Mirage 250 EFI: Problemas elétricos em Geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
agpcardoso
Mensagens: 619
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
Localização: São Paulo
Contato:

E ai Miau blz??

o que eu quis dizer foi o seguinte:

Vamos supor que nesse seu desenho ilustrativo ao invés de 1 lampada, seria um rabicho com 3 lampadas.

Não entendo de eletrica, mas imagino que a medição antes da primeira lampada e a medição após a segunda lampada, haverá perda.

Acredito que com a mirage acontece isso.

O retificador manda a energia para um chicote que alimenta componentes eletronicos e a bateria.

Não sei qtos componentes eletronicos são alimentados antes de chegar no relê do farol e talvez seja por isso que da uma diferença de 0.2v em ponto morto com relação a medir direto na bateria.

Estou certo ou errado?
Miau escreveu:
agpcardoso escreveu:
Miau escreveu:Exatamente.. Tem q ser igual.. Do contrário existe problema chicote ou massa.

Salvo se a alimentação esta vindo da ECU.. Ai sim essa alimentação pode estar passando por um regulador de voltagem.

Mas por exemplo.. O farol é um dos pontos que tem que bater igual com a bateria.

Coisas ligadas em paralelo não sofrem diferencas. Somente se for em série.

Acho que não tem q ser igual, pois se vc medir na bateria, a energia ta saindo de la e não está sendo dividida com nenhum componente eletronico.

Se vc mede no fio do farol, ja tem a perda do consumo do farol então a tendencia é baixar.

a minha mirage eu havia instalado o voltimetro no rele do farol dianteiro.

Em ponto morto enquanto estava 12.6 no multimetro, no voltimetro estava 12.4
Em aceleração igualava, multimetro com voltimetro ficava igual.
fala amigo.. antes de mais nada, o que eu vou te dizer vai parecer meio debochado ou implicante, mas não é.. é apenas no intuito de que estou percebendo que você não entende muito bem a dinâmica da eletricidade se baseando em achismos, e eu quero tentar explicar..

1 - a energia não "sai" da bateria.. e nem de lugar algum.. a energia é produzida quando a eletricidade é atraída. De um modo mais fácil de entender, funciona assim:

como o nome diz.. eletricidade vem de elétrons.. que a gente lembra que é uma partícula negativa que fica orbitando um átomo, e quando um átomo tem mais elétrons do que prótons, este átomo esta ofertando elétrons e esses elétrons serão atraídos por um átomo que tem menos elétrons que prótons. Quando esse elétron se desloca, produz energia.

lembra da bateria? ela tem os polos positivo(+) e negativo (-), mas o que significa isso?

resumindo, significa que no polo (+) está faltando elétrons e no polo (-) está sobrando..

então, a energia(elétron em movimento) não sai da bateria.. eles são atraídos pelo outro polo. A diferença é que se eles estivessem saindo, teria que ter uma válvula para abrir e fechar, senão a bateria vazaria elétrons hehehe

muito bem.. passando agora para o outro achismo..

em qualquer circuito elétrico, você tem que ter:

1 - uma fonte de energia(bateria, alternador, estator)

2 - condutores(fios, cabos) por onde esses elétrons vão se movimentar

3 - algo pra consumir a energia produzida pelo movimento dos elétrons quando eles forem atraídos(componentes como um farol)

4 - uma massa negativa(polo negativo da bateria ou um aterramento) pra ofertar elétrons

Agora olha uma coisa curiosa.. veja a imagem abaixo?

Imagem

aí está um circuito elétrico.. temos fonte de energia, condutores e algo para consumir a energia produzida.

porém.. se eu interromper o circuito.. tipo, colocando o interruptor.. no momento que ele está interrompendo o circuito, não há mais energia alguma.. ela fica concentrada na fonte.. pois o fluxo foi interrompido e sendo assim, os elétrons não são mais atraídos..

porém quando você mede com um multímetro, vai verificar que existe tensão pelo fato do multímetro estar fechando o circuito. Mas se você colocar apenas uma das pontas de prova, não vai verificar tensão.. aí está a diferença entre a energia "sair" ou ser "atraída"

uma vez que o circuito está fechado, como na imagem ilustrada.. não importa onde você for medir com um multímetro, a tensão será sempre a mesma, pois:

Tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois polos.

Ou seja, não importa o que tem ligado ao circuito em paralelo.. a tensão medida diretamente nos polos da bateria, ou nos polos da lampada ou qualquer outra coisa ligada no circuito(em paralelo) será a mesma.. pois isso não é medida de consumo, e sim da diferença de potencial elétrico entre (-) e (+)

más é lógico que se você medir a tensão de uma bateria solta(não alimentando nada), vai ser diferente de quando ela estiver alimentando algo, pois esse algo interfere na diferença, pois cria resistência para a passagem do elétron.

Então meu caro amigo, se nas mesmas condições, você estiver tendo leitura de tensão diferente nos polos da bateria, e nos polos de uma lâmpada de farol, então algo ai no caminho está criando resistência para a passagem do elétron.. e a única coisa que eu vejo no caminho seria, um fusível, um relé, um interruptor, os conectores ou o próprio chicote. Algum desses está dando menos passagem.

menos passagem, é igual a mais resistência.. mais resistência é igual a mais calor.. mais calor é igual a parte sendo derretida aos poucos ehehe
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Então.. Está errado. A tensão será sempre a mesma em todos os pontos em paralelo.

Prova disso são as tomadas da sua casa. Nao importa quantos equipamentos ligar.. A tensão será a mesma tomada após tomada.

Se a fonte de energia não suportar a demanda.. A tensão cairá em todos os pontos em paralelo
agpcardoso
Mensagens: 619
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
Localização: São Paulo
Contato:

Miau escreveu:Então.. Está errado. A tensão será sempre a mesma em todos os pontos em paralelo.

Prova disso são as tomadas da sua casa. Nao importa quantos equipamentos ligar.. A tensão será a mesma tomada após tomada.

Se a fonte de energia não suportar a demanda.. A tensão cairá em todos os pontos em paralelo
Entendi, mas acho estranho, pois conheço diversos proprietários de motos de diversas marcas (Mirage, Harley, Shadow e Midnight) que possuem voltimetro no pós chave e TODOS relatam que tem uma pequena perda entre 0.1v e 0.4v ao comparar com a medição feita nos polos da bateria
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Cara.. Eu já tive moto.. Inclusive uma mirage.. Po ja fiz de tudo que você possa imaginar com a moto.. Até cair parado hahaha

Mas.. Ja instalei trocentos negócios na moto.. Nas medições com multimetro, sempre dava o mesmo nos pontos.. Se eu ligasse farol.. A tensão dava uma caidinha.. Mas a caída também acontecia na bateria... O que era de se esperar.. Claro.

Uma vez alguma coisa que não lembro mais.. Dava tensão menor.. Mas era o aterramento que tava com oxidação, criando resistência
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

por falar em aterramento, podia falar alguns q lembrar da mirage ne miau.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

olha.. eu sei que tem um bem próximo a bateria ai perto dos parafusos que prendem o tanque.. sempre é bom verificar se tá ok..

para se verificar um chicote e saber se não há problemas de resistência entre o terminal da bateria e determinado componente.. basta verificar com um multímetro quanto a continuidade entre as duas pontas.. nesse teste, vai acusar se existe resistência.. havendo.. percorre-se o caminho verificando componentes ligados em série até se chegar na bateria.. em algum ponto você vai encontrar a sua resistência.

uma vez fiz uma instalação de um rele pra desligar o farol no momento da partida.. tem até o esquema disso por ai em algum post..

na hora de ligar o negativo, usei a carcaça da moto.. no começo funcionou bem.. mas depois de um tempo deu problemas.. não estava desarmando o farol na partida.. fui ver que era oxidação na ligação da carcaça. Escolhi um ponto mais apropriado e ficou de boa.

sempre que vocês verem um cabo com esse terminal aparafusado no chassis da moto.. é bom inspecionar pra ver se ta condutivo.

Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

os terminais conheço, vou ver esse aterramento próximo do tanque.....
a minha é injetada e tem aterramento em vários lugares.....se eu tivesse uma relação deles seria mamão com açúcar inspecionar.....

creio q minha bateria esteja indo pro vinagre, já vi ir abaixo de 10V na partida e esta difícil ligar a moto, se fica tempo parada so pega na segunda, ou terceira tentativa....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

SemControle escreveu:os terminais conheço, vou ver esse aterramento próximo do tanque.....
a minha é injetada e tem aterramento em vários lugares.....se eu tivesse uma relação deles seria mamão com açúcar inspecionar.....

creio q minha bateria esteja indo pro vinagre, já vi ir abaixo de 10V na partida e esta difícil ligar a moto, se fica tempo parada so pega na segunda, ou terceira tentativa....
fds tentei ligada na bateria do carro, ai marcando mais de 13V pegou de primeira, uma partida um pouco longa, não foi so triscar e pegar não....
mas imediatamente após ligar desliguei, e retirei a bateria do carro, so na bateria da moto não ligou de primeira não, mesmo já tendo virado o motor...so na segunda...

como tenho olhado o voltímetro na partida, estou vendo marcar 9V e alguma coisa qnd segura....sei q esta chegando a hora da troca....so não sei se resolve o problema da partida
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
agpcardoso
Mensagens: 619
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
Localização: São Paulo
Contato:

Quando troquei a minha bateria a partida melhorou.

Na época coloquei yuasa e percebi que a yuasa tem uma caracteristica diferente de outras baterias.

Tanto a Route qto a bateria que está na minha moto atual, depois que vc anda bastante, ao desligar e medir com multimetro ela está em 13v mas depois de umas 8 horas ela cai para 12.8v ou 12.7v e fica assim até a semana seguinte

A yuasa não, ela estabiliza em 13v e depois de uma semana a moto parada está em 12.95v


Outra coisa diferente na minha moto atual é o comportamento do sistema de carga,
Na mirage em ponto morto, ao medir com multimetro por exemplo, marca 13.90v, se vc liga a seta ou pisa no freio ou aciona o lampejador, a carga cai e fica caída enquanto vc estiver pisando no freio ou acionando o lampejador.
A minha moto atual isso não acontece, em ponto morto ela mantem 14.35v, se eu acelero ela mantem 14.35v. Em ponto morto se eu aciono o lampejador ou piso no freio a medição cai por menos de 1 segundo e volta para os 14.35v independente do que eu estiver fazendo, ou seja, farol alto, lampejador, pisando no freio, não importa.

SemControle escreveu:
SemControle escreveu:os terminais conheço, vou ver esse aterramento próximo do tanque.....
a minha é injetada e tem aterramento em vários lugares.....se eu tivesse uma relação deles seria mamão com açúcar inspecionar.....

creio q minha bateria esteja indo pro vinagre, já vi ir abaixo de 10V na partida e esta difícil ligar a moto, se fica tempo parada so pega na segunda, ou terceira tentativa....
fds tentei ligada na bateria do carro, ai marcando mais de 13V pegou de primeira, uma partida um pouco longa, não foi so triscar e pegar não....
mas imediatamente após ligar desliguei, e retirei a bateria do carro, so na bateria da moto não ligou de primeira não, mesmo já tendo virado o motor...so na segunda...

como tenho olhado o voltímetro na partida, estou vendo marcar 9V e alguma coisa qnd segura....sei q esta chegando a hora da troca....so não sei se resolve o problema da partida
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

a minha so apresenta essa queda um certo tempo depois de funcionando, tipo após uns 20min se segurar o freio ela cai, e oscila junto com o piscar das setas....a sua agora tem um ótimo sistema elétrico....a minha apresenta boa voltagem nos polos da bateria somente após a troca de lugar do retificador e o novo chicote direto na bateria....havia uma enorme queda no chicote original, do retificador pra bateria tinha diferença de tensão....

vou tentar achar uma yuasa então....hj fui buscar comida pros passarinhos, ai parei rápido na loja, dei contato pra voltar e estava em 13V só trisquei no botão ligou.....mas longo tempo depois de parada, não pega de primeira nem segurando....e a bateria mede em torno de 12,5~12,6, qnd gira o arranque cai pra menos de 10V

por acaso lembra o código certinho da yuasa? não sei nem o código da q esta na moto....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder