Mirage 250: Relação

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

A diferenca é. . Nenhuma
cacca
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Set 2013, 20:58
Localização: Imperatriz

Mas quando vamos comprar os vendedores falar que so tem para os modelos ate 2008, mas tambem nao sabem informar a diferenca!
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

cacca, a maioria desse pessoal so' sabe ler o que esta' escrito na etiqueta. Muitos nem devem saber sobre passo de corrente, retentor, etc.

As maiores mudancas entre Mirages carburadas e EFIs foi no sistema de injecao de combustivel. Se nao me engano, o chassis da Mirage EFI tambem foi alargado, pois tem modelos diferentes para protetores de motor. Mas na transmissao nao houve mudancas. Se voce ja' desmontou a tampa do compartimento do pinhao, podera' ler quantos dentes ele tem. Alguns fabricantes (VAZ, por exemplo), oferecem combinacoes diferentes para tamanhos de pinhao e coroa, caso queira deixar a moto mais rapida ou mais forte. Consulte nos sites desses fabricantes.
Imagem
madbrotto
Mensagens: 19
Registrado em: 29 Jul 2013, 07:46
Localização: Curitiba

Bom dia caros amigos. Fui ontem para o rastro da serpente, BR-476, até APIAI/SP. Quando cheguei em TUNAS/PR a moto ficou sem marcha e vazou todo o óleo, quando abri a lateral, onde protege o pinhão, descobri que esta estava sem a arruela travante e a porca do pinhão, o que provavelmente causou a arrebentação do retentor vazando todo o óleo. Alguém sabe me dizer qual a medida da porca e onde acho ela aqui em Curitiba ou na net pra comprar? Desde já agradeço... Forte abraço...
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Camarada, estou sem o manual de peças neste momento, mas pelo que pesquisei essa porca é de 26mm. Porém ela tem uma particularidade que é um rebaixo para encaixar a ponta do eixo travado onde o pinhão fica. Veja:

Imagem

Eu resolvi isso colocando 2 arruelas de pressão com diâmetro interno um pouco maior que o diâmetro externo do eixo do pinhão e uma porca comum, sem a trava. Essa porca tem um passo de rosca comum. Espero ter ajudado.
Imagem
Avatar do usuário
RenatoJapa
Mensagens: 55
Registrado em: 21 Abr 2012, 01:46
Localização: Suzano

jirschik escreveu:Camarada, estou sem o manual de peças neste momento, mas pelo que pesquisei essa porca é de 26mm. Porém ela tem uma particularidade que é um rebaixo para encaixar a ponta do eixo travado onde o pinhão fica. Veja:

Imagem

Eu resolvi isso colocando 2 arruelas de pressão com diâmetro interno um pouco maior que o diâmetro externo do eixo do pinhão e uma porca comum, sem a trava. Essa porca tem um passo de rosca comum. Espero ter ajudado.
A arruela da minha também ja soltou, mas olha que sortudo eu fui: peguei 2 dias de chuva e tive que passar por uma pista que, embora fosse asfaltada, estava cheia de terra devido à caminhões carregados que iam para uma obra. Quando eu estava na porta do serviço começou a falha a marcha, parei e vi o vazamento. Desmontando a tampa lateral, lá estava a porquinha presa num montinho de lama. :lol: . Depois disso sempre dou uma olhada para confirmar se está bem apertada.
Mirage 2012/12
carlosperli
Mensagens: 28
Registrado em: 03 Fev 2014, 16:30
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:Camarada, estou sem o manual de peças neste momento, mas pelo que pesquisei essa porca é de 26mm. Porém ela tem uma particularidade que é um rebaixo para encaixar a ponta do eixo travado onde o pinhão fica. Veja:

Imagem

Eu resolvi isso colocando 2 arruelas de pressão com diâmetro interno um pouco maior que o diâmetro externo do eixo do pinhão e uma porca comum, sem a trava. Essa porca tem um passo de rosca comum. Espero ter ajudado.
jirschik,
Somente para termos mais informações , a porca é comum , de 16mm x passo de 1,5 (e não 26mm). As arruelas de pressão que utilizo são de 20mm. Aproveitei para colocar um trava rosca (torque médio).
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

Bom dia mirajeiros.

Alguém saberia disse se as marcações, aqueles risquinhos na balança traseira para esticar a corrente tem precisão?

Estiquei a corrente e deixei tando o lado direito quanto o esquerdo rigorosamente iguais pegando como referencia as marcações da balança.

Ontem peguei uma tempestade de lascar, fiquei até com medo da moto apagar por excesso de água.

Com isso toda a lubrificação da relação foi para o saco, hoje para minha surpresa deu para ver as marcar de atrito entre os metais corrente x coroa.

Percebo que a coroa lado externo esta brilhando forte sem nenhuma marca de lubrificação indicio de atrito.

O lado interno da coroa não esta com esse brilho tem marca de resto de lubrificação.

Com isso entendo que ha um desalinhamento onde o atrito da corrente x coroa esta mais evidente lado externo em comparação lado interno.

A GV esta com 13000km e foi a primeira vez que eu fiz o ajuste.

Não sei dizer se antes desse ajuste isso acontecia.

Não sei dizer se na CC isso foi feito alguma vez, não tinha marca de ferramentas nas porcas.

HEHEHe... Agora tem!!!

Percebi isso agora, pois nunca havia passado por essa situação da relação ficar completamente sem lubrificação, lavado por chuva.

Abraços
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Franero, a precisão é suficiente para alinhar a roda e é também sua única opção. Um cuidado que deves ter é, depois de ajustado os parafusos para esticar/afrouxar a corrente, apertar devagar o parafuso do eixo da roda e conferir a tensão mecânica da corrente durante esse tensionamento. Com 13.000km, essa corrente já deve ter ~75% de uso. O meu primero kit relação foi trocado com 18.000km e faltavam 3 dentes no pinhão.

Das 3 peças do kit (pinhão, coroa, corrente), a coroa é quem menos sofre desgaste. Com essa quilometragem, inspecione o desgaste do pinhão e limpe o local onde o pinhão fica, removendo graxa velha impregnada de areia, linha de pipa, papel de bala e mais um monte de tranqueiras que grudam ali.

Se puder, lubrifique a corrente com óleo 90 (usado em transmissão de automóveis) para penetrar nos roletes e aumentar a vida dessa corrente. Vai emporcalhar o piso da tua garagem, mas vale à pena.

Dê uma olhada nas páginas anteriores deste tópico para ver mais casos sobre o desgaste da relação, em especial estes:

viewtopic.php?p=134445#p134445
viewtopic.php?p=135826#p135826
Imagem
Franero
Mensagens: 124
Registrado em: 31 Jul 2014, 17:34
Localização: Brasília

jirschik escreveu:Franero, a precisão é suficiente para alinhar a roda e é também sua única opção. Um cuidado que deves ter é, depois de ajustado os parafusos para esticar/afrouxar a corrente, apertar devagar o parafuso do eixo da roda e conferir a tensão mecânica da corrente durante esse tensionamento. Com 13.000km, essa corrente já deve ter ~75% de uso. O meu primero kit relação foi trocado com 18.000km e faltavam 3 dentes no pinhão.

Das 3 peças do kit (pinhão, coroa, corrente), a coroa é quem menos sofre desgaste. Com essa quilometragem, inspecione o desgaste do pinhão e limpe o local onde o pinhão fica, removendo graxa velha impregnada de areia, linha de pipa, papel de bala e mais um monte de tranqueiras que grudam ali.

Se puder, lubrifique a corrente com óleo 90 (usado em transmissão de automóveis) para penetrar nos roletes e aumentar a vida dessa corrente. Vai emporcalhar o piso da tua garagem, mas vale à pena.

Dê uma olhada nas páginas anteriores deste tópico para ver mais casos sobre o desgaste da relação, em especial estes:

viewtopic.php?p=134445#p134445
viewtopic.php?p=135826#p135826
Bom dia jirschik

Obrigado pelas dicas.

Fiz uma verificação detalha baseado nas suas informações e comparando também com as suas imagens.

Creio que a minha relação esta dentro da normalidade pegando com base ter rodado 13000km, acho até que passara dos 18000 como referencia no seu caso.

O intrigante mesmo são as marcas na coroa lado externo mais evidente que o interno, as marcas no pinhão nos dois lados estão iguais.

De qualquer forma vou aferir com mais frequência.

Abraços
Responder