Shadow VT600C: Filtro de ar

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Responder
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Olá pessoal!

Eu há algumas páginas atrás postei foto de como fiz a adptação do meu. O único cuidado ao meu ver nestas adaptações pelos da pop 100 ou titan ou otros que casem naquele espaço com algum pequeno corte é contar o número de alvéolos (se é assim que se diz) ou as dobrinhas do original e tentar fazer o mesmo na adaptação. Pois vi na minha primeira tentativa que tinha muito papel lá e o original era mais aberto os ângulos das dobrinhas. Daí refiz o serviço e acho que ficou bom, a moto pelo menos não reclamou :mrgreen: Este procedimento tem haver com a vasão do ar, eu procurei manter as características do original. As próprias fibras do papel tem uma vazão específica.

Um abraço!
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Dei uma analisada nos métodos aí x os preços dos filtros e eu mesmo vou fazer, ou com o filtro de ar do corsa ou da Titan novamente. Além de fácil me parece divertido.

To só esperando esse temporal passar para ir buscar o elemento de papel e a cola de silicone de alta temperatura :lol:

Na verdade, percebi que a adaptação que o mecânico fez foi porca pois ele não retirou o elemento filtrante e colou na carcaça original do filtro de ar da shadow...ele literalmente recortou em volta do plastico do filtro da titan e encaixou a "força" no filtro da shadow, plastico com plastico...ou seja, a peça ficou "expremida" com os foles de ar todos esmagados e vazões nos cantos, o que, na minha concepção,diminuiu a vazão de ar onde deveria passar mais e consequentemente devido a falta começou a fazer a moto falhar principalmente em subidas. Depois mando o resultado aqui.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

É bem por aí Renan, teu raciocínio está correto quanto a concentração dos foles e a passagem de ar. E é diversão sim, mas com cuidado para não cortar um dedo :mrgreen: . Prepara uma faca daquelas grandes bem aviada, pois a pega é muito melhor que o estilete. O estilete é para pequenos cortes, aparas, etc.
Eu usei uma faca de cozinha mega afiada e levei uma pedra para ir afiando. Quando fiz o corte na borracha e no próprio elemento filtrante segurei bem as peças e a faca e fui cortando, em um movimento de vai e vem firme.
Imagem
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

É isso aí Renan... eu tinha certeza de que algo errado havia sido feito no seu anterior.... pois como disse, não tem segredo algum... eé uma terapia, de tão fácil que é fazer a adaptação. Recomendo molhar o filtro velho para soltar melhor os residuos antigos... e passe uma lixazinha fina no suporte, para remover por total a cola velha e etc... abraços!
Live to ride, ride to live...
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Sres.

obrigado pela ajuda até aqui!

Acabei comprando o filtro de ar do corsa mesmo e cola de silicone vermelha de alta temperatura. Pelo que percebi 1 filtro do ar de corsa de 19 pilas da para fazer 2 filtros.

Ontem acabei cortando (A dica da faca grande e bem afiada foi bem útil) e aparando as rebarbas com um estilete, pelo que percebi, tanto a altura quanto a largura do filtro fitam perfeitamente no suporte do filtro de ar.

Ainda não colei, porque parece que esse silicone de alta temperatura tem um tempo de cura de 24 horas...é isso mesmo? Ou excesso de cautela? Meu receio é não dar as 24hrs e ir silicone para dentro do motor...


Como não posso parar a moto para isso infelizmente ela está rodando sem o filtro de ar essa semana, porque o anterior está inutilizavel. Espero que não suje o carburador/motor tão rápido, apesar de eu não pegar estrada de terra ou poeirentas.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

RenanSP escreveu:...Como não posso parar a moto para isso infelizmente ela está rodando sem o filtro de ar essa semana, porque o anterior está inutilizavel. Espero que não suje o carburador/motor tão rápido, apesar de eu não pegar estrada de terra ou poeirentas.
Mas Renan não dá para apenas encaixar por ora o filtro, visto que por traz tem uma tela, ao menos tu não anda sem nada. Na sexta tu retira e coloca a cola e volta a usar no domingo, passados as 24 horas...rs
Lembre que a cola tem que ir no sobe e desce dos folezinhos, não tem jeito usa um cotonete ou espátura bem fina, até um palito de picolé cortado ao meio...hehe, Vai ficar um pouco manchadinho nas extremidades, no perímetro.
Imagem
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

AJSouza,

Eu pensei em deixar só "encaixado" lá, será que não pode dar falha? O problema que eu não deixei ele muito "justo" no compartimento, isso para poder ajustar os foles mais afastados nas extremidades, porque diferente do filtro que tu usou, o do corsa tem os foles mais "juntos".

Acho que vou tentar fazer isso, se o filtro não cair, se a moto começar a engasgar e pular feito um burro velho, vou levar comigo uma chave allen e uma de fenda e arranco no meio do caminho.
AJ Souza escreveu:
RenanSP escreveu:Lembre que a cola tem que ir no sobe e desce dos folezinhos, não tem jeito usa um cotonete ou espátura bem fina, até um palito de picolé cortado ao meio...hehe, Vai ficar um pouco manchadinho nas extremidades, no perímetro.
Ainda bem que você avisou, eu ia passar a cola com o dedo mesmo, mas acredito ter uma espatula que da para fazer esse serviço direitinho.

EDIT. Só um adendo, eu resolvi eu mesmo fazer o filtro de ar, depois de ver em sites especializados de moto mesmo, pessoal vendendo esse mesmo elemento filtrante do corsa como "elemento filtrante esportivo para Shadow 600", por uns 30 reais cada, analisando bem, vi tratar-se do mesmo papel só que adaptado e colado em outra base. Para quem não quer fazer até que é uma boa sacada, naquelas, porque ainda é necessário fazer o trabalho com a cola de silicone...elas por elas, prefiro eu mesmo fazer o corte e ainda ter papel para outro filtro.
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Mas eu acabei melecando os dedos mesmo...rs depois que tentei o uso de espátula... :mrgreen:
Imagem
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

essas 24 horas sao apenas recomendações de fabrica.. pode colar e usar avontade. claro q nao vai lambrecar de cola p ficar pingando ne nao? rsrsrsrs.....
Live to ride, ride to live...
RenanSP
Mensagens: 1052
Registrado em: 15 Jun 2011, 18:32
Localização: São Paulo

Olá amigos,

Não consegui esperar o final de semana para fazer os testes/colar o filtro e esperar e etc e tal...rsrs seguem fotos como o mesmo ficou (filtro de ar do corsa)

Secando:

Imagem


Instalado na Xédu:

Imagem

Esteticamente nada bonito, talvez o próximo que eu fizer saia melhor, nada bonito ms muito funcional eheheh

Bom, de anteontem para hoje, já rodei 300km com a moto, alternando entre rodovias e cidade. Andando ora a 40km/h ora a 100/130 km/h.

Até agora tudo ok! A moto não deu uma engasgada sequer em alta ou baixa, nenhuma pipocada e o que consta está desenvolvendo muito bem!

Porém, como andei quase 2 semanas sem filtro nenhum, estou achando a moto um pouco "amarrada". Por ex. se antes eu jogava a 2ª marcha só a 40 km/h agora eu jogo em 30 km/h por ai sucessivamente. Acho que nem seja questão da vazão de ar, porque deixei o mais aberto possível, deve ser porque sem o filtro a tendência é a moto andar mais mesmo, daí porque a galera coloca filtro esportivo, pela vazão de ar ser maior.

Outra coisa, nitidamente a moto ficou mais econômica. Sem o filtro ela fica beberrona.

Mas no mais, estou muito satisfeito com o resultado uma bela economia de R$ 240,00 que vou poder investir noutra coisa.

Muito obrigado camaradas pelas dicas. 8)
"I wish not the doctrine of ignoble ease, but the doctrine of the strenuous life."
Responder