Mirage 250: Câmbio e Embreagem

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Nunca tive esse problema nas motos e quando ocorre é so ajustar o cabo ou então é sinal que ele ta indo pro vinagre e ta na hora de troca-lo. Veja bem o ajuste do cabo pois conf ja dito acima parece ter dois pontos de ajuste. Na minha condução (ybr) existem dois pontos de ajuste no cabo e as vezes regulando um só não resolve.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

Verifiquei que se deixar a embreagem baixa, engatando a primeira ao parar e tentar engatar o neutro, fica duro e não entra.

Mas, se deixar o ajuste no manete no máximo (alta), o neutro entra normal, quando para engatado na primeira.

No meu caso deve ser ajuste mesmo, mas já tentei no ajuste de baixo também e não deu certo.

Segui as instruções do manual, mas só ensina no manete superior.

Se alguém manja bem de ajuste, acredito que deva ser possível conseguir deixar a embreagem baixa e o cabo bem esticado para puxar ao máximo o cabo e entrar no neutro normalmente, mas até lá, vou ir usando do jeito que está, deixando no neutro antes de parar.

Também tentei com aceleração e comigo não funcionou.

Obrigado pelas opiniões de todos.
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

cara.. eu acho que o ajuste ai é mais mental do que mecanico.. ehehe

isso é uma particularidade dessa moto e também em muitas outras como já disseram..

são duas técnicas que você tem que assimilar pra contornar o problema..

1ª - se sabe que vai parar.. venha já reduzindo as marchas com a moto em movimento.. deixando em segunda quando parar.. ai é só subir o pé gentilmente que acha o neutro.

ou

2ª - parou em quinta? o pedal nao vai mais responder.. ai é so voce aliviar a embreagem gentilmente até achar o ponto em que o motor começa a acoplar.. você vai sentir o motor enfraquecer.. ai voce puxa novamente a embreagem e reduz a marcha.. e depois alivia novamente a embreagem devagar.. vai ver que vai dar um estalo com um leve tranco.. quer dizer que reduziu.. faça isso quantas vezes for necessário até chegar na segunda.. e ai achar o neutro.. as vezes dar uma leve aceleradinha tb ajuda

é questão de costume mesmo.

o ajuste da embreagem.. é só seguir o manual.. folga do cabo de 2mm se não me engano

o outro ajuste que tem no motor é para somente se o ajuste do manete estiver fora demais.

no mais, ajuste tambem a altura do pedal de marcha.. você ajusta na vareta.. se o pedal de marcha estiver muito alto ou muito baixo.. fica mais dificil controlar a alavanca que voce faz com o pé.. teste varias alturas até achar a mais confortável.
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

kocura escreveu:Verifiquei que se deixar a embreagem baixa, engatando a primeira ao parar e tentar engatar o neutro, fica duro e não entra.

Mas, se deixar o ajuste no manete no máximo (alta), o neutro entra normal, quando para engatado na primeira.

No meu caso deve ser ajuste mesmo, mas já tentei no ajuste de baixo também e não deu certo.

Segui as instruções do manual, mas só ensina no manete superior.

Se alguém manja bem de ajuste, acredito que deva ser possível conseguir deixar a embreagem baixa e o cabo bem esticado para puxar ao máximo o cabo e entrar no neutro normalmente, mas até lá, vou ir usando do jeito que está, deixando no neutro antes de parar.

Também tentei com aceleração e comigo não funcionou.

Obrigado pelas opiniões de todos.
uso baixa, e da forma q disse acha fácil o neutro....
sinto q complica um pouco qnd pega muito transito e parece q o óleo da uma aquecida além do normal....tanto q qnd o transito libera e vc anda um pedaço mantendo uma velocidade constante resfria e volta a funcionar....

mas o ajuste vai de vc, se vc consegue e anda normal com ela alta e fica fácil achar o neutro independente da situação, deixa alta....
qnd passei na Edgar soares da mooca, o cara nem ligou a moto ele olhou e falou q tava baixa e embreagem, girou la no manete e deixou la no altao, sai de la queimando embreagem direto, vim baixando em todo farol q parava, até ficar bem baixinha...mas ai é o q parece, ela muito baixa, todo manete apertado ela não desacopla completamente....
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

O certo é deixar no ajuste indicado no manual.. Do contrario pode haver desgaste prematuro do kit
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

BetoCB escreveu:Nunca tive esse problema nas motos e quando ocorre é so ajustar o cabo ou então é sinal que ele ta indo pro vinagre e ta na hora de troca-lo. Veja bem o ajuste do cabo pois conf ja dito acima parece ter dois pontos de ajuste. Na minha condução (ybr) existem dois pontos de ajuste no cabo e as vezes regulando um só não resolve.
Já ví não lembro qual moto, (talvez uma das últimas que tive Falcon, Sahara ou 535) que existe um ajuste em baixo do tanque, outras perto do motor, no casa da tenere 250 só existe o do manete, a minha ex era muito dura, cansava a mão...
Imagem
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

SemControle escreveu:
kocura escreveu:Verifiquei que se deixar a embreagem baixa, engatando a primeira ao parar e tentar engatar o neutro, fica duro e não entra.

Mas, se deixar o ajuste no manete no máximo (alta), o neutro entra normal, quando para engatado na primeira.

No meu caso deve ser ajuste mesmo, mas já tentei no ajuste de baixo também e não deu certo.

Segui as instruções do manual, mas só ensina no manete superior.

Se alguém manja bem de ajuste, acredito que deva ser possível conseguir deixar a embreagem baixa e o cabo bem esticado para puxar ao máximo o cabo e entrar no neutro normalmente, mas até lá, vou ir usando do jeito que está, deixando no neutro antes de parar.

Também tentei com aceleração e comigo não funcionou.

Obrigado pelas opiniões de todos.
uso baixa, e da forma q disse acha fácil o neutro....
sinto q complica um pouco qnd pega muito transito e parece q o óleo da uma aquecida além do normal....tanto q qnd o transito libera e vc anda um pedaço mantendo uma velocidade constante resfria e volta a funcionar....

mas o ajuste vai de vc, se vc consegue e anda normal com ela alta e fica fácil achar o neutro independente da situação, deixa alta....
qnd passei na Edgar soares da mooca, o cara nem ligou a moto ele olhou e falou q tava baixa e embreagem, girou la no manete e deixou la no altao, sai de la queimando embreagem direto, vim baixando em todo farol q parava, até ficar bem baixinha...mas ai é o q parece, ela muito baixa, todo manete apertado ela não desacopla completamente....
To tentando ajustar aos poucos também para ver até onde consigo deixar para entrar no neutro.

Quanto ao aquecimento me pareceu que esse fenômeno ocorre mesmo, quando quente fica mais duro.
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

kocura escreveu:Quanto ao aquecimento me pareceu que esse fenômeno ocorre mesmo, quando quente fica mais duro.
Quando quente o óleo afina...

Esse pais imenso, onde temos temperaturas (digo, tinhamos) diferentes o óleo usado/recomendado é o mesmo de norte a sul, fico me perguntando se no Canadá usam a mesma especificação de óleo que no sul dos USA ou aqui na colonia.

Sempre tive essa dúvida sobre o tipo de óleo para lugares mais quentes e mais frios.

Mas isso é assunto pra: viewtopic.php?f=43&t=401
Imagem
kocura
Mensagens: 319
Registrado em: 16 Abr 2009, 16:56
Localização: Santo André

cros escreveu:
kocura escreveu:Quanto ao aquecimento me pareceu que esse fenômeno ocorre mesmo, quando quente fica mais duro.
Quando quente o óleo afina...

Esse pais imenso, onde temos temperaturas (digo, tinhamos) diferentes o óleo usado/recomendado é o mesmo de norte a sul, fico me perguntando se no Canadá usam a mesma especificação de óleo que no sul dos USA ou aqui na colonia.

Sempre tive essa dúvida sobre o tipo de óleo para lugares mais quentes e mais frios.

Mas isso é assunto pra: viewtopic.php?f=43&t=401
Quando morei no Japão tinha uma Scooter 50cc, nem lembrava que óleo usava, mas pesquisei agora e era SAE20.
Intruder 125 / Amazonas 250 / Mirage 250 2011/2011 / Haojue Chopper Road 150
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

coloquei uma imagem no tópico indicado pelo cros

então lembro q qnd fiz auto escola a cgzinha da auto escola, parava totalmente na marcha q fosse e trocava sem problemas pra achar o neutro....no inicio pensei q fosse o cambio com problema na mirage, mas com o tempo me habituei a suas "dificuldades"

e a mirage tem 2 regulagens, a do manete e uma no bloco, junto a haste...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
Responder