Shadow 750: Cambio & Embreagem

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Pessoal,

Minha moto está com 53.000 km.

Quando ligo a moto e o motor está frio, aciono a manete da embreagem, a passagem de marcha se faz sem esforço. O pedal passa macio.

Depois de rodar uns 10 minutos a passagem de marcha se faz tranquilamente com a moto em movimento, sendo que a dificuldade fica na hora em que vou parar a moto em um sinal(semáforo), por ex.

Estou com dificuldade para colocar em "ponto morto"(p.m.). Procedo como se fosse andar com a moto e aí consigo soltar o pedal, achando o p.m. Algumas vezes, nem mesmo tentando andar com a moto resolve, ou seja, não consigo desengatar a marcha.

Será que a embreagem está no fim?

Regulagem do cabo OK!

Um amigo meu falou que pode ser do cabo, pois ainda é o originalíssimo.

Li alguma coisa dizendo que pode ser os separadores da embreagem empenados ou a contraporca do cubo da embreagem solta.

Aguardo ajuda com comentários.
Jonir
Vinicius Alexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Set 2014, 10:17
Localização: Cacoal

Comprei recentemente minha primeira moto custom, uma Shadow 2014 com ABS,

ela fez 2 meses de vida comigo, e como relatado pelo nosso amigo acima, as vezes também sinto

dificuldade de por a moto em ponto morto, o bagulho pula pra 2ª, volta para 1ª, e não tem

cristo que faz parar em ponto morto, ai do umas aceleradinhas como se fosse sair, e as vezes engata.

Mais isso acontece as vezes.

Outra coisa, ja aconteceu comigo de eu estar de segunda, acelerando... e a marcha simplesmente ir para "neutro" sozinha... já aconteceu comigo 2 vezes...

Espero que eu não seja um "sortudo" e pegar uma moto com algum defeito de fabrica.

Abraços.
Vinícius Alexandre
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Fala Vinicius!!

Primeiramente, a regulagem do manete da embreagem está correta?
Se estiver com folga excessiva vai ocasionar exatamente isso aí, dificuldade de passar marcha.

Estranho esse pular de marcha. Você não acelerou demais em segunda?
Jonir
Vinicius Alexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Set 2014, 10:17
Localização: Cacoal

Jonir escreveu:Fala Vinicius!!

Primeiramente, a regulagem do manete da embreagem está correta?
Se estiver com folga excessiva vai ocasionar exatamente isso aí, dificuldade de passar marcha.

Estranho esse pular de marcha. Você não acelerou demais em segunda?

Poisé... uma vez aconteceu quando eu dei uma "esticadinha", a outra tava acelerando normal...

Agora, dei uma regulada na minha embreagem, não sei como dizer, mais percebi que ela tava "curta",

pois liguei a moto engatada e ela meio que andou um pouco, ai percebi que faltava embreagem,

ai deixei ela razoavelmente "alta", ta até dificil de acostumar (risos), acostumado a mal soltar

e a bixona sair andando, agora tem que soltar bastante pra ela começar a andar.

As marchar estão engatando melhor agora.

Contudo, ainda da aquele "clack" alto, quando engata a 1ª, e as vezes na 2ª e 3ª, muito raro

de 3ª.

O que me estranhou mesmo foi a marcha cair para neutro do nada.

Daki uns dias vou fazer a 2ª revisão dela (como ando na minha Black Widow todo dia, em dois meses

ja rodei 5 mil km) ai falo com os mecanicos sobre isso.

Vlw e abraço Jonir!
Vinícius Alexandre
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Camarada, o clack é normal do cardã e correia.
Depois vou te enviar por email uns anexos que você vai gostar.
Ah! Já aconteceu com a minha, poucas vezes, de 2a p/ 3a.ir para p.m.
Mas nunca mais. De repente é o nosso jeito no início.
Abs.
Jonir
Evandro S Nunes
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jul 2015, 19:15
Localização: Ribeirópolis

Amigos boa noite, sou proprietário de uma Shandow 750cc ano 2008 super conservada, adquirir ela com 6.800 kms, moto só rodava aos domingos "estiados" e depois na garagem, incrível, graças a Deus. Agora tenho uma dúvida: AO PASSAR A PRIMEIRA MARCHA, aperto a manopla até o final e quando passo a primeira ELA DÁ UM PEQUENO TRANCO SECO, como é minha primeira moto custom Shandow sou inexperiente com sua mecânica, por isso peço ajuda aos colegas do Forum. Obrigado.
Raulz
Mensagens: 59
Registrado em: 30 Ago 2012, 08:39
Localização: Caraguatatuba

Olá Evandro,

essa dúvida é mt comum nos iniciantes da sombra, eu tb tive essa dúvida e encontrei aqui a resposta hehehe :D

Pode ficar tranquilo, elá dá esse tranco msm. Não sei a explicação técnica, mas sei que é normal na Shadow.
"Freedom is a full tank"
adrianogabiru
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jul 2013, 14:07
Localização: Sorocaba

Alguém já trocou os discos da embreagem da Shadow 750?

Estava vendo o catálogo de peças da Honda e não mostra a guarnição da tampa, aqui na concessionária o atendente do serviço de peças também ficou na dúvida.
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Jonir escreveu:Estou com dificuldade para colocar em "ponto morto"(p.m.). Procedo como se fosse andar com a moto e aí consigo soltar o pedal, achando o p.m. Algumas vezes, nem mesmo tentando andar com a moto resolve, ou seja, não consigo desengatar a marcha.
Pessoal e Jonir, acabei de comprar minha Shadow 2011. Só alegria! Porém estou apanhando para achar o neutro. Tem alguma regulagem para isso, ou alguma dica? Teve um sinal que fiquei tanto pulando de 1a p/ 2a sem achar o neutro, que ele ficou fechado, eu tentando... abriu e eu não tinha achado o neutro.

Alguma dica de algum amigo experiente que resolveu ou diminuiu o problema?
Abraços!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Acelere o motor e faça a troca da marcha com o motor em rotação mais alta, constante. Isso deixa o câmbio mais leve.
Imagem
Responder