o que eu quis dizer foi o seguinte:
Vamos supor que nesse seu desenho ilustrativo ao invés de 1 lampada, seria um rabicho com 3 lampadas.
Não entendo de eletrica, mas imagino que a medição antes da primeira lampada e a medição após a segunda lampada, haverá perda.
Acredito que com a mirage acontece isso.
O retificador manda a energia para um chicote que alimenta componentes eletronicos e a bateria.
Não sei qtos componentes eletronicos são alimentados antes de chegar no relê do farol e talvez seja por isso que da uma diferença de 0.2v em ponto morto com relação a medir direto na bateria.
Estou certo ou errado?
Miau escreveu:fala amigo.. antes de mais nada, o que eu vou te dizer vai parecer meio debochado ou implicante, mas não é.. é apenas no intuito de que estou percebendo que você não entende muito bem a dinâmica da eletricidade se baseando em achismos, e eu quero tentar explicar..agpcardoso escreveu:Miau escreveu:Exatamente.. Tem q ser igual.. Do contrário existe problema chicote ou massa.
Salvo se a alimentação esta vindo da ECU.. Ai sim essa alimentação pode estar passando por um regulador de voltagem.
Mas por exemplo.. O farol é um dos pontos que tem que bater igual com a bateria.
Coisas ligadas em paralelo não sofrem diferencas. Somente se for em série.
Acho que não tem q ser igual, pois se vc medir na bateria, a energia ta saindo de la e não está sendo dividida com nenhum componente eletronico.
Se vc mede no fio do farol, ja tem a perda do consumo do farol então a tendencia é baixar.
a minha mirage eu havia instalado o voltimetro no rele do farol dianteiro.
Em ponto morto enquanto estava 12.6 no multimetro, no voltimetro estava 12.4
Em aceleração igualava, multimetro com voltimetro ficava igual.
1 - a energia não "sai" da bateria.. e nem de lugar algum.. a energia é produzida quando a eletricidade é atraída. De um modo mais fácil de entender, funciona assim:
como o nome diz.. eletricidade vem de elétrons.. que a gente lembra que é uma partícula negativa que fica orbitando um átomo, e quando um átomo tem mais elétrons do que prótons, este átomo esta ofertando elétrons e esses elétrons serão atraídos por um átomo que tem menos elétrons que prótons. Quando esse elétron se desloca, produz energia.
lembra da bateria? ela tem os polos positivo(+) e negativo (-), mas o que significa isso?
resumindo, significa que no polo (+) está faltando elétrons e no polo (-) está sobrando..
então, a energia(elétron em movimento) não sai da bateria.. eles são atraídos pelo outro polo. A diferença é que se eles estivessem saindo, teria que ter uma válvula para abrir e fechar, senão a bateria vazaria elétrons hehehe
muito bem.. passando agora para o outro achismo..
em qualquer circuito elétrico, você tem que ter:
1 - uma fonte de energia(bateria, alternador, estator)
2 - condutores(fios, cabos) por onde esses elétrons vão se movimentar
3 - algo pra consumir a energia produzida pelo movimento dos elétrons quando eles forem atraídos(componentes como um farol)
4 - uma massa negativa(polo negativo da bateria ou um aterramento) pra ofertar elétrons
Agora olha uma coisa curiosa.. veja a imagem abaixo?
aí está um circuito elétrico.. temos fonte de energia, condutores e algo para consumir a energia produzida.
porém.. se eu interromper o circuito.. tipo, colocando o interruptor.. no momento que ele está interrompendo o circuito, não há mais energia alguma.. ela fica concentrada na fonte.. pois o fluxo foi interrompido e sendo assim, os elétrons não são mais atraídos..
porém quando você mede com um multímetro, vai verificar que existe tensão pelo fato do multímetro estar fechando o circuito. Mas se você colocar apenas uma das pontas de prova, não vai verificar tensão.. aí está a diferença entre a energia "sair" ou ser "atraída"
uma vez que o circuito está fechado, como na imagem ilustrada.. não importa onde você for medir com um multímetro, a tensão será sempre a mesma, pois:
Tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois polos.
Ou seja, não importa o que tem ligado ao circuito em paralelo.. a tensão medida diretamente nos polos da bateria, ou nos polos da lampada ou qualquer outra coisa ligada no circuito(em paralelo) será a mesma.. pois isso não é medida de consumo, e sim da diferença de potencial elétrico entre (-) e (+)
más é lógico que se você medir a tensão de uma bateria solta(não alimentando nada), vai ser diferente de quando ela estiver alimentando algo, pois esse algo interfere na diferença, pois cria resistência para a passagem do elétron.
Então meu caro amigo, se nas mesmas condições, você estiver tendo leitura de tensão diferente nos polos da bateria, e nos polos de uma lâmpada de farol, então algo ai no caminho está criando resistência para a passagem do elétron.. e a única coisa que eu vejo no caminho seria, um fusível, um relé, um interruptor, os conectores ou o próprio chicote. Algum desses está dando menos passagem.
menos passagem, é igual a mais resistência.. mais resistência é igual a mais calor.. mais calor é igual a parte sendo derretida aos poucos ehehe