Mirage 250: Câmbio e Embreagem

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SemControle
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Esperei alguns dias pra realmente testar, regulei c alguma folga sim no manete, e me habituei a reduzir tudo ela em movimento, as vezes q nao da tempo, raro mesmo ficar enroscado na primeira, se foram 5x foi muito
Vejam, creio ser apenas regulagem da embreagem, pq ficou num ponto q pelo menos umas 2x ao sair e passar de primeira pra segunda ela para no neutro, a conclusao q chego é q tem um ponto de equilibrio na regulagem mesmo q facilita o engate do neutro
Ate das poucas vezes q enroscou a primeira algumas ao subir a alavanca parou no neutro, se manter assim, realmente nao tenho qq queixa de problema da moto em si
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SemControle
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coloquei o yamalube e rodei bastante, não cheguei a notar diferença em relação a qnd estava com o motul....pra não dizer q não mudou, se vier em quinta, embreio uma vez e baixo todas as marchas direto sem precisar vir soltando a embreagem (técnica q facilita e muito a redução, principalmente da segunda pro neutro), mas a questão de vir embreado uma vez so acho q esta mais ligada ao q vou dizer mais abaixo do q ao oleo.....

qnd parada desce a primeira, dai não sai, nem adianta....so na técnica de mover a moto....

mas descobri um problema q melhorou muito a sensibilidade do pe no pedal.....
no final do varao do pedal de marcha, na fixação com o eixo q vai pra dentro do motor, o parafuso estava bem solto, tendo uma certa e grande folga no mover o pedal e ele mover o eixo, apertei esse parafuso tirando a folga e melhorou muito....
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msilveira
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SemControle escreveu:coloquei o yamalube e rodei bastante, não cheguei a notar diferença em relação a qnd estava com o motul....pra não dizer q não mudou, se vier em quinta, embreio uma vez e baixo todas as marchas direto sem precisar vir soltando a embreagem (técnica q facilita e muito a redução, principalmente da segunda pro neutro), mas a questão de vir embreado uma vez so acho q esta mais ligada ao q vou dizer mais abaixo do q ao oleo.....
Acho que é muito arriscado ficar nessa de trocar marcha sem usar a embreagem... economiza-se a embreagem, mas força-se outros componentes bem mais dificeis de se trocar e caros...


Eu tenho uma teoria nova sobre o Neutro....

Seguinte.... essa semana eu desmontei a embreagem pra fazer aquela modificação de mais furos no cubo da embreagem e me chamou a atenção o tanto de dentes dos discos que havia na campana... não sou muito técnico com os nomes , as fotos demonstram melhor:

Os dentes feitos pelos discos de embreagem
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O cubo.... esqueci de tirar fotos dele furado.... fiz furos extras nos 2 riscos azuis ( o + ali seria furo, mas mudei as posições )
Imagem

Agora, a campana com os dentes dos discos limados, seguido de lixa 600
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Campana da Comet250
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Portanto minha teoria é de que com o aquecimento do óleo, parada na lenta, os dentes, a baixa rotação que gera menos fluxo de óleo, fica mais dificil soltar a embreagem e conseguir entrar neutro, pois o neutro deve depender de alguma tensão de tração, que ao não soltar os discos, impede de entrar fácil...

Então eu aposto mais nessa teoria, tendo em vista que quando montei parecia estar ULTRA macia pra entrar neutro.... rodei 80km ( boa parte em 120km/h ) e já voltou à merd* que estava...

Teorias... quem manjar um pouco de mecânica e puder opinar...

Detalhe pra campana da comet250, pq a campana dela tem esses cortes na ponta dos apoios, será que seria a solução?

Depois desenvolvo melhor, vou fazer uns testes...
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msilveira
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jbrigagao escreveu:Leio muitos relatos de problemas com o neutro e o engate de marchas na Mirage e quase sempre isso se resolve com a regulagem do cabo ou com a montagem correta da trava do neutro. Mas existem outras peças que também causam o mesmo sintoma e que poucos mecânicos se dão conta. O desgaste ou má regulagem do conjunto de acionamento da embreagem.

Imagem

Quando as regulagens externas não forem suficientes é necessário verificar os itens da imagem acima.

Desgaste da placa de contato
Rolamento de apoio gasto (3)
Arruela de apoio gasta ou faltando (2)
Pino de acionamento gasto ou com regulagem errada (1)

Como é necessário tirar a tampa da embreagem para ter acesso a essas peças aproveita-se também para verificar a espessura dos discos da embreagem.

Ah! vai vazar todo o óleo durante essa manutenção, mas nada que uma bacia e um funil não resolvam.

Sabe de algum material/video ensinando a aferir se é necessário regular e como proceder com a regulagem?
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mas engatar sem embreagem so acontece se tiver casando a velocidade c rotação do motor....por isso chama "no tempo"....mas deixa pra la....

com os furos extras ai ao longo do tempo houve melhoria mesmo?
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msilveira
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SemControle escreveu:mas engatar sem embreagem so acontece se tiver casando a velocidade c rotação do motor....por isso chama "no tempo"....mas deixa pra la....

com os furos extras ai ao longo do tempo houve melhoria mesmo?
Esse negócio de se acostumar com essa troca sem a embreagem, acredito que pode levar a erros... é esse o ponto.

Quanto aos furos, parece que melhorou as trocas, eu posso quase jurar que mais óleo circulando tá ajudando no agarre dos discos com os separadores que dão a tração... estou medindo uns 100 a 200 rpm a menos pra rodar a 120km/h...

Mas o maledeto neutro nada de melhorar, acho que deve pode ser a mola mesmo, com o calor perde resistência, e preciso ajustar melhor o pedal das marchas...
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acho q é simples questão de costume a questão de achar o neutro....
o impossível é qnd a moto para completamente e ficou na primeira engatada, pq não tem quem levante o pedal pra sair de la......

veja q nunca tive moto c troca de marcha, venho de uma longa experiência de quase 3 anos, divididos em 2 scooters kkkkk e peguei o jeito fácil até, acostumei bem c a troca e hj já to bem na questão de reduzir achando o neutro....
uma técnica boa, qnd esta na segunda, vc aliviar de leve o manete da embreagem, não totalmente, so pra dar uma seguradinha com freio motor, já aperta totalmente a embreagem novamente e um leve toque no pedal já acha o neutro....

o ponto é esse achar a força usada no pe pra essas mudanças....
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kocura
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Acho que relatei aqui, mas logo que peguei tava impossível de trocar de primeira pra segunda.

Depois vendo uns vídeos e relatos, lubrifiquei as alavancas e ajustei a embreagem.

Vi que no meu caso, deixando a embreagem alta, entrava normal no neutro mesmo parado, mas como não gosto de deixar, por que fica ruim de sair, deixei baixa mesmo, mas desse jeito fica duro, não entra quando voce está andando e para.

Essa semana deixei para fazer revisão na oficina do Aldemir na Av. Jabaquara, e ele deixou a embreagem alta e está entrando normal no neutro.

Amanhã vou deixar a embreagem baixa e ver como fica, se entrar normal no neutro, vou perguntar para saber o que ele fez.
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SemControle
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bizarro isso sim.....
faça como eu, qnd esta baixando e chega na segunda eu alivio um pouco a embreagem so pra dar uma subida no giro, so um toquinho no pedal entra o neutro....
parar totalmente com a primeira engatada, ai a solução é acelerar forcando o pedal pra cima, ele pula pro neutro ou segunda....
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cros
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Isso é recorrente em várias motos, até nas motos de 2 tempos ocorre esse "probleminha" de todas motos que tive a única que não tive muitos problemas de passar pro neutro foi a Sahara.

As HD's são diferente (em sei como funciona o câmbio) mas a caixa é separada do motor, talvez por isso seja melhor pois são óleos diferentes. Nas motos "convencionais" o mesmo óleo que lubrifica o motor, também faz a lubrificação na caixa, eu acho que isso é um complicador, devido ao desgaste do óleo, a temperatura da região etc.

Talvez usar um Militec pude-se ajudar.

O óleo do motor ajuda um pouco, mas isso não é uma regra geral, pois a mecânica é a mesma em todas as motos, embragem multidisco em banho de óleo.

http://carros.hsw.uol.com.br/embreagem-dupla1.htm

Tentem um Yamalube ou um Motul pra ver como fica.

Além disso a Mirage tem dois pontos de regulagem do cabo.
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