Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

RenanSP escreveu:
Vitor_Coutinho escreveu:Pessoal, estou com um probleminha na sombra.

Aquele reservatório de fluido de arrefecimento que fica na balança, (entre o motor e a roda traseira), é fixado através de uma "orelinha" do lado esquerdo e um "pininho igual ao das tampas laterais" do lado direito.

Quando comprei a minha ele veio com estes locais de fixação todos fud@#$. E uma proteção por baixo, uma chapa de aço que é fixada no mesmo local do reservatório do lado esquerdo e no suporte do escapamento do lado direito.

Eis ai a minha dor de cabeça. :evil: Esse suporte tem a maior facilidade de esbarrar em quebra-molas (coisa que onde moro tem aos montes e tudo no estipo pico do everest), e toda vez que esbarra entorta para trás e a merd* tá feita. O reservatório fica balançando, e já aconteceu te até romper um das mangueiras. :x

Essa proteção é original da sombra? Nunca vi ninguém com isso. Já procurei até um reservatório pra comprar mas não achei na net. Só na Ronda, ai já viu o preço neh. :shock:

Se possível alguém me dê uma ajuda ae.
Vlw!!

Cara...

Essa chapa é justamente para proteger o reservatório de pancadas...na minha opinião, a exemplo do "protetor de retificador" não protege cazzo nenhum...como no seu caso. Arranca ele e tenta ver se sem ele o reservatório nao vai ficar balançando...

ele não é original da Shadow, e um reservatório desses novos para a 600 você encontra por uns 90 reais via ML.

Abs.
Pois é Renan. Também acho, mas a o retificador ainda dá uma estética na bixa. Essa daí nem isso faz.
Pode crer. Vou dar uma procurada.
Tonka
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Mar 2014, 13:36
Localização: São Gonçalo

Bom dia galera, muitos ainda não me conhecem, já me apresentei no tópico apresentações.
Tonka escreveu:Olá galera, meu nome é Antônio (Tonka) sou de São Gonçalo/RJ e o mais novo e feliz proprietário de uma Shadow VLX prata 2001/2002, com 46.000 km rodados, sou motociclista há 8 anos, tenho também uma Tornado 2007 preta, que uso no dia a dia. Comprei a minha Shadow dia 14/03/14 ou seja semana passada e pretendo usar muito e aproveitar essa brutal ferramenta de pesquisa para conhecimento e manutenção de nossas máquinas. Além de fazer bons amigos(as).

Abraços e boas curvas.
Bem vamos lá, como mencionei, comprei minha sombra no inicio deste mês de março/014, e antes de fazer uma viagem ("pretendia" ir ao 19º OSTRACYCLE que esta rolando de 27 a 30 de março em Rio das ostras/RJ) já viram que não fui...!! :cry: Mandei fazer uma revisão na motoca, velas, filtro de ar, limpeza dos carbura, lonas, pastilhas, inspecionar o sistema de arrefecimento etc..

Bem tudo resolvido, partimos para o sistema de arrefecimento descobrimos que: :shock:
mariopsi escreveu:Amigos,
Minha Shadow 2001 está vazando líquido de arrefecimento pela bomba. Lá embaixo. Em um pequeno furo que existe nela.
[/b]Só uso líquido original da Honda.
O que pode ser?
:shock: :shock:
Heverson escreveu:A vedação (selo mecânico) da bomba d'água que falhou.
Este pequeno furo da bomba serve para escoar o líquido arrefecedor para fora do motor quando a vedação dá problema. Isto não deixa o líquido arrefecedor ir para o carter do motor.
mariopsi escreveu:
="mariopsiAmigos,
No manual de serviços da Shadow 600, consta que caso haja vazamento do líquido de arrefecimento na bomba d’água, é possível abrir a bomba sem retirar o motor e substituir o selo mecânico bomba (retentor).
Alguém tem uma opinião sobre isso? ).
).Acredito que minha bomba está funcionando bem, pois a moto não está superaquecendo. Raramente a ventoinha liga. Somente em dias quentes com engarrafamento e andando muito. Porém, está pingando líquido de arrefecimento levemente em um buraco na bomba.
Agradeço a atenção e aproveito para divulgar meu blog onde estou restaurando uma Virago 250. “http://www.mariomotoseviagem.blogspot.com.br/
Abração
Minha duvida ainda é a seguinte:

Trocar realmente a bomba ?? * R$ 700,00 na autorizada aqui no RJ (20 dias p/ chegar) :oops:

No Mercado Livre achei uma que também alega ser original e nova : R$ 600,00 + frete
Me ofereceram uma usada (R$ 330,00) alega que está em "perfeitas condições" :roll:

o meu mecânico alega que esta última opção ( abrir a bomba sem retirar o motor e substituir o selo mecânico bomba, retentor), não é recomendável pois pode voltar a ter problemas e será $$$ jogado fora, insiste em trocar a bomba por uma nova original..

Sugestões ???

Valeu galera
Vos suae quisque fortuna faber est
Você é o arquiteto de sua própria sorte
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

Amigo. Tentarei ser o mais direto possível. Pretende ficar mt tempo c a moto? Tem completa confiança nesse mecânico? Se respondeu sim as duas perguntas compre uma bomba original e nova. E um bom investimento.
Live to ride, ride to live...
Tonka
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Mar 2014, 13:36
Localização: São Gonçalo

ramoniaco escreveu:Amigo. Tentarei ser o mais direto possível. Pretende ficar mt tempo c a moto? Tem completa confiança nesse mecânico? Se respondeu sim as duas perguntas compre uma bomba original e nova. E um bom investimento.
Tks ramoniaco, vou seguir seu conselho, na segunda estarei indo na autorizada comprar, só estou P*** da vida pela demora, 700 Dilmas e ainda 20 dias esperando ...

Valeu e boas curvas..
Vos suae quisque fortuna faber est
Você é o arquiteto de sua própria sorte
Tonka
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Mar 2014, 13:36
Localização: São Gonçalo

Tonka escreveu:Bom dia galera, muitos ainda não me conhecem, já me apresentei no tópico apresentações.
Tonka escreveu:Olá galera, meu nome é Antônio (Tonka) sou de São Gonçalo/RJ e o mais novo e feliz proprietário de uma Shadow VLX prata 2001/2002, com 46.000 km rodados, sou motociclista há 8 anos, tenho também uma Tornado 2007 preta, que uso no dia a dia. Comprei a minha Shadow dia 14/03/14 ou seja semana passada e pretendo usar muito e aproveitar essa brutal ferramenta de pesquisa para conhecimento e manutenção de nossas máquinas. Além de fazer bons amigos(as).

Abraços e boas curvas.
Bem vamos lá, como mencionei, comprei minha sombra no inicio deste mês de março/014, e antes de fazer uma viagem ("pretendia" ir ao 19º OSTRACYCLE que esta rolando de 27 a 30 de março em Rio das ostras/RJ) já viram que não fui...!! :cry: Mandei fazer uma revisão na motoca, velas, filtro de ar, limpeza dos carbura, lonas, pastilhas, inspecionar o sistema de arrefecimento etc..

Bem tudo resolvido, partimos para o sistema de arrefecimento descobrimos que: :shock:
mariopsi escreveu:Amigos,
Minha Shadow 2001 está vazando líquido de arrefecimento pela bomba. Lá embaixo. Em um pequeno furo que existe nela.
[/b]Só uso líquido original da Honda.
O que pode ser?
:shock: :shock:
Heverson escreveu:A vedação (selo mecânico) da bomba d'água que falhou.
Este pequeno furo da bomba serve para escoar o líquido arrefecedor para fora do motor quando a vedação dá problema. Isto não deixa o líquido arrefecedor ir para o carter do motor.
mariopsi escreveu:
="mariopsiAmigos,
No manual de serviços da Shadow 600, consta que caso haja vazamento do líquido de arrefecimento na bomba d’água, é possível abrir a bomba sem retirar o motor e substituir o selo mecânico bomba (retentor).
Alguém tem uma opinião sobre isso? ).
).Acredito que minha bomba está funcionando bem, pois a moto não está superaquecendo. Raramente a ventoinha liga. Somente em dias quentes com engarrafamento e andando muito. Porém, está pingando líquido de arrefecimento levemente em um buraco na bomba.
Agradeço a atenção e aproveito para divulgar meu blog onde estou restaurando uma Virago 250. “http://www.mariomotoseviagem.blogspot.com.br/
Abração
Minha duvida ainda é a seguinte:

Trocar realmente a bomba ?? * R$ 700,00 na autorizada aqui no RJ (20 dias p/ chegar) :oops:

No Mercado Livre achei uma que também alega ser original e nova : R$ 600,00 + frete
Me ofereceram uma usada (R$ 330,00) alega que está em "perfeitas condições" :roll:

o meu mecânico alega que esta última opção ( abrir a bomba sem retirar o motor e substituir o selo mecânico bomba, retentor), não é recomendável pois pode voltar a ter problemas e será $$$ jogado fora, insiste em trocar a bomba por uma nova original..

Sugestões ???

Valeu galera
ramoniaco escreveu:Amigo. Tentarei ser o mais direto possível. Pretende ficar mt tempo c a moto? Tem completa confiança nesse mecânico? Se respondeu sim as duas perguntas compre uma bomba original e nova. E um bom investimento.


Atualizando para amigos que (espero que não ) também tenham que comprar uma:

Bomba Dàgua da Shadow 600 na Autorizada Honda no RJ: R$ 910,00.

Previsão de chegada peça: 15 dias uteis...

Comprada.. !! Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Vos suae quisque fortuna faber est
Você é o arquiteto de sua própria sorte
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Iziiiiiiiiiiiii

Repito que a Honda usa e abusa em achar que as peças deles são banhadas a ouro, incrustradas em diamante, que veio da terra do Eldorado.

Mas veja o lado bom! (sem querer puxar saco de concessionária), no caso da bomba de agua por ex., é uma peça que dificilmente da problema, e considerando o ano de nossas shadows, ainda ter a peça, mesmo que por encomenda, é até, digamos, que uma vantagem.

Boa sorte brother!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Não posso vir aqui comentar que dá xabu na moto, e lasquera... :lol:

Hoje, nessa maravilhosa SP, fiquei, uns 30 min. parado no trânsito com o motor ligado...tipo, anda para, anda para...não nem como passar por corredor mesmo.

Ligou a luz do arrefecimento. Na hora que liberou uma leve esticada a luz apagou. Não percebi se a ventoinha ligou ou não.

A última troca do liquido do radiador fiz em dezembro/13, junto com isso foi trocada a valvula termostatica e o cebolão da ventoinha do radiador também....o mecânico disse que colocou o Radiex azul como liquido de arrefecimento...

Eu não consigo ver o nível da agua, porque a caixa de expansão que fica na parte inferior direita da moto é original ainda, e ta completamente amarelada...

To pensando em completar um pouco o nível dessa agua, porque como ando todo dia com a moto e todo dia pego um pouco de trânsito, é possível que pode ter baixado um pouco a agua.

Ai tava vendo que o Radiex não é lá muito indicado, será que se eu colocar um pouco daquele bardahl azul piora a ziguezira?
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Vitor_Coutinho
Mensagens: 92
Registrado em: 28 Jul 2013, 21:59
Localização: Guidoval

E ai Renan beleza.

Cara pelo pouco conhecimento que tenho não te aconselho a misturar fluidos de marcas diferentes. Pode ser que ocorra alguma reação química indesejada.

Na minha eu utilizo o Coolant da Petronas e água desmineralizada, em proporção 50/50.
Em relação ao reservatório sujo, você pode desmontar e lavar ele. Lava com areia e detergente, que dá pra tirar todo lodo.

O meu eu acabei trocando pois não tinha mais os pontos de fixação (foi tu que me deu a dica vlw).

Abraço.
Tonka
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Mar 2014, 13:36
Localização: São Gonçalo

RenanSP escreveu:Não posso vir aqui comentar que dá xabu na moto, e lasquera... :lol:

Hoje, nessa maravilhosa SP, fiquei, uns 30 min. parado no trânsito com o motor ligado...tipo, anda para, anda para...não nem como passar por corredor mesmo.

Ligou a luz do arrefecimento. Na hora que liberou uma leve esticada a luz apagou. Não percebi se a ventoinha ligou ou não.

A última troca do liquido do radiador fiz em dezembro/13, junto com isso foi trocada a valvula termostatica e o cebolão da ventoinha do radiador também....o mecânico disse que colocou o Radiex azul como liquido de arrefecimento...

Eu não consigo ver o nível da agua, porque a caixa de expansão que fica na parte inferior direita da moto é original ainda, e ta completamente amarelada...

To pensando em completar um pouco o nível dessa agua, porque como ando todo dia com a moto e todo dia pego um pouco de trânsito, é possível que pode ter baixado um pouco a agua.

Ai tava vendo que o Radiex não é lá muito indicado, será que se eu colocar um pouco daquele bardahl azul piora a ziguezira?
Bom dia RenanSP, aproveitando, aonde comprastes a válvula termostática e o cebolão da ventoinha do radiador ? Pergunto pois comprei essa sombra há pouco tempo (inicio do mês de março/14) e depois de levar esta porr**a da Honda na bomba, estou aqui pensado, e se a essas duas peças tiverem ruins também..? ImagemMais um tempo a motocicleta parada ... ImagemImagem

É melhor trocar logo ?? Já tô no inferno abraço o capeta.. !! Imagem

Abços e boas curvas..
Vos suae quisque fortuna faber est
Você é o arquiteto de sua própria sorte
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Tonka escreveu:
RenanSP escreveu:Não posso vir aqui comentar que dá xabu na moto, e lasquera... :lol:

Hoje, nessa maravilhosa SP, fiquei, uns 30 min. parado no trânsito com o motor ligado...tipo, anda para, anda para...não nem como passar por corredor mesmo.

Ligou a luz do arrefecimento. Na hora que liberou uma leve esticada a luz apagou. Não percebi se a ventoinha ligou ou não.

A última troca do liquido do radiador fiz em dezembro/13, junto com isso foi trocada a valvula termostatica e o cebolão da ventoinha do radiador também....o mecânico disse que colocou o Radiex azul como liquido de arrefecimento...

Eu não consigo ver o nível da agua, porque a caixa de expansão que fica na parte inferior direita da moto é original ainda, e ta completamente amarelada...

To pensando em completar um pouco o nível dessa agua, porque como ando todo dia com a moto e todo dia pego um pouco de trânsito, é possível que pode ter baixado um pouco a agua.

Ai tava vendo que o Radiex não é lá muito indicado, será que se eu colocar um pouco daquele bardahl azul piora a ziguezira?
Bom dia RenanSP, aproveitando, aonde comprastes a válvula termostática e o cebolão da ventoinha do radiador ? Pergunto pois comprei essa sombra há pouco tempo (inicio do mês de março/14) e depois de levar esta porr**a da Honda na bomba, estou aqui pensado, e se a essas duas peças tiverem ruins também..? ImagemMais um tempo a motocicleta parada ... ImagemImagem

É melhor trocar logo ?? Já tô no inferno abraço o capeta.. !! Imagem

Abços e boas curvas..
Tonka, vou ficar te devendo essa meu caro, eles trocaram tudo na oficina mesmo que consertou a ziguezira na época...acho que vale a pena você avaliar se as peças ainda estão boas antes de comprar, porque também não é barato!

Mas ao contrário da bomba da agua, essas pelas vc consegue encontrar mais fácil, até pela internet.

Abs!
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder