Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
sergiotux
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Mai 2011, 09:19
Localização: São Paulo

cafb, que dizer que o cebolão é 100, então o motoro todo tem que estar perto disso?
Hoje comprei aqueles termometros de pistola e estou esperando chegar.

Abraços.
cafb
Mensagens: 225
Registrado em: 16 Jan 2013, 15:39
Localização: Rio de Janeiro

Sergiotux.
O sistema de arrefecimento funcionando corretamente,deverá ligar o eletro-ventilador quando a temperatura chegar no valor indicado no cebolão por exemplo:95/87 ou seja ele vai ligar com 95 e desligar com 87.Em funcionamento perfeito o sistema deverá ligar e desligar o eletro-ventilador de tempo em tempo.Em estrada com tempo ameno, velocidade constante, poderá nem ligar o eletro-ventilador.
Abraço
sergiotux
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Mai 2011, 09:19
Localização: São Paulo

cafb, obrigado pelas dicas.
O "ventilador" está ligando, tenho ficado de olho, peguei pouca estrada nesses dias, mas na cidade tem ligado sempre, meu..tá muito quente em SP...rs

Ok, comprei o termometro, aquelas pistolinha no mercado livre, e tenho feito algumas medidas após andar 10km (casa trabalho e trabalho casa)...segue uma média:

Lado esquerdo:
Cilindro da frente
cabecote: 81
base do cilindro: 80
motor frente: 87

Cilindro de tras:
cabecote: 95
base do cilindro: 86
motor tras: 65

Lado direito:
Cilindro da frente
cabecote: 96
base do cilindro: 88
motor frente: 92

Cilindro de tras:
cabecote: 86
base do cilindro: 87
motor tras: 95

Será que alguém tem uma shadow 600 e um termômetro? rsrs
Será que essas temperaturas estão ok?

Eu acho que ela tem esquentado muito rápido e mais que o normal.
Se não for arrefecimento (que já estou descartando) pode ser algum problema no motor?
Algum atrito em algum lugar?

Obrigado a todos.
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

Sergiotux, amigo, nao sei, mas tá estranho isso... veja bem: Se vc alega q esta quente em sp, taí um motivo p moto esquentar. Se tem água no reservatório, blz. Se o cebolão está bem, ótimo (nota-se que vc poderia fazer um teste e pedir emprestado o de algum amigo q tenha a shadow e fazer o teste por um dia, se funcionar diferente que o seu, pode então ter encontrado a solução dos seus problemas). Internamente não pode ser o problema, pois se o atrito das peças fosse maior causando assim o superaquecimento do motor, cooom certeza seu motor já tinha ido p o espaço.
Live to ride, ride to live...
sergiotux
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Mai 2011, 09:19
Localização: São Paulo

ola ramoniaco, obrigado pela ajuda.
Então, eu comprei um cebolão de 85...e valha-me Deus... liga direto..rsrs
Fiz uns testes com a original também e está armando.
Será que é sisma minha????

Estou de olho...se ver alguem de shadow já vou logo pedir para tirar as temperaturas do motor...rsrs

Pessoal...obrigado pela ajuda.

Se conseguir resolver isso aviso aqui.

ramoniaco, que dizer que motor (possivelmente) não seja certo?

Abraços
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

cara, impossivel ser o motor. se nao há barulhos estranhos nele e a rotação dele esta ok (marcha lenta) não há o q se preocupar. Só nem sonhe em deixar cair o nivel de óleo. Shadow é makinão. Adora dar um probleminha aqui e um acolá, p deixar os donos c a pulga atras da orelha, mas são pekenos ajustes e regulagens que c o tempo o dono faz tranquilo e sem eskentar a cabeça. No mais é só prazer. Mas jálhe adianto, não é normal a ventoinha ligar sempre não. Qd tinha a 600, ela so ligava depois de pelo menos uns 15 min parada e c o motor funcionando. Por isso digo que pode ser outra coisa e nao o motor. E só p constar, mesmo c a ventoinha refrigerando o radiador, q isso é bom, por outro lado o uso dela consome bateria. daí um outro probleminha futuro q vc tem de prestar atenção. abraços.
Live to ride, ride to live...
cafb
Mensagens: 225
Registrado em: 16 Jan 2013, 15:39
Localização: Rio de Janeiro

A valvula termostatica deve ter temperatura de abertura inferior ao do cebolão ligar eletro-ventilador,
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

sergiotux escreveu:cafb, obrigado pelas dicas.
O "ventilador" está ligando, tenho ficado de olho, peguei pouca estrada nesses dias, mas na cidade tem ligado sempre, meu..tá muito quente em SP...rs
Camarada,

eu fiquei muito tempo com a pulga atrás da orelha com relação ao aquecimento da minha Shadow.

Depois de muito esquentar a minha cabeça, e trocar a antiga oficina mecânica que eu levava (o antigo mecânico sugeriu com relação ao aquecimento da shadow que eu trocasse a shadow por uma moto menor) dentre outros problemas os respiros da parte de cima do motor estavam todos tapados (!!!), obviamente fazendo com a parte de cima do motor esquentasse MUITO, tendo em vista o óleo não circular direito.

Ta quente todo santo dia, e no anda e para, anda e para da cidade a minha Shadow ta ligando a ventuinha direto. (mas não fica ligada direto, liga...desliga...liga...desliga).

E quando o dia está estupidamente quente, ela ainda solta uns pingos de agua pela mangueira da caixa de expansão que fica embaixo da moto. Mas não estou esquentando a cabeça pois não é nada que baixe o nível. E não sinto aquele calor de moto refrigerada a ar nas pernas.

Só por via das dúvidas, vai que você leva no mesmo mecânico xexelento que eu levava, mas você já olhou se os respiros de ambos cilindros por ventura não estão tapados? Já deu uma esticadona com ela na estrada para ver se esse calor se mantém?
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
100% Jordani
Mensagens: 42
Registrado em: 17 Abr 2012, 13:42
Localização: Fazenda Rio Grande

a minha agora deu pra baixar agua, e bem na bomba :shock:

já me falaram que pra mexer na bomba tem que tirar o motor, mão de obra em 700 paus e mais a bomba outros 700 até 900 conto :|

mas tem também a chegada da mangueira que vem do radiador ali, só que não consigo ver se é nela o vazamento.

já falaram também que pode ser excesso de liquido, o que acho pouco provável pois se fosse vazaria mais pra tras, naquela mangueira de respiro, o que não acontece.

alguma sugestão pra ir atrás?
'' Carteira nunca substituir olho, ouvido... Cerebro'' sr. Miaki
sergiotux
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Mai 2011, 09:19
Localização: São Paulo

100% Jordani escreveu:a minha agora deu pra baixar agua, e bem na bomba :shock:

já me falaram que pra mexer na bomba tem que tirar o motor, mão de obra em 700 paus e mais a bomba outros 700 até 900 conto :|

mas tem também a chegada da mangueira que vem do radiador ali, só que não consigo ver se é nela o vazamento.

já falaram também que pode ser excesso de liquido, o que acho pouco provável pois se fosse vazaria mais pra tras, naquela mangueira de respiro, o que não acontece.

alguma sugestão pra ir atrás?
Jordani, minha experiencia no mês passado:

Mão de obra em SP capital para tirar o motor R$ 1000
Bomba, encontrei na internet original por R$ 600 com frete.
(http://www.goldenmotoparts.com.br/bomba ... 0--todas-/)

Ok, em baixo da bomba d'agua tem um furinho, deita em baixo da moto e olha, o liquido vaza por ali quando o retentor "estraga" isso avisa que tem que trocar pois se o outro retentor (do lado do motor) vazar, vai entrar água no motor ou vazar olho.

Olha lá e vê se tem vestígios de liquido, se não tiver...a bomba está ok.

Obraços...

Sérgio
Responder