Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
Avatar do usuário
Leonardo Santiago
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Set 2016, 08:22
Localização: São Carlos

bozobozoca escreveu:@Leonardo - Barulhos sao sempre dificeis de serem achados. Pq a moto é td de metal entao o som acabara reverberando pra todos os lados.
Teve uma vez que achei que o motor ia desmontar de tanto barulho, e era so o tanque que tava mal encaixado e ficava batendo no quadro. rs
Primeira coisa: consegue distinguir se o barulho é no cilindro da frente ou no de tras?
Segunda coisa: com a moto parada, vc ao lado dela.... acelera de leve e veja se o barulho aumenta de volume.
Olá bozobozoca,

Respondendo:

1: O barulho vem do cilindro traseiro.
2: O barulho aumenta um pouco ao acelerar, e acompanha o ritmo do motor.

Vou tirar um dia para dar um reaperto em tudo que puder estar frouxo, só por precaução. Já havia tirado um barulhinho que vinha da traseira da minha moto desta forma. Era o afastador de alforge que havia perdido uma porca, e ficava vibrando junto com a motoca.

Abrços.
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

por ser no cilindro traseiro pode ser o esticador da corrente de comando.
O cilindro traseiro dessas motos costuma dar mais problema por ter menos refrigeração. Porem, corrente de comando demora pra cansar (em media, dura 80 mil km). Geralmente quem cansa primeiro é o esticador da corrente. Uma pecinha que tem uma mola e mantem a corrente sempre esticada.
As viragos originais vinham com um sistema de mola e hj em dia so vendem essa peça com o sistema de catraca (ou seja, o esticador nao retorna, mantendo a corrente sempre esticada).
Tem uns videos na internet de pessoas fazendo testes pra ver se é o esticador mesmo.
A minha começou com esse barulho aos 34mil km. Depois que mexi, ficou tudo certo.

Cuidado q ao mexer nisso, vc pode tirar a moto do ponto. Recomendo levar em um mecanico pra fazer esse tipo de coisa (caso não tenha as ferramentas e a paciencia apropriada rs)
Avatar do usuário
Leonardo Santiago
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Set 2016, 08:22
Localização: São Carlos

bozobozoca escreveu:por ser no cilindro traseiro pode ser o esticador da corrente de comando.
O cilindro traseiro dessas motos costuma dar mais problema por ter menos refrigeração. Porem, corrente de comando demora pra cansar (em media, dura 80 mil km). Geralmente quem cansa primeiro é o esticador da corrente. Uma pecinha que tem uma mola e mantem a corrente sempre esticada.
As viragos originais vinham com um sistema de mola e hj em dia so vendem essa peça com o sistema de catraca (ou seja, o esticador nao retorna, mantendo a corrente sempre esticada).
Tem uns videos na internet de pessoas fazendo testes pra ver se é o esticador mesmo.
A minha começou com esse barulho aos 34mil km. Depois que mexi, ficou tudo certo.

Cuidado q ao mexer nisso, vc pode tirar a moto do ponto. Recomendo levar em um mecanico pra fazer esse tipo de coisa (caso não tenha as ferramentas e a paciencia apropriada rs)
Valeu pela dica :wink: com certeza levarei num mecânico pra dar uma olhada. As vezes até mexo na moto, mas só coisas simples .. Motor, é sempre bom deixar com quem manja.
WOLIVEIRA79
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Mar 2015, 14:37
Localização: Bom Despacho

Bom dia amigos,

minha virago perde potência nas subidas... nas retas e descidas consigo chegar a 110km/h, porem na primeira subida (nem precisa ser forte) começa a perder potência, caindo pra 90, 80 km/h, e mesmo reduzindo não consegue retomar velocidade... so volta a ganhar velocidade nas retas ou descidas... minha cidade é pequena e só tem mecanicos de cg, então ta fod*... se alguém puder me dar uma dica do que pode ser... lembrando que foi trocado: transmissão, bateria, estator, retificador e embreagem... carburador foi limpo duas vezes... agradeço qualquer resposta... um abraço...
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

@WOLIVEIRA79 Pelo seu relato parece sintoma de embreagem patinando, ou mesmo o cabo de embreagem muito esticado, ou embreagem fora da regulagem. Enfim, so consigo pensar q é algo na embreagem.
Algumas perguntas:
1 - A sua moto sempre foi assim? ou ela tem perdido cada vez mais força?
2- quando vc sai de um semaforo com ela, sente que responde rapido ou tds as motos saem sempre na sua frente mesmo vc acelerando forte?
3 - o nivel de oleo esta na medida recomendada?
WOLIVEIRA79
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Mar 2015, 14:37
Localização: Bom Despacho

bozobozoca escreveu:@WOLIVEIRA79 Pelo seu relato parece sintoma de embreagem patinando, ou mesmo o cabo de embreagem muito esticado, ou embreagem fora da regulagem. Enfim, so consigo pensar q é algo na embreagem.
Algumas perguntas:
1 - A sua moto sempre foi assim? ou ela tem perdido cada vez mais força?
2- quando vc sai de um semaforo com ela, sente que responde rapido ou tds as motos saem sempre na sua frente mesmo vc acelerando forte?
3 - o nivel de oleo esta na medida recomendada?

primeiramente obrigado por responder... a embreagem acabou de ser trocada... não andei nem 100kms... respondendo:
1 - sim, ela vem perdendo cada vez mais força...
2 - em baixa rotação ela se comporta normal... ela chega a 80km/h em terceira marcha, porem dificilmente passa disso, como disse, somente em retas e descidas...
3 - o óleo não tem baixado alem do normal... e faço trocas a cada 1500km

alguns me disseram que poderia ser o cdi... porém tenho o receio de gastar mais 300 pratas e não resolver o problema...
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

é... parece que nao é embreagem.
Entao nesse caso a gente pula pros proximos da lista: bobina e carburador.
O carburador vc disse que ja limparam 2 vezes. E imagino q se fosse problema nele, a moto ia dar umas engasgadas em alta rotação.
A bobina de ignição é uma pra cada cilindro (é o cabo que vai ate a vela) e ja tive um problema parecido. A minha andava meio xoxa e descobri que estava tendo fuga de corrente.
https://http2.mlstatic.com/S_17498-MLB6 ... 2014-Y.jpg

Vc mesmo pode tirar as duas e levar num auto eletrico. Pede pra testarem pq vc acha q ta tendo fulga de corrente. Cuidado para nao inverter os fios na hora de religar. *Faça isso com a bateria desplugada.
Melhor eliminar os problemas menores antes de partir para os maiores $$$
WOLIVEIRA79
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Mar 2015, 14:37
Localização: Bom Despacho

bozobozoca escreveu:é... parece que nao é embreagem.
Entao nesse caso a gente pula pros proximos da lista: bobina e carburador.
O carburador vc disse que ja limparam 2 vezes. E imagino q se fosse problema nele, a moto ia dar umas engasgadas em alta rotação.
A bobina de ignição é uma pra cada cilindro (é o cabo que vai ate a vela) e ja tive um problema parecido. A minha andava meio xoxa e descobri que estava tendo fuga de corrente.
https://http2.mlstatic.com/S_17498-MLB6 ... 2014-Y.jpg

Vc mesmo pode tirar as duas e levar num auto eletrico. Pede pra testarem pq vc acha q ta tendo fulga de corrente. Cuidado para nao inverter os fios na hora de religar. *Faça isso com a bateria desplugada.
Melhor eliminar os problemas menores antes de partir para os maiores $$$
boa! não tinham levantado essa questão... testarei as duas bobinas e darei um retorno aqui!
Desde já muito obrigado!
roniep
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Jan 2017, 12:28
Localização: Santo André

Bom dia Caros,

Vejo que o fórum não é muito badalado, a maioria dos tópicos são datados de 2016 ainda...hehehe

Alguém que esteja de passagem por aqui poderia me ajudar?


Preciso de uma dica para regular a altura da bóia do carburador da virago 250, ele não é como a maioria onde se é possível fazer a regulagem deixando a bóia em paralelo com a base do mesmo.

Simplesmente porque a bóia é toda irregular e o carburador fica mais ou menos na vertical, não dá não existe marcação nenhuma para se orientar.

O manual pede para usar mangueira de nível para fazer essa regulagem, se ao menos ele informasse a altura da bóia eu regularia utilizando o paquímetro...

Agora meu problema é o manual diz:

“Use um macaco sob o motor para que o carburado fique posicionado verticalmente”

Qual o jeito certo de se fazer isso?

Deixá-lo na vertical no sentido do comprimento da moto ou para os lados?

Ta eu coloco um macaco debaixo do motor, e ai:

Subo ele?
Coloco para qual lado?
Tombo a moto? Para que lado?
Coloco ele e acendo uma vela?

TO FICANDO LOUCO JÁ, não consigo acertar a altura da bóia e consecutivamente minha marcha lenta está uma boxta!

Agradeço quem puder me dar uma luz!

Abraço!
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

não sei exatamente como regular a boia mas pelo que vc descreve do manual tem que deixar o carbura na vertical e para isso precisa posicionar a moto de forma que o carburador fique exatamente de pe. deixar a moto reta sem aqueles macacos que mecanico de moto usa é dificil, melhor voce pedir ajuda de alguem para segurar a moto na posição reta e voce posiciona um macaco embaixo dela e ve como faz para o carbura ficar na vertical, veja se tem que levantar mais a frente ou a traseira da moto. o macaco vai levantar frente ou traseira e o ajudante equilibra a moto pra não deitar, o macaco chegando na altura certa vc fica livre pra fazer o serviço
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Responder