Mirage 250: Painel - Velocímetro e Contagiros

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

Ainda não, pelo jeito.

Se puder nos ir informando, seria ótimo!
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
igormorgado
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Nov 2011, 10:29

Ola caros,

Gostaria de saber de alternativas para o painel (Mickey) da Mirage250, dou preferencia a marcadores unicos e simples para "limpar" a frente da moto.

[]s!
Ronaldo Seena
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Jan 2018, 17:22

Prezados alguém por acaso já colocou esse painel na Mirage 250? Gostaria de saber como faz para fazer o conta giros funcionar. Usou o fio saindo direto do CDI? Qual é a cor do fio?
alanmoreli
Mensagens: 37
Registrado em: 25 Out 2010, 11:13
Localização: Belo Horizonte

Pessoal, desculpa o longo tempo... quebrei a perna em outubro e fiquei longo tempo afastado dos assuntos motociclísticos. Vejam minha publicação no facebook sobre o mostrador de marchas na mirage 650.

https://www.facebook.com/10000023204495 ... 093432606/

Abraços!
Alan Moreli
Atual: Kasinski Mirage 650 EFI 12/13
Ex: Kasinski Mirage 250 EFI DT 11/11
Avatar do usuário
Amarsulo
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Set 2018, 13:45

Boa tarde!
Não tem nenhum parafuso de regulagem no sensor para apertar o cabo.
Para que essa diferença de 20 km diminua?
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

atualmente todos os painéis tem essa tolerância, desconheço qq forma pra regular isso
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Amarsulo escreveu: 30 Nov 2018, 11:55 Boa tarde!
Não tem nenhum parafuso de regulagem no sensor para apertar o cabo.
Para que essa diferença de 20 km diminua?
SemControle escreveu: 30 Nov 2018, 21:26 atualmente todos os painéis tem essa tolerância, desconheço qq forma pra regular isso

Acho que só trocando o desmultiplicador da roda, mas isso é uma tarefa de matemático, pois precisa achar uma quantidade de dentes nessa engrenagem que chegue na velocidade desejada, até onde sei ou li por ai, isso é uma questão de segurança.
Imagem
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

cros escreveu: 01 Dez 2018, 17:13
Amarsulo escreveu: 30 Nov 2018, 11:55 Boa tarde!
Não tem nenhum parafuso de regulagem no sensor para apertar o cabo.
Para que essa diferença de 20 km diminua?
SemControle escreveu: 30 Nov 2018, 21:26 atualmente todos os painéis tem essa tolerância, desconheço qq forma pra regular isso

Acho que só trocando o desmultiplicador da roda, mas isso é uma tarefa de matemático, pois precisa achar uma quantidade de dentes nessa engrenagem que chegue na velocidade desejada, até onde sei ou li por ai, isso é uma questão de segurança.
Á alguns anos atras havia em São Paulo, na avenida Santo Amaro, um técnico que fazia aferição em velocímetros e Hodômetros de carros de Rally (para rally de regularidade), se não me engano ele esta na região da General Osório agora. Ele fabricava engrenagens especiais para corrigir erros de medição, era um serviço bem caro na época.
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

Miau escreveu: 07 Mai 2016, 17:58 Troque o medo pela curiosidade e estudos.. que chega lá..

o sensor de marcha.. conhecido como sensor de neutro, funciona assim:

no corpo da moto onde é encaixado o sensor, tem um mola com uma esfera que percorre os contatos do sensor a medida que você muda de marcha. Essa mola + esfera vai conduzir o negativo no contato desse sensor de acordo com a posição engatada.

Imagem

no caso da carburadas(CDI):

tem 2 fios se não me engano, um para informar que o neutro está engatado, e o outro pra informar que a primeira marcha ou a quinta(se não me engano) está engatada.

no caso da EFI(ECU):

tem 2 fios: um para informar que está no neutro.. e o outro funciona em todas as posições.. porém com um detalhe.

No caso da EFI, a ECU precisa saber qual marcha exatamente está engatada pra adotar o tempo de injeção correto. Mas como saber qual marcha é usando apenas 1 fio pras 5 marchas?

Simples.. dentro do sensor original, associado a cada bolinha, tem um resistor ôhmico de um determinado valor. Então a ECU faz a leitura da voltagem resultante dessa resistência e por ai sabe exatamente qual bolinha está em contato com a esfera.

Se a sua for EFI, então você vai ter que remover o sensor, e com um multímetro, determinar qual a resistência pra cada bolinha medindo em escala ôhmica no multímetro e tomando a leitura entre a bolinha e o fio.

Se não me engano, a bolinha pequena é o neutro. Por ai você também pode identificar qual fio fecha circuito com ela usando o multímetro em escala de continuidade ou escala ôhmica.

Uma vez que você identificou no sensor original qual são os valores de resistência pra cada bolinha, você tem q comprar esses resistores, e no sensor da YES que tem 1 fio independente pra cada bolinha, depois de identificado qual fio pertence a cada bolinha, você tem que associar o respectivo sensor a cada respectivo fio, e depois unir todas as pontas dos resistores relativos e conectar no pino de marchas da ECU.. e logicamente conectar o fio de neutro no pino de neutro da ECU.

Feito isso, você agora pode conectar cada fio do velocímetro relativo ao mostrador de marchas a cada respectivo fio do sensor(antes da resistência lógico) e também o fio de neutro.

não há possibilidade de curtos pois esses contatos são relativos a negativo.
so pra constar a minha delphi nao usa nada alem de apenas o fio aterrado pra dar a luz neutro no painel, nao utiliza mais absolutamente nada, pra indicar a central marcha engatada nada disso, apenas um fio aterrado pro neutro....o sensor até tem 2 fios, na ligacao com o chicote da moto, la ja tem apenas um fio q é pra ligar esse do aterramento qnd o neutro esta engatado....
complementando, a central nao precisa saber qual marcha esta engatada pra mudar absolutamente nada em relacao ao funcionamento dessa moto....
o motor gira na sua faixa normal, seja engatado ou em qq marcha engatada, quem diz se precisa de forca ou velocidade é o cambio q continua trabalhando na faixa original de giro da moto, o cambio é apenas um multiplicador de forca ou desmultiplicador....
coloquei hj o sensor da yes/intruder na minha, pq o meu original tava c uma orelha de fixacao quebrada e imaginei q nao estava vedando corretamente, e por isso um vazamento minimo de oleo.....
vou testar pq vi em algum lugar alguem reclamar q o sensor da yes/intruder nao encaixa direito e vaza, to testando, por hora nada de vazamento......
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

Interessante. Também acho que não vaza, por que o encaixe quando testei foi bom.

O meu projeto ficou parado. Fiz quase tudo, mas fiquei na dúvida na ligação dos fios.
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
Responder