Mirage 650: Trocar Correia por corrente

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Avatar do usuário
habith
Mensagens: 152
Registrado em: 20 Jan 2010, 16:21
Localização: Curitiba

Boa noite gente.. como estão todos....

Depois de uns meses OFF LINE.. volto a postar por aqui...

Para conhecimento.. depois de 3 anos com a moto e 36.000 Km rodados pela primeira vez ela me deixa na mão...

Estourou todos os dentes da correia.... sim todos os 177 dentes.rsrsrsrs desmontei tudo e para minha surpresa a polia traseira totalmente comida.... um absurdo para um conjunto que deveria durar 80.000 Km... mas fazer o que... nunca valei ou lubrifiquei este.. kkkkkkkkkk

mas depois de tanto procurar correias similares, e tentar enjambrar algumas coisas resolvi ser mais radical......

Estou trocando a o conjunto correia por corrente.... estive procurando um que se adaptasse de forma simples mas nada foi 1000 amores.. kkkkk IMPORTAR eu descartei.. pois 187 dolares o KIT mais 50 dolares a remessa e uma possibilidade de ficar de 10 dias a 6 meses (DEVIDO A DEMORA E BUROCRACIA DOS CORREIOS E ALFANDEGA) resolvi colocar um kit nacional... segue o resumo abaixo....

KIT COROA e PINHAO - COMET 650 R$ 141,00
CORRENTE MARCA "BIABO", srrsrs, 525/120 R$ 150,00
ESPAÇADOR E PARAFUSOS - devo gastar entorno de R$ 50,00

ter a moto em 20 dias andando novamente não tem preço.... kkkkkkkkkkk


Para os menos avisados a relação vendida lá fora tem as seguintes especificações:

PINHAO 16 dentes
COROA 46 dentes
Corrente 520/116
Relação de 2,87/0,3461

relação que coloquei COMET 650
PINHAO 15 DENTES
COROA 44 DENTES
CORRENTE 525/120 (vou ter que tirar 2 elos ficou muito grande, rsrsrsr)
Relação 2,93/0,3400

A moto vai ter um pouco mais de arrancada e uma velocidade final um pouco menor.... mas crio que não fara muita diferença uma vez que andar a 215 Km/h toda hora não dá né!!!!

A minha velocidade de cruzeiro, onde ela vibrava o menos possível e vento não atrapalhava e cansava muito, era entorno dos 135-142 Km/h... agora vou andar entre 130-134 Km/h....


assim que ela estiver montada.. SACO estou trabalhando fora de Curitiba e so tenho Sabado de manha para correr atras das coisas, eu aviso como ficou...

Sucesso a todos e boas estradas...

PS.: Aos novos... eu nunca fiz adaptação em nada e não troquei nada na M650, nem a eletrica... so tenho hoje uma bolha pequena, escape artesanal e sem rabeta..... o resto é 100% di fabrica...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Duas rodas para ter certesa do equilíbrio... já batizada..Cigana ADELAIDE...
tarcilio marques
Mensagens: 130
Registrado em: 22 Fev 2012, 22:03
Localização: Santos

TAMBEM FUI PREMIADO apos 18000 Km rodados a correia e a coroa foram para o saco, desgaste da coroa e quebra de dentes da correia. Estou pensando em seguir a ideia do nosso colega HABITH que postou sua ideia na pagina 815. Eu não tenho conhecimento de mecanica e fico no aguardo das considerações HABITH para tomar a decisão do que fazer.

Tarcilio
M650 EFI 2010/2011
tarcilio marques
Mensagens: 130
Registrado em: 22 Fev 2012, 22:03
Localização: Santos

Habith, boa tarde. Montei a minha ontem partindo da coroa da comet 250 46, pinhao 16 da GS500 e usei duas correntes com retentor, não foi necessário fazer adaptações, as peças entraram de forma justa, tirei uma fita aproximadamente 1,5 centimetros da parte interna inferior do protetor de correia (superior) e tambem fiz um protetor de borracha para balança (junto ao eixo da balança) evitando que a corrente encoste quando apresentar folga. Ainda não fiz o teste pois aqui esta chovendo muito.
coroa 46 / pinhão 16 = 2.875 (já consta em seu post pag 815
custos:
coroa - 60,00
pinhão- 20,00
corrente - 300,00 (150 x 2)
mão de obra - 70,00

Forte abraço
Tarcilio
M650 2010-2011
Santos-SP
Avatar do usuário
habith
Mensagens: 152
Registrado em: 20 Jan 2010, 16:21
Localização: Curitiba

[quote="tarcilio marques"]Habith, boa tarde. Montei a minha ontem partindo da coroa da comet 250 46, pinhao 16 da GS500 e usei duas correntes com retentor, não foi necessário fazer adaptações, as peças entraram de forma justa, tirei uma fita aproximadamente 1,5 centimetros da parte interna inferior do protetor de correia (superior) e tambem fiz um protetor de borracha para balança (junto ao eixo da balança) evitando que a corrente encoste quando apresentar folga. Ainda não fiz o teste pois aqui esta chovendo muito.
coroa 46 / pinhão 16 = 2.875 (já consta em seu post pag 815
custos:
coroa - 60,00
pinhão- 20,00
corrente - 300,00 (150 x 2)
mão de obra - 70,00

Forte abraço
Tarcilio
M650 2010-2011
Santos-SP[



Boa tarde Tarcilio, tudo bem...

eu tinha visto tambem para fazer do modo que voce fez... minha preocupação era somente se a coroa iria caber na furação.... outro detalhe que acho estranho é como a corrente passou pelo pneu sem o espaçador... eu fiz o teste antes de mandar fazer o aro em aluminio estrutural mas o pneu ficava "enviazado"... assim que voce andar veja se a moto ficou alinhada .... não pendendo a nenhum lado....
A corrente que voce usou qual é a medida dela?!! 425, 500, 525?
eu optei pela 525 por ela ser mais resistente que as demais devido ao torque da moto.. já li inumeros relatos que alteravam a relação e colocavam uma corrente mais fina e ela não aguentava o tranco.. este era o meu medo.. por isto pesquisei nas motos com torque similar qual era mais proximo a M650.... mas se der certinho a sua adaptação vai ser perfeito... bem em conta.....

sucesso e boas estradas...
Duas rodas para ter certesa do equilíbrio... já batizada..Cigana ADELAIDE...
tarcilio marques
Mensagens: 130
Registrado em: 22 Fev 2012, 22:03
Localização: Santos

Rabith, eu utilizei a 520 conforme indicação de meu mecanico, como é uma adaptação ainda iremos fazer os testes. A principio a corrente não esta encostando no pneu e vamos ver quando botar para rodar. Agradeço os seus comentários e farei nova postagem após teste de estrada e urbano, deve demorar uns dez dias.
Forte abraço.
tarcilio marques
Mensagens: 130
Registrado em: 22 Fev 2012, 22:03
Localização: Santos

Pessoal hoje fiz o teste da moto depois da troca da correia por um conjunto com corrente, ver pag. 819, o resultado foi bastante positivo depois de ter rodado em perímetro urbano e rodovia com subida e descida de serra (Bertioga/Mogi das Cruzes), a moto ficou mais solta, não ficou com barulho de corrente, e acredito com as marchas um pouco mais longa, trecho percorrido de 147 Km,velocidade média 90 Km/hora, média de 21 Km por litro, o que achei um bom resultado e a corrente não encostou no pneu.
Repetindo:
Corrente com retentor passo 520, Coroa da Comet 250 46 dentes, Pinhão da GS500 16 dentes, resultado relação final 2.875
Obs.: A polia (pinhão) original tem 28 dentes e a polia (coroa) tem 78 dentes, resultado final 2.785.
Aos mais experientes solicito suas opiniões.
Forte abraço a todos.
Vladimir650
Mensagens: 918
Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
Localização: São Bernardo do Campo

Tarcilio,

Tbém estou rodando com corrente tem uns 1500 km mas com o kit da whygostock que tem essa mesma composição, 16, 46 e 520.

Estou gostando bastante. Até agora só precisou de uma ajustada mínima. O barulho é mínimo e não me incomoda em nada, até porque é uma puxada constante e não aquele nhec nhec que tive com correia. Se usar lubrificante Motul, nem precisa ficar lubrificando sempre.

Só uma correção no que vc comentou, nessa relação 46/16, as marchas ficaram pouca coisa mais curtas e não mais longas, ou seja, mais força na saída e menos velocidade final. Se me lembro bem, a minha está dando 130 km/h a 6000 rpm em 5 marcha.

O que não entendi no seu caso foi não usar espaçador na coroa, pois no meu kit usa espaçador justamente para alinhar com o pinhão e a corrente não pegar no pneu. Tem como postar uma foto de como ficou na sua para eu avaliar?

Enfim, correia que fica banguela rápido... não quero mais na minha moto.

Abç
tarcilio marques
Mensagens: 130
Registrado em: 22 Fev 2012, 22:03
Localização: Santos

Vladmir, obrigado quanto a correção do resultado das marchas, entendi que ficou um pouco mais curta de final. Quanto a corrente, ficou alguns milimetros afastada do pneu, não foi utilizado qualquer tipo de arruela de encosto no pinhão e na coroa foi aproveitado o flange original tambem sem adaptação. As fotos (ainda não tenho) posso ate enviar para voce, mas gostaria que vc me passe um MP com seu endereço de E-MAIL pessoal para eu anexar as fotos, não tenho as manhas de anexar nas paginas do FORUM.
Forte abraço
Tarcilio
13-99101-8923 (claro)
Vladimir650
Mensagens: 918
Registrado em: 02 Mai 2012, 22:49
Localização: São Bernardo do Campo

A pedido do Tarcilio, seguem as fotos da instalação da corrente na moto dele. Ficou muito bom, parabéns!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
tarcilio marques
Mensagens: 130
Registrado em: 22 Fev 2012, 22:03
Localização: Santos

Coutinho, infelizmente a minha polia (pinhão)tambem já não esta mais essas coisas toda,o que te sugiro é colocar as duas novas, pois o treco é tão "complicado" que se colocar uma nova e outra semi nova pode acarretar em danos ao conjunto.
A loja que comentei realmente é de Florianópolis.
Forte abraço.
Responder