Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
sammyrmaia
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Set 2012, 02:26
Localização: Manaus

Boa TArde, procurei ajuda de manos experimentado na internet a algum tempo atras quando meu motor tava aberto na bancada e não consegui nada na net, sou usuário do fórum ha algum tempo e nao usava-o a bastante tempo. confesso a vocês que tive um baita problema ultimamente, depois de montado o motor nao funcionou, a explosão tava indo para a direção do coletor em Y, bati cabeça com o mecânico e descobrimos que o comando de válvula tava invertido, agora a maquina ta funcionando e ainda estou na parte de fechamento do motor e ajuste da carburação, fico feliz em saber desse tópico e podem esperar que vou tanto tirar minhas duvidas, como dos irmãos que queiram se aventurar na reforma de sua Virago XV 250....

Acredito que meu pistão traseiro tah apontado para o pneu, devido as depressões que tem nele, que aparentemente indicam admissão e escape, vou rever esse quesito hoje.

Valeu Manos

Sammyr

Manaus - Amazonas (bem pertinho...)
Edmar Montarelli
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Out 2015, 17:12
Localização: Santo André

bom dia... preciso de uma ajuda, hoje peguei estrada com minha Virago 535, funcionando tudo bem, ao chegar em torno de 90kmh ela embolava como faltando combustivel, mas mantendo ela até 80km a 90 km ela anda normal, na cidade anda normal, mas em alta velocidade quando chega em 90km e acelero para ir para 100 km ela não responde e embola como se faltasse combustivel, bomba de combustivel pode dar este sintomas se estiver com defeito, ou pode ser outra coisa
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Ola Pessoal,

so pra concluir as duvidas sobre o pistao:
Segui as recomendações do pessoal aqui do forum e coloquei ambos com o F (e a seta) pra frente. Como o cilindro traseiro ficou invertido por 10mil km, levei numa retifica para eles avaliarem o cilindro e pistao. Falaram q tava perfeito, inclusive podendo usar os mesmo aneis.
Mas achei melhor trocar os aneis mesmo assim. Foi dureza achar os 0.5. O unico lugar q achei foi na:
(Retifica Tiago) R. Conselheiro Nébias, 382 - Campos Elíseos, São Paulo
*é o mesmo da cripton. Paguei 30 reais da marca NIKKI.

No processo, troquei tb a corrente de comando, regulei as valvulas e coloquei mola nova nos esticadores da corrente (ja eram catracados)
O barulho e o ronco mudou completamente. Agora ta com aquele som de maquina de costura.. parece um reloginho de tao bonito. Ainda nao passei dos 60km/h pq to amaciando. Mas ta incrivelmente melhor, inclusive com menos vibração! :P

Agradeço a todos pela ajuda!
Durante muito tempo falaram q minha moto fazia esse TEC-TEC por causa de corrente de comando, valvula, esticador.. nada disso.. era pistao invertido mesmo! :shock:
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

Bozoca se voce tiver os dados do meca que fez essa arte de inverter o pistão, coloca aqui no forum para que niguem leve qualquer moto nesse artista
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

ahahahaha o artista em questao fechou a oficina ha uns 3 anos atras. Ficava na Rua Albion 450, na Lapa. Pior q na epoca, ele era bem disputado.
Ele mexia em varias viragos! Nao duvido nada q tenha outras de pistão invertido rodando por ai :shock:
Avatar do usuário
brunobacelar
Mensagens: 57
Registrado em: 05 Mai 2010, 11:12
Localização: Londrina

Boa tarde a todos.
De um tempo pra cá, tem um chiado no meu motor que está me incomodando bastante. Ao andar ele fica bem protuberante (quando engatada e andando, ao apertar a embreagem o barulho some/diminui).

O chiado é esse do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YuNxTU97CRk
No vídeo a moto está no neutro em lenta, mas dá pra ouvir o chiado que ao andar fica mais alto...
Seria corrente de comando?
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Ola brunobacelar. Achar a causa de certas barulhos é complicado. A corrente de comando dura bastante.. o que costuma cansar antes é o esticador da corrente. O meu ja tava pela hora da morte e começou com um chiado que rapidamente evoluiu pra uma bateção de lata mesmo.
O esticador serve pra manter a corrente de comando esticada, e ele tem uma mola pra desempenhar essa função. Com o tempo essa mola gasta e ai começa os barulhos.
No seu caso, tb daria uma olhada nas valvulas. costuma regular elas?
Pelo video vi que é o cilidnro traseiro, e esse tem fama de dar mais problema que o da frente por ter menos refrigeração. A valvula desregulada pode dar um chiado tb.
Avatar do usuário
oigreslima
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Jul 2016, 09:31
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

rbgbraga escreveu:Gostaria de compartilhar minhas experiências:

(...)

Engrenagens da bomba de óleo: comprei na Yamaha e mandei trocar pois parece que é uma paranóia dos donos das Virago. Minha moto está com 53.000 km e as engrenagens estavam inteiras. Muito pouco desgaste mesmo. Acho que é paranóia mesmo.

Troca de óleo: meu mecânico disse que preciso trocar o óleo de 2.000 em 2.000 km. Achei exagerado. O que vcs acham?

Espero ter ajudado. Um abraço.

Rafael
Não parece ser paranóia não :-) Acabei de comprar uma Virago 250 com 36500Km rodados. Após ler o fórum aqui comprei as engrenagens originais (Mercado Livre) e na revisão geral (troca de óleo, filtro, etc) mandei trocar as engrenagens... olhem o estado que elas estavam:

Imagem

Reparem como os dentes da engrenagem menor já estão bem finos!

Melhor prevenir, do que fazer o motor :-)

O mecânico (que peguei indicação aqui no Fórum e recomendo) me disse pra fazer as trocas de óleo a cada 3000 Km. e filtro com 6000 Km (a cada duas trocas de óleo trocar o filtro).

O cara é Professor do Curso de Mecânica de motos do Senai-RJ (Unidade Jacarepaguá).

Eu vou seguir essa orientação, fazendo as inspeções semanais de nível de óleo no cárter.

[atualização]
Mais detalhes aqui
[/atualização]

#FicaaDica
Carpe Diem - Virago 250, aka Ayomide e Classic 500 Redditch
Avatar do usuário
Leonardo Santiago
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Set 2016, 08:22
Localização: São Carlos

Olá galera, sou novo no fórum e no mundo custom. Adquiri minha Viraguinha faz mais ou menos um mês e estou super feliz com ela.

Bom a história é a seguinte: Ontem na primeira partida do dia, que por sinal estava bem frio (em torno de 11ºC), o motor apresentou um barulho estridente, como de metal batendo de leve. Ao retornar o afogador, o barulho diminuiu, mas permaneceu perceptível durante todo o trajeto. Já à tarde, com a moto mais quente, o barulho não ocorreu na partida, mas parece que ele permanece por lá.

Já havia verificado esse barulhinho antes, mas a concessionária Yamaha disse que o motor estava perfeito, então desencanei. Mas depois de ontem voltei a ficar preocupado. Alguém já passou por isso? Sabe o que pode ser?

Outra dúvida: Quando dou tração na moto, escuto uma barulho que parece corrente, acredito que seja corrente de comando que precisa ser esticada, afinal já troquei a transmissão toda da motoca, isso procede?

Dados: Virago 250 ano 2000 com 27200 km ... :wink:
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

@Leonardo - Barulhos sao sempre dificeis de serem achados. Pq a moto é td de metal entao o som acabara reverberando pra todos os lados.
Teve uma vez que achei que o motor ia desmontar de tanto barulho, e era so o tanque que tava mal encaixado e ficava batendo no quadro. rs
Primeira coisa: consegue distinguir se o barulho é no cilindro da frente ou no de tras?
Segunda coisa: com a moto parada, vc ao lado dela.... acelera de leve e veja se o barulho aumenta de volume.
Responder