Mirage 650: Radiador, arrefecimento

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Paludo
Mensagens: 3293
Registrado em: 25 Mai 2009, 22:21
Localização: Avaré
Contato:

Radiador e arrefecimento

viewtopic.php?f=43&t=396
Só há uma coisa melhor do que ver o nascer do sol sobre o guidão de uma moto.
Vladimir650
Mensagens: 918
Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
Localização: São Bernardo do Campo

Seguinte Galera,

Achei estranho a ventoinha não desligar no dia que tentei fazer o reset da ECU. Como a moto nunca passou dos 3 tracinhos no display e sempre que olhava para o reservatório do líquido de arrefecimento tinha líquido, não me preocupei.

Como não poderia ser diferente... he he he... veio a idéia de tirar aquela gradinha preta que tem na capa do radiador e colocar uma grade mais livre, que restringisse menos a passagem do ar. Pronto, feito a mudança, aproveitei para tirar a tampa do radiador e comecei a colocar água com aditivo (50/50 e água destilada)... quando vejo entrou uma quantidade razoável de água e a conclusão é que faltava água no radiador.

Fiz um teste e a ventolinha ligou e não demorou a desligar.

Pra quem teve o mesmo problema de não desligar a ventoinha no reset da ECU, olhem a quantidade de água no radiador e se preparem para completar... ha ha ha

Rinaldo, vi sua solução para manter o R/R fresquinho... bacana e com certeza vc não deve ter problemas com R/R. Como não pego transito muito parado quando vou para o trabalho com a Mirage, não quiz colocar ventilador. Mas vou pensar melhor no caso.

Abraço!
COUTINHO.JOI
Mensagens: 1191
Registrado em: 14 Out 2010, 15:48
Localização: Joinville

Vladimir

Vc completou com qual fluído?

É simples? Só tirar a tampinha direita, desrosquear a tampa do radiador e aplicar? Tem um limite ali?

Obrigado.

Abraço
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Vladimir650
Mensagens: 918
Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
Localização: São Bernardo do Campo

Coutinho,

Faz uma mistura na proporção de 50% de aditivo de radiador e 50% de água destilada. Tira a tampa do radiador e coloque a mistura até em cima. Aperte as mangueiras para facilitar a saída de ar se houver.

Coloque a tampa do radiador e ligue a moto até aquecer para abrir a válvula termostática e circular a água. Funcione um pouco o motor, depois deixe esfriar e veja se não precisa completar mais um pouco. Complete também o reservatório alí embaixo da bateria. Cuidado para não abrir a tampa do radiador com o motor quente, pois pode sair água quente sob pressão, provocanco queimadura.

É simples.

Abraço.
COUTINHO.JOI
Mensagens: 1191
Registrado em: 14 Out 2010, 15:48
Localização: Joinville

Valeu Vladimir

Aditivo para radiador encontro em qualquer posto de gasolina né? Pode ser o de carro?

Acho que vou dar um pulo no posto pra completar e já faço isso lá mesmo.

Abraço
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Vladimir650
Mensagens: 918
Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
Localização: São Bernardo do Campo

Sim, pode ser de carro para radiador de alumínio.

Tem próprio para moto, incluve tem a venda em lojas de moto um da Motul que vem pronto para uso.

Esse aqui:
http://www.bredermoto.com.br/loja/produ ... p_radiador
Rinaldo Hirai
Mensagens: 657
Registrado em: 26 Mai 2011, 05:57
Localização: São Paulo

Boa noite!

Pessoal é por isso que comentei se vocês colocam água no radiador, porque o reservatório lá embaixo
serve para controlar a pressão do sitema de arrefecimento e receber algum excesso, mas não completa o nivel do radiador.
Periódicamente tem que olhar o nivel do radiador e comletar. Eu tenho usado aditivo da Delco para radiador de aluminio, é o avermelhado, é meio caro mas é muito bom. sempre 1/2 a 1/2 com agua desmineralizada ou destilada, e o radador vai durar a vida toda.
Na minha eu olho o nivel a cada 3 meses, e quase não baixa nada.

Vladimir qto a ventoinha, OK.
Rinaldo Hirai
Vladimir650
Mensagens: 918
Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
Localização: São Bernardo do Campo

Rinaldo,

Sinceramente eu achava que o reservatório lá embaixo supria uma eventual falta de líquido no sistema.

Bom saber pois agora vou ficar de olho no radiador de vez em quando.

Obrigado.
COUTINHO.JOI
Mensagens: 1191
Registrado em: 14 Out 2010, 15:48
Localização: Joinville

Só mais uma dúvida!!! rsrs

Me desculpem por tantas perguntas!

Mas não precisa esgotar todo fluído que tem antes de colocar o novo?

Não vai fazer mal eles se misturarem, sendo que não são os mesmos?
A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço. 'Lutero'
Vladimir650
Mensagens: 918
Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
Localização: São Bernardo do Campo

Coutinho,

Se nunca trocou, o ideal é drenar todo o líquido atual, lavar o sistema com água corrente e depois colocar a mistura nova.

No meu caso completei mas não vou demorar muito para trocar todo o líquido.

Não vejo problemas misturar se necessário.

Rinaldo??? KKK
Responder