Mirage 250: Problemas elétricos em geral

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

depois conto, a minha depois das ultimas chuvas qnd aciona a chave ela fica tectectec direto, ontem qnd precisei da buzina descobri q se trata de algo provavelmente em algum rele q faca parte do sistema de buzina....
lembrei agora q ela ta assim por conta do relato dos reles disparados do colega acima...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

eram 2 problemas, totalmente separados.....
o rele q estava estalado era o da seta, foi feita uma adaptação....
e o outro problema era a buzina mesmo q tava funcionando qnd tinha vontade....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

antes de ontem notei a lenta dar umas variadas, ai notei a luz do neutro oscilar junto c a seta, ai fui investigar, no neutro acionando o freio a luz dava aquela abaixada....

cheguei em casa, vamos pegar o multímetro pra fazer algumas verificações....na bateria não chega a 13V, ok, vamos ver o q se foi...testa o estator ta vindo voltagem e variando c a aceleração...já tava escuro, a solução é deixar e ver no outro dia (ontem)
ai procurei no manual os valores, e vi na net vídeo de como fazer alguns testes, encontrei detalhes com os vídeos do Rafael MetalOmega, sobre medir o estator em relação a carcaça da moto...estava preocupado com o estator, retificador estou com um reserva, uma doação do AGPcardoso, amanhece o dia e la vou eu....mede o estator de todas as formas possíveis, tanto resistência como tensão entre a carcaça e nada, todos os testes mostram ok...vamos ligar tudo e testar novamente......
mede bateria 12V, mede no conector da saída do retificador 14V, putz q queda esta tendo pelo caminho.....
aperta conector, raspa, joga WD, 12V, enjuriado, peguei 10cm de um cabo fiz uma argolinha e coloquei no positivo da bateria, fiz um bem bolado, coloquei no conector do retificador, agora subiu em lenta pra mais de 13V acelerando pouco já passa dos 13,5V

existem algumas emendas de fios escondidas pelo chicote q eu não tive acesso q pode estar causando essa queda, mas estranho o cabo direto não levar toda a voltagem do retificador pra bateria...como não cortei nem descasquei nada, apenas fiz esse by-pass entre o conector do retificador e a bateria e mantive a ligação original do retificador e com o resto da moto.....

apenas o alerta pro pessoal q mede na bateria acha essas voltagens baixas e já acha q fritou algo igual eu pensei, pode não ter fritado nada....eu não cheguei a medir do retificador direto na bateria desligado do restante da moto....mas não recomendo q façam dessa forma pq usei um cabo grosso e sem fusível, pra não ter a tal "perda" em nenhuma conexão....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

pelo sim pelo não, fui la e desliguei do restante da moto....
ficou retificador direto na bateria, e bateria pro restante da moto....assim o fusível volta a ser ativo e desligando toda a moto, menos minha ligação direta do retificador, mas são coisa de 10cms de fio, bem isolado e nem fica em contato com a carcaça pra desgastar a capa....
medições, bateria entre 14,3 e 14,5 isso de lenta a 7K rpms
medindo no fusível da moto já esta variando de 13 a 13,5, o mesmo problema de emendas escondidas continua acontecendo, mas agora já isolado na ligação do retificador até a bateria....
vi o local onde o cabo grosso da bateria vai ligado, mas não quis fazer nada, o acesso não é tao fácil com a moto montada, pode ser q sem o tanque seja melhor o acesso, mas já é uma emenda....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

Pessoal, passei numa oficina hj conversei, mostrei o mecanico pediu pra levar quinta pra ele passar no scanner, mas pra mim sao apenas extensoes dessa queda de tensao no cabo....
Vejam, paro no farol, seguro no freio a lenta sobe, qnd solto o freio a rotacao cai ao norma, ai verifiquei c farol alto acontece, c as setas a luz do neutro oscila junto as piscadas....
Em carro eu diria q é falta de aterramento, ate pode ser, mas acho q essa resistencia q esta se formando simplesmente entre estator e bateria esta indo além
O q acham? Me sugerem envestigar a linha positiva e negativa partindo do estator ate a bateria pra achar onde esta essa resistencia?
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Nômade Aprendiz
Mensagens: 70
Registrado em: 09 Jul 2013, 20:25
Localização: São Paulo

Amigos, mais uma gambi que descobri:

Versão resumida: moto com dificuldade de partida (arranque "girando em falso").
Solução: mola do retentor de bengala da falcon (20$).

Versão completa:

Minha mirage (2011 efi) começou com um problema na hora de ligar. O motor de partida às vezes escapava, às vezes dava uns estalos horríveis e começou a rodar em falso, cada vez mais. Chegou num ponto que ele parecia rodar "livre", fazendo o barulho de um carrinho de controle remoto. E eu levava um tempo pra conseguir ligar a moto. Muitas vezes ela ligava na hora, como se não tivesse problema.

Primeira providência que tomei foi trocar as escovas do motor de partida. Isso não resolveu absolutamente nada. Mas pelo menos foi barato.

Com alguma pesquisa, descobri um vídeo no tube onde um cara descrevia o mesmo problema numa comet e explicava que se tratava de uma mola que vive envolta da embreagem de partida que, com desgaste, deixava de cumprir sua função fazendo isso tudo que descrevi.

A peça que ele sugeria pra troca era uma mola que vem no protetor de bengala da falcon.

Como o protetor custa uns 20$, e a moto já precisava duma troca de óleo, deixei ela e a mola no mecânico pra ele ver se era isso mesmo. (levei no mecânico pq vc precisa duma chave especial para soltar a placa de partida).

E era! Tá aí. Partidas sem dor de cabeça mais uma vez.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

isso sim foi uma gambi inusitada......
em geral pecas do mesmo local são compatíveis....peça de bengala na partida foi boa.....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Reginaldoc
Mensagens: 18
Registrado em: 02 Jul 2015, 08:19
Localização: Itupeva

Nômade Aprendiz escreveu:Amigos, mais uma gambi que descobri:

Versão resumida: moto com dificuldade de partida (arranque "girando em falso").
Solução: mola do retentor de bengala da falcon (20$).

Versão completa:

Minha mirage (2011 efi) começou com um problema na hora de ligar. O motor de partida às vezes escapava, às vezes dava uns estalos horríveis e começou a rodar em falso, cada vez mais. Chegou num ponto que ele parecia rodar "livre", fazendo o barulho de um carrinho de controle remoto. E eu levava um tempo pra conseguir ligar a moto. Muitas vezes ela ligava na hora, como se não tivesse problema.

Primeira providência que tomei foi trocar as escovas do motor de partida. Isso não resolveu absolutamente nada. Mas pelo menos foi barato.

Com alguma pesquisa, descobri um vídeo no tube onde um cara descrevia o mesmo problema numa comet e explicava que se tratava de uma mola que vive envolta da embreagem de partida que, com desgaste, deixava de cumprir sua função fazendo isso tudo que descrevi.

A peça que ele sugeria pra troca era uma mola que vem no protetor de bengala da falcon.

Como o protetor custa uns 20$, e a moto já precisava duma troca de óleo, deixei ela e a mola no mecânico pra ele ver se era isso mesmo. (levei no mecânico pq vc precisa duma chave especial para soltar a placa de partida).

E era! Tá aí. Partidas sem dor de cabeça mais uma vez.
Pessoal estou com um problema parecido , sai de manhã para trabalhar com minha mirage (2011) e a tarde nada de pegar ,dava partida mas nada ,a solução foi empurrar até em casa.
velas ok,bomba de gasolina ok ,retificador ok ,rele de partida ok, motor de partida liguei fora e gira normal ,conectei a bateria no carro para descartar a bateria também ,estou partindo para examinar a placa de partida ,ao tentar dar a partida a moto faz um barulho estranho e o display do painel chega a apagar , fiquei na dúvida se poderia ser calço hidráulico também.
Se alguém tiver mais alguma dica para dar agradeço.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Reginaldoc escreveu: Se alguém tiver mais alguma dica para dar agradeço.

A 2011 não é EFI?
Acho que não dá calço hidráulico!
Imagem
Reginaldoc
Mensagens: 18
Registrado em: 02 Jul 2015, 08:19
Localização: Itupeva

cros escreveu:
Reginaldoc escreveu: Se alguém tiver mais alguma dica para dar agradeço.

A 2011 não é EFI?
Acho que não dá calço hidráulico!
Oi Cros
Sim ela é EFI ,é que quando vc começa a testar um monte de coisa e não encontra o problema começa a pensar em várias possibilidades,eu mesmo estou mexendo nela ,mas não sou mecânico ,só fiz um curso para entender um pouco.
Essa questão da placa de partida eu vi aqui no fórum ,nem fazia idéia ,tem como fazer algum teste pra confirmar isso antes de retirar o magneto ?
Responder