Mirage 250: Painel - Velocímetro e Contagiros

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Ontem estava na 23 de maio (grande avenida de São Paulo) e fiquei andando lado a lado com um New Civic. O painel desse carro possui um velocímetro digital enorme, e fiquei acompanhando e comparando a velocidade dele com a mostrada na Mirage.

É incrível a diferença que notei. No Civic marcava 74 e na Mirage por volta de 87. Isso dá quase 15% de erro. Alguém sabe se dá para regular isso? Além de mostrar a velocidade errada, você é induzido a acreditar que rodou mais com a moto (distância percorrida) e que o consumo de combustível é maior que o real.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Kings escreveu: É incrível a diferença que notei. No Civic marcava 74 e na Mirage por volta de 87. Isso dá quase 15% de erro. Alguém sabe se dá para regular isso? Além de mostrar a velocidade errada, você é induzido a acreditar que rodou mais com a moto (distância percorrida) e que o consumo de combustível é maior que o real.
Pois é, parece que os coreanos não são como os alemães, precisos com instrumentos...

Mas ai o erro fica a mais sempre, o problema é se essa aferição fique oscilando muito pra baixo e pra cima, pelo menos nos livramos das multas...

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

num seria um mostrador de Milhas por hora? ao invés de Km/h?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Meu velocímetro é igual. Sempre comparo com a medição das lombadas eletrônicas. A diferença é de 15% a 18%.
Se faço 22Km/litro na verdade estou fazendo 18,5.

Já tinha elertado aqui sobre isso e sobre a diferença que faz no cálculo de custo do Km rodado.
As engrenagens do velocímetro e do odômetro são as mesmas na entrada do velocímetro porém depois elas se separam para reduções diferentes mas normalmente o erro de um (velocímetro) é o mesmo do outro (odômetro).
Porém nas viagens que fiz, a última de 280Km o odômetro marcou muito próximo do percurso calculado no mapa. A diferença deveria ser de 42Km Portanto acho que o odômetro não tem essa diferença toda.
Estudei muito isso quando corria ralli e desmontava eles pra trocar engrenagens, trocava o diâmetro do pneu e a calibragem pra poder acertar o odômetro. Coisas que na moto não dá pra fazer, ou pelo menos não são aconselhadas.

Em Porto Alegre axistia a Casa dos Velocímetros. Vou ver se ainda existe e se podem ajudar.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

wellrod escreveu:num seria um mostrador de Milhas por hora? ao invés de Km/h?
Não creio que seja isso pois a velocidade de deslocamento do ponteiro seria a mesma. O que mudaria seria a escala por trás dele e aparentemente essa escala está, pelo menos, constante.

Se erro for fixo em Km/h, por exemplo, 10Km a mais, pode ser o velocimetro mal impresso.
Se erro é percentual, como na minha, o erro é do ponteiro mesmo.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

é que um brother meu pegou uma moto e começou a rodar com ela... e nunca conseguia passar dos 70... e a moto queimando chão... ele acelerava mais ainda e ela no 70, 80... queria chegar a 120 no mínimo... mas qdo o doido chegou no lugar lá é que ele foi ver que o marcador da moto era em Milhas por hora...
por isso logo pensei que o carro que o nosso amigo aí viu estivesse marcando 74 milhas por hora e ele a 87km/hora...
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Avatar do usuário
wellrod
Mensagens: 1645
Registrado em: 10 Jan 2008, 08:35
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

mas deve ser erro da mirage mesmo... pois 74mph dariam uns 133km/h... certo?
-----------------------
Wellington Rodrigues
DESVIRTUADOR
Shadow 750 - Aparecida
Nova Iguaçu- RJ
http://w.rodrigues.nafoto.net
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

Cada milha equivale a 1,609 Kilometros.

74 milhas por hora são 119 Km/h

Definitivamente não é problema de milha não.
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

essa maneira de pilotar e olhar o velocímetro do carro ao lado não é uma boa forma pois as vezes parece que estão na mesma velocidade mas na verdade não estão...

Eu conferi a minha moto da seguinte forma...

Da minha casa até o meu trabalho, são exatos 10km... já tive dois carros desde que estou trabalhando aqui e nos dois eu conferia no odometro e marcava sempre 10km de distância... Daí com a mirage... faço o mesmo trajeto e marcam exatos 10km rodados no odometro da mirage... ou seja... ela está regulada...

todos velocímetros/odometros de carros e motos tem uma pequena margem de erro... mas não devem ter diferenças tão absurdas como vc disse...

Lembrando que os velocímetros digitais também tem estas falhas... e as vezes falham mais do que os analógicos..

A melhor forma pra saber se a mirage está marcando corretamente é esta que disse acima... faça um trajeto de carro... ex: de sua casa até o seu trabalho... ou algum outro ponto de referência... e noutro dia faça o mesmo trajeto com a moto... e verifique se deu diferença...

OU se vc tiver dinheiro sobrando... compre um GPS e depois compare a km percorrida indicada na moto, com o indicado no gps... ehhehe

No meu caso tanto meu Uno, como o meu antigo fiat 147, como minha mirage... todos marcavam 10km da minha casa até aqui no meu trabalho... portanto todos devem ter o mesmo percentual de erro... e deve estar dentro do padrão...

e a melhor forma de saber quantos km a moto faz por litro... é esvaziar completamente o tanque e colocar apenas 1 litro e andar até acabar... depois vc faz isso mais umas 3 vezes e terá a média... Em carros costumam fazer o seguinte... ligar uma cuba com 1 litro de gasolina diretamente no carburador (faziam isso nos 147 carburados do grupo que participo) daí vc roda até acabar a gasolina da cuba e saberá exatamente quantos km seu carro fez... porém tudo varia de acordo com a forma de pilotar...

abraço :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
rgallas
Mensagens: 1269
Registrado em: 22 Nov 2007, 14:37
Localização: Novo Hamburgo

Rafael;
Você está provando que sua Mirage possui um erro parecido ou igual aos dois carros.

Estou as voltas com isso neste momento. Dia 17/05 terá um Rally Regularidade Universitário em Porto Alegre, aberto ao público, e vou aproveitar pra matar as saudades e correr com meu filho.

A maior dificuldade em um Rally é MEDIR bem pois tudo é baseado na sua medição. Como nesta prova só pode usar o odômetro do carro tô as voltas pra aferição dele.

Em todo Rally é divulgado um trecho de aferição com medidas exatas (precisão de 0,5 metros).
Esta semana vou tentar reduzir o erro do meu velocimetro (do carro) pra poder participar da prova.
Hoje sei que meu carro tem um erro de 8%, aproximadamente, mas preciso saber com certeza e precisão pra poder ir bem na prova.
Em 1987 cheguei a correr de Passat com um pneu traseiro do Fiat 147 pra poder medir direito.
A legislação brasileira tem esta margem de tolerância dos radares, de 10%, porque os fabricantes não garantem um velocimetro com precisão melhor que essa.

Você fazer o teste de que falou de colocar 1l de gasolina e gastá-lo você saberá quantos Km fará no TEU odômetro, mas quantos serão na realidade?

Já corri provas em Curitiba, Florianópolis e São Paulo, além do RS e em todas eles possuem esse trecho de precisão.
Podem procurar o Clube de Rally da sua cidade que eles te mandam esse trecho, normalmente de 15 a 20Km com algumas parciais no meio.
Roque Gallas Jr.
Vendendo máquinas
www.metalsystem.ind.br
Responder