Mirage 250: Potencia/Torque

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

faustoodilon
Mensagens: 73
Registrado em: 04 Mai 2010, 13:27
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Olá! Eu tenho uma Mirage 150, mas sempre paguei um pau pra 250. Desculpe o texto longo, mas é uma opinião interessante.

Depois que comprei a Mirage comecei a pesquisar muito sobre Motos Custom, e sobre algumas motos de meu interesse. E com o tempo fui deixando de me interessar pela 250, vou explicar o motivo.

Até onde eu entendo de Custom, elas devem ter um bom torque, mas não necessariamente muita aceleração, pois são motos estradeiras, e não "voadoras", como as speed. O conforto é o que manda.

Mas pelo que andei pesquisando, a Mirage 250 tem uma motorização que foge às características tradicionais das custom. Ele tem muita potência, mas nem tanto torque, e por isso tem um giro alto nas velocidades de cruzeiro. Ou seja, na estrada ela anda bem, só que mais ao estilo "esguelando o motor", e não no estilo baixo giro com força de sobra, como as de maior cilindrada.

Pra resumir a história, eu acho que ela tem muita "carroceria" pra pouco motor. Eu gostaria muito se a Kasinski fizesse uma 250 com a cara da 150, apenas aumentando o motor, e com um cilindro só. Aí eu comprava de olhos fechados.

A própria 150 já é criticada por ser muita moto pra pouco motor. Acho que o meio termo entre as duas, diminuindo o tamanho geral e aumentando o motor, ficaria jóia! Vejo um monte de motos 250 que parecem menores que a minha!

Conclusão! O dia que eu for comprar uma Custom mais potente, infelizmente não será a Mirage 250.

Abraços.
Wolverine
Mensagens: 823
Registrado em: 25 Jul 2008, 23:20
Localização: São Paulo

Fausto, tudo bem?

Vamos discutir estes conceitos:
faustoodilon escreveu: Até onde eu entendo de Custom, elas devem ter um bom torque, mas não necessariamente muita aceleração, pois são motos estradeiras, e não "voadoras", como as speed. O conforto é o que manda.
Mais ou menos...
Custom é um estilo que remete às primeiras motos americanas (Indians e harleys, por exemplo), e são caracterizadas por tanque em formato de gota, assento baixo,garfo longo, pneu traseiro largo e motor bicilindrico em V.

O recurso técnico disponível na época, tanto para motos quanto para carros, era adequado para fabricação de motores de grande cilindrada,curso longo e giro baixo, que gera torque em baixo giro e pouca potencia final.

Ainda hoje varias empresas continuam produzindo motos com esses mesmos ingredientes,cada uma dando toques pessoais ao resultado final.

Veja por exemplo o caso da Vulcan 500, que apesar de ser uma excelente moto, compartilha o mesmo motor de sua irmã esportiva EN500 (antiga ninjinha), com 2 cilindros paralelos.

Torque em baixa e pouca potência específica é característica de motores de concepção antiga (ex. Maverick V8 ),não determinam o estilo da moto.

Exemplo contrário são as Buel, com motor em V da harley apimentado.


faustoodilon escreveu: Mas pelo que andei pesquisando, a Mirage 250 tem uma motorização que foge às características tradicionais das custom. Ele tem muita potência, mas nem tanto torque, e por isso tem um giro alto nas velocidades de cruzeiro. Ou seja, na estrada ela anda bem, só que mais ao estilo "esguelando o motor", e não no estilo baixo giro com força de sobra, como as de maior cilindrada.
Falou bem, não tem a ver com o estilo, tem a ver com a cilindrada e outras características de projeto...
Não há moto até 800cc no mercado que funciona com giro baixo em relação às grandes.

Ex.: Boulevard 800 torque máximo a 4000rpm
Boulevard 1500 torque máximo a 2800rpm
faustoodilon escreveu: Pra resumir a história, eu acho que ela tem muita "carroceria" pra pouco motor.

Ela tem mais motor que qualquer outra dentro da mesma faixa de categoria, tem mais torque e potencia disponível, com uma relação peso X Potência invejável, e potencia específica de quase 120cv/l.
faustoodilon escreveu: Eu gostaria muito se a Kasinski fizesse uma 250 com a cara da 150, apenas aumentando o motor, e com um cilindro só. Aí eu comprava de olhos fechados.
Monocilindrica com 250 cc é moto de cidade (Twister), não tem nada a ver com custom.
faustoodilon escreveu: A própria 150 já é criticada por ser muita moto pra pouco motor. Acho que o meio termo entre as duas, diminuindo o tamanho geral e aumentando o motor, ficaria jóia!
E em que categoria se enquadraria uma moto dessa? Seria concorrente da falecida intruder 250, que tinha muito motor pra pouca moto.Prova disso é que seu projeto de motor é usado nas Amazonas AME250-C1, FYM(da picada), que são visualmente bem maiores.
faustoodilon escreveu: Vejo um monte de motos 250 que parecem menores que a minha!
Qual?
faustoodilon escreveu: Conclusão! O dia que eu for comprar uma Custom mais potente, infelizmente não será a Mirage 250.
Abraços.

Essa é uma questão muito pessoal, compre a moto que te agrade e não dê dor de cabeça.

Mas falando de recursos técnicos e eficiencia de motor, a melhor escolha em moto custom até 250cc no Brasil é, sem a menor sombra de dúvida, a Mirage 250.

Abraço!
Wolverine
Motoclube Tolerância Zero
Pinhal
Mensagens: 93
Registrado em: 30 Mai 2010, 17:58
Localização: Espí­rito Santo do Pinhal
Contato:

Fausto, acho que o Wolverine resumiu bem a parte técnica, principalmente se você for leigo no assunto. O que posso acrescentar é que tenho Mirage há pouco mais de 2 meses e posso te dizer que rodar com ela é extremamente confortável (mesmo com o banco que todo mundo critica rsrsrs). É certo que esta é minha primeira moto e não tenho parâmetros pra comparar com outras, mas como eu disse ela é muito confortável de pilotar, você pode achar ela meio pesada pra rodar todo dia no trânsito, mas ela foi feita pra rodar na estrada e na estrada ela cumpre bem seu objetivo.

Abraços.
duende
Mensagens: 51
Registrado em: 10 Abr 2010, 23:33
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Concordo com o Pinhal.
Também é minha primeira moto. Tenho ela a pouco mais de dois meses, e acho muito confortavel.
Ainda não peguei estrada. Só ando no trânsito, com protetor de motor Wild Style e baús laterais. Tem que ter calma!
Ao contrario de muitos, eu gosto do banco dela.
Acessórios pra conforto, só coloquei Plataformas traseiras e Sissy-bar pro garupa.


Saúde e Paz.
HD Softail Deluxe - 2011
Kasinski Mirage 250 EFI - 2010
faustoodilon
Mensagens: 73
Registrado em: 04 Mai 2010, 13:27
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Obrigado Wolverine, e os demais, pelas explicações técnicas! Por isso é sempre bom trocar idéia com os mais experientes.

Como eu disse, ainda sou novo nesse lance de motos custom.

Ah, quanto as 250 que parecem menores que a minha, não tava falando só de custom, são por exemplo as Twisters. Porque a Mirage 150 tem uma aparência visual de maior tamanho.

Essas dicas todas me esclareceram muitas coisas. Por exemplo, que a M250 tem mesmo um bom motor.

Talvez o que me incomode, e isso não só com motos mas com carros também, é aquela sensação, quando se está na estrada, de estar com o motor sempre perto do limite, com o giro lá em cima.

Eu sei que não tem muita lógica, mas essa sensação me irrita, tenho sempre a impressão de que algo pode estourar a qualquer momento. Eu gosto de estar em velocidade com o motor folgado. Acho que só vou ficar totalmente satisfeito com veículos de grande cilindrada.

(Talvez eu devesse comprar um caminhão...rs...)

Mas infelizmente só posso dar um pa$$o do tamanho das minhas pernas, que ainda são bem curtas...

Abraços.
faustoodilon
Mensagens: 73
Registrado em: 04 Mai 2010, 13:27
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Esqueci de dizer mais uma coisa...

Apesar de tudo, continuo com a minha opinião no sentido que não pretendo comprar uma Mirage 250, mesmo ela sendo boa e tal...porque agora entendi que é uma questão de estilo pessoal.
PIETSCH
Mensagens: 24
Registrado em: 31 Mai 2011, 14:17
Localização: Botucatu

Galera, eu digitalizei o teste da Mirage da revista Motociclismo julho/2011.
Segue o link:
http://www.4shared.com/document/Rz38XF2 ... ISMO_.html

Abraços
Claudio Berny
Mensagens: 15
Registrado em: 30 Mar 2014, 11:12

Acho válida esta minha opinião:

Sabem o que me levou à trocar uma Suzuki Savage 98 (30CV, 4,7kgfm de torque) pela Mirage?
O conforto muito, muito superior. A Savage tinha este torcão de empurrar forte em giro baixo, mas quer saber? Acima de uns 110km/h acelera igual. Realmente há a diferença de a Mirage rodar com giro mais alto, mas é só o giro que está alto, ela é suave, não vibra nada, à 120/130 roda macia e sem vibração, contra a Savage que parecia que se transformava num martelo pneumático. A aceleração logo acima de uns 60km/hora é praticamente a mesma das duas. A Savage é uma moto pequena, torcuda mas é um cabrito para viajar, o corpo todo sente o curto entre-eixos e a vibração. A minha Mirage é 2011, tem 7.000km e colocaram dois sofás lindos nela.
Feliz da vida!!!

PS:
Faltou dizer que a Savage é 600cc mas as 2 tema mesma velocidade máxima, embora não seja aconselhável em nenhuma delas andar a 150km/h.
Responder