Shadow 750: Eixo cardã
Amigos, eu estou criando este tópico, baseado no que sempre ouvi falar: o eixo cardã é indestrutível, livre de manutenção (tirando a troca de óleo). Realmente parece ser tudo isso, é silencioso na estrada, nunca tive problemas e não sei de alguém que teve, a questão é: devemos tomar alguma cautela na pilotagem para garantir o seu bom funcionamento? algum outro componente da moto defeituoso pode, reflexamente, causar problemas no cardã? Há algum cuidado preventivo que pode ser adotado? Um abç
Shadow 750: Cardan
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Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
Guilherme, minha moto está com 45.000 km e o cuidado que tenho é apenas evitar arrancadas muito bruscas e reduções.
Troquei o óleo do cardã aos 36.000 km como recomenda o manual e mais nada. Muito confiável. E de agora em diante vou trocar todo ano, já que comprei 1 litro do óleo e você só gasta 160 ml, ou seja, vai durar 6 anos eu trocando todo ano.
Troquei o óleo do cardã aos 36.000 km como recomenda o manual e mais nada. Muito confiável. E de agora em diante vou trocar todo ano, já que comprei 1 litro do óleo e você só gasta 160 ml, ou seja, vai durar 6 anos eu trocando todo ano.
Jonir
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Valeu Jonir, agora uma dúvida besta, manobrar a moto desligada prejudica o cardã?
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Não Guilherme, pura especulação... o cardã é feito para girar, trabalhar... basta ter os devidos cuidado com o óleo e seja feliz. P.S.: o CARDÃ DA 750 NÃO É UM CARDÃ QUALQUER... EXEMPLO, OLHE A LARGURA DELE E O COMPARE COM O DA DRAGSTAR 650... 100 cc A MENOS, MAS REPARE NA DIFERENÇA. O DA 750 É ANIMAL. Abraços.
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Guilherme, eu não acredito que manobrar a moto desligada prejudique o cardã, pois o sistema que lubrifica o pinhão e coroa é isolado do motor. Na outra ponta do eixo está o acomplamento com a embreagem e você pode sentir que manobrar a moto com o motor desligado seja um pouco mais pesado, pois o óleo do motor está frio e assim mais "grosso". Mas nada que prejudique as peças.
Assim como o Jonir, eu também troco o óleo da transmissão com frequencia. Quando fui trocar pela primeira vez, fui a uma concessionária e pedi para ver o óleo utilizado. É SAE80, como indicado na própria carcaça da transmissão "SAE80 para engrenagem hipóide". Apesar de serem apenas 160ml, a concessionária só vendia embalagem de 1 litro à ~R$30,00. Então, comprei um óleo com a mesma especificação (SAE80 API GL-4) da Tutela (original dos veículos Fiat) que custou ~R$20,00. Pelo custo desse óleo, não me onera em nada trocar o óleo da transmissão a cada vez que troco o óleo do motor. Aproveito e inspeciono com maior frequencia se há desprendimento de material das engrenagens ("cavacos").
Qualquer dia desses, quando tivermos um final de semana chuvoso, vou desmontar essa peça para inspeção e minha diversão!
Assim como o Jonir, eu também troco o óleo da transmissão com frequencia. Quando fui trocar pela primeira vez, fui a uma concessionária e pedi para ver o óleo utilizado. É SAE80, como indicado na própria carcaça da transmissão "SAE80 para engrenagem hipóide". Apesar de serem apenas 160ml, a concessionária só vendia embalagem de 1 litro à ~R$30,00. Então, comprei um óleo com a mesma especificação (SAE80 API GL-4) da Tutela (original dos veículos Fiat) que custou ~R$20,00. Pelo custo desse óleo, não me onera em nada trocar o óleo da transmissão a cada vez que troco o óleo do motor. Aproveito e inspeciono com maior frequencia se há desprendimento de material das engrenagens ("cavacos").
Qualquer dia desses, quando tivermos um final de semana chuvoso, vou desmontar essa peça para inspeção e minha diversão!
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Valeu Ramoniaco e jirschik, eu já troquei o óleo do cardã na CC, comprei um litro com essa especificação, da próxima vez vou fazer a troca em casa, parece ser tranquilo.
Morre lentamente quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos
- gerodrigues
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Olá amigos, sou novo aqui e gostaria que alguém me desse algumas informações.
Comprei uma shadow 2010, ela está com 6.500km. Nunca tive uma moto custom e estou gostando muito.
É normal dar um tranco e fazer um barulho no cardan quando se põe a 1° marcha e nas trocas das outras marchas também?
Quantos Km em média duram os pneus originais?
Comprei uma shadow 2010, ela está com 6.500km. Nunca tive uma moto custom e estou gostando muito.
É normal dar um tranco e fazer um barulho no cardan quando se põe a 1° marcha e nas trocas das outras marchas também?
Quantos Km em média duram os pneus originais?
gerodrigues,
Comprei a minha (2008) em 2010 e estranhei o câmbio barulhento, diferente de outras hondas que tive. Quando eu engato a 1ª o câmbio faz um barulho alto e o cardan apenas leve som. Ele não é 100% silencioso, mas fez bem menos barulho do que corrente ou correia. Verifique o nível de óleo do cardan.
A minha está com 27,5km, já andou por estrada de terra bem feia (chegou a amassar o protetor de carter) e a moto não soltou 1 parafuso, não faz 1 barulho estranho, não desalinhou ou soltou nada!
Pneus, os da minha duraram 21km o dianteiro e 24km o traseiro.
Muitas felicidades com sua moto!!
Abs
Comprei a minha (2008) em 2010 e estranhei o câmbio barulhento, diferente de outras hondas que tive. Quando eu engato a 1ª o câmbio faz um barulho alto e o cardan apenas leve som. Ele não é 100% silencioso, mas fez bem menos barulho do que corrente ou correia. Verifique o nível de óleo do cardan.
A minha está com 27,5km, já andou por estrada de terra bem feia (chegou a amassar o protetor de carter) e a moto não soltou 1 parafuso, não faz 1 barulho estranho, não desalinhou ou soltou nada!
Pneus, os da minha duraram 21km o dianteiro e 24km o traseiro.
Muitas felicidades com sua moto!!
Abs
Na cidade: Tornado 07
Na estrada: Shadow 08
Na estrada: Shadow 08
É normal, principalmente na 1a., o barulho de engate da marcha. Nas outras é mais suave.
O manual manda trocar com 36.000 km, ou seja, sua moto está nova, não se preocupe.
O manual manda trocar com 36.000 km, ou seja, sua moto está nova, não se preocupe.
Jonir
- gerodrigues
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- Registrado em: 15 Mar 2014, 13:52
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Ok obrigado pelas informações, espero rodar muitos km sem problemas...