Mirage 250: Escapamento

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
JohnieGordon
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Mar 2012, 10:39
Localização: São Paulo
Contato:

Senhores, tá acontecendo um negócio bem estranho na minha Miraginha.

Eu rodo com um filtro de ar esportivo, e tenho uma ponteira direta (dois canos) que estava encostada pq não aguentava o barulho. Resolvi colocar a ponteira novamente e depois de duas partidas, a moto parou de pegar.

A luz EFI não acendeu, soh parecia que a injeção não estava injetando combustível.

Daí resolvi voltar o escape original, dei uma carga lenta na bateria (pq fiquei com medo de arriá-la após tantas tentativas de partida) e quando tentei ligar novamente, ela deu um trabalho do satanás, mas pegou.

Depois disso, voltou a pegar normalmente.

Será que a ECU não tá dando conta de calcular a mistura direito, devido ao filtro e ao escape diferentes?

(lembrando que a sonda do escape continua no lugar certinho, a moto é uma Mirage 250 EFI 2010/2011. A ECU já deu problema uma vez (oxidação), apresentava o msm sintoma, mas a luz EFI acendia e não apagava mais na época)

Grato,

Pedro
"Papa don't take no mess"
NarradorWW
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Jan 2014, 17:16
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal,
Acho que é a primeira vez que posto, mas acompanho o fórum a bastante tempo.

Peguei de volta minha Preciosa (por motivos financeiros tive de vende-la para um amigo, que me devolveu depois de tomar um tombo).

Acontece que quando ele mandou pro mec(h)anico dar uma "geral" na menina o cara esqueceu de colocar ou apertar os parafusos que seguram o escape ao quadro da moto. Resultado: quando fui trazer a moto para o RJ os parafusos cairam, eu não percebi, e o escapamento do cilindro dianteiro ficou fixado apenas pelo "Y" e pelo proprio parafuso do cilindro, o que resultou no rasgo dessa ligação entre os dois escapes. Não fosse o cromado era provavel que eu tivesse tomado um tombão quando ele resolvesse se soltar...

Minha intenção é limar o Y e fechar com solda, já que eu não percebo qual a vantagem na expulsão dos gases por aquele canal (que é inclinado e parece só oferecer expulsão simultanea quando o cilindro traseiro é quem emite o gás).

Agora que já fixei os escapes novamente ao quadro não percbi se vai haver problema com relação à fixação dos escapes.

Também vi que os escapes esportivos não tem ligação entre si, ou seja, essa conexão não deveria alterar drasticamente a regulagem da moto, que é carburada (2007/2008).

Minha dúvida: será que vou ferrar alguma coisa com essa medida? Alguém já teve a mesma experiencia?

Adicionalmente para o pessoal do RJ. Algum lugar que possa fazer essa solda no escape perto do Centro ou da Barra (ou no caminho entre um e outro)?


Abraços e obrigado a todos! Já aprendi coisa pra caramba por aqui!


Rodrigo
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Bom.. eu posso lhe dizer uma coisa.. qualquer alteracao no escapamento modifica drasticamente tudo no motor.. a moto bebe mais.. rende menos e por ai vai..

Essa conexao existe para auxiliar a diferenca de distancia das curvas.. eu manteria..

Se n fosse necessaria.. n estaria la
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

NarradorWW escreveu:...Minha intenção é limar o Y e fechar com solda, já que eu não percebo qual a vantagem na expulsão dos gases por aquele canal (que é inclinado e parece só oferecer expulsão simultanea quando o cilindro traseiro é quem emite o gás)...

Agora que já fixei os escapes novamente ao quadro não percbi se vai haver problema com relação à fixação dos escapes.

Também vi que os escapes esportivos não tem ligação entre si, ou seja, essa conexão não deveria alterar drasticamente a regulagem da moto, que é carburada (2007/2008).

Minha dúvida: será que vou ferrar alguma coisa com essa medida? Alguém já teve a mesma experiencia?
Essa ligação entre os dois escapamentos serve para diminuir o esforço feito pela válvula de escape para se fechar, pois como a saída do escape tem bitola estreita, é gerado uma área de vácuo que dificulta a atuação da válvula. A ligação entre os escapes diminui esse efeito de vácuo, pois enquanto em um deles o gás está sendo expelido, no outro há menos pressão e isso faz uma compensação. Em escapamentos de maior bitola, esse vácuo é menor e a ligação tem uma função menor e pode até ser desprezada.
Imagem
NarradorWW
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Jan 2014, 17:16
Localização: Rio de Janeiro

Valeu gente, então melhor é manter mesmo.

Não tinha pensado nessa compensação por distância. Começo a entender que há um risco então para a válcula de escape...

Agora é encontrar uma casa d escapamento para fazer essa ligação aí.

Por isso é bom falar com quem entende!


:o
dineu
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Mai 2014, 15:50
Localização: Rio de Janeiro

Pessoal,

Eu comprei o escapamento Torbal Longo 2'' para a Mirage 250 EFI (2011). Acho que passei o tópico inteiro e vi boas customizações e até gente que conseguiu instalar o escapamento inteiro sozinho. Mas ninguém disse como fez isso.
Alguém tem algum bizu de como trocar o escapamento inteiro? Eu fui mexer na minha moto mas não senti firmeza nos parafusos que eu teria que tirar.

Abs,
Dineu
galileo
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Jul 2012, 16:03
Localização: São José dos Campos

Hey caros,

Seguem abaixo algumas fotos do que ocorreu com o coletor de escape de uma Mirage 250 2009/10.
Aparentemente um claro erro de projeto no posicionamento da ligação dos dois coletores aliada possivelmente a um choque (de uma queda quando um infeliz resolveu dar ré na fila de emplacamento). Antes da queda, ela estava com consumo acima de 30km/L, caindo desde então a algo proximo de 25km/L provavelmente pelo fato de entrada de oxigênio antes da lambda.

Recomendo aos amigos que se atentem a essa região se perceberem barulho bastante forte ou mesmo sentirem vazamento do escape ali.

Amanhã, vou levar e ver o que conseguem fazer para recuperar...

Abs,
Imagem
Imagem
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

A mudança de consumi n tem tanto a ver com a lambda.. e sim com a mudança na contrapressao no sistema
galileo
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Jul 2012, 16:03
Localização: São José dos Campos

Um tanto devido a lambda sim, pois a mudança na composiçao dos gases ali é relevante. Apenas do fato de ter colocado uma braçadeira ali na ultima semana elevou a quilometragem rodada a por volta de 28km/L

Fiz o reparo numa loja de escapamentos aqui (uma solda meio porca por fim, mas espero que aguente). Tem parecido outra moto... Depois volto com dados de consumo..

Abs
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

O que quero dizer é que nao ha vacuo no sistema pra sugar ar de fora.. pelo contrario.. ha pressao de gases querendo sair.

essa contrapressao é tao bem calculada que se vc apenas remover o basucao.. que é depois da sonda..seu consumo vai la pros 18km.. um furinho ja afeta tudo.. isso ocorre com qualquer veiculo
Responder