Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
laercio lopes
Mensagens: 52
Registrado em: 17 Ago 2010, 22:21
Localização: Ribeirão Pires

caruso escreveu:
rubens escreveu:Apenas para complementar o assunto, hoje estava dando uma pesquisada nas lojas de moto aqui da cidade e acabei achando uma Shadow 750 2007 preta. Foi amor a primeira vista, sem maiores pretensões fui conversando com o vendedor e ele acabou me oferecendo um ótimo negócio, e advinha??? Tchan Tchan... mais um louco de 750! :wink:
Parabéns pela aquisição parceiro, boa sorte com ela!!!!

Abraços
ola´amigo tenho uma dúvida.
no manual da minha shadow "MILLENNIUM FALCON" 2005 não vi se tem como tirar todo o liquido do radiador pois não quero completar com outro liquido e como adquiri ela a 2 meses tava a fim de trocar.
peço ajuda aos meus caros amigos que tem mais neurônios (3) que eu.
abraço.
ao infinito...
e alem!!!!!!!!!
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

laercio lopes escreveu:
caruso escreveu:
rubens escreveu:Apenas para complementar o assunto, hoje estava dando uma pesquisada nas lojas de moto aqui da cidade e acabei achando uma Shadow 750 2007 preta. Foi amor a primeira vista, sem maiores pretensões fui conversando com o vendedor e ele acabou me oferecendo um ótimo negócio, e advinha??? Tchan Tchan... mais um louco de 750! :wink:
Parabéns pela aquisição parceiro, boa sorte com ela!!!!

Abraços
ola´amigo tenho uma dúvida.
no manual da minha shadow "MILLENNIUM FALCON" 2005 não vi se tem como tirar todo o liquido do radiador pois não quero completar com outro liquido e como adquiri ela a 2 meses tava a fim de trocar.
peço ajuda aos meus caros amigos que tem mais neurônios (3) que eu.
abraço.
Caro laerciolopes,

essas dicas eu procurei pra ti e encontrei aqui mesmo no Motos Custom, quando precisar de informações mais precisas, basta usar o pesquisa do fórum que encontrará o que precisa. De qualquer forma vou colocar abaixo o que nossos amigos já descreveram no passado.

Arthas escreveu:Olá Caros Amigos.

A minha é 98 e o lance do reservatório é só olhar o nível marcado no mesmo. Não destampe o radiador, a não ser que vc vá trocar todo o liquido de arrefecimento da moto.
No manual, ano 98, indica-se o uso de 50% de água destilada e 50% de liquido próprio para radiador. Mas lembre-se que o manual foi feito em 98 e atualmente já existem estudos que mostram que 100% do liquido de arrefecimento é melhor para a vida útil da sua moto.
Pessoalmente eu uso paraflu, escooei todo o liquido da minha moto sábado passado e coloquei um novo, aí destampei o radiador e coloquei direto nele 1,2 litros e 400ml direto no reservatório. Para acessá-lo basta tirar a tampa lateral direita e vc achará a tampa do reservatório. Faça isso com a moto fria e verifique se o nível está baixando. Se isso estiver acontecendo, é pq há vazamento. Pode ser desde uma mangueira ressecada, furada, rachada, tampa de radiador estragada ou até mesmo um fissura no seu radiador (que basta soldar para recuperar).
gandolpho escreveu: Olá Arthas,

Como você fez para escoar todo o sistema de arrefecimento? Queria fazer isso na minha! A tampa do radiador sei onde fica (aquela perto da mesa do guidão).

Abraço
Arthas escreveu:Bom, para escoar a moto tem de estar fria e vc tem de ter paciência.

Vamos lá: Vc vai retirar a mangueira da base do radiador, cuidade para não estragar a braçadeira e nem rachar, furar ou trincar mangueira. Use a chave de fenda correta para desapertar a abraçadeira e ao afroxá-la retire a mangueira com cuidado. Não adianta usar força, tem de ter paciência e ir empurrando a mangueira.
Pronto, retirada a mangueira vc tem de ter paciência e deixar escoar tudo. Dica: observe a quantidade que irá sair do radiador, se a quantidade for pouca provavelmente seu radiador ou mangueiras estão com problemas e deixando escapar o liquido.
Bom, após deixar tudo escoar recoloque a mangueira, aperte bem a abraçadeira (lembre-se, paciência e cuidado. Força não resolve nada)
Ao encaixar a mangueira abasteça a moto com Paraflu concentrado. Custa cerca de 25 pratas cada frasco de 1 litro. A capacidade do manual da minha moto são 1,6 litros, 1,2 direto no radiador e 400 no reservatório.
Para acessar o reservatório vc tem de tirar a tampa lateral direita que encaixa na carenagem e encher o danado.
Cara, ao completar o radiador vc aumentará a pressão no radiador e se houver alguma fissura nas mangueiras ou no radiador ocorrerá vazamento. Agradeça a Deus por achar o vazamento, conserte o defeito e refaça todo o processo denovo. não reaproveite o liquido de arrefecimento, pois ele já estará comprometido.
Boa sorte e conte conosco.
gandolpho escreveu:Obrigado Arthas pela orientação! Estarei fazendo isso na minha, com todos os cuidados!

Ah, mais um detalhe, o paraflu concetrado é o mesmo usado em carros e caminhões?

Abraço
Arthas escreveu:Sim, o mesmo paraflu que uso no carro. Funciona que é uma beleza.
davidmenino escreveu:O da minha Shadow eu troquei faz uns dois meses, mesmo procedimento... Tirar a mangueira...e assim vai, só fiz uma coisinha a mais eu lavei o sistema. Pq quando eu tirei a mangueira inferior do radiador tinha tanta ferrugem que parecia barro, então deixei a mangueira do radiador solta, peguei água e coloquei na entrada do sistema de resfriamento e ia deixando a água percorrer todo o sistema do motor até sair limpa.

Espero que as informações acima lhe ajudem a sanar sua dúvida!!!

Grande Abraço
Caruso


Imagem
laercio lopes
Mensagens: 52
Registrado em: 17 Ago 2010, 22:21
Localização: Ribeirão Pires

ae pessoal, fiz todo o procedimento e troquei o liquido.
ficol muito bom.
vale lembrar que a moto quase nunca aciona a ventoinha mesmo com esse calor!
a temperatura esta normal e o nível do liquido não baixou.
valeu a todos pelas dicas!!
ps: vcs de SP não tão a fim de um bate volta dia 13/02
são vicente, santos, guarujá e bertioga?
vamo nessa!!
entrem no tópico!!
valeu!!
ao infinito...
e alem!!!!!!!!!
RibeiroBecker
Mensagens: 37
Registrado em: 07 Jun 2009, 10:35
Localização: Tabira
Contato:

Galera,

Fiz uma viagem de aproximadamente 500km com minha shadow, na ida tudo normal pelo menos até onde deu pra ver, só que na volta ela deu 3 esquentes no primeiro eu achei que tinha jorrado a água por que eu tinha deixado um pouco acima do nível no recipiente da bomba d'gua, então completei até o nível e segui viagem foi ai que aconteceu novamente e ai comecei a ficar preocupado, há um detalhe no radiador de minha shadow o termostato não está funcionando então mandei fazer uma ligação direta somente com um interruptor, nesta viagem que estou falando o radiador ficou ligado o tempo todo e por isso minha surpresa ao ver o aquecimento. Trageto feito com troca de marcha sem forçar o motor, velocidade média de 90km/h... Então é isso queria saber se alguém tem alguma dica pra me dá.
Shadow VT 600C
BravoS MC, Tabira - PE
"Motociclismo levado a sério"
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Todos os manuais q já usei NÃO se recomenda o uso de água... a minha andou dando uns "esquentes" também... mas foi justamente quando completei com água e outro tipo de líquido de arrefecimento... usei um tal de Moto Cool... fiquei cismado com ele...

aí fui na Honda e comprei 2 litros do líquido dela por 33 contos e troquei todo o conteúdo pelo líquido recomendado... e os "esquentes" cessaram!!!
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
RibeiroBecker
Mensagens: 37
Registrado em: 07 Jun 2009, 10:35
Localização: Tabira
Contato:

wellrod escreveu:Todos os manuais q já usei NÃO se recomenda o uso de água...
Olá Wellrod,

Também já ouvi falar nessa história do liquido e se não me engano 50% de água e 50% de liquido de radiador(esqueci o nome)... vou fazer o teste pra ver se resolve, caso eu tenha alguma notícia posto aqui. Obrigado e abraços.
Shadow VT 600C
BravoS MC, Tabira - PE
"Motociclismo levado a sério"
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

RibeiroBecker escreveu:
wellrod escreveu:Todos os manuais q já usei NÃO se recomenda o uso de água...
Olá Wellrod,

Também já ouvi falar nessa história do liquido e se não me engano 50% de água e 50% de liquido de radiador(esqueci o nome)... vou fazer o teste pra ver se resolve, caso eu tenha alguma notícia posto aqui. Obrigado e abraços.
No caso, dessa da Honda, não é necessário fazer a mistura... já vem escrito na embalagem... devidamente feita a mistura 50/50...


e não é água comum caso vc vá utilizar outro produto junto... é água destilada...

E lendo mais alguns manuais, uma diferença do tipo 60/40 já produz uma diferença de temperatura de pelo menos 15 graus célsius...

Sabendo-se q a válvula termostática age com temperaturas acima de 95 graus... então 15 grauzinhos a mais já faz uma diferença né...

ainda mais com esse calor infernal que está fazendo nas cidades...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Líquido de arrefecimento = etileno glicol

Função: uma mistura de água destilada e aditivo (coolant). Sua função é efetuar a troca de calor, ele ganha calor quando passa pelo motor a explosão e perde calor ao passar no radiador.

O Sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura do motor a explosão de um automóvel. Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, mas nos atuais devido ao gerenciamento eletrônico do motor qualquer mudança na sua temperatura é alterado a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. Portanto quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumetará seu desempenho.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_arrefecimento
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

O líquido de arrefecimento atua de forma a controlar o calor gerado naturalmente pelo motor, mantendo-o nas melhores condições de temperatura de funcionamento. Contém também um anticongelante para permitir o seu funcionamento em temperaturas muito baixas, ao mesmo tempo que protege os componentes do sistema de arrefecimento com suas propriedades anticorrosivas. Há uma degradação do fluido com o tempo, por isto é necessário substituir o líquido de arrefecimento do motor nos intervalos recomendados. Recomenda-se também verificar regularmente o nível do líquido de arrefecimento. Uma grande redução neste nível pode indicar vazamentos.

Fonte: http://www.honda.com.br/automoveis/pos- ... mento.aspx
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
vp_filho
Mensagens: 199
Registrado em: 12 Set 2010, 12:17
Localização: Ouro Branco

Ae galera...tô precisando completar oliquido do radiador da minha sombra, qual a marca que vcs me indicam?
valdirmineiro

Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar.
Responder