Mirage 250: Problemas de performance

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
rafa_metal
Mensagens: 18
Registrado em: 14 Ago 2012, 07:12
Localização: São Paulo

Gostaria de compartilhar um problema que tive, meio óbvio, mas que acabei indo pelo lado mais difícil de bobeira e quem sabe isso não pode ajudar outros mirageiros.

SINTOMAS: A moto "amarrava" em algumas faixas de rotações. A lenta estava estável, porém em rotações mais altas ela dava uma amarrada, como falta de combustível, e depois subindo mais a rotação, ela desamarrava (não sei que faixa de rotação pois não utilizo o marcador, só velocímetro).

AÇÕES TOMADAS: Limpeza de carburador, limpeza dos contatos do punho de partida e corta corrente da moto, verificação de todos conectores e limpeza dos mesmo, verificação das mangueiras, verificação se havia rasgos nos coletores ou entrada falsa de ar. Nada resolveu. Minha moto é 2003, adaptada bomba a vácuo. Li aqui sobre o corte do fio verde do CDI e estava quase fazendo, porém antes disso verifiquei o mais básico, que segue abaixo como solução

SOLUÇÃO: Comprei uma bobina de YBR e um cachimbo de vela para fazer testes. O cachimbo de vela do cilindro dianteiro possuía um rachado na borracha que serve de vedação, e o "parafuso" onde se conecta o cabo da bobina estava cheio de zinabre. Tentei limpar, porém não resolveu. Então troquei o cachimbo e a moto é outra. O motor está trabalhando totalmente linear, sem amarros nem engasgos. Havia feito testes de faísca no cachimbo com defeito, porém ele faíscava bem visualmente. Não troquei velas pois estas já eram novas e as verifiquei e ainda estavam zero. Mais um detalhe, fui comprar o cachimbo na autorizada Kasinski na Edgar Soares, e novamente não tinha em estoque, tendo opção de encomendar e com o absurdo valor de R$60,00. Na outra loja que fui, não tinha cachimbo NGK, porém como ia só testar, comprei um genérico para várias motos (inclusive para XLX) que está no link abaixo.

DÚVIDA: Na limpeza do carburador, vi algo estranho e gostaria de saber se isso é uma gambiarra ou se é assim mesmo. Aquele parafuso perfurado onde a agulha desce, no meu carburador, está com a cabeça soldada. Ou seja, o furo fica na parte de baixo para acomodar a agulha, porém não passa combustível por ali. Isso é normal? Outra coisa, no tutorial do Miau, os giclês de alta dele são 100 e 97.5. Os meus são 87.5 e 90. É isso mesmo?

Grato a todos. Este forum é excelente!
------------------------
There is a long way to the top if you wanna rock and roll!
Nômade Aprendiz
Mensagens: 70
Registrado em: 09 Jul 2013, 20:25
Localização: São Paulo

jirschik,

Tentei tirar uma foto com o celular, mas por conta da qualidade ela num vale nem o trabalho de mostrar. Amanhã peço pro meu irmão tirar uma foto firmeza.

Realmente, a vela não tá com tanta cara de cansada. Pensando bem, poderia ser um mal encaixe do cachimbo ou algum outro problema que foi solucionado com a simples desmontagem e remontagem das partes. A depender da avaliação da vela, pelo bem da ciência, coloco ela de volta no cilindro e tiro a dúvida.
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Rafa.. o nome desse tubinho que acomoda a agulha é difusor..

Deve ter ocorrido o seguinte.. normalmente esse difusor é fixado por um parafuso de cobre q ten o interior oco pra ponta da agulha passar.

Ele é tao macio que a cabeça sextavada se parte facilmente da rosca se apkicar força demais... eu ja parti um.

Entao a solucao q deram foi soldar algo nesse pedaço de rosca

Acho q foi isso.

Ja quanto a medida do gicle.. esses q vieram na minha dao uma potenciazinha extra hehe..
rafa_metal
Mensagens: 18
Registrado em: 14 Ago 2012, 07:12
Localização: São Paulo

Miau, seu carburador já veio turbinado, rsrsrs.

Fui pra Santos com ela (única "viagem" que fiz até o momento, cerca de 70km).

Pra ir, é praticamente só descida e não tive problemas. Mas na volta, ela abriu o bico. Em alta ela estava "amarrando". Tive que reduzir e vir por volta de 100km~90km pra ela não reclamar. Isso pode ser sintoma do problema do cachimbo de vela, que já estava ruim, mas fico pensando se não tem a ver com esse "enforcamento" dos giclês menores.

Vou fazer uma viagem curta esse fds pra testar, caso o problema persista, Miau, em que posição você deixa a agulha com esses giclês?

A minha está na posição mais rica. Tenho um giclê de 97.5 se não me engano, será que ficaria ruim deixar com 90 e 97.5? ou seria melhor tentar achar um mais próximo, por exemplo, um 95 e 97.5? (Nem sei se existe de 95).

Obrigado a todos
------------------------
There is a long way to the top if you wanna rock and roll!
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Rapaz a minha eu deixava a agulha na posicao media. Essa diferença no gicle reflete pouca coisa.. nao chega a afetar o funcionamento normal. Mas vc acha pra comprar se quiser..

Eles tem medidas diferentes pq o motor de tras aquece mais.. dai um gicle menor pra ajudar no arrefecimento.
rafa_metal
Mensagens: 18
Registrado em: 14 Ago 2012, 07:12
Localização: São Paulo

Mais uma vez gostaria de fazer um relato.

SINTOMAS: Em uma viajem neste fim de semana, tive um problema (já estava ocorrendo durante a semana, mas na viagem agravou e ficou mais evidente). Ao chegar mais ou menos a 100KM/H em 5ªa marcha a moto "desligava" um cilindro. Isso fazia com que não conseguisse passar de 100km/h, já que ela fica muito fraca com somente um cilindro e não desenvolve. Se eu diminuísse, a moto voltava a funcionar os 2 cilindros.

AÇÕES TOMADAS: Logo de cara pensei no básico: Carburação. Ao chegar de viagem abri o carburador e na "peneira" da agulha da bóia do carburador dianteiro havia muita sujeira (nem fazia 2 meses que havia limpado esse carburador). Depois lembrei que em uma situação, tive problemas com a mangueira de combustível e tinha uma de reserva no alforge. A troquei e nesta situação não coloquei filtro. O resultado foi este.

SOLUÇÃO: Efetuei a limpeza da "peneira" e tomei bastante cuidado para que o carburador ficasse muito limpo. Ao fechar o carburador, observei um pequeno vazamento na cuba. Vou fazer o que o Miau mencionou, sobre a borracha de vedação e troca dos parafusos.

Bom é isso, caso alguém esteja sofrendo do mesmo problema, espero que seja a mesma coisa! Abraços
------------------------
There is a long way to the top if you wanna rock and roll!
Nômade Aprendiz
Mensagens: 70
Registrado em: 09 Jul 2013, 20:25
Localização: São Paulo

Já há um tempinho postei explicando que tinha resolvido um problema de performance com a troca de uma vela do cilindro dianteiro.

Pois bem, na verdade não resolveu. Não devia ser a vela p. nenhuma (valeu Jirschik). Pouco depois, testando a moto pra descobrir onde e quando o problema acontecia, o cabo do acelerador estourou (estava muito esticado por conta do Ape) numa ladeira perto de casa (valeu Murphy). Cheguei a pensar que pudesse ser um problema com ele e a regulagem nas borboletas quando troquei, mas não era.

O que acontece?

A moto está cada vez mais difícil de pegar quando fria.

O motor parece mais fraco no geral. De vez em quando falha nas primeiras faixas de rotação. De vez em quando é em faixas maiores. Só aliviando o cabo e dando um momento faz com que ela volte a acelerar.

O escapamento dá pipocos quando alivio a aceleração com a moto parada.

Nessa sexta a moto tomou aquela chuva e a partir daí ela insiste em morrer na lenta. Mesmo regulando pra mais alto no cabo, preciso ficar esperto se não ela desce até 1000 e acaba morrendo.

A luz FI não acende. Não parece haver nenhum outro problema. O sensor do pezinho não é (desativei e rodei com ele jumpeado). Não parece haver mangueira rompida. Rodei sem o filtro de ar e também notei o problema. ECU embalado e sequinho.

Vale testar sonda, tps e bobinas, mesmo sem a FI acender? As bobinas são de Fazer, devo procurar as informações no manual da Fazer? To quase apelando pros Drs. Kasinski pra uma revisão geral.
jmsmax
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Mar 2014, 15:34
Localização: Salvador

Li bastante essa seção e vi varias "dicas" ,mas, gostaria que vocês me orientassem sobre o meu problema. minha moto é uma MIRAGE 250 EFI, 2010.
- Comprei ela sem problemas para fazer viagens, logo de inicio tive de trocar varias peças e tive muuuuuuita dor de cabeça principalmente por FALTA DE PEÇA. Bem passado essa fase rodei normal dois meses até que a moto começou a não querer pegar no frio e as vezes no calor. as vezes quando para pra abastecer ela não pegava mas (motor de partida tava ok!). Bem isso foi resolvido depois de ler aqui no forum que poderia ser a bateria, e era mesmo! Mudei a bateria e tudo ficou bem com mas ... junto com esse problema da bateria apareceu outro que achei que sumiria com a troca da bateria:

SINTOMAS: A moto perdeu potência, funciona como uma 150cc, e não passa dos 100Km/h mesmo acelerando tudo! o que por sinal piora o desempenho e faz ela cai pra 90Km/h

AÇÕES TOMADAS: levei ao mecânico aqui da cidade, ele disse que olhou tudo, velas, carburador etc. coisa que eu não acredito, e que não conseguiu identificar o problema. me disse pra procurar alguém mais experiente ... mas não achei ainda.

quem puder me ajudar com esse problema.
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

jmsmax escreveu:
AÇÕES TOMADAS: levei ao mecânico aqui da cidade, ele disse que olhou tudo, velas, carburador etc. coisa que eu não acredito, e que não conseguiu identificar o problema. me disse pra procurar alguém mais experiente ... mas não achei ainda.

quem puder me ajudar com esse problema.
Sua moto é EFI,ou seja,com injeção eletrônica.
Portanto se o seu mecanico falou que olhou carburador,troque de mecanico.......
Abraços
ex Kansas 150 atual mirage 250 12/13
pior seria se pior fosse
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

jmsmax escreveu:...minha moto é uma MIRAGE 250 EFI, 2010...
...levei ao mecânico aqui da cidade, ele disse que olhou tudo, velas, carburador etc. coisa que eu não acredito, e...
A Mirage, assim como TODAS as motocicletas, nao e' perfeita. Mas quando me deparo com isso, vejo que nosso problema e' ainda maior, com a falta de profissionais com a minima especializacao.

Amigo, por ser injetada (EFI), e' essencial que a analise seja feita por alguem que tenha conhecimento nessa tecnologia. Falta de potencia pode ter varias fontes de problema, mas como deve ter havido problemas com retificador e bateria, tem outro item que pode apresentar falhas, que e' a bomba de gasolina. Porem, e' necessario saber diagnosticar isso, como ativar o Dealer Mode que ja' da' boas dicas da falha.

Faca o download do manual da Mirage EFI aqui na sessao "Manuais Diversos" e leve para o mecanico estudar sobre ele.

Boa sorte!
Imagem
Responder