Mirage 250: Painel - Velocímetro e Contagiros

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
xerem
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mai 2009, 07:42
Localização: Bezerros

La vamos nós!

Tive uma mirage 2012/2013, delphi, dor de cabeça o tempo todo, adquiri uma mirage 2010/2011, e informo que a mesma funciona sem a o painel estar ligado, coisa que na com ecu delphi não acontece.

Vou colocar o velocímetro da mirage 150, e adaptar para cabo, só falta descobrir como fazer na roda, se alguém tiver sugestão só dizer =D.

Comprei baratinho, mas está me divertindo muito, ultimo up vai ser o escapamento, mas por enquanto fico com a horrível bazuka.
xerem - Daniel Lopes
CChinaski
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mar 2016, 19:02
Localização: Brasília

Amigos mirageiros, boa noite.

levei minha primeira queda com minha Mig 250 faz uns 35 dias e o velocímetro foi danificado, quebrou o vidro e estragou bastante o anel superior. Quebrou tb a parte interna e não acho ninguém pra consertar. O originar tá uma fortuna.
Alguém sabe se existe algum similar que funcione?
Mirage 250, ano 2001 (carburada).
Agradeço.

Bom feriado pra todo mundo ai.
Avatar do usuário
LaioCardZ
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Set 2014, 15:19
Localização: Barra Mansa

Bom dia singularis vc conseguiu instalar o velocímetro na sua motoca?
Avatar do usuário
LaioCardZ
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Set 2014, 15:19
Localização: Barra Mansa

singularis escreveu:Saudações, galera!

Estou em processo de modificação do painel da minha Mirage. Pois bem, comprei um velocímetro chinês...Muito bacana, pois cumpre com o que eu gostaria.... todos os instrumentos e luzes num só corpo. Minha dúvida é a seguinte. Nesse velocímetro novo, ele tem inclusive o display da marcha engatada, nos quais os sinais viriam dos sinais negativos do sensor de marchas, inclusive o neutro, e me deparei com o sensor da intruder 125, que, além do neutro, tem a posição das 5 marchas (o da mirage só envia o sinal do neutro).Será que serve na mirage? Seguem as fotos:

Velocímetro Ching-Ling

Imagem

Sensor da Intruder

Imagem

Sensor da Mirage

Imagem

Quem puder me ajudar, fico muito agradecido!

Abraços, galera!
Bom dia singularis vc conseguiu instalar o velocímetro na sua motoca?
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

Eu também mandei uma pergunta para ele, mas não respondeu.

Comprei o sensor da Yes, igual esse da foto, um indicador de marchas, mas ainda estou na dúvida de como instalar os fios.

Mas, pesquisei nas postagens dele e disse que funcionou, mas não mostrou como fez.
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

qual a dificuldade de instalar o sensor?

é um fio pra cada posição de marcha e um pro neutro. simples
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

Miau,

A dúvida fica em não fazer a conexão errada do fio da ECU e da energia com os fios do sensor da Yes.

Medo de fazer caca e queimar a ECU.
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Troque o medo pela curiosidade e estudos.. que chega lá..

o sensor de marcha.. conhecido como sensor de neutro, funciona assim:

no corpo da moto onde é encaixado o sensor, tem um mola com uma esfera que percorre os contatos do sensor a medida que você muda de marcha. Essa mola + esfera vai conduzir o negativo no contato desse sensor de acordo com a posição engatada.

Imagem

no caso da carburadas(CDI):

tem 2 fios se não me engano, um para informar que o neutro está engatado, e o outro pra informar que a primeira marcha ou a quinta(se não me engano) está engatada.

no caso da EFI(ECU):

tem 2 fios: um para informar que está no neutro.. e o outro funciona em todas as posições.. porém com um detalhe.

No caso da EFI, a ECU precisa saber qual marcha exatamente está engatada pra adotar o tempo de injeção correto. Mas como saber qual marcha é usando apenas 1 fio pras 5 marchas?

Simples.. dentro do sensor original, associado a cada bolinha, tem um resistor ôhmico de um determinado valor. Então a ECU faz a leitura da voltagem resultante dessa resistência e por ai sabe exatamente qual bolinha está em contato com a esfera.

Se a sua for EFI, então você vai ter que remover o sensor, e com um multímetro, determinar qual a resistência pra cada bolinha medindo em escala ôhmica no multímetro e tomando a leitura entre a bolinha e o fio.

Se não me engano, a bolinha pequena é o neutro. Por ai você também pode identificar qual fio fecha circuito com ela usando o multímetro em escala de continuidade ou escala ôhmica.

Uma vez que você identificou no sensor original qual são os valores de resistência pra cada bolinha, você tem q comprar esses resistores, e no sensor da YES que tem 1 fio independente pra cada bolinha, depois de identificado qual fio pertence a cada bolinha, você tem que associar o respectivo sensor a cada respectivo fio, e depois unir todas as pontas dos resistores relativos e conectar no pino de marchas da ECU.. e logicamente conectar o fio de neutro no pino de neutro da ECU.

Feito isso, você agora pode conectar cada fio do velocímetro relativo ao mostrador de marchas a cada respectivo fio do sensor(antes da resistência lógico) e também o fio de neutro.

não há possibilidade de curtos pois esses contatos são relativos a negativo.
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Fiz um esquema pra ilustrar melhor..

lógico que as cores dos fios são apenas ilustrativas.. não representam as cores reais.

Imagem
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

Sem palavras Miau...

Agradeço muito a sua colaboração e por compartilhar seu conhecimento!

Agora deu para compreender melhor o funcionamento.

Obrigado!
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
Responder