Mirage 250: Comando de valvulas

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Avatar do usuário
Salvador Valera
Mensagens: 376
Registrado em: 08 Jun 2011, 09:35
Localização: Curitiba

Motocicistas

Quero agradecer a atenção de todos que me ajudaram a achar a valvula com um preço justo, principalmente o jirschik. O mecânico que esta consertando tem seus contatos em sampa e encomendou por R$120,00 cada e também pagando mais barato a junta e retentores mesmo pagando o serviço de procura e deslocamento...rsrssss.
Mirageiros que ainda tem essa maldita peça original "tensionador da corrente de comando" faça uma troca preventiva para não se arrepender depois, não sei se as novas ainda utiliza a mesma peça sem qualidade, resumindo meu prejuizo em torno de R$1,000,00, fora trez semana sem a moto... rsrssss odeio a CC da Kasisnski.

Obrigado
Então vamos que vamos, Kms e Kms...
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

opa..

eu tava lendo esse topico e fiquei preocupado com o lance do tensor da corrente..

eu nunca reparei no barulho do motor.. mas da impressao q tem um som de maquina de costura mas bem de longe..

isso meio q me deixou preocupado.. minha moto ta com 21 mil kms e tal..

eu posso soltar o tensor diretamente pra inspecionar? ou tem algum procedimento?

se eu soltar o tensor, vai sair oleo por ali ou é tranquilo?

o meu tensor é do modelo baixo.. devo me preocupar?
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Humm escreveu:...eu posso soltar o tensor diretamente pra inspecionar? ou tem algum procedimento?...
Se você soltar o tensionador é 99% de chance de tirar o motor do ponto. Se ligar ele desse jeito - fora do ponto - , já sabe, né? Atropela as válvulas e é o martírio que o Salvador está passando.

No meu caso, optei por trocar na concessionária os dois, pois assim eu acompanhava o serviço e via as manhas de como é que se coloca o motor no ponto. Então, se for tirar, prepare-se para soltar a tampa do comando de válvulas para ajustar o ponto do motor. É um trabalhinho chato, não precisa de ferramentas especiais, mas é demorado e não pode errar.
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

deixa eu ver se entendi..

se eu apenas soltar o tensor.. com o motor desligado..

verificar e depois por no lugar.. ja saiu de ponto?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Tenho lido e ouvido muito desse problema do tensionador nas 2008 em diante, talvez até 2009!

Talvez fosse interessante, a titulo de curiosidade, uma enquete sobre esse problema, para saber em qual ano realmente esse problema é mais frequente.
Imagem
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Humm escreveu:deixa eu ver se entendi..

se eu apenas soltar o tensor.. com o motor desligado..

verificar e depois por no lugar.. ja saiu de ponto?
SIM, pois quando você solta o tensionador, a corrente de comando pode girar com o peso do virabrequim. Nessa hora, com a corrente frouxa, as engrenagens saem de posição, e o motor sai do ponto. Dê uma olhada no manual de serviços e pense no efeito de uma corrente de comando frouxa (normal) interligando as engrenagens.
Imagem
Avatar do usuário
jcfjunior
Mensagens: 700
Registrado em: 19 Ago 2008, 13:47
Localização: Rio de Janeiro

André: É como o Jirschik falou. A chance de sair do ponto é bem grande.

Cros: Na época eu troquei o da minha (2009). O mecânico me falou que o tensor original era curto e depois de pouco tempo não tinha mais curso para tensionar a corrente.
Rhedaell
Mensagens: 160
Registrado em: 08 Mar 2010, 09:19
Localização: Belém

Como saber se a corrente de comando tá pra avacalhar tudo?

Minha moto as vezes faz um barulho tremendo/raspando.

Parece ser da corrente da relação, faz normalmente quando eu tô parando ela, ou quando tô de primeira em baixa rotação.

Será que pode ser o maldito tensionador??
Qual a graça de saber o fim da estrada?

C> cavalete central para Mirage 250!
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

liga a moto..

pega uma chave de fenda bem comprida..

encosta a ponta de fenda dela no centro do tensionador..

entao o cabo dela, vc fecha com a mao de forma a fazer um tubo e coloca no ouvido.. vc vai ouvir o som da corrente raspando o tensionador direitinho.. se der algum som alto de lá, tipo estalo da cremalheira do tensionador, vc vai ouvir com clareza.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Rhedaell escreveu:...Minha moto as vezes faz um barulho tremendo/raspando.

Parece ser da corrente da relação, faz normalmente quando eu tô parando ela, ou quando tô de primeira em baixa rotação...
Entendo por isso sendo o conjunto de transmissão composto pelo pinhão, coroa e corrente, certo?

Para saber se é esse quem está fazendo barulho, rode um pouco com a moto desligada em um declive. Se esse conjunto estiver com problemas, você irá escutar barulhos de corrente esticando, afrouxando, torções, etc.

Se for mexer na corrente de comando, dentro dos cilindros, eu sugiro cautela para não tirar o motor do ponto. E você só verá a corrente se tirar a tampa do cabeçote. Portanto, é uma manutenção não tão básica assim. Se não tiver conhecimento e ferramentas necessárias, prefira contratar um mecânico habilitado.
Imagem
Responder