Mirage 250: Óleo, filtro, O-ring etc

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Franero escreveu: Não Cardoso nesse compartimento tem entrada e saída, a entrada e pelo caninho que se encaixa no centro do filtro e tem um oring na ponta.

A Saída fica bem no cantinho superior do compartimento.
Exato, no vídeo do R.A.Motors ele mostra isso, tem um rasgo em cima por onde entra o óleo, ele atravessa o elemento do filtro de fora para dentro e deve sair pelo furo entrando novamente no motor, supõem-se que a sujeira fica-se no compartimento do filtro!!

A Ronda explica
Imagem
agpcardoso
Mensagens: 619
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
Localização: São Paulo
Contato:

Franero escreveu:
agpcardoso escreveu:
cros escreveu:
agpcardoso escreveu: Talvez seja por isso que as mirages tem o costume de vazar oleo depois q troca o filtro,
Talvez o filtro original encaixe melhor do que esses alternativos que inclusive muitas autorizadas utilizam.

As autorizadas estão utilizando um filtro paralelo da marca VALFLEX.
Veja bem, o compartimento do filtro de óleo fica cheio, então não faria diferença se vazar, o que ocorre é que independente de ter filtro ou não, não deve vazar óleo pela tampa.

Minha teoria é que essa tampa pelos diversos apertos que sofre ao longo de pouco tempo, ( em média a cada 2 mil km) pode ocorrer o empenamento dela, por isso fiz uma junta e coloquei junto com o o'ring externo, e ai parou de vazar.

Se não tivesse filtro ali, apenas teriamos um pouco de óleo mais sujo no motor, nem acredito muito na filtragem que o filtro faz, pois nunca notei borras ou particular como dizem ter dentro do motor.

Se olhar o filtro de ar acumula muito mais sujeira. Isso é um caso para se estudar.
pois é, eu tbém nunca entendi como esse filtro filtra.

imagino que para filtrar o oleo teria que entrar por um lado e sair filtrado por outro.

Porém, nesse compartimento vc só tem um buraco

Não Cardoso nesse compartimento tem entrada e saída, a entrada e pelo caninho que se encaixa no centro do filtro e tem um oring na ponta.

A Saída fica bem no cantinho superior do compartimento.

Serio??? nossa, sempre que acompanhei a troca do filtro eu procurei por um furo, um buraco e nunca achei nada.

Vou me atentar na próxima troca.
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

cros escreveu:
Franero escreveu: Não Cardoso nesse compartimento tem entrada e saída, a entrada e pelo caninho que se encaixa no centro do filtro e tem um oring na ponta.

A Saída fica bem no cantinho superior do compartimento.
Exato, no vídeo do R.A.Motors ele mostra isso, tem um rasgo em cima por onde entra o óleo, ele atravessa o elemento do filtro de fora para dentro e deve sair pelo furo entrando novamente no motor, supõem-se que a sujeira fica-se no compartimento do filtro!!

A Ronda explica

Hummm... Então é o contrário, o rasco é a entrada e a saída pelo centro do filtro. Estranho ne? Mas se for assim para todas as motos deve ser normal.
agpcardoso
Mensagens: 619
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
Localização: São Paulo
Contato:

Franero escreveu:
cros escreveu:
Franero escreveu: Não Cardoso nesse compartimento tem entrada e saída, a entrada e pelo caninho que se encaixa no centro do filtro e tem um oring na ponta.

A Saída fica bem no cantinho superior do compartimento.
Exato, no vídeo do R.A.Motors ele mostra isso, tem um rasgo em cima por onde entra o óleo, ele atravessa o elemento do filtro de fora para dentro e deve sair pelo furo entrando novamente no motor, supõem-se que a sujeira fica-se no compartimento do filtro!!

A Ronda explica

Hummm... Então é o contrário, o rasco é a entrada e a saída pelo centro do filtro. Estranho ne? Mas se for assim para todas as motos deve ser normal.
O filtro tem que estar bem encaixado senão entra oleo de fora sujo e ai ja era.

Mas pelo que vi o filtro fica bem justo e eu também utilizo um óleo para 3000km sendo que troco de 1000 em 1000
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

Prazer revê-los senhores. Muitas estradas percorridas? :D

Minha garota está completando 19.000KM agora... \o/
Passei aproximadamente 10.000KM usando óleo Lubrax, e até agora Motul 3000.
Mas vendo muita gente usando Yamalube, e vendo outras marcas do setor, fui pesquisar aqui e por aí sobre os óleos. (Até porque também, alguém comentou aqui, que o Motul é "pesado" pra uma 250 como a Mirage, e fiquei questionando...)

Pesquisei sobre as marcas mais discutidas aqui, li as fichas técnicas, e cheguei a conclusão que, com exceção da Mobil e Motul, é tudo praticamente igual. :|
Vejam:

Havoline Premium Motorcycle Oil 4T (Yamalube)
SAE: 20W-50 / API: SL / JASO: MA

Imagem
Fonte: https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDS ... Format=PDF


Lubrax Essencial 4T
SAE: 20W-50 / API: SL / JASO: MA

Imagem
Fonte: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/9a ... OD=AJPERES


Shell Advance 4T AX5
SAE: 20W-50 / API: SL / JASO: MA

Imagem
Fonte: http://www.lubcenter.com/fichas%20tecni ... 468%20.pdf


Mobil Super Moto 4T
SAE: 20W-50 / API: SG / JASO: MA2

Imagem
Fonte: http://mobil.cosan.com/sites/default/fi ... s_2012.pdf


Motul 3000 4T
SAE: 20W-50 / API: SJ / JASO: MA2

Imagem
Fonte: https://www.motul.com/system/product_de ... 1404983163


Pelo que pude interpretar:
- o Mobil com API SG consegue ser o pior de todos, apesar de ter o JASO MA2...
- já o Motul, fica no SJ, decepcionando minhas expectativas. Porém também tem JASO MA2...
- fora o JASO e API, todos tem características bem próximas, e ao meu ver, não são tão impactantes na prática, só restando obervar o custo...

Posso estar enganado, mas essa está sendo minha percepção nesse momento. :?

Os dois litros de Yamalube já tão alí pra eu trocar amanhã de manhã... Acho que depois de umas trocas, vou tentar o Shell só pra variar. :lol:
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Exatamente. O oleo entra com pressao pelo tubo que vai dentro do filtro.. e sai pelas laterais do mesmo..

e volta pro motor por um corte retangular que tem no compartimento.

entao.. É como eu falei. . O que veda no filtro é o oring pequeno que fica prensado entre a base do filtro e a parede do compartimento.

Esse negocio de vazar pela tampa.. duvido muito q empene a mesma.. o q ocorre é do oring da tampa se deformar facilmente pelo calor do motor.

o correto é substituir tudo a cada troca.. filtro, oribg pequeno e o da tampa.

a minha nunca vazou
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

FIlIPy65 escreveu:Prazer revê-los senhores. Muitas estradas percorridas? :D

Pelo que pude interpretar:
- o Mobil com API SG consegue ser o pior de todos, apesar de ter o JASO MA2...
- já o Motul, fica no SJ, decepcionando minhas expectativas. Porém também tem JASO MA2...
- fora o JASO e API, todos tem características bem próximas, e ao meu ver, não são tão impactantes na prática, só restando obervar o custo...

Posso estar enganado, mas essa está sendo minha percepção nesse momento. :?

Os dois litros de Yamalube já tão alí pra eu trocar amanhã de manhã... Acho que depois de umas trocas, vou tentar o Shell só pra variar. :lol:
Um mecânico de carro disse que o importante é manter a troca regular do óleo e da agua do radiador para se preservar o motor.

Isso vale pras motos, se tiver radiador não deskeixar, e se for radiador a óleo, não custa drenar o que fica dentro dele, pois acho que quando se retira o óleo deve ficar um pouco, até mais do que fica no filtro.

Quanto ao tipo seguindo as especificação é uma questão de valores, no caso do Motul acho que fica elas por elas, pois a troca se dá pelos 3 mil a 3.500 km, já um Mobil tem que ser antes, (não uso óleo de 10 ou 12 reais). Já usei o Actevo da Castrol.
Imagem
agpcardoso
Mensagens: 619
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:06
Localização: São Paulo
Contato:

FIlIPy65 escreveu:Prazer revê-los senhores. Muitas estradas percorridas? :D

Minha garota está completando 19.000KM agora... \o/
Passei aproximadamente 10.000KM usando óleo Lubrax, e até agora Motul 3000.
Mas vendo muita gente usando Yamalube, e vendo outras marcas do setor, fui pesquisar aqui e por aí sobre os óleos. (Até porque também, alguém comentou aqui, que o Motul é "pesado" pra uma 250 como a Mirage, e fiquei questionando...)

Pesquisei sobre as marcas mais discutidas aqui, li as fichas técnicas, e cheguei a conclusão que, com exceção da Mobil e Motul, é tudo praticamente igual. :|
Vejam:

Havoline Premium Motorcycle Oil 4T (Yamalube)
SAE: 20W-50 / API: SL / JASO: MA





Imagem
Fonte: https://cglapps.chevron.com/msdspds/PDS ... Format=PDF


Lubrax Essencial 4T
SAE: 20W-50 / API: SL / JASO: MA

Imagem
Fonte: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/9a ... OD=AJPERES


Shell Advance 4T AX5
SAE: 20W-50 / API: SL / JASO: MA

Imagem
Fonte: http://www.lubcenter.com/fichas%20tecni ... 468%20.pdf


Mobil Super Moto 4T
SAE: 20W-50 / API: SG / JASO: MA2

Imagem
Fonte: http://mobil.cosan.com/sites/default/fi ... s_2012.pdf


Motul 3000 4T
SAE: 20W-50 / API: SJ / JASO: MA2

Imagem
Fonte: https://www.motul.com/system/product_de ... 1404983163


Pelo que pude interpretar:
- o Mobil com API SG consegue ser o pior de todos, apesar de ter o JASO MA2...
- já o Motul, fica no SJ, decepcionando minhas expectativas. Porém também tem JASO MA2...
- fora o JASO e API, todos tem características bem próximas, e ao meu ver, não são tão impactantes na prática, só restando obervar o custo...

Posso estar enganado, mas essa está sendo minha percepção nesse momento. :?

Os dois litros de Yamalube já tão alí pra eu trocar amanhã de manhã... Acho que depois de umas trocas, vou tentar o Shell só pra variar. :lol:

Muito bom, depois olharei com mais detalhe tudas essas especificações.

A unica coisa que posso afirmar qto ao Yamalube é que minha moto melhorou muito o cambio com ele, de vez em quando ainda escapa qdo jogo da segunda pro neutro caindo para a primeira, mas é muito raro.

Entre todos os oleos que a autorizada colocava, entre o Motul fico com Yamalube.

Na época que comprei se não me engano o oleo que a autorizada colocou
foi Mobil na primeira e segunda troca.

Na terceira troca foi o Elf

Depois rodei 1000km com Motul e o resto até hoje foi Yamalube.

Não troco meu Yamalube por nda..rsrsr
1ª Hunter 90cc 2006
2ª Mirage 250cc 2012
3ª Midnight XVS 950cc 2014
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Lembrando que yamalub e havoline sao os mesmos
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

agpcardoso escreveu:Muito bom, depois olharei com mais detalhe tudas essas especificações.

A unica coisa que posso afirmar qto ao Yamalube é que minha moto melhorou muito o cambio com ele, de vez em quando ainda escapa qdo jogo da segunda pro neutro caindo para a primeira, mas é muito raro.

Entre todos os oleos que a autorizada colocava, entre o Motul fico com Yamalube.

Na época que comprei se não me engano o oleo que a autorizada colocou
foi Mobil na primeira e segunda troca.

Na terceira troca foi o Elf

Depois rodei 1000km com Motul e o resto até hoje foi Yamalube.

Não troco meu Yamalube por nda..rsrsr
Ah meu chapa, foi lendo seu blog que eu comecei com essa pesquisa de óleo. Você comentou lá sobre especulação de terceiros de que o Motul não era legal na Mirage e que usou o Yamalube e achou melhor o câmbio e etc. Eu já comprei o óleo (ainda vou trocar amanhã). :lol:

Tava finalizando a reforma elétrica da minha, e estava procurando sobre ideias para o retificador. Aí vi suas dicas sobre o assunto, e acabei lendo mais, como a possibilidade de espanar a rosca do parafuso da tampa do óleo. Depois disso fiquei tenso, aí que não levo pra ninguém trocar mesmo.
Falando nisso...
cros escreveu:Minha teoria é que essa tampa pelos diversos apertos que sofre ao longo de pouco tempo, ( em média a cada 2 mil km) pode ocorrer o empenamento dela, por isso fiz uma junta e coloquei junto com o o'ring externo, e ai parou de vazar.
Achei a ideia ótima meu camarada!
Você pode dizer com que material você fez essa junta?

Abraço! o/
Responder