Mirage 250: Velocidade média e RPM

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Blackrock
Mensagens: 20
Registrado em: 05 Out 2010, 17:34
Localização: Rio de Janeiro

Pessoal, desculpem-me por desenterrar um tópico tão velho, mas acredito que aqui seja o local mais adequado para se postar, visto que a minha dúvida é principalmente relacionada a rotação.

Como é o caso de muitos que entram no fórum, a Mirage é minha primeira moto e tem pouco tempo que a comprei (4 meses, sendo que uns 2 passaram-se no mecânico). Ainda tenho muitas dúvidas e não consigo deixar de ter medo de estar ferrando com ela, por não saber dirigir corretamente :oops:

Como meu conhecimento de mecânica é praticamente zero e não pilotei nenhuma outra moto além da Ybr da moto-escola (o que fiz em baixa velocidade e a muito tempo), não tenho como comparar o desenvolvimento e o som da minha moto com outras e estava preocupado porque estava achando o ronco dela estranho a partir de determinada velocidade (por volta dos 70km/h e 4rpm, de 5ª marcha), além de sentir que ela está forçando um pouco pra andar.

Com isto, me surgiu a dúvida: Será que estou dirigindo na rotação correta?

Minha Mirage normalmente começa a pedir a marcha seguinte e se esforçar mais do que o comum por volta dos 4k rpm (por volta da mesma rotação que ela começa a forçar quando já está de 5ª) e eu troco de imediato, pois tenho medo de continuar. Tá errado? Eu deveria subir mais a rotação para passar a marcha?

Hoje criei coragem e tentei subir um pouco mais a rotação, mas como nunca saí da cidade com ela e normalmente pego transito no horario do rush, sinto bastante dificuldade de fazer passar de 5k.

Outra dúvida que tenho é quanto ao uso do freio motor: É errado usa-lo com frequência (por exemplo, parar parar no sinal) ou isto é algo comum?

Sei que são dúvidas bastante idiotas :oops:, mas como pessoalmente não tenho nenhum amigo ou conhecido que tenha moto, não pude pensar em outro lugar para perguntar além de aqui no fórum, que tem tanta gente com conhecimento vasto na área.

Obrigado desde já pela ajuda :)
Avatar do usuário
Bosser
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jul 2008, 19:19
Localização: Vila Velha

Blackrock escreveu:Pessoal, desculpem-me por desenterrar um tópico tão velho, mas acredito que aqui seja o local mais adequado para se postar, visto que a minha dúvida é principalmente relacionada a rotação.

Como é o caso de muitos que entram no fórum, a Mirage é minha primeira moto e tem pouco tempo que a comprei (4 meses, sendo que uns 2 passaram-se no mecânico). Ainda tenho muitas dúvidas e não consigo deixar de ter medo de estar ferrando com ela, por não saber dirigir corretamente :oops:

Como meu conhecimento de mecânica é praticamente zero e não pilotei nenhuma outra moto além da Ybr da moto-escola (o que fiz em baixa velocidade e a muito tempo), não tenho como comparar o desenvolvimento e o som da minha moto com outras e estava preocupado porque estava achando o ronco dela estranho a partir de determinada velocidade (por volta dos 70km/h e 4rpm, de 5ª marcha), além de sentir que ela está forçando um pouco pra andar.

Com isto, me surgiu a dúvida: Será que estou dirigindo na rotação correta?

Minha Mirage normalmente começa a pedir a marcha seguinte e se esforçar mais do que o comum por volta dos 4k rpm (por volta da mesma rotação que ela começa a forçar quando já está de 5ª) e eu troco de imediato, pois tenho medo de continuar. Tá errado? Eu deveria subir mais a rotação para passar a marcha?

Hoje criei coragem e tentei subir um pouco mais a rotação, mas como nunca saí da cidade com ela e normalmente pego transito no horario do rush, sinto bastante dificuldade de fazer passar de 5k.

Outra dúvida que tenho é quanto ao uso do freio motor: É errado usa-lo com frequência (por exemplo, parar parar no sinal) ou isto é algo comum?

Sei que são dúvidas bastante idiotas :oops:, mas como pessoalmente não tenho nenhum amigo ou conhecido que tenha moto, não pude pensar em outro lugar para perguntar além de aqui no fórum, que tem tanta gente com conhecimento vasto na área.

Obrigado desde já pela ajuda :)
Olá Blackrock, se a sua Mirage for nova você deve procurar 5000rpm para amaciar o motor. Bom, se o motor já foi amaciado, esqueça os rpm's. Como eu conduzo minha Mirage? Logo que a moto dar a partida pode logo mudar para a segunda marcha, quando no velocímetro está 40k/hora mudo para 3ª marcha, com 60k/hora mudo para quarta marca, quando estou q quase 80k/hora mudo para a quinta e última marcha. Você vai se acostumar com isso automaticamente com o tempo. Boa sorte.
Avatar do usuário
Bosser
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jul 2008, 19:19
Localização: Vila Velha

Blackrock escreveu:Pessoal, desculpem-me por desenterrar um tópico tão velho, mas acredito que aqui seja o local mais adequado para se postar, visto que a minha dúvida é principalmente relacionada a rotação.

Como é o caso de muitos que entram no fórum, a Mirage é minha primeira moto e tem pouco tempo que a comprei (4 meses, sendo que uns 2 passaram-se no mecânico). Ainda tenho muitas dúvidas e não consigo deixar de ter medo de estar ferrando com ela, por não saber dirigir corretamente :oops:

Como meu conhecimento de mecânica é praticamente zero e não pilotei nenhuma outra moto além da Ybr da moto-escola (o que fiz em baixa velocidade e a muito tempo), não tenho como comparar o desenvolvimento e o som da minha moto com outras e estava preocupado porque estava achando o ronco dela estranho a partir de determinada velocidade (por volta dos 70km/h e 4rpm, de 5ª marcha), além de sentir que ela está forçando um pouco pra andar.

Com isto, me surgiu a dúvida: Será que estou dirigindo na rotação correta?

Minha Mirage normalmente começa a pedir a marcha seguinte e se esforçar mais do que o comum por volta dos 4k rpm (por volta da mesma rotação que ela começa a forçar quando já está de 5ª) e eu troco de imediato, pois tenho medo de continuar. Tá errado? Eu deveria subir mais a rotação para passar a marcha?

Hoje criei coragem e tentei subir um pouco mais a rotação, mas como nunca saí da cidade com ela e normalmente pego transito no horario do rush, sinto bastante dificuldade de fazer passar de 5k.

Outra dúvida que tenho é quanto ao uso do freio motor: É errado usa-lo com frequência (por exemplo, parar parar no sinal) ou isto é algo comum?

Sei que são dúvidas bastante idiotas :oops:, mas como pessoalmente não tenho nenhum amigo ou conhecido que tenha moto, não pude pensar em outro lugar para perguntar além de aqui no fórum, que tem tanta gente com conhecimento vasto na área.

Obrigado desde já pela ajuda :)
Olá Blackrock, se a sua Mirage for nova você deve procurar 5000rpm para amaciar o motor. Bom, se o motor já foi amaciado, esqueça os rpm's. Como eu conduzo minha Mirage? Logo que a moto dar a partida pode logo mudar para a segunda marcha, quando no velocímetro está 40k/hora mudo para 3ª marcha, com 60k/hora mudo para quarta marca, quando estou q quase 80k/hora mudo para a quinta e última marcha. Você vai se acostumar com isso automaticamente com o tempo. Boa sorte.
Avatar do usuário
Bosser
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jul 2008, 19:19
Localização: Vila Velha

8)
Blackrock
Mensagens: 20
Registrado em: 05 Out 2010, 17:34
Localização: Rio de Janeiro

Obrigado pela resposta Bosser :)

Ela não é nova não, é 2005. Ela normalmente pede a quinta por volta dos 50km/h, o que é mais um motivo que me faz achar que algo não está normal.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Saudações Blackrock! Nenhuma dúvida é tola e vamos tentar respondê-la.

Quando puder, atualize seu perfil, para sabermos o modelo de sua Mirage, pois dependendo da dúvida, a repsosta será diferente para os modelos carburado e injetado.

É bem lembrado a questão do Bosser (Seja Bem Vindo, Bosser! ): Qual é a quilometragem de sua moto?

A Mirage250, apesar de ser uma motocicleta estilo "custom", tem o motor de uma esportiva, ou seja, é o mesmo motor da Comet. Motores esportivos tem o seu ponto de melhor funcionamento (torque, potência) em rotações mais altas. Neste caso, o motor da Mirage tem um melhor funcionamento próximo de 7000~8000RPM. Não deve ultrapassar a indicação do contagiros, acima de 10.000RPM, sob pena de forçar o motor. Verás que as marchas trocam mais facilmente à partir de uns 5000RPM. Se você comparar com outros modelos custom, verá que essa rotação é normalmente mais baixa.

Se sua moto é nova, vai precisar se conter durante algum tempo, conforme é ensinado no Manual do Proprietário, que limita a rotação em uns 5000RPM até os 800km (acho que é isso) e que faça isso alterando a rotação do motor, ou seja, pilotando na cidade, ao invés da estrada.

O freio motor você pode utilizar sim; aliás, isso irá ajudá-lo na redução das marchas, que trocam mais fácil em alta rotação. Já sentiu que às vezes pode ser difícil encontrar a 1' marcha, quando pára no semáforo? É porque as marchas não foram sendo reduzidas conforme você se aproximava do semáforo, e o giro do motor auxilia nessa troca. Só tome cuidado para não extrapolar na redução, subindo muito a rotação, acima de 9000RPM.

Aqui no MotosCustom tem muitas respostas para suas dúvidas. Utilize a ferramenta de pesquisa, se não quiser esperar pela resposta de alguém. Mas se não encontrar a resposta, pergunte à vontade.

Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Bosser
Mensagens: 7
Registrado em: 21 Jul 2008, 19:19
Localização: Vila Velha

Procure o seu mecânico de confiança e peça para ele dar uma volta com a sua moto, explica para ele a sua dúvida.
Blackrock
Mensagens: 20
Registrado em: 05 Out 2010, 17:34
Localização: Rio de Janeiro

Obrigado pessoal!

Vou atualizar o perfil sim. O modelo é 2005 e tá com 49 mil km rodados.

Só restou a dúvida: É comum ela começar a forçar e pedir marcha nos 4k de rotação?
valle
Mensagens: 115
Registrado em: 06 Abr 2012, 12:06
Localização: Itu

Minha situação é muito parecida com a do Blackrock, só que com 1 mês de moto e menos cabelos ;-)
Também sinto as mesmas reações da moto, mas acho que é hábito de quem só dirigiu carro (pricipalmente 1.0) e de vez em quando acho que ela fica chateada comigo..., então tenho procurado tratá-la com mais carinho.
Mas se você analisar os posts, fica claro que com motor de esportiva é por aí mesmo.
Como exemplo, pega estrada, uma subida longa e mantém a mão e você verá o que acontece no final da subida para o plano. Em giro alto ela anda mesmo.
Mesmo assim, troco as marchas em 40, 60 e 80, procurando os 5.000 a 5.500 rpm. Vi essas ideias aqui e estou testando, tem dado certo.
Rodo em estrada (110 km/dia) a uma média de 100 km/h (marcação "fake" pelo visto) a uns 7.000 rpm. Estou começando a rodar a 110 km/h, na boa ;-)
Vou prestar mais atenção no giro em velocidades mais altas.
35km/l? Aqui tem ido de 23 a 26km/l, gazolina comum Shell.
Na cidade, onde rodo pouco, preciso me adaptar ao que o pessoal fala aqui no fórum.
Estou ficando esperto para calibragem dos pneus.
O barulho e o vento têm incomodado cada vez menos. Agora vou colocar uma bolha. Tem muito vento lateral por onde ando, vamos ver como ela reage com a bolha e esse vento lateral.
Reinaldo

Incentive seus filhos a continuar estudando para terem mais oportunidades.

Imagem
Blackrock
Mensagens: 20
Registrado em: 05 Out 2010, 17:34
Localização: Rio de Janeiro

Hoje vindo para o trabalho tentei não passar a marcha abaixo dos 5k rpm. Realmente, depois de forçar um pouco, senti ela correr mais "solta", mas ao mesmo tempo, a trepidação aumenta.

Vou continuar tentando andar com rotação alta, apesar de me sentir um pouco inseguro quanto a isso. Qualquer diferença, relato aqui.
Responder