Shadow VT600: Bomba de Gasolina e Torneira

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Avatar do usuário
Cesar Dhal
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Out 2013, 13:19
Localização: Rio de Janeiro

Jones escreveu:
Cesar Dhal escreveu:
Jones escreveu:Cesar Dhal, obrigado pelo esclarecimento. Gostaria que você me mandasse o material por e-mail, o meu e-mail é: [PROIBIDO DIVULGAR E-MAIL NO FÓRUM]
Com relação a minha dúvida de compra, caso fosse você, você optaria pelo modelo 98 ou 2005?
Valeu! :D
PROIBIDO DIVULGAR E-MAIL NO FÓRUM. Mais detalhes em: Sobre divulgar endereços de email

Divulgar e-mail nos posts não é mais permitido para evitar que o fórum seja alvo de robôs de spam. Para informar um endereço de e-mail para outro usuário utilize MP (mensagem privada) ou crie uma conta no EmailGuard e informe no campo "Link de e-mail protegido" no seu perfil.

DehCarmo - Moderação

Bom Dia Jones, as duas são muito boas, são motos quase inquebráveis, e na minha opinião, em muitos aspectos superiores as HD. Mas minha preferência seria comprar uma 2003 em diante por que são mais fáceis de manutenção, o carburador é mais acessível, o resto é igual. Tem uma amigo do FB o Cleverson, refez o quadro todo da dele e fez uma hard tail. Uma chooper muito fera. Ele resolveu um problema da Shadow que eu descobri já há um tempo. O quadro da Shadow é diferenciado nos dois lados. até hoje não entendo por que, olha só o da sua do lado do pedal de marcha e do lado do freio traseiro. Pra tirar a bomba de agua dela é preciso baixar o motor no quadro sem retirar ele do berço. Analisa e me diz depois.
Pode deixar que até o final da tarde tá no seu email, ok? Abração!
Valeu meu brother. Sobre a chopper do teu amigo, tem foto dela pra gente ver?

Jones vc tem FB? Se tem procura lá o meu nome e solicita amizade, ok? Não sei se da pra postar foto aqui, nunca tentei, e ultimamente não tenho visto ninguem conseguindo postar fotos. Vai lá no FB, valew?
Abração!


Eheheeh vc tá certo, é chopper... :lol:
juca fonseca
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Jul 2015, 12:09
Localização: Porto Seguro

Robecar escreveu:Galera, também sofri do "Mal da Bomba" que assombra os proprietários de Shadow 600. A moto começou a falhar, parou duas vezes no mesmo dia. Pensei inicialmente ser parte elétrica, mas conferi tudo e estava OK. Parti para a famigerada... e constatei que estava falhando em alta (parava de funcionar quando a aceleração aumentava). Não deu outra, arranquei a bixa e liguei o gas direto. Agora, a gravidade faz o serviço (rrrssss....). Tá funcionando normal, em alta e baixa, sem falhas. A única cautela que adotei, a partir de agora, foi a de desligar sempre a torneirinha quando ela fica parada.
Dane Silva
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Jul 2015, 20:55
Localização: Salvador

Ola Sombreiros,

Sou nova aqui no fórum (apesar de acompanhar sempre). Tenho uma Shadow 600 1998 com 45 mil Km rodados.

No ano passado, em minhas viagens, percebi que ela estava dando umas 'falhadas', a priori pensei que tivesse abastecido com gasolina adulterada, pois quando eu enchi o tanque, ela voltou a funcionar normalmente. Voltando de viagem, levei no mecânico que informou que a moto não tinha bomba (para minha surpresa). Ele sugeriu instalar uma bomba, no que MELHOROU MUITO a potência ao meu ver e desempenho. Na época, paguei por uma bomba usada que foi adaptada (R$170,00 pilas, isso em novembro de 2014).
Só que agora a bomba deu problema! Notei que a moto tinha perdido potência drasticamente, não passando de 70Km/hora. Levei em outro mecânico, que sugeriu tirar a bomba, mas como gostei de rodar com a bomba, decidi por comprar outra. Como bomba achei por 500 pilas aqui no Brasil, decidi importar da China, paguei 20 dólares! Isso mesmo: 20 dólares!!!!

Conclusão: vou rodar com ela sem bomba até a bomba original vindo da china chegar (demora uns 2 meses). Depois retornarei aqui no fórum para relatar sobre o desempenho sem bomba e com bomba quando instala-la.

Detalhes: Sem bomba, o consumo estava em 18Km/L. Com bomba, o ficou em 20Km/L. Agora que tirei a bomba de novo, farei o teste de novo.

A moto uso pouco na cidade, evitando engarrafamento (aquece muito o lado direito). Bom mesmo para cair na estrada. Rodo nela a 110 Km/h na estrada.
Talvez o que irei relatar aqui, seria necessário postar em outro tópico, mas, a nível de arrefecimento, a ventoinha estava quebrada, levei num eletricista que resolveu o problema. O radiador 'furou' 3 vezes :x e sempre eu levava pra soldar. Até que troquei de mecânico e este deu a real: TROQUE SEU RADIADOR. Foi olhar o preço e passava de Mil pilas! Fucei, fucei e importei um radiador novo por 65 dólares, mais 50 reais que paguei nos correios para retirar. Instalei essa semana.

TESTE: Pegarei estrada (coisa de 100 Km) para testar o novo radiador e a moto sem a bomba de gasolina, darei o feed back aqui depois.

Abraços sombreiros
Jones
Mensagens: 38
Registrado em: 03 Jan 2015, 16:00
Localização: Natal

Dane Silva escreveu:Ola Sombreiros,

Sou nova aqui no fórum (apesar de acompanhar sempre). Tenho uma Shadow 600 1998 com 45 mil Km rodados.

No ano passado, em minhas viagens, percebi que ela estava dando umas 'falhadas', a priori pensei que tivesse abastecido com gasolina adulterada, pois quando eu enchi o tanque, ela voltou a funcionar normalmente. Voltando de viagem, levei no mecânico que informou que a moto não tinha bomba (para minha surpresa). Ele sugeriu instalar uma bomba, no que MELHOROU MUITO a potência ao meu ver e desempenho. Na época, paguei por uma bomba usada que foi adaptada (R$170,00 pilas, isso em novembro de 2014).
Só que agora a bomba deu problema! Notei que a moto tinha perdido potência drasticamente, não passando de 70Km/hora. Levei em outro mecânico, que sugeriu tirar a bomba, mas como gostei de rodar com a bomba, decidi por comprar outra. Como bomba achei por 500 pilas aqui no Brasil, decidi importar da China, paguei 20 dólares! Isso mesmo: 20 dólares!!!!

Conclusão: vou rodar com ela sem bomba até a bomba original vindo da china chegar (demora uns 2 meses). Depois retornarei aqui no fórum para relatar sobre o desempenho sem bomba e com bomba quando instala-la.

Detalhes: Sem bomba, o consumo estava em 18Km/L. Com bomba, o ficou em 20Km/L. Agora que tirei a bomba de novo, farei o teste de novo.

A moto uso pouco na cidade, evitando engarrafamento (aquece muito o lado direito). Bom mesmo para cair na estrada. Rodo nela a 110 Km/h na estrada.
Talvez o que irei relatar aqui, seria necessário postar em outro tópico, mas, a nível de arrefecimento, a ventoinha estava quebrada, levei num eletricista que resolveu o problema. O radiador 'furou' 3 vezes :x e sempre eu levava pra soldar. Até que troquei de mecânico e este deu a real: TROQUE SEU RADIADOR. Foi olhar o preço e passava de Mil pilas! Fucei, fucei e importei um radiador novo por 65 dólares, mais 50 reais que paguei nos correios para retirar. Instalei essa semana.

TESTE: Pegarei estrada (coisa de 100 Km) para testar o novo radiador e a moto sem a bomba de gasolina, darei o feed back aqui depois.

Abraços sombreiros
A manutenção das Sombras aqui no Brasil é loucura mesmo. Estou aguardando o seu teste com a bomba "made in China". Valeu!
Forte Abraço!
/+/ JONES /+/
Avatar do usuário
kicuo
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Fev 2013, 10:09
Localização: Recife

Prezados amigos!

Voltando ao assunto sobre a bomba de gasolina da Shadow 600, não sei se já foi explicado aqui, caso tenha sido, gostaria de ratificar.

Sou engenheiro mecânico, e recentemente também adquiri uma linda e maravilhosa Shadow 600 ano 2000, super conservada de um grande parceiro de estrada ... da cidade de Gravatá - PE.

Para motos com sistema de injeção eletrônica, a bomba de gasolina é imprescindível...pois os bicos injetores precisam receber a gasolina sob pressão para poder pulverizar o combustível no coletor de admissão e por consequência, a mistura com o ar e prosseguir com a queima.

Para nossas Shadow 600 entre outras que possuem sistema de carburação (mistura e pulverização de combustível de forma mecânica), e que possuem cilindrada acima de 500cm³, a necessidade da bomba é pelo seguinte:

Para as motos que possuem o tanque abaixo do nível dos carburadores (Boulevard C1500), não precisa nem explicar, não é? A bomba precisa mandar a gasolina para os mesmos.

Para as motos que o tanque está acima do nível dos carburadores, a gasolina desce por gravidade sem problemas ... não necessitando da bomba de gasolina.
Entretanto ... como é o caso de vários parceiros aqui do Forum ... as pessoas que retiram a bomba notam suas máquinas falhar em rotações mais elevadas ... em velocidades acima de 120km/h.

Na verdade a moto não fica sem força diretamente por causa de ausência da bomba, pois não é como injeção eletrônica que precisa estar o tempo todo pressurizando o combustível nos bicos injetores.
A moto fica sem força porque a única razão de existir a bomba de gasolina na Shadow 600, é que ela mantém o fluxo de combustível proporcional ao consumo instantâneo do motor.
A bomba da nossa "sombra" apenas alimenta e mantém o nível de gasolina nas cubas dos carburadores.
Quando aceleramos mais forte nossas máquinas, o consumo de gasolina fica maior que a vazão de reposição para as cubas dos carburadores, no caso das motos que foram retiradas as bombas.

Como todos fazem aqui, retiram a bomba e deixam com o filtro de gasolina direto para os carburadores.

O filtro por sua vez, foi dimensionado, com uma micragem (abertura de passagem da malha) no qual precisa dessa bomba para vencer essa resistência, e filtrar, e por fim, mandar a gasolina para os carburadores.
Com a retirada da bomba, apenas com a ação da gravidade não consegue manter o fluxo necessário para enchimento das cubas dos carburadores.

Solução: Ou colegas terão que repor a bomba ... ou retirar o filtro, ligar direto.

Isso mesmo: Falei RETIRAR o filtro.

Com a retirada do filtro, consegue-se manter o fluxo de gasolina para as cubas, sem restrições, e não dá a perda de potência como é de fato para muitos aqui.

Atenção!!!! A minha está assim, sem o filtro. Entretanto, limpei todo o tanque de gasolina, e apenas abasteço com gasolina aditivada de um posto conhecido de confiança, para me certificar que não venha impurezas na gasolina (partículas sólidas).

Caso alguma partícula sólida entre nos carburador, poderá entupir a passagem da gasolina e a moto ficar falhando. Nada de extremamente grave.
Apenas vocês terão que mandar fazer toda a limpeza do carburador.

Meu amigo e parceiro que peguei a moto também rodava sem o filtro ... e nunca tivemos problemas.

A explicação é essa pessoal, sobre a causa da falha pela retirada da bomba, e a solução é botar a bomba de novo, ou rodar sem o filtro.
Mas ratifico aqui: É UM PROCEDIMENTO QUE RESOLVE O PROBLEMA, MAS NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE É RECOMENDADO.

Teremos que tomar cuidado com a origem da gasosa.
No meu caso, estou sempre alerta a isso e não tenho problemas.

Kicuo Sonoda

Engº Mecânico - Vazão Engenharia e Montagem
Kicuo Sonoda

Eng° Mecânico - Vazão Engenharia e Montagem
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

Bom dia Pessoal, recentemente tirei o tanque da minha shadow 600 para verificar como estava o registro de gasolina e pra dar um limpada no sistema de ar (filtro, mangueiras). Quando desmontei fiquei com duas duvidas:
1- Verifiquei que o registro mesmo na posição OFF ainda estava passando gasolina, existe alguma coisa que eu possa fazer pra resolver este problema ou terei que comprar outro mesmo?
2- Quando fui limpar o suporte do filtro de ar verifiquei que existe umas borrachas que segundo o manual tem que ser vedadas com um adesivo chamado cemedine, não o encontrei pra comprar em lugar nenhum, alguém sabe algum produto equivalente? Obrigado.
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

Bom dia Pessoal, recentemente verifiquei que meu registro a vácuo estava com o diafragma ruim e precisava ser trocado, pois bem, fui na Honda e pedi o reparo. Minha dúvida é a seguinte, preciso passar algum tipo de cola para juntar as partes do registro ou é só por pressão da peça mesmo? Obrigado.
brunofrbsilva
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Dez 2015, 08:31
Localização: Ourinhos

Bom dia Pessoal, só pra contribuir caso alguém tenha esta mesma dúvida, não vai nenhum tipo de cola no registro a vácuo é só por pressão mesmo, só se atentem a parte de alumínio onde vai as mangueiras de gasolina pois no meu caso estava um pouco empenada, neste caso peguem um pedaço de vidro plano, uma lixa 600 e uma lixa 1200 e passem a peça com movimentos circulares na lixa 600 e depois na 1200 para dar acabamento, utilizem agua com detergente para auxiliar o processo. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição. Abrçs.
franceschini
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Out 2017, 03:44

a minha tem o mesmo problema na verdade não sei onde colocar as posições ; pode me ajudar ?
comprei uma 2002 fazem 1 semana e ela não ta avisando quando chega na reserva do tanque. esse dias abateci com 160 km e coube 10 litros, conclui que tem algo errado , pois só tinha 1 l no tanque e a moto não apagou ou falhou antes pra avisar ...
VALTERLI
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Fev 2018, 11:01

Boa tarde a todos

Alguém pode.me ajudar nessa dúvida
Tenho uma shadow 1999 e sou apaixonado pela moto
Ontem qdo liguei a moto na garagem começou a vazar muito gasolina embaixo do banco e caiu muito no chão, tirei o banco e a bomba estava toda encharcada com muito vazamento retirei e fiz a famosa ligação direta e está funcionando normalmente.
Alguns dizem que pode aquecer o cabeçote e danificar as válvulas, outros dizem que o tanque qdo chegar no.meio a moto não anda mais, outros que não passa dos 80km pois começa a falhar, quem anda sem a bomba podem me ajudar com suas opiniões pois fiquei preocupado sem a bomba.
Eu pesquisei a.bomba na Honda e cai de costas R$1000,00 um absurdo, não tenho coragem de pagar isso um roubo.
Encontrei no mercado livre a.chinesa por R$200,00, alguém já colocou vale a.pena, um mecânico me falou que dura 3 meses, será que ė verdade.
Também encontrei no.mercado livre uma empresa que faz o.reparo borrachas dessa bomba e está vendendo por R$86,00 , e falou que é bom, alguém já.colocou pois esses.diafragmas que é responsável pelo vazamento.
Por favor me retornem com essas dúvidas

Obrigado
Valter
Responder