Shadow VT600C: Radiador - Arrefecimento

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
mariopsi
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2012, 18:27

Heverson escreveu:A vedação (selo mecânico) da bomba d'água que falhou.
Este pequeno furo da bomba serve para escoar o líquido arrefecedor para fora do motor quando a vedação dá problema. Isto não deixa o líquido arrefecedor ir para o carter do motor.
O grave é que a bomba d'água é lacrada, não se troca reparo. Só trocando a bomba.
Obrigado pela resposta.
Estava suspeitando que teria que trocar a bomba. Me diga uma coisa: aqueles reparos que se vende no Mercado Livre, não resolveriam o problema?
Exemplo: “http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-6590-_JM
mariopsi
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2012, 18:27

mariopsi escreveu:
Heverson escreveu:A vedação (selo mecânico) da bomba d'água que falhou.
Este pequeno furo da bomba serve para escoar o líquido arrefecedor para fora do motor quando a vedação dá problema. Isto não deixa o líquido arrefecedor ir para o carter do motor.
O grave é que a bomba d'água é lacrada, não se troca reparo. Só trocando a bomba.
Obrigado pela resposta.
Estava suspeitando que teria que trocar a bomba. Me diga uma coisa: aqueles reparos que se vende no Mercado Livre, não resolveriam o problema?
Exemplo: “http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-6590-_JM
Agora que vi que é de combustivel.
Valeu pela resposta.
vou levar na honda para trocar. Pelo menos deve ter garantia. Bom natal para todos.
Heverson
Mensagens: 80
Registrado em: 21 Mar 2010, 09:52
Localização: Parauapebas

Estes reparos são para carburação (do sistema de aceleração rápida).
Para a bomba d'água da sombra ainda não vi. A bomba dela é blindada.
mariopsi
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2012, 18:27

mariopsi escreveu:
Heverson escreveu:A vedação (selo mecânico) da bomba d'água que falhou.
Este pequeno furo da bomba serve para escoar o líquido arrefecedor para fora do motor quando a vedação dá problema. Isto não deixa o líquido arrefecedor ir para o carter do motor.
O grave é que a bomba d'água é lacrada, não se troca reparo. Só trocando a bomba.
Obrigado pela resposta.
Estava suspeitando que teria que trocar a bomba. Me diga uma coisa: aqueles reparos que se vende no Mercado Livre, não resolveriam o problema?
Exemplo: “http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-6590-_JM
Amigos,
No manual de serviços da Shadow 600, consta que caso haja vazamento do líquido de arrefecimento na bomba d’água, é possível abrir a bomba sem retirar o motor e substituir o selo mecânico bomba (retentor).
Alguém tem uma opinião sobre isso?
Acredito que minha bomba está funcionando bem, pois a moto não está superaquecendo. Raramente a ventoinha liga. Somente em dias quentes com engarrafamento e andando muito. Porém, está pingando líquido de arrefecimento levemente em um buraco na bomba.
Agradeço a atenção e aproveito para divulgar meu blog onde estou restaurando uma Virago 250. “http://www.mariomotoseviagem.blogspot.com.br/
Abração
Avatar do usuário
prinfo
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jan 2010, 22:13
Localização: Mogi das Cruzes

Raul X escreveu:Amigos, bom dia

Tenho uma Shadow VT 600 2001, 35.000 km rodados, tratada com muito mimo(ate dou uns beijinhos nela rsrs);
Bem, outro dia o radiador ferveu....desmontei o filtro e os canos de ar e tirei a valvula termostatica da minha joia; dizem que isso nao é bom...de qualquer forma, o motor nao esquenta e esta virando bem...nao sei se o radiador tem a ver com isso, visto que nao esta 100 por cento...nao tenho termometro de liquidos e nao sei se a valvula esta abrindo na temperatura certa.
Bom, imagino que nao tenha havido nenhum dano ao meu motor, visto que a agua que faltou foi reposta de imediato, naturalmente com o motor frio.
Gostaria de saber dos amigos se ja aconteceu com voces uma situação semelhante, pois o mecanico com o qual conversei me disse que nunca trocou nem bomba de agua nem valvula termostatica de nenhuma Shadow(so o cebolao).
Abraço
Raul.
Não sou mecanico, mas o motor da shadow trabalha redondinho perto de 95graus, a queima e os atritos ficam muito proximo do ideal, sei la voce deveria colocar a v.termostatica que abre aos 95 graus, mas isso é só um comentario.
Prefiro perder algun tempo nesta vida, ao chegar adiantado na outra.
Avatar do usuário
wagner_salsa
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jan 2013, 22:59
Localização: São Paulo

A minha estava com um vazamento e naquela ocasião eu troquei a bomba de agua. Depois da troca ela fervia e eliminava toda a agua do reservatório pelo respiro do radiador. Levei em uns 3 mecanicos e nenhum conseguia explicar aquilo. Era só aquecer e ela eliminava toda a agua do radiador. Eu ia sempre completando (com a devida adição de fluido) a água do resevatório e do radiador, até que o problema sumiu sozinho. Hoje ela não ferve, não elimina agua pelo respiro e a ventoinha funciona normalmente. A única explicação é que as sombras são meio geniosas, rs.
Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras.
Avatar do usuário
prinfo
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jan 2010, 22:13
Localização: Mogi das Cruzes

Vanderlei Barreto escreveu:Bosa noite camaradas do forum...estou procurando uma Shadow 600 pra comprar...encontrei (4) em uma loja de motos e nenhuma delas tinha agua no reservatório do radiador (que fica embaixo da moto). Alguém saberia informar se isso é normal nas Shadou vt600. O ano das motos varia entre 1998 e 2002.

??????
Amigo shadow 99 pra cima(ja é cromada) estando joinha tudo certinho, voce vende no preço certo e honesto pra amigos, não é mesmo??, quando ela ta toda FUD... normalmente os caras deixam onde não terão contato com quem compra porque da vergonha e dó do comprador.normalmente é assim. ja trabalhei na revenda e não escapava disso.
E raro um ricão deixar uma moto dessas novinhas(sem nada pra fazer) no preço bom
Procure comprar essas que andam em estradas(viagens)longas. essas de cidade ta sempre precisando trocar algo.
Não se iluda com preços baixos, o barato sai caro.
Prefiro perder algun tempo nesta vida, ao chegar adiantado na outra.
Avatar do usuário
prinfo
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jan 2010, 22:13
Localização: Mogi das Cruzes

Prado escreveu:Tche, alguem sabe se aquela ventoinha do radiador deveria ficar girando assim que liga a moto?

Pq nunca vi aquela merd* girar, não sei se nao ta estragado....derrepente aquilo ali passa a funcionar apenas na estrada com vento e tal, sei la... Se alguem souber ae explica...
Na estrada ,o vendo com a velocidade resfria o radiador e motor, no transito(cidade) parado ou na sua garagem, seu motor vai aquecer e ligar a ventuinha ou vai acender o led de Alta temperatura.indicando que seu termostato da ventuinha não ligou)desligue o motor chame ou leve para um mecanico técnico.
como funciona??-Motor aquece(perto de 95°) valvula temostatica abre, passa agua quentepara dentro do radiador, interruptor termostatico(termostato) na saida do radiador faz leitura da temperatura da agua quente, fecha um contato eletrico e energiza o motor da ventuinha que gira, resfriando assim o radiador,e a agua que é puxada pra dentro do motor novamente, recirculando a MESMA e mantendo a temperatura ideal para o motor.TRABALHAR SEM ATRITO.
nota- agua esfria ventuinha desliga.
nota- tem que ter agua no rediador, pouca agua ou sem agua, o termostato não liga,pois não faz leitura de ar quente ou vapor.
Boa sorte
Prefiro perder algun tempo nesta vida, ao chegar adiantado na outra.
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

Traduzindo Prado, cerifique-se de que tenha água no reservatório e não, a ventoinha nao liga c o motor frio... ele tem de estar beeeeem quente p ligar e eu particularmente nunca o vi ligado com a moto em movimento, mas se vc ligar a moto debaixo do sol e deixála funcionando, c certeza uma hora ela vai ligar.... mas nao se preocupe.... essa preocupação é mais q normal. faça o teste, ligue e espere uns 20 minutos...
e aguarde... aguarde...rsrs
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Bom, to com um pequeno probleminha, vou levar no mecânico amanhã mas seria bom ter um feedback por aqui.


Nós últimos dias constatei umas gotas de água saindo do vão entre os dois cilindros da minha 600...só percebi pq pinga ali daquela junção entre os dois cilindros e escorre.

Durante o dia não noto esse vazamento, é só quando a moto pernoita de um dia para o outro e esfria, pode ser o vazamento durante o dia "evapore" por conta do próprio calor do motor.

Sei (e espero) que pode ser uma eventual falta de aperto no anel que fixa a mangueira,ou no máximo ter que trocar alguma vedação, o que é comum para uma moto que estava parada. Mas tenho receio de que agua esteja indo para o motor, ai fu*** tudo.

Alguém teve algum problema parecido e tenha alguma sugestão?

Abs.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder