Shadow 750: Freios, Franagem etc

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Renan, o freio traseiro da Shadow é tambor e a eficácia é menor. Seu uso é para diminuir a velocidade de forma "leve". Lembre-se que, se travar a roda traseira, o motor morre e aí piora a situação. Até hoje nunca tive problemas com o sistema de freios da Shadow750, combinando o uso dos dois.
Imagem
Avatar do usuário
BarãoRS
Mensagens: 182
Registrado em: 04 Out 2010, 22:47

Não se preocupe com isto Renan, certa vez o Alexandre Barros falou no programa do Reginaldo Leme: "freio traseiro em moto grande só se usa no molhado..." Como disse o Jirschik, nas custom o freio traseiro é só para dar uma reguladinha de leve na frenagem, o que segura de fato é o freio dianteiro.
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Menos mal, deve funcionar igual a Mirage 250 então, a moto não para de sopetão e o freio traseiro lhe da a segurança para parar suavemente em uma distância segura. Acho que isso é quase uma característica das customs.

Meu receio, como eu disse, é ter que freiar bruscamente e em curta distância como já ocorreu com a Mirage (e já quase não parei) mas o melhor é manter a direção defensiva e prever uma direção segura. Mas nunca se sabe quando será necessário "chamar" o freio com tudo.

A Shadow 750 tem me chamado muito a atenção por ser uma moto quase no mesmo estilo da mirage, que particularmente gosto (long and low), porém com tecnologia e motores obviamente maiores.

Obrigado pelas dicas!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Guilherme Orlando
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
Localização: Belo Horizonte

Boa noite amigos! final de semana passado eu vi a minha bisavó, falecida há mais de 20 anos, "I see dead people", desenvolvi o meu sexto sentido através do seguinte evento: Vinha descendo pela Av. Raja Gabáglia, em BH, quando uma caminhãozinho reobcando um carro resolver sair da esquerda, cruzando a pista do meio, para entrar totalmente à direita, tudo isso a poucos metros da minha Sombra 2008, seta? hã...ou seja, fui no reflexo, acredito que apertei demais o freio traseiro, apesar de acionar o dianteiro, a bicha foi saindo de rabeta, minha bisavó nessa hora apreceu sorrindo, a roda derrapando, ela abriu os braços, quando consegui controlar a moto e desviar do maldito caminhão, frustração? só para minha saudosa bisavó, que esperará pelo bisneto mais um tempo..., o céu pode esperar. A pergunta é, na hora de ver a bisavó atrás do toco, é melhor apertar o freio da frente e depois o de trás, ou o inverso? Grato.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Guilherme, o ideal é acionar os freios simultaneamente.
O que acontece numa situação emergencial é que o nosso instinto é que irá mandar.
Numa situação de extremo perigo em que passei, muito parecida com a que mencionaste, apertei os dois freios, pois já faço isso normalmente, com a proporção "muito mais" o dianteiro(dito 70%) e "muito menos" o traseiro(dito 30%). A minha roda traseira chegou a dar uma travadinha, mas como já me divirto com moto há 30 anos e praticamente todos os dias, pois ando no mínimo 60 km para ir ao trabalho, naturalmente alivei o pedal para a moto não travar a roda e inevitavelmente eu conhecer o chão mais de perto.
Há situações em que eu uso só o traseiro. Ex: quando estou entre os carros e tenho que fazer zigue-zague/manobra. Experimente, não use o freio dianteiro. O freio traseiro direciona melhor a moto deixando a manobrabilidade melhor.
Abs.
Jonir
robsoncassol
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:49

Boa Tarde

Estou querendo comprar uma Shadow 750, mas ainda não decidi qual ano. Gostaria de saber a partir de qual ano ela começou a sair com ABS ?

Tentei buscar no fórum a resposta para esta pergunta mas não consegui. Obrigado.
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Robson, o ABS veio com o modelo 2011, a Shadow Spirit.
Abs.
Jonir
robsoncassol
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:49

Obrigado Jonir, era o que eu temia. Gostaria de comprar uma com ABS mas que também tivesse um banco decente para o carona. E a partir de 2011 o banco do carona ficou menor não é mesmo?
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Exatamente Robson.

Eu mandei fazer um banco no Erê. Ele denominou de "Canibal"(rsrsrs, pois come gente).

Brincadeiras a parte, é um banco melhor que o original para o carona(qq um é melhor que o original - não pensaram no carona, pois essa moto foi lançada nos EEUU e parece que lá o pessoal anda mais sozinho).

Não ficou um banco totalmente confortável para o carona, mas uma viagem de até uns 300 km a minha mulher não reclama, só me fala que o banco da Shadow 600 era melhor.

Particularmente, foi o primeiro banco que ele fez para a Spirit nesse estilo.
Companheiros que veem a minha moto nos encontros da vida gostam muito, pois ele não tirou o estilo da moto e deu maior conforto à carona.

O banco original é horrível para o carona, mas eu acho bem bonito.

A outra opção que o Erê tem a moto fica horrível, isto na minha avaliação, mas é hiper confortável. Ficou parecendo uma poltrona em cima da moto.

Tem o banco do Pedrinho, se não me engano, enfim, existem opções, mas certamente terás que trocar o banco.

Para o piloto o banco é bem confortável. Viajei em abril do Rio para Porto Seguro e foi tranquilo, apesar do meu sobrepeso(100 kg).

É isso. Estou satisfeitíssimo com a minha moto. Não dá problema algum, só a manutenção necessária mesmo. Hoje se eu tivesse que trocar, muito provavelmente pegaria outra, sendo desta vez a azul. A minha 600 era azul e só tive felicidades com ela. Acho que é o BEM de Shadow, proporcionar felicidade(em geral das duas rodas).

Só uma coisa: TODA MOTO(exceção de algumas Harley) são desconfortáveis para o carona.(EX: Midnight, Boulevard). A Vulcan eu não tenho informação.

Abs.
Jonir
robsoncassol
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:49

Nossa Jonir, muito bom ouvir as experiência dos outros para acabar com nossas dúvidas. Agora só falta achar uma pra usada pra comprar, porque pesquisei e não to encontrando Shadow 2011 com ABS a venda, pelo jeito quem tem não quer vender hehe.

Obrigado
Responder