Mirage 650: Reset e ativação

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Avatar do usuário
Sasquatch
Mensagens: 1592
Registrado em: 04 Jul 2012, 18:38
Localização: Carolina

MechanicalAnimal escreveu:Não entendi a parte do "corte de giro do motor" como é isso???
Tenho uma outra dúvida sobre "Marcador de combustível"
Acabei de adquirir uma Mirage 650 2012 modelo 2013, tinha uma Mirage 250 e consultando o manual da 650 sobre marcador de combustível para saber exatamente quanto fica de gasolina quando entra na reserva fiquei em dúvida pois no manual diz que:
Quando o marcador de combustível estiver "próximo" da marca "vermelha" "E" , tem aproximadamente 3L (Sempre abasteço quando E começa a piscar assim como fazia na Mirage 250 mas na 650 cada vez que abasteço nessa ocasião verifico uma litragem diferente para completar o tanque 8L,5L, 6L, etc...)
Em uma parte mais abaixo do manual fala que "Quando o nível de combustível chegar na marca vermelha do "E", você deverá colocar combustível na primeira oportunidade para evitar ficar sem combustível"

Minha dúvida é a seguinte:

A marca "E" fica vermelha ou só pisca como na Mirage 250?
Porque no manual diz marca vermelha e ainda não vi marca vermelha nenhuma no painel pois sempre abasteço quando "E" começa a piscar.
o painel das nossas do brasil nao tem nada colorido, infelizmente, acho o painel original bonitao e mostra bem mais coisas! tem ate setinha que pisca nele fora as grandes de fora! quando a minha pisca eu encho e ainda tem 5, 6 litros, esse marcador nao é la essas coisas, nao da pra confiar
Rinaldo Hirai
Mensagens: 657
Registrado em: 26 Mai 2011, 05:57
Localização: São Paulo

Bom dia!

MechanicalAnimal, o corte de giro do motor se percebe, quando o motor começa a "falhar" quando o motor é acelerado no máximo, esse corte de giro é para evitar que o motor funcione acima da rotação de segurança.

Quanto ao marcador de combustivel, o display é preto e branco, acho que a referência a marca vermelha está só impressa no manual para destacar o texto.

Abçs
Rinaldo Hirai
jose_costa
Mensagens: 78
Registrado em: 03 Abr 2015, 20:55
Localização: Rio de Janeiro

Rinaldo Hirai escreveu:Só a ativação normal com as instruções de fábrica, são suficentes.

Pois a unidade de ECU vai fazendo todos os ajustes
após a reativação.

Mas em caso de desligar a bateria por mais de 30 segundos por um motivo qualquer, faça o procedimento para ter a moto sempre regulada.
O ajuste do TPS deve ser de tempos em tempos checado no modo diagnóstico, pois a ECU, a medida que faz as correções, pode mudar o ponto do TPS, se isso ocorrer faça o ajuste com o jump de diagnóstico e motor ligado.

Pessoal, quem não acompanhou como começou essa história toda, vai a explicação:

- Nas concessionárias Kazinski, as motos Mirage 650efi, quando do processo de checagem da moto para ser aprovada para posterior entrega ao comprador, tem que passar também pelo processo que eles chamam de ativação da moto, ou seja um procedimento que é instrução da Hyosung para que a moto possa ser liberada para entrega ao consumidor.

O processo original que me foi passado por um técnico da empresa, descrevo abaixo, como me foi informado:

É recomendável iniciar o procedimento com o motor frio, para que a ECU memorize a leitura dos sensores do momento que é ligado o motor até o pleno aquecimento.

1) Desligar o polo positivo da bateria.

2) Aguardar no minimo 30 segundos e reconectar o polo positivo.

3) Ligar o motor e deixar funcionando em marcha lenta até que a ventoinha ligue em função da temperatura atingida, esperar a ventoinha desligar, e a seguir acelerar a moto de forma gradual até que o sistema de corte de giro do motor entre em ação, solte o acelerador, e desligue o motor.

Depois destes procedimentos a moto está pronta para ser entregue ao comprador.

Esse procedimento é obrigatório para a motcicleta ser liberada na concessionária, mas isso ás vezes não ocorre, seja por esquecimento ou outro motivo.
Na minha que comprei em fevereiro de 2011, eu fui convidado a acompanhar o procedimento, pois cheguei mais cedo e não haviam ativado a minha moto ainda, e depois de conhecer o procedimento correto, sei que a minha não foi ativada corretamente, pois faltou na época, a acelerada da moto até o corte, a ventoinha ligou e deixaram a moto ficar funcionando um tempo e já a conduziram para fora da oficina, e me entregaram os documentos etc, etc.

Bem a moto funcionou sempre de forma fantástica, mas tinha pequenos detalhes que eu não entendia e tentei ajustar, o que me levou a me aprofundar no conhecimento do sistema EFI e como funciona.
Bom agora com esse procedimento, e o sistema de auto diagnóstico e também do ajuste do TPS no display, ficou moleza!!!
Lembrando que a moto nunca para de se adaptar a condições adversas como, combustivel ruim, altitude,
enfim, é um sistema com tecnologia de "ponta"!
Espero ter conseguido me expressar de forma clara a respeito do porque deste tópico.

Boas estradas a todos!
Rinaldo e pessoal, bom dia.
tenho a moto, 2012, há uma semana e comprei com a bateria sem carga, parada há tempo. conforme foi ligada, o dono anterior não fez procedimento qualquer, então, corro o risco de ter funcionando com alguma falha. sequei o tanque e coloquei gasolina podium que a fez vibrar menos. mas ainda tenho a dúvida: como fazer o procedimento de ajuste do TPS no display? antes ou depois de desligar a bateria para a ativação? e a tal chavinha é somente on/off ou tem algum resistor nesse cabo?
Obrigado desde já
Phan
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Jun 2015, 13:21
Localização: Canoas

Primeiramente gostaria de agradecer a todas as pessoas que disponibilizam seu tempo para fazer com que esse fórum seja um excelente meio de comunicação entre os proprietários de motos, entrei nele hoje mas uso a tempos desde quando tinha minha viraguinho e sempre consegui solucionar duvidas dela através dos tópicos daqui.

Recentemente vendi minha viraguinho e comprei uma Mirage 650EFI (estou com ela a 11 dias contando hoje), confesso que estou apaixonado por ela, estava com alguns problemas com a lenta dela que foi solucionado com o processo que foi passado pelo colega Rinaldo Hirai (te amo cara vlw mesmo), entretanto, apesar de ter dado certo nao fiz o processo da mesma forma como ensinado:

Desliguei a bateria no polo positivo por mais de 30s, reconectei e liguei ela na neutra em lenta até ligar a ventuinha, porem após ligar a ventuinha ela nao desligou mais, esperei por quase uns 30min e nao desigou, entaou eu pulei o processo do "desligamento" da ventuinha e acelerei gradualmente até o corta giro do motor. A principio a lenta dela ficou perfeita, nao engasga mais nem da tranco, ficou perfeita.

Outra coisa que estou tendo problemas é com o tamanho dela, elá é extremamente baixa e esta raspando o parafuso que fica em baixo dela (parafuso do cárter se não me engano é esse o nome) quando passo por alguns buracos ou pra estacionar em estacionamentos de calçadas (como lojas que ficam de frente pra rua e possuem estacionamentos na frente), e o pino que fica pra fora do pesinho de apoio quando eu faço curvas para a esquerda (lado do pesinho) ele está raspando no chão, gostaria de saber se existe alguma forma de deixar ela mais alta (um pouquinho só, só para não raspar mais esse parafuso no chão), detalhe que o amortecedor dela já esta no limite máximo de dureza.

Amei essa moto e espero permanecer com ela muito tempo, trocar somente se for por uma mais nova (ela é 2009/2010).

Mais uma vez obrigado a todos e boas viajens.

Phan
Rino Freitas
Mensagens: 11
Registrado em: 21 Out 2015, 20:01
Localização: Concórdia

Bom dia Galera, estive ausente mas cá estou de volta... E cada vez amando mais minha Mirage.
Agradeço de coração todas as dicas dessa galera maravilhosa aí, Rinaldo, Coutinho, emfim todos que foram meus professores. E graças as ideias e empenho desses camaradas minha moto esta maravilhosa.
Rino Freitas
Mensagens: 11
Registrado em: 21 Out 2015, 20:01
Localização: Concórdia

Respondendo ao Rinaldo, ( meu Xará ) eu fiz as modificações na minha moto e ela ficou show.
O próximo passo agora é abrir a embreagem, fazer uns furos a mais para lubrificar melhor, e ver bem certo como se faz uns pontos nos discos espaçadores para que o óleo circule melhor e tornando as mudanças de marchas e o encaixe da neutra mais suave. Que experimentar também o Militéc 1.
Dizem que o motor fica ainda mais redondo. Assim que eu testar pósto como ficou.
Vou deixar uma dica aqui, consegui o pneu dianteiro na MaisQpneu de Curitiba, com a entrega e tudo por R$ 535.00. Grande abraço a todos que Deus sempre os acompanhe.
Responder