Senhores, tá acontecendo um negócio bem estranho na minha Miraginha.
Eu rodo com um filtro de ar esportivo, e tenho uma ponteira direta (dois canos) que estava encostada pq não aguentava o barulho. Resolvi colocar a ponteira novamente e depois de duas partidas, a moto parou de pegar.
A luz EFI não acendeu, soh parecia que a injeção não estava injetando combustível.
Daí resolvi voltar o escape original, dei uma carga lenta na bateria (pq fiquei com medo de arriá-la após tantas tentativas de partida) e quando tentei ligar novamente, ela deu um trabalho do satanás, mas pegou.
Depois disso, voltou a pegar normalmente.
Será que a ECU não tá dando conta de calcular a mistura direito, devido ao filtro e ao escape diferentes?
(lembrando que a sonda do escape continua no lugar certinho, a moto é uma Mirage 250 EFI 2010/2011. A ECU já deu problema uma vez (oxidação), apresentava o msm sintoma, mas a luz EFI acendia e não apagava mais na época)
Grato,
Pedro
Mirage 250: Escapamento
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Olá pessoal,
Acho que é a primeira vez que posto, mas acompanho o fórum a bastante tempo.
Peguei de volta minha Preciosa (por motivos financeiros tive de vende-la para um amigo, que me devolveu depois de tomar um tombo).
Acontece que quando ele mandou pro mec(h)anico dar uma "geral" na menina o cara esqueceu de colocar ou apertar os parafusos que seguram o escape ao quadro da moto. Resultado: quando fui trazer a moto para o RJ os parafusos cairam, eu não percebi, e o escapamento do cilindro dianteiro ficou fixado apenas pelo "Y" e pelo proprio parafuso do cilindro, o que resultou no rasgo dessa ligação entre os dois escapes. Não fosse o cromado era provavel que eu tivesse tomado um tombão quando ele resolvesse se soltar...
Minha intenção é limar o Y e fechar com solda, já que eu não percebo qual a vantagem na expulsão dos gases por aquele canal (que é inclinado e parece só oferecer expulsão simultanea quando o cilindro traseiro é quem emite o gás).
Agora que já fixei os escapes novamente ao quadro não percbi se vai haver problema com relação à fixação dos escapes.
Também vi que os escapes esportivos não tem ligação entre si, ou seja, essa conexão não deveria alterar drasticamente a regulagem da moto, que é carburada (2007/2008).
Minha dúvida: será que vou ferrar alguma coisa com essa medida? Alguém já teve a mesma experiencia?
Adicionalmente para o pessoal do RJ. Algum lugar que possa fazer essa solda no escape perto do Centro ou da Barra (ou no caminho entre um e outro)?
Abraços e obrigado a todos! Já aprendi coisa pra caramba por aqui!
Rodrigo
Acho que é a primeira vez que posto, mas acompanho o fórum a bastante tempo.
Peguei de volta minha Preciosa (por motivos financeiros tive de vende-la para um amigo, que me devolveu depois de tomar um tombo).
Acontece que quando ele mandou pro mec(h)anico dar uma "geral" na menina o cara esqueceu de colocar ou apertar os parafusos que seguram o escape ao quadro da moto. Resultado: quando fui trazer a moto para o RJ os parafusos cairam, eu não percebi, e o escapamento do cilindro dianteiro ficou fixado apenas pelo "Y" e pelo proprio parafuso do cilindro, o que resultou no rasgo dessa ligação entre os dois escapes. Não fosse o cromado era provavel que eu tivesse tomado um tombão quando ele resolvesse se soltar...
Minha intenção é limar o Y e fechar com solda, já que eu não percebo qual a vantagem na expulsão dos gases por aquele canal (que é inclinado e parece só oferecer expulsão simultanea quando o cilindro traseiro é quem emite o gás).
Agora que já fixei os escapes novamente ao quadro não percbi se vai haver problema com relação à fixação dos escapes.
Também vi que os escapes esportivos não tem ligação entre si, ou seja, essa conexão não deveria alterar drasticamente a regulagem da moto, que é carburada (2007/2008).
Minha dúvida: será que vou ferrar alguma coisa com essa medida? Alguém já teve a mesma experiencia?
Adicionalmente para o pessoal do RJ. Algum lugar que possa fazer essa solda no escape perto do Centro ou da Barra (ou no caminho entre um e outro)?
Abraços e obrigado a todos! Já aprendi coisa pra caramba por aqui!
Rodrigo
Bom.. eu posso lhe dizer uma coisa.. qualquer alteracao no escapamento modifica drasticamente tudo no motor.. a moto bebe mais.. rende menos e por ai vai..
Essa conexao existe para auxiliar a diferenca de distancia das curvas.. eu manteria..
Se n fosse necessaria.. n estaria la
Essa conexao existe para auxiliar a diferenca de distancia das curvas.. eu manteria..
Se n fosse necessaria.. n estaria la
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Essa ligação entre os dois escapamentos serve para diminuir o esforço feito pela válvula de escape para se fechar, pois como a saída do escape tem bitola estreita, é gerado uma área de vácuo que dificulta a atuação da válvula. A ligação entre os escapes diminui esse efeito de vácuo, pois enquanto em um deles o gás está sendo expelido, no outro há menos pressão e isso faz uma compensação. Em escapamentos de maior bitola, esse vácuo é menor e a ligação tem uma função menor e pode até ser desprezada.NarradorWW escreveu:...Minha intenção é limar o Y e fechar com solda, já que eu não percebo qual a vantagem na expulsão dos gases por aquele canal (que é inclinado e parece só oferecer expulsão simultanea quando o cilindro traseiro é quem emite o gás)...
Agora que já fixei os escapes novamente ao quadro não percbi se vai haver problema com relação à fixação dos escapes.
Também vi que os escapes esportivos não tem ligação entre si, ou seja, essa conexão não deveria alterar drasticamente a regulagem da moto, que é carburada (2007/2008).
Minha dúvida: será que vou ferrar alguma coisa com essa medida? Alguém já teve a mesma experiencia?
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Valeu gente, então melhor é manter mesmo.
Não tinha pensado nessa compensação por distância. Começo a entender que há um risco então para a válcula de escape...
Agora é encontrar uma casa d escapamento para fazer essa ligação aí.
Por isso é bom falar com quem entende!
Não tinha pensado nessa compensação por distância. Começo a entender que há um risco então para a válcula de escape...
Agora é encontrar uma casa d escapamento para fazer essa ligação aí.
Por isso é bom falar com quem entende!
Pessoal,
Eu comprei o escapamento Torbal Longo 2'' para a Mirage 250 EFI (2011). Acho que passei o tópico inteiro e vi boas customizações e até gente que conseguiu instalar o escapamento inteiro sozinho. Mas ninguém disse como fez isso.
Alguém tem algum bizu de como trocar o escapamento inteiro? Eu fui mexer na minha moto mas não senti firmeza nos parafusos que eu teria que tirar.
Abs,
Dineu
Eu comprei o escapamento Torbal Longo 2'' para a Mirage 250 EFI (2011). Acho que passei o tópico inteiro e vi boas customizações e até gente que conseguiu instalar o escapamento inteiro sozinho. Mas ninguém disse como fez isso.
Alguém tem algum bizu de como trocar o escapamento inteiro? Eu fui mexer na minha moto mas não senti firmeza nos parafusos que eu teria que tirar.
Abs,
Dineu
Hey caros,
Seguem abaixo algumas fotos do que ocorreu com o coletor de escape de uma Mirage 250 2009/10.
Aparentemente um claro erro de projeto no posicionamento da ligação dos dois coletores aliada possivelmente a um choque (de uma queda quando um infeliz resolveu dar ré na fila de emplacamento). Antes da queda, ela estava com consumo acima de 30km/L, caindo desde então a algo proximo de 25km/L provavelmente pelo fato de entrada de oxigênio antes da lambda.
Recomendo aos amigos que se atentem a essa região se perceberem barulho bastante forte ou mesmo sentirem vazamento do escape ali.
Amanhã, vou levar e ver o que conseguem fazer para recuperar...
Abs,
Seguem abaixo algumas fotos do que ocorreu com o coletor de escape de uma Mirage 250 2009/10.
Aparentemente um claro erro de projeto no posicionamento da ligação dos dois coletores aliada possivelmente a um choque (de uma queda quando um infeliz resolveu dar ré na fila de emplacamento). Antes da queda, ela estava com consumo acima de 30km/L, caindo desde então a algo proximo de 25km/L provavelmente pelo fato de entrada de oxigênio antes da lambda.
Recomendo aos amigos que se atentem a essa região se perceberem barulho bastante forte ou mesmo sentirem vazamento do escape ali.
Amanhã, vou levar e ver o que conseguem fazer para recuperar...
Abs,
A mudança de consumi n tem tanto a ver com a lambda.. e sim com a mudança na contrapressao no sistema
Um tanto devido a lambda sim, pois a mudança na composiçao dos gases ali é relevante. Apenas do fato de ter colocado uma braçadeira ali na ultima semana elevou a quilometragem rodada a por volta de 28km/L
Fiz o reparo numa loja de escapamentos aqui (uma solda meio porca por fim, mas espero que aguente). Tem parecido outra moto... Depois volto com dados de consumo..
Abs
Fiz o reparo numa loja de escapamentos aqui (uma solda meio porca por fim, mas espero que aguente). Tem parecido outra moto... Depois volto com dados de consumo..
Abs
O que quero dizer é que nao ha vacuo no sistema pra sugar ar de fora.. pelo contrario.. ha pressao de gases querendo sair.
essa contrapressao é tao bem calculada que se vc apenas remover o basucao.. que é depois da sonda..seu consumo vai la pros 18km.. um furinho ja afeta tudo.. isso ocorre com qualquer veiculo
essa contrapressao é tao bem calculada que se vc apenas remover o basucao.. que é depois da sonda..seu consumo vai la pros 18km.. um furinho ja afeta tudo.. isso ocorre com qualquer veiculo