Mirage 250: Suspensão dianteira

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Gama
Mensagens: 308
Registrado em: 14 Jun 2013, 11:44
Localização: Itaboraí
Contato:

Olá irmãos..
É chegou o momento de troca do óleo das bengalas. O retentor estorou. Em Itaboraí não tem mecãnico de motos custom. Visitei uma loja/mecânica da Yamaha, onde comprei os retentores da XTZ 125 (comum) R$35,00 pilas cada um, mais o Motul Fork Oil Expert 10w.
Estive lendo o manual de serviço para a manutenção dessas bengalas. E oi que vi não gostei, é muita pecinha, anéis, etc... Pergunto aos conhecedores. Eu tenho que triocar tudo aquilo ou somente o retentor é suficiente? O Mecãnico da CC Yamaha, me disse que faz o serviço por R$80,00 (40 por bengala). Acho que vou levar para ele mexer. Não acredito na minha cpacidade de trocar isto sozinho. Desde já fico agradecido às ajudas.
Gama

Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha

Um sonho realizado!
Motoabraços
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Gama escreveu:Olá irmãos..
É chegou o momento de troca do óleo das bengalas. O retentor estorou. Em Itaboraí não tem mecãnico de motos custom. Visitei uma loja/mecânica da Yamaha, onde comprei os retentores da XTZ 125 (comum) R$35,00 pilas cada um, mais o Motul Fork Oil Expert 10w.
Estive lendo o manual de serviço para a manutenção dessas bengalas. E oi que vi não gostei, é muita pecinha, anéis, etc... Pergunto aos conhecedores. Eu tenho que triocar tudo aquilo ou somente o retentor é suficiente? O Mecãnico da CC Yamaha, me disse que faz o serviço por R$80,00 (40 por bengala). Acho que vou levar para ele mexer. Não acredito na minha cpacidade de trocar isto sozinho. Desde já fico agradecido às ajudas.

Eu desmontei as bengalas da CB e não é dificil, muito menos montar novamente, mas preferi deixar numa oficina pra montar (pois troquei os cilindros) e colocar o óleo novo (fica uma dica, esse óleo é fedido, então trocar em casa cuidado pra não espirrar por tudo que é lado).

Os retentores sim, são chatissimos de retirar até mesmo sem os cilindros, imagine com os cilindros no lugar. O mecanico vai fazer o serviço provavelmente sem retirar os cilindros.
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Pelo que lembro quando realizei a troca do fluido das bengalas, não há um dreno na parte inferior da bengala, como há em algumas motos. Então, será necessário desmontá-las. Mas vale à pena confirmar isso, pois não fica claro no manual de serviços.

Torcar o fluido das bengalas é trabalhoso por causa dessa desmontagem que é demorada, mas não precisa de ferramentas especiais. Mas para fazer a troca dos retentores, aí é necessário uma atenção extra.

Se fosse só trocar o fluido, a dica é enxaguar umas 2 ou 3 vezes o cilindro com querosene, deixar escorrer tudo e só depois preencher com o fluido de suspensão. Imprescindível ter o mesmo volume de fluido nas duas bengalas. Na dúvida, compre um copo graduado em loja de artigos cosméticos.
Imagem
Gama
Mensagens: 308
Registrado em: 14 Jun 2013, 11:44
Localização: Itaboraí
Contato:

É pessoal, vai ser melhor eu levar na Mecânica. Vai ser bem mais tranquilo.
Gama

Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha

Um sonho realizado!
Motoabraços
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Gama.. da pra fazer em casa na boa.. mas eu gosto de usar torquimetro.

Uei oleo motul fork heavy e ficou show
Gama
Mensagens: 308
Registrado em: 14 Jun 2013, 11:44
Localização: Itaboraí
Contato:

Miau escreveu:Gama.. da pra fazer em casa na boa.. mas eu gosto de usar torquimetro.

Uei oleo motul fork heavy e ficou show
Estou meio receioso depois que li o manual de serviço. Tem que desmontar toda a frente da moto. A moto não tem cavalete central e não tenho macaco para levantar e escorar a menina.
Sei lá!
Gama

Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha

Um sonho realizado!
Motoabraços
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Gama escreveu: Estou meio receioso depois que li o manual de serviço. Tem que desmontar toda a frente da moto. A moto não tem cavalete central e não tenho macaco para levantar e escorar a menina.
Sei lá!
Uso um desses
Imagem
(sai mais barato que o cavalete) mas tem que ficar atento pois não tem estabilidade (preciso retirar as rodas e colocar uns prolongadores no lugar delas e em cima também...

Quanto a desmontar tudo só se for pra fazer como o Jirschik disse, lavar por dentro, acho que a CC não fez isso na minha quando levei pra revisar, mas sei lá...

Nas bengalas da CB tem parafuso em baixo para sangrar ou retirar o óleo, então se lavar por dentro sem retirar acho que sai tudo por baixo e depois vai colocando querosene por cima, mas tem que calçar a frente.
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

N tem q desmontar toda frente nao..

O manual de servicos abrange bem mais q trocar oleo.. mas so é necessario o seguinte..

Arrume uma madeira que de na altura entre o chao e o carter e apoie a moto..

Entao solte o.caliper do freio.. apenas 2 parafusos.. e remova da bengala..

Agora solte a roda.. é um parafuso e o eixo

Solte o cabo do velocimetro da roda..

Solte o paralama.. 4 parafusos

Agora afrouxe os 2 parafusos da mesa superior..

Feito isso, afrouxe os tampoes das bengalas

Agora afrouxe os parafusos da mesa inferior

Pronto.. bengalas soltas.. remova os tampoes e vire de cabeca pra baixo..

Bombeie o amortecedor.. vai cair a mola interna

Feito isso, jogue querozene dentro da bengala, agite, bombeie e vire.. faça isso umas 3 vezes afim de remover o oleo velho

E por final deixe elas viradas escoando por uns 10 min

Agora é so colocar as molas ja limpas.. enxer com 250ml de motul fork oil heavy e fechar o tampao com a mao.. e fazer a ordem inversa de desmontagem.
Gama
Mensagens: 308
Registrado em: 14 Jun 2013, 11:44
Localização: Itaboraí
Contato:

Miau escreveu:N tem q desmontar toda frente nao..

O manual de servicos abrange bem mais q trocar oleo.. mas so é necessario o seguinte..

Arrume uma madeira que de na altura entre o chao e o carter e apoie a moto..

Entao solte o.caliper do freio.. apenas 2 parafusos.. e remova da bengala..

Agora solte a roda.. é um parafuso e o eixo

Solte o cabo do velocimetro da roda..

Solte o paralama.. 4 parafusos

Agora afrouxe os 2 parafusos da mesa superior..

Feito isso, afrouxe os tampoes das bengalas

Agora afrouxe os parafusos da mesa inferior

Pronto.. bengalas soltas.. remova os tampoes e vire de cabeca pra baixo..

Bombeie o amortecedor.. vai cair a mola interna

Feito isso, jogue querozene dentro da bengala, agite, bombeie e vire.. faça isso umas 3 vezes afim de remover o oleo velho

E por final deixe elas viradas escoando por uns 10 min

Agora é so colocar as molas ja limpas.. enxer com 250ml de motul fork oil heavy e fechar o tampao com a mao.. e fazer a ordem inversa de desmontagem.

Você é o cara mesmo...
Amanhã mesmo vou fazer isso.
Muito Obrigado Miau... Abraços cara!
Gama

Ex-Mirage 250 Carburada - Gordinha

Um sonho realizado!
Motoabraços
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Lembrando q é importante o uso de torquimetro pra dar o aperto correto, principalmente nas mesas e caliper. Um de varacusta ai uns 20 dilmas

Outra dica.. jamas tente apertar ou afrouxar o tampao da bengala com o parafuso da mesa de cima apertado. Pois quando ele esta apertado, comprime a rosca do tampao.

Vc so vai passar trabalho pra enfiar a bengala de volta, por causa da borracha guia q fica dentro do acabamento cromado de plastico.. dica pra facilitar é lubrificar essa borracha com alcool gel que demora mais pra evaporar.. ai a bengala desluza facil
Responder