Shadow 750: Cardan

Motos: Honda Shadow 750, Honda VT 600, Honda VLX 600, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Honda

Guilherme Orlando
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
Localização: Belo Horizonte

Shadow 750: Eixo cardã

Amigos, eu estou criando este tópico, baseado no que sempre ouvi falar: o eixo cardã é indestrutível, livre de manutenção (tirando a troca de óleo). Realmente parece ser tudo isso, é silencioso na estrada, nunca tive problemas e não sei de alguém que teve, a questão é: devemos tomar alguma cautela na pilotagem para garantir o seu bom funcionamento? algum outro componente da moto defeituoso pode, reflexamente, causar problemas no cardã? Há algum cuidado preventivo que pode ser adotado? Um abç
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

Guilherme, minha moto está com 45.000 km e o cuidado que tenho é apenas evitar arrancadas muito bruscas e reduções.

Troquei o óleo do cardã aos 36.000 km como recomenda o manual e mais nada. Muito confiável. E de agora em diante vou trocar todo ano, já que comprei 1 litro do óleo e você só gasta 160 ml, ou seja, vai durar 6 anos eu trocando todo ano.
Jonir
Guilherme Orlando
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
Localização: Belo Horizonte

Valeu Jonir, agora uma dúvida besta, manobrar a moto desligada prejudica o cardã?
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
ramoniaco
Mensagens: 357
Registrado em: 14 Set 2010, 22:58
Localização: Brasília

Não Guilherme, pura especulação... o cardã é feito para girar, trabalhar... basta ter os devidos cuidado com o óleo e seja feliz. P.S.: o CARDÃ DA 750 NÃO É UM CARDÃ QUALQUER... EXEMPLO, OLHE A LARGURA DELE E O COMPARE COM O DA DRAGSTAR 650... 100 cc A MENOS, MAS REPARE NA DIFERENÇA. O DA 750 É ANIMAL. Abraços.
Live to ride, ride to live...
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Guilherme, eu não acredito que manobrar a moto desligada prejudique o cardã, pois o sistema que lubrifica o pinhão e coroa é isolado do motor. Na outra ponta do eixo está o acomplamento com a embreagem e você pode sentir que manobrar a moto com o motor desligado seja um pouco mais pesado, pois o óleo do motor está frio e assim mais "grosso". Mas nada que prejudique as peças.

Assim como o Jonir, eu também troco o óleo da transmissão com frequencia. Quando fui trocar pela primeira vez, fui a uma concessionária e pedi para ver o óleo utilizado. É SAE80, como indicado na própria carcaça da transmissão "SAE80 para engrenagem hipóide". Apesar de serem apenas 160ml, a concessionária só vendia embalagem de 1 litro à ~R$30,00. Então, comprei um óleo com a mesma especificação (SAE80 API GL-4) da Tutela (original dos veículos Fiat) que custou ~R$20,00. Pelo custo desse óleo, não me onera em nada trocar o óleo da transmissão a cada vez que troco o óleo do motor. Aproveito e inspeciono com maior frequencia se há desprendimento de material das engrenagens ("cavacos").

Qualquer dia desses, quando tivermos um final de semana chuvoso, vou desmontar essa peça para inspeção e minha diversão!
Imagem
Guilherme Orlando
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Nov 2012, 17:08
Localização: Belo Horizonte

Valeu Ramoniaco e jirschik, eu já troquei o óleo do cardã na CC, comprei um litro com essa especificação, da próxima vez vou fazer a troca em casa, parece ser tranquilo.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
Avatar do usuário
gerodrigues
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mar 2014, 13:52
Localização: Belo Horizonte

Olá amigos, sou novo aqui e gostaria que alguém me desse algumas informações.
Comprei uma shadow 2010, ela está com 6.500km. Nunca tive uma moto custom e estou gostando muito.

É normal dar um tranco e fazer um barulho no cardan quando se põe a 1° marcha e nas trocas das outras marchas também?

Quantos Km em média duram os pneus originais?
Bonaparte
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Set 2011, 13:42
Localização: São Paulo

gerodrigues,

Comprei a minha (2008) em 2010 e estranhei o câmbio barulhento, diferente de outras hondas que tive. Quando eu engato a 1ª o câmbio faz um barulho alto e o cardan apenas leve som. Ele não é 100% silencioso, mas fez bem menos barulho do que corrente ou correia. Verifique o nível de óleo do cardan.
A minha está com 27,5km, já andou por estrada de terra bem feia (chegou a amassar o protetor de carter) e a moto não soltou 1 parafuso, não faz 1 barulho estranho, não desalinhou ou soltou nada!
Pneus, os da minha duraram 21km o dianteiro e 24km o traseiro.
Muitas felicidades com sua moto!! :wink:
Abs
Na cidade: Tornado 07
Na estrada: Shadow 08
Avatar do usuário
Jonir
Mensagens: 304
Registrado em: 16 Dez 2008, 01:34
Localização: Rio de Janeiro

É normal, principalmente na 1a., o barulho de engate da marcha. Nas outras é mais suave.
O manual manda trocar com 36.000 km, ou seja, sua moto está nova, não se preocupe.
Jonir
Avatar do usuário
gerodrigues
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mar 2014, 13:52
Localização: Belo Horizonte

Ok obrigado pelas informações, espero rodar muitos km sem problemas...
Responder