Mirage 250: Filtro de ar

Motos: Kasinski Mirage 250, Kasinski Mirage 650, Kasinski Cruiser, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Responder
Avatar do usuário
jfreitas89
Mensagens: 109
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:47

Bom não sei se ja perguntaram aqui ou não mas....gostaria de saber se andar sem o filtro de ar da muita diferença na potencia da moto??? Eu sei que é perigoso pois pode entrar sujeiras.........mas da muita diferença na potencia da moto??? Ou não muda nada ???


Abraços....
Moto: Kasinski Flash 150 "General LEE"/ Mirage 250 2006 "CORVO"
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

Tutorial - Recondicionando seu filtro de Ar

Bom galera, eu já tava chateado em ter que pagar entre 70 a 90 dinheiros num filtro novo, quando para a minha sorte, encontrei esse tópico.

Então seguindo a dica dos varios amigos do forum, resolvi recondicionar meu filtro que já tava com 14500 KMs hehe.. bem pretinho.

Nisso, aproveitei para fazer um passo a passo no estilo "faça voce mesmo".

Material necessário:

1 Elemento de filtro de ar para GOL 1.0 Ano 2000 - R$ 11,00
1 Bisnaguinha de cola de silicone - R$ 3,00

Ferramentas:
1 Estilhete
1 Lamina de barbeador
1 Lixa

Bom, eu tinha lido que 1 filtro desses de gol serve pra fazer 4 recondicionamentos do nosso filtro da mirage, porém nos meus calculos, só da para fazer 3, pois gasto 21 gomos pra ficar bem feito.

O que comprei foi este:
Imagem

Imagem

Imagem

Primeiro passo é remover o papel filtro antigo e deixar somente a moldura. Usei um estilhete e a remoção é relativamente facil.. o problema é quando há sobras do plastico injetado.

Imagem

Feito isso, deve-se lixar até deixar bem plano.. usei uma lixa 100 enrrolada em um pedaço de metal para nao abaular o plastico e deixar bem planinho.

Imagem

Imagem

Próximo passo é tirar fora o primeiro gomo do filtro, pois este geralmente vem colado na borda rosada. Ess aborda impede que o filtro fique bem alinhado com a moldura. Usei novamente o estilhete para esse fim.

Imagem

Depois é só contar 21 gomos, e ai corta-se novamente, sempre tendo cuidado para deixar o corte retinho.

Agora é hora de aparar as arestas. Com uma lamina de barbear, dessas tipo gillete, deve-se remover o excesso da borda rosa no papel. Cuidado nessa hora pois a gillete é bem afiada e pode facilmente cortar o papel do filtro.

Imagem

Imagem

resultado...
Imagem

Agora apara-se em duas etapas a borda rosa.. ela vai ser importante para vedar a passagem de ar nas pontas da moldura.

Primeiro apara-se o excesso para não forçar a tela que tem dentro do copartimento do filtro de ar.

Imagem

Imagem

Depois apara-se um filete da borda para promover o encaixe total do filtro na moldura como na imagem abaixo.

Imagem

Resultado com as bordas aparadas...

Imagem

Pronto, agora é so passar cola de silicone na parte do papel que ficará em contato com a borda da moldura, e passar tambem na moldura, isso vaicriar uma vedação para forçar o ar a passar somente pelo filtro. A parte rosa nao precisa ser colada.. a propria pressao do compartimento do filtro vai promover a vedação nesse pedaço. Eu usei o estilhete com cuidado para ir assentando o papel na moldura até o tempo da cola firmar.

Imagem

O resultado é esse:

Imagem

Imagem

=)
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Humm, você usou cola de silicone comum? Ouvi dizer que existe uma cola de silicone de cor vermelha, que é mais resistente.

Fiz como você e funcionou muito bem. Acho que só vai perceber um amassadinho em uma das faces do filtro, que será de um bico para escoar excesso de água, ou algo assim. Mas nada que comprometa o funcionamento.

E pelo custo, já dá para trocar a cada troca de óleo também! :wink:
Imagem
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

na verdade mesmo eu esqueci de comprar a cola de silicone.. entao usei uma cola tigre para encanamento pvc e parece que funcionou bem
Avatar do usuário
jfreitas89
Mensagens: 109
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:47

Humm escreveu:Tutorial - Recondicionando seu filtro de Ar

Bom galera, eu já tava chateado em ter que pagar entre 70 a 90 dinheiros num filtro novo, quando para a minha sorte, encontrei esse tópico.

Então seguindo a dica dos varios amigos do forum, resolvi recondicionar meu filtro que já tava com 14500 KMs hehe.. bem pretinho.

Nisso, aproveitei para fazer um passo a passo no estilo "faça voce mesmo".

Material necessário:

1 Elemento de filtro de ar para GOL 1.0 Ano 2000 - R$ 11,00
1 Bisnaguinha de cola de silicone - R$ 3,00

Ferramentas:
1 Estilhete
1 Lamina de barbeador
1 Lixa

Bom, eu tinha lido que 1 filtro desses de gol serve pra fazer 4 recondicionamentos do nosso filtro da mirage, porém nos meus calculos, só da para fazer 3, pois gasto 21 gomos pra ficar bem feito.

O que comprei foi este:
Imagem

Imagem

Imagem

Primeiro passo é remover o papel filtro antigo e deixar somente a moldura. Usei um estilhete e a remoção é relativamente facil.. o problema é quando há sobras do plastico injetado.

Imagem

Feito isso, deve-se lixar até deixar bem plano.. usei uma lixa 100 enrrolada em um pedaço de metal para nao abaular o plastico e deixar bem planinho.

Imagem

Imagem

Próximo passo é tirar fora o primeiro gomo do filtro, pois este geralmente vem colado na borda rosada. Ess aborda impede que o filtro fique bem alinhado com a moldura. Usei novamente o estilhete para esse fim.

Imagem

Depois é só contar 21 gomos, e ai corta-se novamente, sempre tendo cuidado para deixar o corte retinho.

Agora é hora de aparar as arestas. Com uma lamina de barbear, dessas tipo gillete, deve-se remover o excesso da borda rosa no papel. Cuidado nessa hora pois a gillete é bem afiada e pode facilmente cortar o papel do filtro.

Imagem

Imagem

resultado...
Imagem

Agora apara-se em duas etapas a borda rosa.. ela vai ser importante para vedar a passagem de ar nas pontas da moldura.

Primeiro apara-se o excesso para não forçar a tela que tem dentro do copartimento do filtro de ar.

Imagem

Imagem

Depois apara-se um filete da borda para promover o encaixe total do filtro na moldura como na imagem abaixo.

Imagem

Resultado com as bordas aparadas...

Imagem

Pronto, agora é so passar cola de silicone na parte do papel que ficará em contato com a borda da moldura, e passar tambem na moldura, isso vaicriar uma vedação para forçar o ar a passar somente pelo filtro. A parte rosa nao precisa ser colada.. a propria pressao do compartimento do filtro vai promover a vedação nesse pedaço. Eu usei o estilhete com cuidado para ir assentando o papel na moldura até o tempo da cola firmar.

Imagem

O resultado é esse:

Imagem

Imagem

=)
Muito bom o tutorial...mas gostaria de saber se tem alguma diferença o desempenho do motor com a autilização desse tipo de filtro.
A gramatura do papel é o mesmo do GOL???


Abraços.
Moto: Kasinski Flash 150 "General LEE"/ Mirage 250 2006 "CORVO"
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

eu pelo menos nao senti diferença.. ou seja, nao parece criar dificuldade nem facilitar a mais a entrada de ar..
renerocha
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Out 2009, 09:17

Blz esse tutorial, porem fiquei com duas dúvidas. Observei que o papel do filtro da gol ficou mais alto que o original e a sua disposição na moldura tambem fica diferente, pois a da mirage é na vertical e o do gol na horizontal. Nao tem problemas essas diferenças?
Miau
Moderador
Mensagens: 2375
Registrado em: 05 Set 2009, 09:50
Localização: Macaé

desde que o ar passe no minimo com o mesmo fluxo de quando vc usa o original, nao tem problemas.
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

A tampa que fixa o elemento filtrante tem uma saída de água na lateral inferior, no centro. Essa saída d'água dá uma amassadinha no filtro, mas não é nada alarmante.

Quanto à disposição das aletas de papel, não faz diferença. Já vi elementos filtrantes que devem ter sido fabricados por outra empresa e que tem as aletas no mesmo formato deste do tutorial.
Imagem
renerocha
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Out 2009, 09:17

Pessoal, hoje comprei o filtro do gol,silicone e separei as ferrementas, mas na hora de fazer o filtro novo o coração gelou. Resolvir voltar aqui para aqui para colher maiores detalhes e fiquei com mais uma dúvida. Serei que o bom funcionamento da moto, depende da mistira: Combustivel X Ar, será que fazendo a adaptação com o filtro de ar do gol, pode existir a possibidade de ter que fazer a regulagem da referida mistura ou outra qualquer, mesmo fazendo tudo certinho como orientado no tutorial ? Realmente fiquei com ese receio, pois se der alguma falha ficarei com um problemão, pois esses dias nao posso ficar sem a moto de jeito maneira. Desculpem te me alongado tanto.
Responder