Shadow VT 600C: Dificuldade na partida.

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
betocampana
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Dez 2015, 14:41
Localização: Assis
Contato:

Bom dia, senhoras e senhores das Sombras.

Finalmente atingi meu sonho de adquirir uma estradeira, e tomei por base os tópicos do fórum pra escolher a Shadow 600, citada como uma moto "pra rodar mais de 200.000km sem mexer no motor" e "forte como um tanque de guerra". Como meu foco é andar muito podendo confiar na moto, as custom foram a primeira opção.

O caso é que, não sei se estou fazendo algo errado, por ser uma característica da moto, ou se é realmente um problema, mas em três ocasiões estacionei a Shadow 600 2002 e, quando fui ligar novamente, ela ficou completamente sem partida, sem nem girar o motor de partida. Como se estivesse sem bateria, embora o farol acendesse, as setas e buzina funcionassem. Minutos após, ela liga normalmente.

Duas vezes isso aconteceu quando a moto ficou estacionada em uma rua com inclinação em "n", onde a frente ficou bem mais alta que a traseira (as ruas de minha cidade são feitas no formato de "n", formando um arco para escoar a água da chuva, com ponto mais alto no centro da rua e mais baixo na sarjeta, porém atrapalhando a direção e estacionamento).
A outra situação onde isso ocorreu foi quando esqueci a torneira de combustível fechada (li por aqui que é bom deixar fechada, com moto parada) e andei cerca de 500 metros com ela, parando num posto para calibrar os pneus. Quando fui ligar a moto novamente, ela nem dava sinal de partida, nem girava o motor de partida. Girei a torneira de combustível para ON, e mesmo assim nem sinal de partida.

No primeiro caso da rua inclinada, deixei a Shadow "reta" e em um minuto ela voltou a funcionar o botão de partida.
No segundo caso, ela demorou cerca de cinco minutos pra funcionar o motor de partida.
Quando o motor de partida funcionou, ela ligou normalmente, sem barulhos anormais ou cheiro excessivo de gasolina.

Nos dois casos, a moto estava com mais da metade do tanque de gasolina.

Daí pergunto: a Shadow 600 2002 (dois carburadores) tem algum "sistema de proteção" para não girar o motor de partida no caso de falta de combustível ou inclinação, ou seria algum problema na moto?
Li sobre o botão de partida poder estar com problemas no contato, e sobre vários problemas na bomba de combustível - inclusive de evitar ao máximo deixar acabar a gasolina. Será que a falta de combustível, causada pela inclinação e mangueira fechada, impedem o motor de partida de rodar?
fernandomcdias
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Mai 2014, 23:12
Localização: Olinda

Colega acho que não é problema observa quando a moto não pegar o descanso tem um controle de ponto morto neutro, em neutro abre e fecha. já ocorreu comigo. se não for aperta os cabos da bateria. espero ter ajudado. Olinda
Avatar do usuário
KIDMLIRONMAN
Mensagens: 183
Registrado em: 26 Fev 2014, 19:24
Localização: São Paulo

Virou a chave deu partida e não virou o motor de arranque , fez barulho (tec,tec) e sinal que o automático de partida está com falha e vai parar logo, fácil de resolver , compra um paralelo mesmo de NX 350, Falcom e substitui apenas em caso que tenha certeza que esta danificado.
KIDML IRONMAN
betocampana
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Dez 2015, 14:41
Localização: Assis
Contato:

Encontrei o problema, era no botão do punho, que desliga a moto. Abri, limpei, lixei tudo por ali, aparentemente voltou ao normal. Só achei muita coincidência acontecer sempre no mesmo local onde eu estacionava :mrgreen: mas tou acompanhando e até agora o problema não se repetiu. Menos mal que era algo simples.

Agradeço ao fórum!
Responder