Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

O interruptor do descanso lateral serve para desligar o motor SE o descanso lateral estiver abaixado E uma marcha for engatada.

O interruptor do descanso lateral NÂO desliga o motor SE o descanso lateral estiver abaixado E o câmbio estiver em neutro.

É possível ligar o motor com o descanso lateral abaixado SE o câmbio estiver no neutro.

Há casos em que a moto tem um interruptor na alavanca de embreagem. Nestes casos É possível ligar o motor com o descanso lateral abaixado, E com a alavanca da embreagem acionada, E com o câmbio engatado.

Se não funcionar deste jeito, o interruptor deve estar avariado. É um dispositivo de segurança e, na minha opinião, deve ser mantido, desde que em funcionamento perfeito.
Imagem
Vampy
Mensagens: 60
Registrado em: 23 Mar 2012, 23:27
Localização: São Paulo

Galera, estava andando esses dias e de repente ouço um barulho alto perto do motor.

Quando fui ver eu trocava de marcha e nada acontecia até que a moto travou a corrente. Percebí que o pinhão havia caído no meio da rua. Como isso pode ter acontecido? Tinha trocado a relação inteira faz 2 meses!

Ultimamente tenho tido muitas zicas com ela..
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

Vampy, o pinhão tem uma travinha nele que se não for bem encaixada ela se solta com a vibração, pode ter sido um descuido do mecânico na hora de trocar a relação, ou , a travinha pode estar degastada e apresentando trincos, sinais de que vai quebrar logo, mais uma vez o mecânico pode não ter reparado que ela estava desgastada, verifique se a trava apenas caiu ou se quebrou, por mais que possa ter sido falta de atenção do mecânico na troca creio que seja apenas uma casualidade mesmo.
Indo na base do chutômetro, como vc trocou a relação já tem 2 meses a peça deve ter quebrado mesmo, qndo for arrumar peça pra ele dar uma olhada no retentor e no eixo do pinhão para ver se tem mais alguma coisa que apresente desgaste para trocar antes de ficar na mão de novo.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
Vampy
Mensagens: 60
Registrado em: 23 Mar 2012, 23:27
Localização: São Paulo

Valeu, mano!
Levei em outro mecânico e apesar de o outro mecânico ter trocado a relação inteira, o pinhão estava solto de novo. O outro mecânico deu uma apertada e resolveu o problema.
Só uma coisa que eu fico encanado, quando eu passo em tartaruga de estacionamento em descidas ou em buracos em descidas também, ouço um barulho do lugar onde tá o pinhão. Como se a caixa estivesse solta e dá uma pulada, faz um PLOC, isso é normal?
carlos_devil
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Out 2012, 16:45
Localização: Porto Alegre
Contato:

Bom galera, vou fazer um rápido resumo sobre meu problema.
Ja faz um tempo que minha Virago falha um pouco em lenta. Ja verifiquei torneira, bomba, mangueiras e cheguei a conclusão que o problema deve ta no carburador. Ate porque ja faz tempo que não limpo ele. Fiz uma viagem na sexta. Enquanto catava lugar pra botar a barraca a moto caiu sozinha. Não vi que tinha ficado num lugar de terra muito fofa. Enfim, depois de levanta-la demorou um monte pra pegar. Sei que é normal nesses casos. Porem, no outro dia, senti um forte de cheiro de gasolina e percebi que a torneira tinha ficado na posição do meio. Imaginei que tinha afogado a moto. Quando fui ligar ela, o motor de arranque só deu uma girada e deu uma batida forte dentro do motor. Tentei outras vezes e a batida se repetia toda vez que dava partida. Ja irritado, engatei segunda marcha e forcei a moto para frente e para tras. Dei partida novamente e a batida sumiu, motor de arranque girou e a moto pegou com um pouco de dificuldade, cuspindo um monte de gasolina pelo escape. Enfim, voltei pra casa e a moto veio de boa, somente se falhando um pouco em lenta.
Minha pergunta é: o que pode ter sido essa batida? Motor de arranque, consequência da moto estar afogada ou alguma outra coisa pior?
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

carlos_devil escreveu: Minha pergunta é: o que pode ter sido essa batida? Motor de arranque, consequência da moto estar afogada ou alguma outra coisa pior?

Eu acredito que teria sido calço hidráulico, quando a moto virou encheu de gasolina na camara. Quando tu mexeu com a moto engatada (a gente faz isso quando dá calço hidráulico) ela normalizou.

Seria conveniente dar uma revisada no carburador.
Imagem
carlos_devil
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Out 2012, 16:45
Localização: Porto Alegre
Contato:

cros escreveu:
carlos_devil escreveu: Minha pergunta é: o que pode ter sido essa batida? Motor de arranque, consequência da moto estar afogada ou alguma outra coisa pior?

Eu acredito que teria sido calço hidráulico, quando a moto virou encheu de gasolina na camara. Quando tu mexeu com a moto engatada (a gente faz isso quando dá calço hidráulico) ela normalizou.

Seria conveniente dar uma revisada no carburador.
Ae Cros, muito obrigado!
Fico mais tranquilo então! Nunca tinha passado por essa situação, por isso fiquei meio assustado.
Vou abrir o carburador essa semana e fazer uma limpeza nele.
Obrigado!
lucasmsantini
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Fev 2015, 13:41
Localização: Lages

Galera, voltando ao assunto das engrenagens da bomba de óleo, alguém comprou recentemente? só achei as duas por 190,00, me pareceu muito caro.. Alguém indica algum site? procurei no ebay, aliexpress e ML (manda o link aí)

vlw
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

lucasmsantini escreveu:Galera, voltando ao assunto das engrenagens da bomba de óleo, alguém comprou recentemente? só achei as duas por 190,00, me pareceu muito caro.. Alguém indica algum site? procurei no ebay, aliexpress e ML (manda o link aí)
Então, esse parece ter virado um assunto delicado, fui pesquisar no ML pra conferir e só achei um anúncio por 190$, quanto troquei as minhas (2013) no ML achava elas por 40$, optei por comprar na autorizada aqui da cidade e paguei 90$ nas duas, devem estar cobrando mais caro agora pela moto estar virando relíquia, das opções que vejo é vc tentar contato com algum vendedor de sampa pra comprar direto, recomendo o Poder Motos, ele vende peças Yamaha pra um mecânico amigo meu de Pederneiras (site: http://www.podermotos.com.br/), outra opção seria conversar com algum camarada daqui pra comprar em sampa ou em alguma autorizada e te enviar as peças.

Eu até me ofereço a quebrar esse galho, vc deposita o dinheiro das peças e eu te envio com frete a pagar, mas seria melhor se algum irmão da capital tivesse condições disso pois certeza que lá vai ser mais barato!

EDIT: Pra tirar a gota de óleo de trás da orelha resolvi ligar na autorizada daqui, 33$ e 45$ = 78$ as duas (abaixou o preço), se for fazer um frete a pagar com seguro no valor da NF deve ficar por volta de 100$ tudo pra eu enviar a peça pra vc, fica a dica!
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
William Alvarenga
Mensagens: 202
Registrado em: 23 Mar 2010, 08:57
Localização: Belo Horizonte

carlos_devil escreveu:
cros escreveu:
carlos_devil escreveu: Minha pergunta é: o que pode ter sido essa batida? Motor de arranque, consequência da moto estar afogada ou alguma outra coisa pior?

Eu acredito que teria sido calço hidráulico, quando a moto virou encheu de gasolina na camara. Quando tu mexeu com a moto engatada (a gente faz isso quando dá calço hidráulico) ela normalizou.

Seria conveniente dar uma revisada no carburador.
Ae Cros, muito obrigado!
Fico mais tranquilo então! Nunca tinha passado por essa situação, por isso fiquei meio assustado.
Vou abrir o carburador essa semana e fazer uma limpeza nele.
Obrigado!
Uso mais a gasolina aditivada para manter carburador limpo, de vez quando uso gasolina comum.
will
Responder