Virago 250: Mecânica (dúvidas, problemas...)

Motos: Yamaha Virago, Yamaha Drag Star, Yamaha Royal Star, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Yamaha

Responder
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Ola Roniep!
Pra esse procedimento basta deixar a moto reta. No caso, o manual descreve essa operação com base no macaco proprio de motos, que levanta a moto pelo meio do quadro deixando ambas as rodas suspensas.
Que seria esse aqui:
http://www.sitedomecanico.com.br/Eshop. ... 2015-F.jpg

Mas da pra improvisar: O que vc precisa fazer é deixar a moto mais reta possivel, como se estivesse na posição de pilotagem.
Na falta desse macaco, recolha os espelhos e coloque a moto proxima a uma parede. Encoste o quidao do lado direito na parede (coloque um pano para nao riscar o cromado), enquanto procura um calço pra colocar por baixo do pesinho (o pesinho da propria moto). o esquema é achar agum pedaço de madeira, tijolo, qualquer coisa que faça ela ficar bem alinhada.
Isso fara sua moto ficar bem posicionada sem perigo de tombar.


Depois é so seguir o manual.
Segue uma foto do manual de serviço da virago e um desenho simplicado que achei quando precisei mexer no meu.
http://www.wordpress.bozobozoca.com/fil ... ador_5.jpg

Qualquer duvida é so mandar msg! até mais
roniep
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Jan 2017, 12:28
Localização: Santo André

bozobozoca escreveu: 03 Abr 2017, 21:10 Ola Roniep!
Pra esse procedimento basta deixar a moto reta. No caso, o manual descreve essa operação com base no macaco proprio de motos, que levanta a moto pelo meio do quadro deixando ambas as rodas suspensas.
Que seria esse aqui:
http://www.sitedomecanico.com.br/Eshop. ... 2015-F.jpg

Mas da pra improvisar: O que vc precisa fazer é deixar a moto mais reta possivel, como se estivesse na posição de pilotagem.
Na falta desse macaco, recolha os espelhos e coloque a moto proxima a uma parede. Encoste o quidao do lado direito na parede (coloque um pano para nao riscar o cromado), enquanto procura um calço pra colocar por baixo do pesinho (o pesinho da propria moto). o esquema é achar agum pedaço de madeira, tijolo, qualquer coisa que faça ela ficar bem alinhada.
Isso fara sua moto ficar bem posicionada sem perigo de tombar.


Depois é so seguir o manual.
Segue uma foto do manual de serviço da virago e um desenho simplicado que achei quando precisei mexer no meu.
http://www.wordpress.bozobozoca.com/fil ... ador_5.jpg

Qualquer duvida é so mandar msg! até mais

E ae bozobozoca,

Cara, você me ajudou demais!

No manual, exatamente na parte que você postou tem ele cita para que o carburador fique na vertical e eu tinha imaginado que era para deixá-lo totalmente na vertical (o corpo) e a única forma que eu tinha encontrado para fazer isso era tombando a bastante a moto para o outro lado ( o direito)!

Eu achei estranho pedirem para fazer a regulagem dessa forma, porém como citava o uso do macaco eu achei que estava certo... :roll:

Agora vou fazer da forma correta como você orientou, realmente não faz sentido projetarem um carburador para ser regulado da forma que eu estava fazendo :lol:

Esse final de semana espero ter tempo de mexer e volto aqui para dar um feedback!

Obrigado!
Ronie
Born to be "viragueiro"
roniep
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Jan 2017, 12:28
Localização: Santo André

BetoCB escreveu: 03 Abr 2017, 19:15 não sei exatamente como regular a boia mas pelo que vc descreve do manual tem que deixar o carbura na vertical e para isso precisa posicionar a moto de forma que o carburador fique exatamente de pe. deixar a moto reta sem aqueles macacos que mecanico de moto usa é dificil, melhor voce pedir ajuda de alguem para segurar a moto na posição reta e voce posiciona um macaco embaixo dela e ve como faz para o carbura ficar na vertical, veja se tem que levantar mais a frente ou a traseira da moto. o macaco vai levantar frente ou traseira e o ajudante equilibra a moto pra não deitar, o macaco chegando na altura certa vc fica livre pra fazer o serviço
E ae Beto,

Então era justamente o que eu estava fazendo, tentando deixar o carburado na vertical mas como ele fica inclinado na moto eu estava deitando ela para o lado oposto pois era o único jeito de deixá-lo na vertical.

Mas isso não estava resolvendo, agora vou fazer com a moto na vertical como o bozobozoca indicou, não faz sentido deitar a moto do jeito que eu estava fazendo para o carburador ficar na vertical.

Abs
Born to be "viragueiro"
roniep
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Jan 2017, 12:28
Localização: Santo André

Boa tarde Senhores,


Eis que eu volto com notícias, puxa desde abril ninguém postou mais no fórum... :(

Realmente ajustar o nível de combustível na Virago deve ser o mais difícil dentre todas as motos que não usem o mesmo carburador!

Resumindo:

Não consegui deixar no nível em que o manual pede sem que dê falta em alta. (Obs.: E a abertura da bóia já está no limite da cuba.)


Eu acho que apesar da bóia não ser OCA, ela deve ter perdido as propriedades e não consegue fazer o estilete (agulha da sede) segurar a pressão que vem da bomba . (Obs.2: Estilete e sede novos).

Estou ensaiando comprar uma bóia nova para testar, custa 200 temers e eu acho bem salgado esse preço.


Consegui deixar a altura de uma forma que não de falta em alta, porém não fique tão alto o nível, só que ainda tenho 2 problemas:

1º Quase não tenho regulagem no parafuso da mistura, ele tem de ficar praticamente todo fechado.

2º Ela segura marcha lenta normal até que o motor esquente beemm tipo andar uns 20km. Depois disso só se deixar ela um pouco acelerada para parar de morrer.

Abraços!
Born to be "viragueiro"
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Ola Roniep!
O forum ta meio parado mas estamos aqui de olho (bom.. pelo menos eu acho! rs)
Sobre a sua viraguinho, eu ja começo a desconfiar que o problema nao é sede nem agulha.
Se vc regulou a altura, ele vai vedar numa boa. A grande sacada é entortar aquela ligueta da boia para que a agulha fique vedando a sede ate que haja gasolina suficiente pra ela abrir.
Mas considerando que não é esse o problema, vou chutar 2 coisas:

- respiro do tanque entupido (tenta andar com a tampa do tanque aberta e ve se melhora). Pode estar dando vacuo
- ja limpou o filtro de entrada da cuba? é uma pecinha que fica escondida, e so da pra limpar com jato de ar. Tenho uma teneré das antigas q vivia dando problema em alta. Culpa dessa telinha. Ai coloquei filtro de gasolina e resolveu. A viraguinho tb tem essa telinha... e ela impede que a borra da gasolina entre no carburador.

Estou deixando aqui um link que salvei a muito tempo da internet. Ajuda a gente regular o carburador da virago (e a saber onde fica essa telinha):
http://www.bozobozoca.com/files/forum_v ... rador.html

Qualquer coisa só perguntar! vamo resolver esse problema :)
Fah
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Ago 2017, 10:30

Olá!

Sou novo no mundo das motos. Desde pequeno eu sempre quis uma moto custom mas só tive oportunidade de andar em motos normais.

Queria algumas dicas pra vocês, eu estava vendo uma Virago para pegar (por ser de menor porte, motor não tão potente pois ainda sou novo nisso). Fico com medo de comprar e não saber o que olhar na hora de testa-la (aliás se tiver alguém vendendo que possam me indicar).

Gostaria de saber uma opinião de vocês sobre o consumo dela, conforto, é uma moto somente para viagens ou se eu usar no dia-a-dia também fica legal?

A manutenção dela sai muito cara? Estou buscando nos fóruns que acho e no mr.google.com, como achei este fórum especializado neste tipo de moto seria legal se vocês pudessem me ajudar

Valeu!
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

a virago apesar de não ser mais fabricada é uma boa moto de mecanica simples, pouca manutenção e pçs não muito caras.
ja a virago 535 é mais delicada por causa do tanque duplo mas se vc tiver um bom mecanico de confiança vai de boa.
mas antes de mais nada, antes de moto voce precisa de um bom mecanico de confiança para auxiliar nos momentos de necessidade pois toda maquina esta sujeita a panes.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
GilbertoCrespo
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Set 2017, 10:31

acortez escreveu: 10 Jan 2010, 19:22
hellmann escreveu: ela morrer com o afogador é sinal de mistura rica mesmo! mas nunca ouvi falar disso, borracha?? é tipo um parafuso de plástico, um rebite de borracha ou silicone? seja lá o que for, arranque fora e coloca o parafuso denovo! é incrível como as pessoas resolvem problemas em moto e carro se estão apressadas pra vender.
Hellmann, já descobri o problema. Era o nível da bóia. O mecânico colocou no lugar certo e melhorou muito. Só não ficou melhor, porque ele diz que a descarga é aberta e fica dificil a regulagem fina.
Mas o consumo saiu de 18 para 27 na cidade na primeira medição.
A borracha que eu me referia, cobre o parafuso de mistura. É como uma proteção, apenas. Basta retirá-la e se chega ao parafuso. No manual de serviço manda tirar o "tampão", mas como eu tb nunca tinha visto isso, achei estranho.

abraços
Bom dia... sou novo no fórum (entrei hj)... mas como posso verificar a altura correta da bóia? Obrigado e abraços.
bozobozoca
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Jan 2013, 10:57
Localização: Osasco

Olá Gilberto.
Essas informações constam no manual de serviço da Virago. Voce pode baixar aqui: http://www.encontrapeca.com.br/catalogo ... %20250.pdf
Mas de qualquer forma, deixo aqui o resumo do procedimento para regular a altura da boia.
Recomendo mexer nisso apenas se a moto estiver consumindo muito ou dando falta de gasolina em alta rotação.
Isso pq é um processo que requer montar/desmontar o carburador varias vezes.

http://www.bozobozoca.com/files/forum_v ... oia_01.jpg
Edilson Lucas
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Set 2017, 23:08

Pessoal estou com problema em minha moto em relação a capacidade dos amortecedores, com minha esposa no garupa a corrente começa a pegar no paralama. Porém o amortecedor é novo da FAR RAFAELA, segundo o vendedor é com o peso maximo de 150kg.

Eu 110kg
Esposa 60kg
Responder