Mirage 250: Faróis, Faroletes, Piscas etc.

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

Miau escreveu:segue um esquema pra colocar rele desligando farol ao dar partida na mirage efi.

Imagem

Imagem
Grande Miau.

Você é o cara!!!!

Vendo o esquema entendo dessa forma.

Contato 30 = + 12 vdc
Contato 86 = - 12 vdc pode conectar a carcaça da moto.
Contato 85 = + 12 vdc da chave start
Contato 87 = contato aberto com o rele desligado. (Ao ligar start muda de estado)
Contato 87ª = contato fechado com o rele desligado. (Ao ligar start muda de estado)

Dúvida:
1 - Qual é o numero do contato do RELE PART que segundo o esquema vai entre o contato chave START e contato 85 do rele 12V 5 P.
2 – Qual é o número do contato do Seletor farol que se conecta ao contato 87ª do rele 12V 5 P

Obrigado.
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Ai n sei.. vc tem q seguir o cabo q sai do start e vai pro rele de partida.. É desse cabo que vc vai puxar a fiação que vai pro 85 do rele

ja no seletor do farol.. vc tem q identificar qual o cabo com 12v que alimenta o seletor. Entao vc tem q interromper esse cabo e faze-lo passar pelo rele na 30 e sair pela 87a voltando pro seletor conforme o esquema.

assim quando vc apertar start.. o rele vai interromper a alimentacao do seletor de farol.. fazendo o mesmo apagar seja no alto ou baixo
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

jesteves escreveu:
ItsmeGordo escreveu:Não sei se alguém já postou sobre essa alteração aqui. Mas estive olhando em um grupo no facebook e comentaram que as Mirage 2012 pra cima, só liga o farol quando liga o motor, ao contrário das anteriores que liga junto da chave.

Queria saber se alguem já fez essa alteração nas mirages anteriores e tem como ajudar.

Caso eu descubra por lá, compartilho aqui também.

Na minha eu fiz um dispositivo eletrônico com um SCR (tic 106) disparado por um zener de 14 invertido e um resistor. Este dispositivo só permite que o relê do farol ligue quando a tensão da bateria estiver acima dos 14 V, ou seja quando o carregador (alternador) estiver atuando.

Com este dispositivo descobri algumas falhas da Kasinski. Alguns dispositivos indutores da moto, como o relê de partida e buzina geram picos de tensão muito alto que podem danificar a ECU. para resolver este problema é só ligar diodos invertidos nos dispositivos. Descobri no manual da Áquila GV 250 a existência destes diodos (filtros).

A descoberta foi quando percebi que o farol ligava toda vez que a buzina era acionada ou quando na partida o motor não pegava, pois nestas condições o farol deveria ficar desligado. Agora está tudo funcionando muito bem.
Olá jesteves.

Encontrei aqui uma solução para essa questão do farol X partida feito com rele, que é um recurso mais eletromecânico, creio que seja até mais seguro e durável, pois componentes eletrônicos se saturam com o tempo, mas em contra partida os eletromecânicos consomem mais energia.

enfim....

Agora fiquei preocupado com a sua descoberta da ECU danificar por pico de tensão.

Nesse manual que você se refere explica como fazer o teste para saber se os picos se apresentam?

É uma coisa pontual ou intermitente?

Sei lá!!! Você poderia falar mais sobre?

Estou realmente preocupado com isso...

Abraços
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

Miau escreveu:Ai n sei.. vc tem q seguir o cabo q sai do start e vai pro rele de partida.. É desse cabo que vc vai puxar a fiação que vai pro 85 do rele

ja no seletor do farol.. vc tem q identificar qual o cabo com 12v que alimenta o seletor. Entao vc tem q interromper esse cabo e faze-lo passar pelo rele na 30 e sair pela 87a voltando pro seletor conforme o esquema.

assim quando vc apertar start.. o rele vai interromper a alimentacao do seletor de farol.. fazendo o mesmo apagar seja no alto ou baixo

Certo, vamos ao trabalho!!!!

Intrigante o relato no jesteves.

Pico elétricos buzina, farol podem queimar ECU.

Você sabe da alguém que já passou por isso?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Franero escreveu:
Certo, vamos ao trabalho!!!!
Intrigante o relato no jesteves.
Pico elétricos buzina, farol podem queimar ECU.
Você sabe da alguém que já passou por isso?
Isso é um trabalho pro Jirschik (depois que casou sumiu daqui)
Quem sabe colocar um diodo zener em todos os componentes que recebem picos de energia?
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Eu acho que a definição pico de energia está pra la de mal empregada nesse caso.

isso nao existe.. ainda mais numa partida elétrica.

Vamos lembrar que a moto só tem 2 fontes de energia.. a da bateria q jamais passa dos 13v e a retificada do estator que pós RR nao passa dos 14.5v

aonde está o pico de energia?

sem falar que a bateria atua como um filtro de transientes.. pois é como se fosse um p. capacitor.

Esse negocio de buzina acionar com outro comando ta mais pra chicote em curto ou falha no aterramento.

Esse esquema mesmo que fiz... o maximo que pode ocorrer ao dar partida é do farol piscar. . Mas isso somente se a bateria estiver ruim a ponto de nao conseguir armar o rele do esquema.

mesmo assim se colocar um capacitor de 12v parrudo em paralelo com a alimentacao de armar o rele.. q consiga segurar o rele por 0.5 seg ja resolve
hahehe
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Miau escreveu:Eu acho que a definição pico de energia está pra la de mal empregada nesse caso.

isso nao existe.. ainda mais numa partida elétrica.
Pois é, nas mais de 15 motos que tive de todo tipo nunca tive esse tipo de problema de queimar farol ao ligar (até porque nos bons tempos não tinha essa bobeira de farol sempre ligado) mas mesmo assim, só mesmo bateria arriada por vários motivos como alarme, farol ligado, tempo de uso...
Imagem
hugomoulin
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Set 2015, 19:43
Localização: Rio de Janeiro

Boa noite!! Procurei mas não encontrei informação segura. Minha Mirage 250 EFI 2010/2011 está com o farol ruim. Há algum compatível com ela?? Desde já agradeço. :? :? :?
filipe_sjc
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Nov 2015, 20:41
Localização: São José dos Campos

Ola amigos,

Sou novo com uma Mirage 250, ano 07/08.
Aos poucos estou arrumando ela como quero. Uma grande dificuldade que estou tendo é com relação ao farol que acho muito fraco quando uso. Então após ler tópicos e mais tópicos resolvi fazer a seguinte coisa e espero dar certo, mas gostaria de algumas sugestoes se puderem.

Depois de muita pesquisa vi que o bloco otico da CB400 é o mesmo da Twister/ Strada

Então achei no mercado livre por R$40 reais um de metal e vidro.

Como espero usar a lampada Xtreme Vision 55/60W da Philips pensei de alguma maneira de reduzir de o consumo em outros pontos.

Comprei um rele eletronico 2 terminais (R$20,00) para colocar no pisca (original 10wx2setas=20w) e nele colocar lampadas de led.

Também pretendo colocar uma lampada de led para o freio (original 21w).

Espero com isso deixar uma folga para bateria suporte a de 55/60w e com bloco optico assim não teria problema de queimar.

Acham que vai funcionar?
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

mudar muda....
se original são 30W vc tem um consumo de 2,5A ai vc coloca uma lâmpada de 60W vc vai ter um consumo de 5A, no geral o consumo das outras partes não é tao grande, uma lâmpada de freio de 21W não chega a 2A, mas veja q esse consumo qnd acionada.....
vc pode ver se tem diferença significativa de retificador/estator da injetada, q tem mais consumo, e pode pensar nessa adaptação...mas somente a troca do farol não deve causar problemas não....
em geral o par de auxiliares é o q vai consumir tudo q pode, e é a solução comum pra sair da escuridão....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder