Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

O mais correto seria ligar a alimentação do gps junto do terminal do farol que é protegido por fusivel e é cortado quando se desliga a moto.. Mas o pessoal adora complicar
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

veja q essa chavinha foi invenção do mecânico ai.....
de qq forma com ou sem chavinha, o correto seria ter um fusível nesse cabo q alimenta o GPS o mais próximo da fonte de energia, bateria no caso.....
ou como o Miau disse, ligado em outro local já protegido....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Sem falar que pra ligar no farol é o lugar mais perto que tem.
Andre_Trizote
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jan 2014, 13:27
Localização: Curitiba

Galera vejam se podem me ajudar, a minha mirage somente funciona o medidor de combustivel se o botão do farol estiver desligado, e se eu ligo na hora para de funcionar, oque pode ser ?
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

Amigos,
tive uns problemas pessoais e passei um tempo afastado do fórum assim como da minha Mirage.
A Mirage ficou um bom tempo em situações precárias e nos últimos 6 meses ficou praticamente abandonada (confesso que um crime :cry: ).
Mas agora estou retomando a vida, o fórum e por consequência os cuidados com a garota.

Em resumo a pergunta é:
qual a amperagem de bateria deve ser usada nas Mirages 250 EFI?
Já vi recomendações de 12A, 8A e até 6A.

Essa página da Hyosung sugere 6A.
Acho 12A meio demais, já que é a utilizada nas 650 que tem trocentas coisas a mais. Porém é a que usei até hoje.
Considerando os modelos da Moura, todos os indicados têm tamanhos compatíveis e diferem somente na altura

Agora a história comprida...
Retomando os cuidados, a princípio verifiquei a bateria e deu 5V. Tirei e coloquei pra carregar com um carregador de bateria para motos (comprado a mais de anos pelo AliExpress). R$15 melhor investido. :lol:
Troquei óleo e filtro, revisei a elétrica e com o farol desligado coloquei a bateria carregada de volta e dei partida, pegou de primeira. :mrgreen:
Deixei funcionando uns 15 minutos, desliguei, no outro dia continuei a revisão e liguei de novo a bichinha de primeira.
Dois dias depois não ligou de primeira e nem de 12º, mesmo a bateria dando mais de 12V. :(
Tirei a bateria e ainda estou tentando carregá-la, mesmo depois de horas carregando só esquenta e não passa de 12,4V. Como a bateria tem pouco mais de 3 anos, estou acreditando que ela esteja se despedindo e por isso já vou procurar por uma substituta, o que me levou ao questionamento acima.

Abraços a todos.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

sim 12A, a questão não são coisas a mais, em questão de periféricos elétricos/eletrônicos deve se assemelhar em numero, mas não quer dizer q consomem o mesmo....
o lance mesmo é a partida, q depende totalmente da bateria....depois q funciona o motor, se estator e retificador estiverem ok, eles mantem a moto, e recuperam a carga usada na partida....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

Então, a 650 além de um motor bem mais pesado, possui a ventoinha que pode ser acionada pelo sistema mesmo com o motor desligado, o que consome uma carga absurda.

Mesmo com o motor em funcionamento a bateria pode ser requisitada em situações de estresse do sistema elétrico, em casos de picos de carga.

Em qualquer caso a Mirage 250 é menos exigente que a 650 e por isso acho meio desnecessário os 12A.
Essa capacidade a mais pode ser legal: vai segurar mais tempo sem carregar; pode usa-la mais sem regarga (até já rodei com a moto sem o retificador - que tinha queimado)...

Mas essa capacidade a mais tem um preço (literalmente).
Além de mais caro para compra, pesa mais e proporcionalmente exige mais do sistema para sua recarga.

Por isso estou tentado a adquirir a de 8A ou 9A, pouco menor, mais leve, mais barata e ainda deve ficar sobrando carga pro sistema (considerando a recomendação da Hyosung de 6A). :)
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

as de 6A são das carburadas, se colocar bateria bem menor q a original de 12A precisa cuidar tmb do retificador q foi especificado pra carregar a bateria de 12A, uma menor sofrera aquecimentos demasiados....mas se já não tem o retificador original, é capaz q já use um inferior aos 12A da original, e pode ser mais adequado a bateria menor tmb...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

SemControle escreveu:as de 6A são das carburadas, se colocar bateria bem menor q a original de 12A precisa cuidar tmb do retificador q foi especificado pra carregar a bateria de 12A, uma menor sofrera aquecimentos demasiados....mas se já não tem o retificador original, é capaz q já use um inferior aos 12A da original, e pode ser mais adequado a bateria menor tmb...
Então, meu retificador é um novo projetado com MOSFET. O fabricante sugeriu que eu utilizasse uma bateria menor, mas por mais de um ano utilizei esse retificador com a bateria de 12A sem problemas, quase nem fica morno.

Mas se o retificador fornece até 12A não há problema de exigir menos, o problema seria exigir mais e sobrecarregá-lo. Na verdade acho que o retificador original aguenta bem menos, e por isso queima tanto.

O link que coloquei da Hyosung refere-se a versão 250 injetada:
Capacidade da batería(V/Ah): 12V/6Ah (MF)
Abraços.
will_santana
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Jul 2013, 23:11
Localização: Rio de Janeiro

Finalmente fui agraciado com um estator queimado. Uma das fases abriu o bico.
Já li e reli o fórum inteiro e não achei. Existe algum de outra moto compatível ou apenas a opção de reenrolar o original (ou comprar um novo)?

Abs
Responder