVE ALGUM PROBLEMA PARECIDO?
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

nao tive, mas provavelmente a embreagem está gasta ao ponto de nao ter mais aquele material que se desgasta (nem sei, acho que é ceramica), que já deve estar todo comido. e talvez seja os restos dele que tenham quebrado fora ou saído que façam o 'tec tec'.
o metal no metal deve fazer só na primeira marcha por que é quando recebe esforço maior. seria tipo cantar pneu, só que cantar embreagem, veja isso logo antes que comprometa a embreagem inteira! trocar só os discos é mais barato (mas veja o que é o caso trocar)
davidmenino
Mensagens: 22
Registrado em: 07 Jan 2009, 20:52

O tec tec deve ser a campana de embreagem que está com folga. Agora o outro barulho deve ser os discos de embreagem que já estão no osso.
Se eu fosse você já mandava verificar isso logo, pois se os discos estiverem gastos eles começam a comer a campana, que não é nada barata.
Vento
Mensagens: 88
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:34
Localização: Curitiba

Concordo com os nossos amigos acima, pois quando faz esse barulho é o disco de embreagem que já "acabou", a campana é um absurdo de caro...

Coloquei os discos da Ficher para CB500 (São os mesmos da Shadow) paguei barato R$ 82,20 aqui em Curitiba...

Uma dica para manter a vida útil dos discos longa, antes de ligar a moto acione a embreagem umas 5x +-, isso irá "descolar" os discos e a marcha irá entrar mais macia quando. Reparem... (Serve para qualquer moto)

Espero ter ajudado!
Abraço a todos!
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

valeu pela dica vento! vou começar a fazer isso de acionar a embreagem antes de ligar!
masreis
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Out 2009, 09:57
Localização: Brasí­lia
Contato:

Qual a vida útil da embreagem da honda shadow 600?!?!!?
Shadow VT 600 2001
85.000 km
Brasília-DF
RibeiroBecker
Mensagens: 37
Registrado em: 07 Jun 2009, 10:35
Localização: Tabira
Contato:

masreis escreveu:Qual a vida útil da embreagem da honda shadow 600?!?!!?
Olá Masreis,

Não acredito que seja uma regra até por que se você utiliza qualquer tipo moto, e o tempo todo usa a embreagem o desgaste será com certeza maior para cada tipo de caso(se comparar-mos transito e só mente viagens), pois bem, o que posso dizer aqui é que um amigo meu era dono de uma cb500 e nos quases 20mil/km que ele rodou segundo ele não viu ou não percebeu qualquer alteração na sonoridade ao utilizar a embreagem na troca de machas. Já eu a algum tempo atras possui uma cbx200 também da honda e depois de 6mil/km ao segurar a embreagem o som era alterado, você pode até se perguntar que tipo de som? vou tentar explicar assim: quando a moto estava parada em neutro ouviasse o barulho do motor(seja ele escapamento, tuchos, etc) ao segurar a embreagem o barulho era acrecido de uma outro barulho que só ocorria ao utilizar a embreagem. Segundo meu mecânico isso se dava pelo desgaste da pastilha de embreagem e por coincidência ou não minha moto tinha pouco mais de 23mil/km.

O certo é, ao adquirir-mos uma moto usada não podemos determinar quanto tempo uma pastilha de freio(patim), um conjunto de tração, etc iram durar até por que você não saberemos o quão cuidadoso era o antigo dono. Então "eu acho" que a embreagem de honda pode durar de 20mil a 30mil/km, mas, é bom lembrar que não sou mecânico simplismente aconteceu esses fatos e tirei essa conclusão, logo, achei que deveria postar aqui.

Espero ter ajudado.
Shadow VT 600C
BravoS MC, Tabira - PE
"Motociclismo levado a sério"
masreis
Mensagens: 21
Registrado em: 15 Out 2009, 09:57
Localização: Brasí­lia
Contato:

A minha está com 45mil e nao percebo nenhum som diferente em neutro ou engrenado. Será que estou fazendo alguma besteira?

Além disso, alguém sabe por alto quanto custaria? Estou há um ano no mundo das motos, nao sei de muita coisa...
Shadow VT 600 2001
85.000 km
Brasília-DF
RibeiroBecker
Mensagens: 37
Registrado em: 07 Jun 2009, 10:35
Localização: Tabira
Contato:

masreis escreveu: Além disso, alguém sabe por alto quanto custaria? Estou há um ano no mundo das motos, nao sei de muita coisa...
Bem, olhando pela net achei esse aqui não se dá certo, pois como você, eu também sou novo no mundo custom.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... falcon-_JM

Abraços.
Shadow VT 600C
BravoS MC, Tabira - PE
"Motociclismo levado a sério"
davidmenino
Mensagens: 22
Registrado em: 07 Jan 2009, 20:52

masreis escreveu:A minha está com 45mil e nao percebo nenhum som diferente em neutro ou engrenado. Será que estou fazendo alguma besteira?

Além disso, alguém sabe por alto quanto custaria? Estou há um ano no mundo das motos, nao sei de muita coisa...
Amigo... uma pergunta. Quando vc precisar sair com ela com uma arrancada mais forte ela parece ficar patinando?

Se a resposta for sim!! Troca a embreagem.
Se a resposta é não!! Então fica sossegado.

Quanto ao valor dos discos é o que o nosso amigo "vento" disse em torno dos R$ 80,00 sem a troca é claro, a troca varia pelo menos aqui em SP, vai de R$ 60,00 à 100,00 paus, aí vc já aproveita para trocar o óleo e tal... fica em torno de uns R$ 200,00 tudo.
Abraço
Responder