Mirage 250 EFI: Luz do painel FI acendendo

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

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Miau
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20 Set 2012, 09:07

Bom, como eu vejo inumeros relatos sobre esse problema, e ninguem sabendo nem como comecar a entender.. lancei esse topico pra nortiar os proprietarios da EFI.

A Mirage 250 EFI possui sistema de injecao eletronica, e um dos principais componentes é a famosa ECU e seus diversos sensores..

Resumidamente, como funciona isso:
A ECU é uma especie de computador ligado a varios sensores e rodando um programa. Entao esse programa registra a leitura desses sensores para determinar quando e quanto de combustivel misturar e injetar no motor. Obviamente quando algum sensor de emergencia acusa um determinado valor, ou falha, a ECU forca o desligamento da moto. Os demais sensores ao que nao sao emergenciais, ao falharem, vao causar um funcionamento erroneo da moto e a luz FI se manterá acesa pra avisar ao piloto disso.

Porem, existe na moto um cabo logo abaixo do banco, onde vc conecta uma chave liga/desliga que ativa o chamado Modo Dealer(Modo Revendedor) de diagnostico da ECU. Feito isso, ela passará a acusar atravez de numeros de piscadas da luz FI qual foi o sensor que falhou.

Voce pode confeccionar esse cabo com a chave lig/desl facilmente. A chave é encontrada em qualquer loja de eletronica, é só montar num cabo e com terminais adequados para o conector da moto. Eu até iria mais adiante, e instalaria de modo permanente esse cabo na moto, trazendo a chave até o painel.

Imagem

Com o uso da chave, e tendo o manual de servico da EFI, voce identifica o problema e ainda pode testar as possiveis solucoes para o caso.

Manual EFI -> http://www.lucianofrutuoso.com/downs/Ma ... ge_EFI.pdf

Mais mastigado do que o manual, nao existe.

Lembrando o seguinte: Ao que eu entendi, a ECU só armazena em sua memoria, até 1 ERRO por vez. Sendo que após ativar o modo dealer, quando voce retornar ao modo normal, o erro será deletado da memoria.

Dicas:

A maioria dos sensores da ECU trabalha da seguinte forma:

- Sensores de estado de operacao, informam o estado de ligado ou desligado, ou seja, 12v para ligado e 0v para desligado, ou o contrario.

- Sensores de variacao de operacao, onde a voltagem oscila de 0 a 12v de acordo com a leitura do sensor.

Sabendo disso, se houver oxidacao entre o sensor e a ECU, isso causará uma deficiencia na condutividade entre o sensor e a ECU. Essa deficiencia gera uma resistencia omica, e assim a ECU passa a ter uma leitura completamente errada desse sensor. Por isso eu recomendo que voce desplugue o cabo da ECU e burrife WD40 lá.. para criar uma camada anti-umidade nas conexoes da mesma. E se puder, efetuar esse procedimento em todos os conectores da moto.

Entao podem ocorrer duas situacoes.. se o erro ocorrer, mas nao for grande o suficiente pra ECU entender que há erro no sensor, entao a ECU pode considerar a informacao errada como informacao correta e assim ajustar a operacao da moto acreditando estar de acordo com a condicao real.. isso pode-se refletir em moto acelerando demais, mistura errada, rica ou pobre demais, desligamento do motor por acreditar que a temperatura ta alta, etc e tal..

Ja quando o erro é grande demais, dependendo do sensor em questao, a ECU detecta que este está com erro, e passa a assumir um valor padrao pré definido no seu programa para substituir o valor do sensor, afim de manter a moto operando.

Outros sensores, ao terem leitura errada, fazem com que a ECU desligue o motor.

Toda essa informacao consta no manual da EFI.

Entao, voce mesmo nao tendo qualquer nocao de mecanica, atraves do manual vai poder pelo menos saber do que se trata quando a luz FI acender.

É maos a obra!
Filhodobar
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20 Set 2012, 09:39

Humm, meus parabéns!

Excelente tópico, agrupando de forma simples várias informações espalhadas!

Aproveitando o embalo, e sei que é uma pergunta que mais pessoas farão, poderia fornecer mais informações sobre o tal "cabo"?

É um cabo comum com uma chave liga/desliga adaptado, certo?

Ele vai conectado apenas no cabo que está embaixo do banco, e em mais nenhum outro lugar?

E o procedimento para utilizá-lo, após conectado, qual seria? Liga-se a chave dele com a moto desligada e em seguida liga-se a chave da moto, sem dar a partida, ou liga-se a chave da moto e em seguida a chave liga/desliga do cabo?

Vlw!
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Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
Miau
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20 Set 2012, 10:35

exatamente como mostra a foto.. um cabo simples de 2 vias com um conector na ponta e uma chave lig/desl na outra. Eu nao tenho a moto pra te dizer sobre o conector, mas pela foto parece bem simples e facil de encontrar.

posso ate montar aqui essa "ferramenta especial" e vender se for o caso.

no manual deve mostrar o passo a passo para ativar o modo.. mas acho que é simples, conecta o cabo, liga a moto na chave sem dar partida, liga o botao em ON para ativar o dealer mode.. e se for necessario, tente dar partida até comecar a piscada.

a luz deve piscar numa sequencia crescente de 2 numeros.

mole mole. =)

acho que esse topico deveria ser fixado
Filhodobar
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20 Set 2012, 11:55

Humm escreveu:
acho que esse topico deveria ser fixado
Sem sombra de dúvidas!

Eu tinha começado a fazer uma pesquisa justamente pra fazer o mesmo que vc, agrupar tudo num único tópico, mas foi mais rápido do que eu!

Excelente!
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Ex-Mirage 250 11/11 / Shadow 600
gilnatsp
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20 Set 2012, 12:47

Parabéns pelo post, bem detalhado e fácil de entender. Abraços
** Moto é a única paixão eterna **
DSM
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20 Set 2012, 20:11

Você pode acionar a chave até com a moto andando, não há problema, pois quando o defeito é intermitente, se parar e desligar volta tudo ao normal.
nortista
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20 Set 2012, 21:27

o conector DEALER é o menorzinho com dois pequenos terminais "fêmeas", e o conector do scaner é o grandão (também fêmea).
custom, é puro estilo.
TheDoctorMotos
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25 Set 2012, 11:53

esta chave é somente para indicar no painel da moto qual o erro que a ECU da moto esta indicando (auto-diagnostico), existe sim uma sequencia para fazer o
serviço pois pode ocorrer de dar defeito na ECU,um simples toque sem luva em algum terminal ou fio descascado pode ate queimar algum dispositivo da injeção, este botão não arruma nada só manda um sinal para a ECU que retorna para o painel que ilustra com piscadas qual o problema memorizado, ai com uma tabela de codigo e erros voçe procura na peça o problema, depis faz o "Reset Code" para apagar o codigo de erro da memória, se ele voltar é porque continua o problema.não ande com este botão ligado, este teste é para moto parada mostrar erros que ficaram memorizados ou esta acontecendo, pois se estiver erro mesmo sem o botao com a moto funcionando a lampada fica piscando.

1-desligue a moto
2-coloque o botão como indicado no topico acima
3-ligue o botão
4-abaixe e descanso lateral
6-chave moto (ligue)

com isto a lampada do painel vai começar a piscar uma piscada longa significa 10 e uma curta 1, ou seja
1 longa e 2 curtas é código 12 correspondente a peça com defeito, se repetir o mesmo numero é porque só tem defeito ali, mas se der outros numeros diferentes são varios defeitos.
THE DOCTOR MOTOS
Miau
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25 Set 2012, 12:37

então.. o autodiagnostico nao~´e pra consertar o defeito.. e sim para apontá-lo..

a ideia de se ter um botao ja instalado é para facilitar o procedimento quando a luz FI acender.. Vamos supor que vc esteja no meio de uma viagem, no meio da estrada e a luz FI acende ou acende e desliga a moto.. se vc ja tem o botao instalado, pode simplesmente parar a moto e acioná-lo para tomar ciencia de onde estaria o problema.. dependendo de onde for, pode verificar se não se trata apenas de um mau contato e por ai vai.

O lance de resetar o erro, isso já ocorre de forma automatica ao desligar a chave do dealer mode. Alem disso, resetar nao significar consertar.. hehe

Mas é interessante voce postar o procedimento e lembrar sobre descargas de eletrecidade estatica na ECU.. apesar de que se bem me lembro, no manual constam todos esses avisos.

A pergunta é.. as novas ECUs Delphi tem o mesmo procedimento de auto diagnostico?
TheDoctorMotos
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25 Set 2012, 12:59

concordo em ter o botao ja instalado, disse pra não andar com ele ligado (posição ON) como descreveram em um topico acima. e resetar (apos) consertar serve para limpar o erro da memoria da ECU pois se não fizer ele vai voltar a acender se for um codigo memorizado como um erro que ocorreu e depois parou de piscar.
que é para isto que serve o batão, (DEALER MODE)que chamamos de codigo de concessionaria, para verificar erro memorizado, pois os que ja estao ocorrendo pisca de qualquer forma e so para quando reparado (USER MODE). quanto a sua duvida sobre nova ECU vou ver na kasinski pois tenho acesso e ajudo eles la sempre que me pedem, mas os sistemas de injeção eletromica é de padrão universal modificando apenas alguns minimos detalhes,
apesar de dizerem de defeitos na nova injeção nunca me apareceu um aqui na oficina, apenas defeitos de carga e vibração,mas faço muito yamaha pelo tempo de uso e honda 150.
THE DOCTOR MOTOS
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