Shadow 750: Freios, Franagem etc
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda
-
- Moderador
- Mensagens: 4103
- Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
- Localização: São Paulo
- Contato:
Renan, o freio traseiro da Shadow é tambor e a eficácia é menor. Seu uso é para diminuir a velocidade de forma "leve". Lembre-se que, se travar a roda traseira, o motor morre e aí piora a situação. Até hoje nunca tive problemas com o sistema de freios da Shadow750, combinando o uso dos dois.
Não se preocupe com isto Renan, certa vez o Alexandre Barros falou no programa do Reginaldo Leme: "freio traseiro em moto grande só se usa no molhado..." Como disse o Jirschik, nas custom o freio traseiro é só para dar uma reguladinha de leve na frenagem, o que segura de fato é o freio dianteiro.
Menos mal, deve funcionar igual a Mirage 250 então, a moto não para de sopetão e o freio traseiro lhe da a segurança para parar suavemente em uma distância segura. Acho que isso é quase uma característica das customs.
Meu receio, como eu disse, é ter que freiar bruscamente e em curta distância como já ocorreu com a Mirage (e já quase não parei) mas o melhor é manter a direção defensiva e prever uma direção segura. Mas nunca se sabe quando será necessário "chamar" o freio com tudo.
A Shadow 750 tem me chamado muito a atenção por ser uma moto quase no mesmo estilo da mirage, que particularmente gosto (long and low), porém com tecnologia e motores obviamente maiores.
Obrigado pelas dicas!
Meu receio, como eu disse, é ter que freiar bruscamente e em curta distância como já ocorreu com a Mirage (e já quase não parei) mas o melhor é manter a direção defensiva e prever uma direção segura. Mas nunca se sabe quando será necessário "chamar" o freio com tudo.
A Shadow 750 tem me chamado muito a atenção por ser uma moto quase no mesmo estilo da mirage, que particularmente gosto (long and low), porém com tecnologia e motores obviamente maiores.
Obrigado pelas dicas!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
-
- Mensagens: 184
- Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
- Localização: Belo Horizonte
Boa noite amigos! final de semana passado eu vi a minha bisavó, falecida há mais de 20 anos, "I see dead people", desenvolvi o meu sexto sentido através do seguinte evento: Vinha descendo pela Av. Raja Gabáglia, em BH, quando uma caminhãozinho reobcando um carro resolver sair da esquerda, cruzando a pista do meio, para entrar totalmente à direita, tudo isso a poucos metros da minha Sombra 2008, seta? hã...ou seja, fui no reflexo, acredito que apertei demais o freio traseiro, apesar de acionar o dianteiro, a bicha foi saindo de rabeta, minha bisavó nessa hora apreceu sorrindo, a roda derrapando, ela abriu os braços, quando consegui controlar a moto e desviar do maldito caminhão, frustração? só para minha saudosa bisavó, que esperará pelo bisneto mais um tempo..., o céu pode esperar. A pergunta é, na hora de ver a bisavó atrás do toco, é melhor apertar o freio da frente e depois o de trás, ou o inverso? Grato.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
Guilherme, o ideal é acionar os freios simultaneamente.
O que acontece numa situação emergencial é que o nosso instinto é que irá mandar.
Numa situação de extremo perigo em que passei, muito parecida com a que mencionaste, apertei os dois freios, pois já faço isso normalmente, com a proporção "muito mais" o dianteiro(dito 70%) e "muito menos" o traseiro(dito 30%). A minha roda traseira chegou a dar uma travadinha, mas como já me divirto com moto há 30 anos e praticamente todos os dias, pois ando no mínimo 60 km para ir ao trabalho, naturalmente alivei o pedal para a moto não travar a roda e inevitavelmente eu conhecer o chão mais de perto.
Há situações em que eu uso só o traseiro. Ex: quando estou entre os carros e tenho que fazer zigue-zague/manobra. Experimente, não use o freio dianteiro. O freio traseiro direciona melhor a moto deixando a manobrabilidade melhor.
Abs.
O que acontece numa situação emergencial é que o nosso instinto é que irá mandar.
Numa situação de extremo perigo em que passei, muito parecida com a que mencionaste, apertei os dois freios, pois já faço isso normalmente, com a proporção "muito mais" o dianteiro(dito 70%) e "muito menos" o traseiro(dito 30%). A minha roda traseira chegou a dar uma travadinha, mas como já me divirto com moto há 30 anos e praticamente todos os dias, pois ando no mínimo 60 km para ir ao trabalho, naturalmente alivei o pedal para a moto não travar a roda e inevitavelmente eu conhecer o chão mais de perto.
Há situações em que eu uso só o traseiro. Ex: quando estou entre os carros e tenho que fazer zigue-zague/manobra. Experimente, não use o freio dianteiro. O freio traseiro direciona melhor a moto deixando a manobrabilidade melhor.
Abs.
Jonir
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 14 Mai 2013, 23:49
Boa Tarde
Estou querendo comprar uma Shadow 750, mas ainda não decidi qual ano. Gostaria de saber a partir de qual ano ela começou a sair com ABS ?
Tentei buscar no fórum a resposta para esta pergunta mas não consegui. Obrigado.
Estou querendo comprar uma Shadow 750, mas ainda não decidi qual ano. Gostaria de saber a partir de qual ano ela começou a sair com ABS ?
Tentei buscar no fórum a resposta para esta pergunta mas não consegui. Obrigado.
Robson, o ABS veio com o modelo 2011, a Shadow Spirit.
Abs.
Abs.
Jonir
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 14 Mai 2013, 23:49
Obrigado Jonir, era o que eu temia. Gostaria de comprar uma com ABS mas que também tivesse um banco decente para o carona. E a partir de 2011 o banco do carona ficou menor não é mesmo?
Exatamente Robson.
Eu mandei fazer um banco no Erê. Ele denominou de "Canibal"(rsrsrs, pois come gente).
Brincadeiras a parte, é um banco melhor que o original para o carona(qq um é melhor que o original - não pensaram no carona, pois essa moto foi lançada nos EEUU e parece que lá o pessoal anda mais sozinho).
Não ficou um banco totalmente confortável para o carona, mas uma viagem de até uns 300 km a minha mulher não reclama, só me fala que o banco da Shadow 600 era melhor.
Particularmente, foi o primeiro banco que ele fez para a Spirit nesse estilo.
Companheiros que veem a minha moto nos encontros da vida gostam muito, pois ele não tirou o estilo da moto e deu maior conforto à carona.
O banco original é horrível para o carona, mas eu acho bem bonito.
A outra opção que o Erê tem a moto fica horrível, isto na minha avaliação, mas é hiper confortável. Ficou parecendo uma poltrona em cima da moto.
Tem o banco do Pedrinho, se não me engano, enfim, existem opções, mas certamente terás que trocar o banco.
Para o piloto o banco é bem confortável. Viajei em abril do Rio para Porto Seguro e foi tranquilo, apesar do meu sobrepeso(100 kg).
É isso. Estou satisfeitíssimo com a minha moto. Não dá problema algum, só a manutenção necessária mesmo. Hoje se eu tivesse que trocar, muito provavelmente pegaria outra, sendo desta vez a azul. A minha 600 era azul e só tive felicidades com ela. Acho que é o BEM de Shadow, proporcionar felicidade(em geral das duas rodas).
Só uma coisa: TODA MOTO(exceção de algumas Harley) são desconfortáveis para o carona.(EX: Midnight, Boulevard). A Vulcan eu não tenho informação.
Abs.
Eu mandei fazer um banco no Erê. Ele denominou de "Canibal"(rsrsrs, pois come gente).
Brincadeiras a parte, é um banco melhor que o original para o carona(qq um é melhor que o original - não pensaram no carona, pois essa moto foi lançada nos EEUU e parece que lá o pessoal anda mais sozinho).
Não ficou um banco totalmente confortável para o carona, mas uma viagem de até uns 300 km a minha mulher não reclama, só me fala que o banco da Shadow 600 era melhor.
Particularmente, foi o primeiro banco que ele fez para a Spirit nesse estilo.
Companheiros que veem a minha moto nos encontros da vida gostam muito, pois ele não tirou o estilo da moto e deu maior conforto à carona.
O banco original é horrível para o carona, mas eu acho bem bonito.
A outra opção que o Erê tem a moto fica horrível, isto na minha avaliação, mas é hiper confortável. Ficou parecendo uma poltrona em cima da moto.
Tem o banco do Pedrinho, se não me engano, enfim, existem opções, mas certamente terás que trocar o banco.
Para o piloto o banco é bem confortável. Viajei em abril do Rio para Porto Seguro e foi tranquilo, apesar do meu sobrepeso(100 kg).
É isso. Estou satisfeitíssimo com a minha moto. Não dá problema algum, só a manutenção necessária mesmo. Hoje se eu tivesse que trocar, muito provavelmente pegaria outra, sendo desta vez a azul. A minha 600 era azul e só tive felicidades com ela. Acho que é o BEM de Shadow, proporcionar felicidade(em geral das duas rodas).
Só uma coisa: TODA MOTO(exceção de algumas Harley) são desconfortáveis para o carona.(EX: Midnight, Boulevard). A Vulcan eu não tenho informação.
Abs.
Jonir
-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 14 Mai 2013, 23:49
Nossa Jonir, muito bom ouvir as experiência dos outros para acabar com nossas dúvidas. Agora só falta achar uma pra usada pra comprar, porque pesquisei e não to encontrando Shadow 2011 com ABS a venda, pelo jeito quem tem não quer vender hehe.
Obrigado
Obrigado