Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
William Alvarenga
Mensagens: 202
Registrado em: 23 Mar 2010, 08:57
Localização: Belo Horizonte

feweiber escreveu:Boa Tarde amigos viragueiros!

Fiz o cadastro no forum após acompanhar diversos tópicos antes mesmo de comprar minha moto!
Bom, vamos lá para historinha

Pesquisei por muito tempo qual moto custom iniciar a minha jornada, já tive YBR, XT660 e uma Yes 135 haha, e resolvi mudar de segmento para as custom. Encontrei uma Virago 1997 com 51 mil KM rodados e zeradas
Imagem

essa bixana ai !

Comprei e retirei ela da loja no dia 1 de Abril e só alegria. Achei que por nunca ter caido com uma das minhas motos anteriores que eu andava MUITO mais inconsequentemente que nunca cairia com essa ,p ois estaav andando na tranquilidade, curtindo o ronco do escape 2 "
Mas para a minha surpresa , voltando para a casa depois do expediente Sexta-Feira , santa, de manhã fui trocar de faixa em uma via rápida , estava a mais ou menos 50 kilometros por hora, e estava olhando para o retrovisor. Quando finalmente tirei o olho do retrovisor e olhei pra frente um Corsa Classic havia arrancado muito devagar, a uns 10 por hora sendo que a via estava vazia, e eu infelizmente nao consegui desviar. Pude somente deslizar a moto pra debaixo do carro pra evitar que batesse em seco na traseira dele fosse ejetado da moto. Só arranhei as pernas ,graças a deus estava com jaqueta, bota , luvaa e mochila então nem senti quando cai ao solo mas a moto infelizmente teve alguns danos.

Imagem
Imagem
Imagem

Esse foi o estrago.
De imediato identifiquei os seguintes problemas

Tampa de óleo quebrou dois parafusos para dentro da caixa do motor
Filtro de óleo
Pedaleira avançada do freio completamente entortada
Piscas da frente quebrados
Espelho retrovisor direito quebrado
Arranhão e amassado no tanque :cry: :cry: :cry:
Um parafuso de fixação do banco quebrado
Quando a roda dianteira está centralizada o painel e guidão estão desalinhados
As duas capas cromadas da lateral , uma do filtro de ar e a outra de enfeite foram pro beleléu também


Como é feriado santo comecei a mexer sozinho com meu velho para ver o que conseguiamos arrumar e o saldo até agora está assim;

Comprei a tampa do óleo nova junto com o filtro de óleo novos
Comprei os 2 L de óleo que vazaram
Desentortamos por completo a pedaleira avançada do freio , só ficou um sinal de morsa (dobra de material resistente)

Tivemos um problema ao retirar os parafusos da caixa que um deles caiu para atrás do jogo de embreagem , como não haviamos drenado o motor de oleo por completo quando fomos resgatar esse parafusinho ele caiu em uma espécie de fosso que tem na base do motor , embaixo do jogo de embreagem. Cutucamos com tudo possível, antena, arame, chaves e nenhum sinal do bendito parafuso, inclusive abrimos o escoador de oleo para tirar o oleo remanscente na esperança que ele fosse cair por ali também e nada do mesmo. Fechamos o motor com a junta no local tudo certinho e com muito receio tentamos fazer funcionar a moto. Primeira tentativa não deu certo até pelo fato do motor estar bem frio mas após umas 3 tentativas a moto finalmente ligou !! :D :D

para a minha surpresa , apos alguns instantes ligadas, andei com ela na garagem ( mesmo com o guidao torto) e a desliguei, Quando fui tentar ligar ela novamente , não funiconou mais . O motor faz um TEC bem embaixo da perna esquerda naa parte superior parece do motor ou até mesmo a bateria , nao sei , mas o motor de arranque nem gira. Não sei se é problema no relé , se o bendito parafuso rolou e foi parar no motor de arranque (o que eu acho pouco provavel ,pois andei bastante com a moto e nada do motor travar e nenhum sinal de barulho solto) mas a moto não liga de maneira nenhuma na partida elétrica. Somente no tranco ela funciona tranquilamente.

Ai tendo em vista todos esses problemas venho aqui tentar recorrer a ajuda dos senhores que tanto entendem desse modelo de moto! Gostei muito dela, pena que nao consegui andar mais que dois dias antes de essa fatalidade ter ocorrido!

Falta ainda comprar os piscas, guidão, espelho ,desentortar o guidao (ou trocar as bengalas, nao sei ao certo qual o problema), conseguri adaptar um filtro de ar mais esportivo (não faço muita questao de manter a originalidade das bolhas cromadas) e verificar o motivo de agora a partida eletrica nao estar funcionando :/


conto com a ajuda dos senhores em desvendar os misterios e algumas dicas para salvar minha viraguinho !

Abraços a todos e desde agora muito obrigado !

ps: desculpem os erros
Se sua Virago 250 tiver com mais 50.000 km, troque as engrenagens da bomba. As engrenagens da bomba de óleo, que são peças plásticas que garantem o funcionamento eficiente da bomba e a correta lubrificação do motor. Se estas engrenagens (custam cerca de R$ 60.00 a 80,00 nas concessionárias) estiverem muito desgastadas, a bomba pode não falhar mas pode fundir o motor e seu bolso também.
will
guigodoi
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Abr 2015, 10:53
Localização: Campinas

Olá amigos,

Tenho uma virago 250 ano 97 e ela está começando a fazer um barulho, como se fosse uma engrenagem raspando na outra.

Consultei meu mecânico e ele disse que é a placa de partida.

O que eu gostaria de saber é.... A cremalheira e Engrenagem da Magnetron é confiável ? E a Cremalheira e Engrenagem da WXP é confiável também ? Qual seria a melhor ? Alguma sugestão de preços?

Grato.
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Ola Guigodoi,

problemas com placa de partida e cremalhera so se sentem na partida da moto. Ela esta ruim de pegar? faz um nhe nhe (ou toc toc) ao ligar e nao liga?

caso o barulho seja com a moto ja ligada, a placa de partida nao influencia em nada
Se o barulho consegue ser escutado com a moto parada, no neutro, eu aposto nos esticadores de corrente. é um barulho exatamente no cilindro do motor (um pra cada cilindro) e tem esse aspecto de coisa raspando. Troquei os meus a 2 semanas e o barulho sumiu.
Tente identificar de onde vem o barulho.. deixa no neutro e vai caçando. Da umas aceleradas tb.. a minha descobri q um barulho q muito me incomodava era uma tampa de metal q tava solta e trepidava quando acelerava a moto.
cebss
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Mai 2015, 20:52
Localização: Uruguaiana

Olá, sou novo no fórum, estou pesquisando sobre um problema que nao consegui resolver na minha cidade e nao acho solução na internet, venho através deste pedir ajuda aos proprietários da virago 250, o problema é o seguinte:


Já troquei velas , fiz limpeza de carburador , não sei qual a função dos dois sensores elétricos que estão no carburador. Tudo isto porque minha moto esta falhando (ratiando) em alta rotação. Em baixa, ate 80km/h esta perfeita.
Um abraço.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

cebss escreveu: Já troquei velas , fiz limpeza de carburador , não sei qual a função dos dois sensores elétricos que estão no carburador. Tudo isto porque minha moto esta falhando (ratiando) em alta rotação. Em baixa, ate 80km/h esta perfeita.
Um abraço.
Sensores elétricos no carburador??? Pode colocar foto?
Imagem
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

OLa Cebs,

acho q vc esta se referindo ao aquecedor de carburador.
No total sao 3 fios. 2 chegando por tras e 1 pela frente.
Aqui tem uma foto para ilustrar:

Imagem

esses sensores so servem em dias de temperatura baixa (menos de 14 graus).. nao sei como andam os dias ai em Uruguaiana ahahaha, mas a falta desse aquecedor pode dar uma prejudicada no desempenho sim.
mas tb, pode ser outras coisas:
- regulagem de carburador (ja q vc fez a limpeza, talvez seja bom dar uma olhada na regulagem).
- algum rasgo no pistonete do carburador
- diafragma da bomba de combustivel furado
- respiro do tanque de gasolina (experimente andar com a tampa do tanque aberta acima de 80km/h e ve se falha)

falhação GERALMENTE é a gasolina que nao ta chegando na quantidade sulficiente. entao tem q ir refazendo o caminho dela ate achar o defeito.
Ja vi caso ate que a mangueira tava muito velha e por isso trancava a gasolina em alta.
carvdaniel
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:03
Localização: Mogi das Cruzes

luiz.scaff escreveu:Ola pessoal eu estou enfrentando um problema que é o seguinte: quando ando em alta a moto vai que é uma beleza, mas quando ando devagar ela engasga parece que anda afogada.
Já levei em dois mecanicos aqui onde moro em mogi das cruzes interior de sp.
Um simplesmente desistiu,o outro me disse para trocar o coletor de admissão que estava rachado constatei que era verdade, troquei o coletor a moto ficou melhor mas o problema insiste.
Agora ele disse que o problema é na torneira de combustivel me pediu para trocar tambem, mas atraves de um post aqui descobri que ele inverteu as mangueiras de combustivel na torneira arrumei mas ela ainda persiste com o defeito.
alguem pode me ajudar?
obrigado

luiz.scaff boa tarde.
Sou de Mogi e vi que vc tem ou tinha uma virago, comprei a minha agora e gostaria de saber se vc achou um bom mecânico em Mogi, pois estou com alguns problemas e não conheço ninguem que manja em viraguinhos, desde já agradeço a atenção.
Daniel
luana silveira
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Mar 2015, 11:18
Localização: Florianópolis

bom dia galera, se alguém puder me dar uma luz, seguinte, minha moto esta raspando muito no chão, principalmente com garupa, peso total de carga com minha garupa nao da mais de 120kg, e qualquer elevação que tiver na estrada ela raspa, lombada mesmo tenho quase q parar pra passar, fui na YAMAHA ver oq poderia ser feito, o kra nem olhou direito ja me disse q os amortecedores traseiros, estavam estourados q teria q trocar, preço dos amortecedores originais na loja r$890,00 casa, confere esse preço absurdo? e na real claro q vou ir atrs de um paralelo mas gostaria de saber, como faz pra ver q ta estourado? sera q o problema é esse mesmo? obrigada.
Dead
Mensagens: 284
Registrado em: 03 Ago 2012, 07:32
Localização: Jaú
Contato:

luana silveira, se o problema é a suspensão basta dar uma olhada aqui: viewtopic.php?t=5526&start=10, nesse tópico foram linkados vários outros onde falamos sobre elas, mas uma coisa ficou bem definida, a melhor opção para custo/beneficio são os amortecedores da FAR Rafaela, procurei no ML e não achei nenhum anuncio dos da virago, mas tem o da Mirage 250 que tbm serve: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... do-par-_JM.

Se for comprar um paralelo tome cuidado pra não pegar algum de moto menor, tipo Intruder 125, CG, strada, miraginha, etc, (geralmente o valor deles varia entre 100~200 dinheiros, mas o barato sai caro depois) pois apesar deles terem o mesmo tamanho (tanto entre furos como percurso) eles tem uma capacidade de carga muito menor e não vão durar muito.

Outra coisa, verifique se a 'barriga' do escape não está solta, logo a frente da roda traseira tem a curva do escape, se não me engano tem um parafuso que se soltar deixa ela meio pendurada (não da pra perceber pq os parafusos laterais do escape seguram ela na posição), mas tente forçar ela pra baixo pra ver se tem alguma folga.
Ex Viragos 250 - Dóri e Cezarina
Atual: Sahara - Cavalo e Kansas 150 - Frank
luana silveira
Mensagens: 10
Registrado em: 17 Mar 2015, 11:18
Localização: Florianópolis

dead muito obrigada pela ajuda, vou atrás da sua dica :D
Responder