Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
bruno.arruda
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Set 2008, 17:44

Olá amigos,

SOu novo no fórum e adquiri uma shadow 600 ano 2000 a cerca de uma semana e meia. Estou muito feliz e empolgado com a máquina, espetacular. Pois bem, De vez em qdo, quando o motor esquenta começa um apitinho beeemmm fraquinho , mas que só acontece qdo a moto não esta sendo acelerada, quando eu acelero o apitinho para. Eu desconfiava que fosse algo na ventoinha, mas levei a moto pra uma revisão e o mecânico me disse que era uma tal de bomba de água, que era bem difícil de conseguir e cara(cerca de uns 500 reais) e que seria arriscado eu não trocar pq poderia do nada ter problemas mais sérios e bater o motor por falta de refrigeração eu acho. O mecânico foi o meu padrasto que indicou e diz que é amigo dele, mas todo mundo é amigo do meu padrasto, e como eu não entendo nada de mecânica(muito menos da shadow) resolvi pedir a opinião de vocês pois achei essa justificativa meio estranha. Muito obrigado e um abraço!
Mickimba
Mensagens: 2916
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga

Como não achei nenhum tópico sobre arrefecimento, vou responder aqui mesmo...

Bruno, seja bem vindo.. Não esqueça de se apresentar no tópico do boteco.. :P

Cara, leva tua moto em um mecânico que entenda de Shadow... Eu tive problemas com mecânicos quando peguei a minha.. Nem o nível do líquido os caras acertaram..

Pesquise com pessal que anda de custom, tem mecânicos feras nessas motos... O meu conheci através de um motogrupo da minha cidade.. O cara fez curso de Shadow na Honda... Daqui a pouco isso não é nada.. A minha faz um leve "apitinho", mas é tão insignificante que nem chego a perceber no dia a dia..

Grande Abraço

:P
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
cesarvenice
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Ago 2008, 20:41

Ola amigao o problema dos mecanicos e este uma vez eu levei uma cbx 750 na honda para fazer uma manutencao isto a uns 10 anos atras e o cara detonou minha moto de la pra ca eu mesmo comecei a mecher na maquina , cheguei a fazer ate a parte de cima do motor quando ela comecou a fumar um pouco , enfim a minha shadow e 98 e tb faz este tal apitinho nunca aconteceu nada eu tenho ela desde zero , e nunca aconteceu nada , mecanico ja vai falar pra vc trocar isto trocar aquilo e no final nao troca nada fica com a peca pra eles e ainda come um dinheiro seu , creio que este apitinho deve ser normal em algumas maquinas prq a minha faz e o nickimba diz que a dele faz tb , agora um conselho se for levar sua maquina em algum mecanico leve em um cara que vc realmente sabe que e bom , senao em vez de um problema vc acaba ganhando 2
Sabre
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Out 2008, 23:07
Localização: Osasco

Galera to num dilema, tenho uma shadow 600, ja por duas vezes, completei o reservatorio de agua com ela fria. Rodei rodei e quando paro parece um chafaris soltando aguar pela mangueira de respiro do reservatorio. Detalhe com ela ligada ou bem quente o nivel fica normal, vejo com a moto reta no cavalete.
Se olho por baixo mesmo fria tem agua so num chega no nivel. Ventuinha funcionando,, oque pode ser alguem tem uma dica legal???
o medo e andar e fundir, e so saio aos fins de semana, será que to ferrado no domingão.??? :( :(
maninhoshadow600poa
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Nov 2008, 12:02
Localização: Porto Alegre

Tche,tenho uma shadow 600 a 5 anos e apoucos dias,quase que sem querer , fui revisar o nivel da agua, afinal nunca tinha feito isso..Bingo, pouca agua...Ora,nunca amigos meus tinham "comentado" o assunto AGUA na Shadow...É um sistema complexo,mangueiras, bomba e se algo entrar em pane sistema todo sai da linha...Calma..Tche, tens o manual de manutençaõ em PDF?Eu tenho e posso te mandar..São 380 páginas e tudo muito bem explicado..Leia, leia, leia e não se assuste..Vais descobrir o que é...Parece problema de bomba.O sistema é simples demais..Vamos ver como posso te mandar ele...Não é venda..rs..Chamaremos de parceria..rs..Abração...
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Na pior das hipóteses pode ser água indo pro motor... aí danou-se...
mas geralmente é coisa boba... pode ser uma mangueira rachada... pode ser também a válvula da tampa do radiador... se ela estiver defeituosa, ela deixa de cumprir a função dela aí também dá vazamentos...
e outra coisa... evite usar ÁGUA no radiador... tem um líquido específico para ele lá na loja da Honda... é tipo o Paraflu que a Fiat usa...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
maninhoshadow600poa
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Nov 2008, 12:02
Localização: Porto Alegre

Estive olhando por aqui e provavelmente seja a Bomba da Agua com vazamento no "selo mecânco"(retentor mecânico).A Bomba fica no lado direito da moto perto do filtro de óleo(tem que tirar a tampa da correia pra ver, desengatar o cambio).Com calma chegas lá..E, claro quando estiver vazando olha neste local..Se for alí é só trocar o retentor..Abraços...
Sabre
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Out 2008, 23:07
Localização: Osasco

opa maninho, brigadão pela oferta tenho tambem o manual em PDF,, ja olhei olhei e num achei nada especifica, mas veja o que acontece,, sa soltando agua pela mangueira do reservatorio a do suspiro mesmo.
Num consigo manter o nivel do reservatorio normal. se coloco o recomendado ela espirra.
Deixei ontem num mecanico comprei o aditivo etileno glicol recomendado no manual. e mandei fazer uma verificação no sistema.
o teste e amanhã vamos ver.. agora o que notamos foi o radiador bastante sujo na comeia e a mangueira do suspiro torcida.Se num for isso ferrou ai possivelmente seja junta do cabeçote, agora a dica da bomba de agua e legal,, nem sabia que tinha e um ponte pra checar.
Amanha dou o resultado de como ficou.
maninhoshadow600poa
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Nov 2008, 12:02
Localização: Porto Alegre

Tche,muita calma nesta hora..A Shadow é uma moto que até é complicado falar dela...Conheço muitos que tem Shadow e nunca falam nada,mesmo porque rodam pouco com ela e é uma ótima moto.Eu ando bastante, até no dia a dia.O que dita a "lenda"..MOTO OU CARRO PARADO ESTRAGA MAIS...Depois que arrumares tenta dar uma volta na quadra na semana...Nossa gasolina é terrivel(comprovado) se parar dias ja faz besteira na moto e aí é um problema atras do outro...Com certeza vais descobrir..Esta do radiador sujo...Putz, faz uma diferença..Ela não respira direito aí embola tudo...É por aí, vamos nos falando..Abraços...Quando resolver avisa...
Sabre
Mensagens: 18
Registrado em: 01 Out 2008, 23:07
Localização: Osasco

Então galera, problema resolvido.. rodei hoje com a sombra e tudo normal, exigi bem da maquina e foi suave.
Pelo jeito era realmente a mangueira dobrada, vou seguir o conselho do maninho, não da sempre mas vou usala 1 ou 2 vezes por semana, acho que ai diminui bem os problemas.
E isso ai agora que venha o sol no final de semana,, :lol: :lol:
Responder